sábado, 31 de janeiro de 2015

[CLUBES DO AMAZONAS] - Manaus FC/AM anuncia Titton, jovem goleador gaúcho

Da Assessoria do Manaus FC/AM
http://www.manausfc.com.br
Com complemento de Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Acervo Pessoal de Alex Titton


Manaus/AM - O Manaus FC/AM segue ambiciosamente à tônica de alcançar o título do Campeonato Amazonense, deste ano. E para isso a Diretoria não está medindo esforço algum no que se refere a reforços de peso para agregar mais potência em busca de atingir o objetivo almejado.

Neste sábado (31/01), o presidente do Gavião do Norte, Luis Mitoso, revelou a mais nova adesão do time para o Estadual. Trata-se do atacante Alexandre Paaschen Titton, ou simplesmente Titton, de 24 anos. O jogador de 1,83 metros foi referência na equipe do Nacional/AM, em 2011, e homem de confiança no esquema tático do então treinador Adinamar Abib. "Estamos fazendo de tudo para que o time chegue ao título do Campeonato. Ele é um bom jogador, já o conheço, pois ele esteve comigo na época em que fui presidente do Nacional/AM. Nós não estamos medindo esforços para fazer um time competitivo e respeitado, mais do que já é. O Titton é artilheiro e veio para fazer a diferença, a exemplo dos demais jogadores que já estão conosco, e foram escolhidos a dedo", ilustrou Mitoso.

Titton chega a Manaus na madrugada de segunda-feira (02/02). Além do Nacional/AM, o atleta tem longa experiência em razão de já ter atuado fora do Brasil, no FC Solothurn, da Suíça. Outros times que o jogador teve passagem foi o Paulista/SP, Horizonte/CE e Cascavel/PR.

Em contato com o Blog do Teófilo, Titton revelou que estava atuando no FC Tuggen, também da Suíça (de uniforme branco na foto da postagem) e revelou sua expectativa pela volta ao futebol amazonense. "Espero fazer um excelente Campeonato assim como consegui fazer quando atuava pelo Nacional/AM e ajudar a minha equipe, agora o Manaus FC/AM, a conquistar o título tão almejado do Campeonato Amazonense".

Em 2011 Alex Titton comandou o ataque nacionalino na reta final do Campeonato Amazonense, saindo da reserva para marcar muitos gols, e se constituiu no carrasco do Penarol/AM. Na época, o Blog do Teófilo chamou atenção para o fato.

Relembre o que o Blog do Teófilo escreveu, na época:
"Nacional/AM e Penarol/AM jogaram quatro vezes no Estadual 2011. O primeiro confronto, na sétima rodada da Primeira Fase, foi crucial para a classificacão do Nacional/AM para a Semifinal, e terminou com vitória nacionalina por 2-1, de virada. Na partida, disputada no Estádio Floro de Mendonça, Titton foi fundamental, marcando o gol de empate aos 9 minutos do segundo tempo e dando o passe para o gol de Dieguinho, aos 41 minutos.

O segundo encontro, a final da Primeira Fase, foi o único jogo em que Titton não marcou. Resultado: Penarol 2-1 e Campeão, com gols de Charles (9/1), Santiago (42/1) e Marinho (37/2). O terceiro embate entre os Leões, pela terceira rodada da Segunda Fase, empate em 1-1, gols de Titton (13/1) e Kitó (24/1).

Um retrospecto animador, com 4 gols em 4 jogos, média de 1 gol por partida. Titton foi responsável por 66,67% dos gols marcados pelo clube contra o Penarol. Sempre que marcou, o Nacional não perdeu; quando passou em branco, o seu time foi derrotado.

Titton passou pelo Internacional/RS (2008), São José/MA (2009), AC St. Louis/EUA (2010) antes de vir defender o Nacional/AM. Curiosamente, disputou seu primeiro jogo como titular desde o início da partida, apenas na sétima rodada da Primeira Fase, o primeiro confronto contra o Penarol. Antes, a dupla de ataque titular do Nacional era composta por Edinho Canutama e Marlon. Kena e Eliel também passaram pelo ataque azulino".


Confira a postagem de 2011 com seu texto integral nesse link
http://www.bloggerdoteofilo.blogspot.com.br/2011/05/campeonato-amazonense-2011-titton.html

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Princesa do Solimões/AM vence Manaus FC/AM em jogo-treino

Texto e Fotos: Paulo Rogério Veiga
Portal Paulo Repórter
www.pauloreporter.com.br
Republicado com autorização do Autor

Manaus/AM - Na primeira avaliação dos novos elencos de Princesa do Solimões/AM e Manaus FC/AM, o Tubarão do Norte foi melhor e venceu o Gavião do Norte por 3-1. O jogo-treino foi realizado na tarde desta sexta-feira (30/01) no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, no Coroado, zona Leste de Manaus/AM.

Praticamente com o mesmo período de pré-temporada, as Comissões Técnicas das duas equipes tiveram a chance de observar a movimentação de seus atletas e posicionamento tático dentro de campo. O treinador do Princesa do Solimões/AM, Zé Marco, afirmou o Portal Paulo Repórter que o time vai evoluir com o andamento do trabalho. Apesar do resultado, ele gostou mais da equipe na segunda etapa. "O primeiro tempo, apesar de vencer por 1-0, foi muito ruim. Já no segundo tempo, nós procuramos conversar e corrigir o posicionamento. A partir daí, dominamos a partida com mais gols, mas estamos cientes que precisamos evoluir muito, devido as três competições que temos pela frente", comentou, mencionando sobre a forte marcação sobre pressão no campo do adversário.

Com passagem pelo Nacional/AM ano passado, o atacante Léo Paraíba abriu o placar para o Princesa do Solimões/AM no inicio da partida. De acordo com o atleta, vencer é sempre bom para o início do trabalho. "Sempre é bom marcar, e principalmente ganhar, porque a gente sabia que seria nosso primeiro jogo com time profissional, já que antes tínhamos jogado contra dois times amadores. Graças a Deus conseguimos nosso objetivo, que era vencer a partida e começar bem.

Com duas semanas de pré-temporada, o treinador do Manaus FC/AM, Paulão, confessa que apesar do pouco tempo de trabalho, esperava um rendimento melhor de sua equipe. "A gente esperava mais do time, e nunca está bom, porque se tivermos um visão de competitividade, se falar que está bom, vou estar mentindo. Como estamos dentro de nossa pré-temporada, os jogadores sentiram o jogo. Enfim, tudo faz parte do processo dessa fase. Claro que temos que evoluir muito, mas apesar disso os atletas proporcionaram um bom ritmo em campo", comentou o treinador,

Em campo, mal começou a partida e o Princesa do Solimões/AM já saiu na frente no placar. Aos 1min13seg o atacante Léo Paraíba avançou pela direita, passou pelo seu marcador e colocou no canto oposto do goleiro adversário. Na segunda etapa o Tubarão do Norte ampliou o marcador aos 15 minutos, após cobrança de falta pela direita efetuada por Léo Paraíba na cabeça de Gilson, que subiu alto para marcar.
Aos 25 minutos o Manaus FC/AM esboçou uma reação, com o meia Conrado cruzando da esquerda e o zagueiro Martony também usou a cabeça para diminuir o placar. Para selar a primeira vitória da temporada, o Princesa do Solimões/AM marcou aos 29 minutos, em jogada pela direita onde Edinho Canutama recebeu e chutou cruzado para definir o placar em 3-1.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-3 Princesa do Solimões/AM
Jogo-treino
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Gols: Léo Paraíba 1 minuto do 1° tempo. Gilson 15, Martony 25 e Edinho Canutama 29 minutos do 2º tempo.

Manaus FC/AM: Jonathan; Jean Carlo (Messi), Fábio Gomes (Gabriel), Bruno Sergipe (Martony) e Bruno Silva; Élton Lucas (Natal), Derlan (Tubarão), Gérson (Claudinei) e Célio; Wendell (Élivelton Brás) e Heitor (Conrado). Treinador: Paulão.
Princesa do Solimões/AM: Rascifran; Ley, Gilson, Erik e Jaime (Serginho); Amaralzinho, Deurick (Delciney) e Dogulas (Josy); Rafael Barros; Sandro Goiano (Nando) e Léo Paraíba (Jefferson). Treinador: Zé Marco.

Com cordiais
Saudações Fastianas!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

[FUTSAL] - Manchester da Compensa vence e mantém esperanças na Liga Olé de Futsal

Emanuel Mendes Siqueira
Foto: Raiana Barreto

Manaus/AM - O Manchester City, representante do bairro da Compensa, foi o grande destaque da quarta rodada da Liga Olé de Futsal Masculino 2015. Nesta terça-feira (27/01), no Ginásio Bergão, em Manaus/AM, a equipe do técnico Kleiton Pacheco venceu o 4M Sport Clube por 3-2, num duelo marcado pela pressão sobre a arbitragem.

Os gols do Manchester City saíram dos pés de Erick e Carlinhos, que balançou as redes duas vezes. A definição do resultado aconteceu no último minuto da partida. Com a vitória suada, o time da Compensa somou os três primeiros pontos em três partidas e manteve a esperança de garantir vaga nas oitavas de final da Liga Olé de Futsal.

“O próximo jogo será decisivo. Vamos pegar o Barcelona no domingo (01/02) e só dependemos da vitória para avançar ao mata-mata. O time está se entrosando ao longo do Campeonato e vamos lutar até o último minuto por essa classificação”, comenta Kleiton Pacheco.

Inscrito também na disputa da Copa Rede Amazônica de Futsal Masculino, o Manchester City está no Grupo E da Liga Olé de Futsal- composto também por Náutico Sangue de Boi, 4M Sport Clube, Estrela Futsal e Barcelona. Os três primeiros de cada uma das cinco chaves, além do melhor quarto colocado, avançam para a etapa eliminatória (16 times, ou seja, oitavas de final).

O encerramento da quarta rodada na terça-feira (27/01) também apresentou as vitórias do Força Jovem (Grupo C), Ilha FC (Grupo A), Humildes (Grupo B) e Altas Horas (Grupo D).

A Liga Olé de Futsal tem apoio da Prefeitura de Manaus/Semjel, Shop do Pé, JBN Suplementos, UNI Publicidade e Eventos e Manaus Texas Clube.

Resultados da 4ª rodada – jogos de terça-feira (27/01
Força Jovem 2 x 1 Máquinas FC
Ilha FC 4 x 1 Inefável
Humildes FC 3 x 0 Ajax Nova Cidade
Altas Horas 3 x 0 Inimigos de LP
4M Sport Clube 2 x 3 Manchester City

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[NATAÇÃO] - Mirando 2020, Giovanna dos Reis disputará prova no dia 1 de fevereiro

Emanuel Mendes Siqueira
Foto: Divulgação

Rio de Janeiro/RJ - Maior revelação da Maratona Aquática da Região Norte nos últimos anos, a amazonense Giovanna Golfetto dos Reis, 18 anos, já iniciou os treinamentos nas piscinas do Mourisco Mar, onde as equipes de Botofogo/RJ fazem a preparação dos seus representantes da natação e polo aquático. “É impressionante. A estrutura é de primeira e a vista é belíssima”, elogia a manauara, que no Rio de Janeiro/RJ busca a evolução técnica no esporte sob a orientação dos técnicos Eduardo Coutinho e Thyago Huernemann.

Ao se mudar para a Cidade Maravilhosa, Giovanna tem como meta competir com as melhores atletas do Brasil na modalidade. Em longo prazo, o objetivo é lutar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020.

O primeiro desafio da amazonense acontece no dia 1 de fevereiro, em Angra dos Reis/RJ, que receberá a primeira etapa do Campeonato Estadual de Maratona Aquática. A prova terá 1,5 km de percurso e Giovanna espera uma evolução gradual ao longo do ano. “Vai ser uma prova rápida e meu objetivo é melhorar a parte técnica, botando em prática todas as correções que estão sendo feitas aqui pelos meus treinadores”, explicou Giovanna, que em 2014 conquistou pela primeira vez o título Classic do Circuito Light Rei & Rainha do Mar, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro/RJ.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Otimismo marca apresentação do Penarol/AM, em Itacoatiara/AM

Texto e Foto: Site Oficial do Penarol/AM
http://www.penarol.com.br

Itacoatiara/AM - No último domingo (25/01) a Diretoria do Penarol/AM apresentou o plantel oficial para a disputa da temporada 2015, com foco principal na conquista do terceiro título Estadual do Leão da Velha Serpa. Ao todo, o elenco será formado por 24 jogadores e terá como técnico Marcos Piter, ex-Princesa do Solimões/AM.

A cerimônia ocorreu na cidade de Itacoatiara/AM, município sede do Penarol/AM. Em entrevista, a presidente Patrícia Serudo mostrou-se otimista com o elenco formado até o momento. A mandatária reforçou que não devem ocorrer mais contratações até o momento, já que o número de atletas supre a necessidade do calendário neste primeiro semestre. "O elenco já está fechado, encerraram-se as contratações até o momento e foi dada a largada para a pré-temporada do Penarol/AM de olho na edição 2015 do Campeonato Amazonense", disse de forma direta.

Questionada sobre os objetivos do Leão da Velha Serpa, Serudo não titubeou ao afirmar que, assim como em 2010 e 2011, acredita que o time tenha condições de assegurar mais um título em sua história, que seria o terceiro do Penarol/AM no Estadual. "Pode mandar avisar os adversários, o Leão da Velha Serpa chegou e chegou para brigar pelo título", finalizou otimista.

Dos 24 jogadores do elenco, 19 estiveram presentes no anúncio oficial à temporada. Cinco jogadores ainda são aguardados pelo técnico Marcos Piter: um goleiro, três zagueiros e um volante. No entanto, alguns nomes já estão confirmados pelo clube, o principal deles o atacante Junior Neymar, que foi alvo de disputa com o rival Nacional/AM durante o período de contratações.

Elenco do Penarol/AM para 2015:
Goleiros: Robson, Pablo e Matheus
Laterais: Endy, Arlesson, Rafael Vieira e Guilherme
Zagueiros: Maceió, Alex, Célio e Piru
Volantes/Merias: Thompson, Filipe Cristiano, Thiago, Jó, Leozinho, Adrianinho, Celsinho e Rivelino
Atacantes: Tety, Binho, Junior Neymar e Jackie Chan

Comissão técnica:
Treinador: Marquinhos Piter
Auxiliar: Igor Cearense
Preparador Físico: Elysson Batista
Preparador de Goleiros: Lúna
Massagista: Nelmo
Mordomo: Márcio

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

[FUTEBOL FEMININO] - Iranduba/AM apresenta elenco para três competições de 2015

Texto e Fotos: Emanuel Mendes Siqueira
Manaus/AM - Atual Tetracampeão Amazonense de futebol feminino, o Iranduba da Amazônia/AM apresentou nesta segunda-feira (26/01), na Chácara Beija-Flor, o elenco para a disputa da Copa do Brasil 2015. O time do técnico Olavo Dantas contará com 22 atletas para o torneio nacional que começa dia 4 de fevereiro, contra o São Raimundo/RR, no Estádio Raimundo Ribeiro, em Boa Vista/RR. A partida de volta acontecerá dia 11 de fevereiro, provavelmente na Colina, em Manaus/AM.

Segundo o presidente do clube, Amarildo Dutra, o Iranduba/AM mantém a filosofia de priorizar as atletas nascidas no Amazonas. No grupo de 22 jogadoras, 12 municípios estão representados – Iranduba/AM, Urucurituba/AM, Maués/AM, Manicoré/AM, Autazes/AM, Manacapuru/AM, Itapiranga/AM, Manaus/AM, Itacoatiara/AM, Nhamundá/AM, Borba/AM e Anamã/AM.

“Além de ser um clube que valoriza as atletas do interior, mantivemos a base da equipe Tetracampeã Estadual, trazendo alguns reforços. O objetivo para 2015 é melhorar nossa posição no ranking da CBF e chegar entre as quatro melhores equipes do País na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro”, destaca o presidente.
Uma das novidades na equipe de Olavo Dantas é meia-atacante Mahele Nunes, de 31 anos, que jogou a última edição do Feminino do Peladão pelo Apolo Clube, de Petrópolis. “Jogar pelo Iranduba/AM representa um desafio, pois é uma experiência nova e única jogar a Copa do Brasil. Espero ajudar o time a fazer uma boa competição”, diz Mahele, que concilia o futebol com o trabalho como líder de produção numa empresa do Distrito Industrial.

Este ano, o time verde e branco também disputará o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, previsto para o mês de setembro, além do Estadual – em que lutará pelo quinto título.

Elenco do Iranduba para 2015:
Goleiras: Ettie e Wilce
Zagueiras: Nayara, Kelly e Renata
Laterais: Hilary, Ariana, Kássia e Leide
Meias: Kethlen, Rose “Michael”, Mahele, Carol, Carlinha, Sany, Mey e Ivanilza “Craque”,
Atacantes: Lu, Leilane, Irllen, Tati e Nina

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Fast Clube/AM iniciou treinos e Ney Júnior busca padrão de jogo

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Lissandro Windson
Site Oficial do Fast Clube/AM
http://fastclube.com.br/

Manaus/AM - O Fast Clube/AM começou, na última sexta-feira (23/01) a preparação para o Campeonato Amazonense de 2015, com a presença de 27 dos 28 jogadores contratados - apenas o meia Rosembrick ainda não está integrado, pois defende o Ypiranga/PE na Fase Preliminar do Campeonato Pernambucano. Os trabalhos, sob o comando do treinador Ney Júnior e do preparador físico Pedro Perez Filho estão sendo realizados no gramado do Estádio da Ulbra, no Ginásio (quando há ocorrência de chuva) e na Praia da Ponta Negra.

No primeiro dia de atividade, por exemplo, (sexta-feira, dia 23) a movimentação teve que ser realizada no Ginásio da Ulbra, em razão das chuvas. No dia seguinte, sábado (24/01), o treino foi em tempo integral, sendo no gramado pela manhã e novamente no Ginásio à tarde, mais uma vez por causa da chuva. No domingo (25/01) a movimentação foi na Praia da Ponta Negra (foto), com folga pela tarde.

Seguindo o planejamento da Comissão Técnica, a segunda-feira (26/01) foi de dupla atividade. Pela manhã, os jogadores fizeram trabalhos específicos de reforço muscular na Academia do Clube e no período da tarde o treinamento foi realizado do Estádio Ulbra, com um treino físico-técnico, também sob a orientação de Pedro Perez, e acompanhado de perto pelo técnico Ney Júnior.

Na tarde desta terça-feira (27/01) foi realizado o primeiro coletivo da temporada. Os titulares começaram a movimentação com Zé Carlos; Amaral, Ediglê, Márcio Abrahão e Rodrigo Ítalo; Rondinelle, Roberto Dinamite, Michell e Da Silva; Felipe e Charles. Os reservas formaram com Bruno Saul; Jamerson, William, Thyago Brandão e Xavier; Lê, Wilker, Alessandro Toró e Smith; Roma e Deivid Macedo.

Sempre que necessário, Ney Júnior interrompia o treino, para orientar sobre posicionamento de jogadores, desde a parte defensiva até a melhor forma de sair jogando, procurando dar ao seu time o seu padrão de jogo. Os destaques da primeira movimentação foram os laterais Amaral e Rodrigo Ítalo no apoio e os meias Da Silva e Michell, que mostraram um surpreendente entrosamento, criando, com apoio dos laterais, as principais jogadas ofensivas no treino. Entre os jogadores considerados reservas, destaques para o zagueiro William, o lateral-esquerdo Xavier, o volante Wilker, o meia Alessandro Toró e o atacante Roma.

Os 28 jogadores do Fast Clube/AM para a temporada 2015 são:

Goleiros - Zé Carlos, Dida e Bruno Saul
Laterais direito - Amaral e Jamerson
Zagueiros - Ediglê, Márcio Abraão, Bigu, Thyago Brandão e William
Laterais esquerdo - Rodrigo Ítalo e Xavier
Volantes - Rondinelle, Roberto Dinamite, Wilker, Lê e Souza
Meias - Rosembrick, Michell, Da Silva, Alessandro Toró e Smith
Atacantes - Felipe, Charles, Roma, Deivid Macedo, Dennys Richard e Eliélton

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

domingo, 25 de janeiro de 2015

[FUTEBOL] - Prefeitura de São Paulo/SP quer modernizar o Pacaembu

Texto: Heloisa Ballarini/SECOM
Fotos: Cesar Ogata/SECOM
Secretaria Executiva de Comunicação
da Prefeitura Municipal de São Paulo/SP

São Paulo/SP - A Prefeitura de São Paulo/SP, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, lançou na última terça-feira (20/01) um chamamento público de concessão para a iniciativa privada do Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, que inclui a modernização e o restauro completo do complexo esportivo. O objetivo é revitalizar o Estádio de acordo com os padrões das novas arenas multiuso, com um novo modelo de gestão, para que o local receba competições internacionais, seja referência como centro de treinamentos e volte a servir como espaço para eventos culturais.

"O Pacaembu é um equipamento importante da cidade, emblemático, com uma localização muito especial, mas que está muito defasado do ponto de vista tecnológico e que tem uma série de comprometimentos. Nós decidimos fazer uma chamada pública para que todos venham a se apresentar de maneira transparente para que nós possamos abrir com a cidade uma discussão com base em propostas mais concretas", afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT), em entrevista coletiva na sede da administração municipal.

Segundo o prefeito, a iniciativa abre portas para inúmeras possibilidades. "Isso pode desembocar na manutenção do Pacaembu como ele é hoje, em uma reconfiguração dele na direção do fortalecimento daquela área como uma área pública ou [desembocar] em uma direção em que ele tenha alguma sustentabilidade econômico-financeira, com uma exploração de recursos, mas respeitando o ecossistema ali do bairro. [Isso porque] Não queremos levar transtornos para o bairro", disse Haddad.

Entre as intervenções que devem estar previstas nos projetos estão a cobertura parcial ou total desde que retrátil do estádio, instalação de assentos numerados em toda a arquibancada, implementação de área de estacionamento com, no mínimo, 2.000 vagas, além da construção de banheiros e disponibilização de internet wi-fi livre. Os acessos do estádio deverão contar com acessibilidade plena para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O chamamento prevê ainda a manutenção da capacidade de 40.000 lugares, implementação de centro de mídia, área VIP e reforma dos ginásios, quadras e recanto das piscinas.

"A concessão que nós estamos propondo não tira o Pacaembu das mãos do município em hipótese nenhuma", disse o secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene. "A prioridade [do chamamento] é resgatar a origem do Pacaembu, que tem vocação e prioridade esportiva, cívica e cultural", completou. Segundo o secretário, o chamamento prevê a revitalização da área poliesportiva do equipamento, cuja gestão deverá retornar para o Poder Público, de modo a manter o serviço destinado à população.

Poderão apresentar projetos e estudos empresas nacionais e estrangeiras, que têm 20 dias para se cadastrar. Após dez dias, será publicada a lista das empresas que estão autorizadas a realizar os estudos. Além dos projetos arquitetônicos e engenharia, os interessados devem apresentar estudos de modelagem operacional, análise de projeção de receitas, viabilidade econômico-financeira, impactos e riscos, que terão prazo de 90 dias para elaboração.

"Esse primeiro momento é um convite a empresários. Estamos totalmente abertos a ouvir as ideias, tanto da população quanto dos empreendedores que quiserem apresentar projetos", afirmou o diretor-presidente da São Paulo Negócios, Wilson Poit.

Atualmente, a Prefeitura tem um custo anual para a manutenção do equipamento de R$ 9 milhões por ano. Para a modernização do Estádio, estima-se um investimento em torno de R$ 200 e R$ 300 milhões de reais. Os projetos para as obras não contarão com aporte de recursos públicos e deverão respeitar as diretrizes de tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) de 1998.

O chamamento público visa identificar parceiros potenciais da administração municipal para a manutenção e modernização do estádio. As discussões, com a Câmara Municipal e com a sociedade civil, inclusive, deverão surgir em uma segunda fase, após a apresentação dos projetos. A concessionária vencedora poderá explorar comercialmente o estádio, mas a administração municipal poderá utilizar o local em até dez datas no ano e a titularidade do equipamento seguirá com a Prefeitura. O nome do Estádio também não poderá ser alterado pelo futuro concessionário, mas o seu apelido, Pacaembu, poderá ser seguido de naming rights, isto é, poderá receber o nome do patrocinador. O Museu do Futebol, gerido pelo Governo do Estado, será mantido e não fará parte da concessão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita