quinta-feira, 12 de novembro de 2015

[FUTSAL] - Recanto da Criança/AM goleia na abertura dos Jogos da Juventude Estudantil

Texto e Foto: Divulgação
Willian D'Ângelo

Manaus/AM - Várias partidas movimentaram a primeira rodada do VII Jogos da Juventude Estudantil do Amazonas pela modalidade do Futsal, competição realizada pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (FADE), disputada no Ginásio Casimiro de Abreu, localizado na Zona Norte de Manaus. Pela categoria Juvenil Masculino, a Chave A está formada com a Escola Estadual Thomé Ferreira Santiago (Careiro/AM), Centro Educacional Casimiro de Abreu e E.E. Maria Amélia do Espírito Santo, enquanto que a Chave B está formada por E.E. Senador Petrônio Portela, E.E. Antônio Lucena Bittencourt, E.E. Francelina Dantas e E.E. Antogildo Pascoal, classificando-se para a fase seguinte os dois primeiros colocados de cada Chave.

Pela Categoria Juvenil Feminino, a competição vem sendo disputada em chave única, formada por E.E. Thomé Ferreira Santiago, C.E. Recanto da Criança, C.E. Casimiro de Abreu e E.E. Antônio Lucena Bittencourt. O Recanto da Criança foi o destaque, vencendo a E.E. Antônio Lucena Bittencourt (7-0) e o C.E. Casimiro de Abreu (10-0).

Na vitória contra o E.E. Antônio Bittencourt, o time do técnico Reinaldo Thompson venceu com gols de Josy (3), Ana Cláudia (3) e Jhullye Layze. O time da Cidade Nova volta a jogar no próximo dia 13, contra a E. E. Thomé F. Santiago, no Ginásio Casimiro de Abreu.

Resultados da primeira rodada:
E.E. Senador Petrônio Portela 0-1 E.E. Francelina Dantas (Masculino Juvenil)
E.E. Antônio Lucena 1-7 E.E. Antogildo Pascoal (Masculino Juvenil)
E.E. Thomé F. Santiago 1-1 E.E. Maria Amélia do Espírito Santo (Masculino Juvenil)
C.E. Recanto da Criança 7-0 E.E. Antônio Lucena Bittencourt (Feminino Juvenil)
E.E. Santo Antônio 1-3 E.E. Francelina Dantas (Masculino Infantil)
C.E. Recanto da Criança 10-0 C.E. Casimiro de Abreu (Feminino Juvenil)

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[FUTEBOL] - Arena Vivaldo Lima vai receber seis jogos das Olimpíadas 2016

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Rafael Ribeiro/Site Oficial da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
http://www.cbf.com.br

Manaus/AM - A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgaram, nesta terça-feira (10/11), a tabela de jogos da competição de futebol, Masculino e Feminino. A competição Masculina terá a participação de 16 Seleções e 32 jogos; a Feminina terá 12 Seleções e 26 jogos. Os 42 jogos da Primeira Fase (24 no Masculino e 18 no Feminino) vão ser disputados em rodada dupla. Manaus/AM vai receber seis jogos, sendo quatro do Torneio Masculino e dois do Torneio Feminino, todos pela Primeira Fase. A grande atração de Manaus/AM vai ser a presença da Seleção Brasileira Feminina, no dia 9 de agosto de 2016, na terceira e última rodada da Fase de Grupos. A grande expectativa fica por conta da presença da jogadora Martha, grande destaque do futebol feminino brasileiro.

A Arena Vivaldo Lima estreia nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 no dia 4 de agosto, uma quinta-feira, com rodada dupla das Seleções integrantes do Grupo B da competição Masculina, com o primeiro jogo começando às 18 horas e o jogo de fundo a partir das 21 horas. Dia 7 de agosto de 2016, um domingo, nova rodada dupla pelo Grupo B do Torneio Olímpico Masculino na Arena Vivaldo Lima, que se despedirá dos Jogos Olímpicos no dia 9 de agosto, uma terça-feira, pela terceira rodada do Feminino, com a presença do Brasil no jogo de fundo da jornada dupla em partida do Grupo E; na preliminar, a partir das 18 horas, duas Seleções integrantes do Grupo G estarão duelando.

Apesar do Rio de Janeiro ser a Sede dos Jogos Olímpicos 2016, as disputas dos Torneios de Futebol serão no Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP e em Brasília/DF. A cidade do Rio de Janeiro/RJ vai receber 12 dos 58 jogos das Olimpíadas, 8 no Engenhão e 4 no Maracanã; no Engenhão serão 4 jogos do Masculino e 4 do Feminino e no Maracanã 2 do Masculino (um das Semifinais e a Decisão da Medalha de Ouro) e 2 do Feminino (também um das Semifinais e a Decisão da Medalha de Ouro). O Estádio Mané Garrincha, em Brasília/DF será palco de 10 jogos, todos pela Primeira Fase (7 do Masculino e 3 do Feminino). A Fonte Nova, em Salvador/BA, também receberá 10 jogos da Primeira Fase, sendo 7 do Masculino e 3 do Feminino.

Também 10 jogos serão disputados nos Estádios Mineirão, em Belo Horizonte/MG e Arena Itaquera, em São Paulo/SP, sendo em ambos os casos 4 pelo Masculino e 6 pelo Feminino. A Arena Vivaldo Lima será o Estádio com menor número de jogos (seis). A Seleção Brasileira Feminina conquistou recentemente o Pan-Americano de Toronto, no Canadá. A Masculina busca a ainda inédita Medalha de Ouro Olímpica.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 10 de novembro de 2015

[FUTSAL] - Amazonas perde, é eliminado, mas três jogadoras vão jogar no Unifor/CE, base da Seleção Brasileira

Texto: Emanuel Sports
Foto: Divulgação


Manaus/AM - Valeu pela experiência. O Unidos do Alvorada/AM perdeu por 1-3 para o Unifor/CE nesta segunda-feira (09/11), em duelo válido pelas Oitavas de Final do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. A competição inédita na história do esporte nacional acontece no Ginásio do Sesi, em Goiânia, e reúne 27 clubes – 26 Estados e mais o Distrito Federal.

O time amazonense abriu o placar no primeiro tempo, com gol de Stephanie Bebê Lima, mas a equipe cearense que é formada pela base da Seleção Brasileira virou a partida no segundo tempo e garantiu a classificação para as Quartas de Final.

“Apesar da derrota, saímos da competição de cabeça erguida. O Amazonas jogou de igual para igual e mostramos o nosso valor no futsal feminino”, destacou o professor Sonny Ferreira, um dos integrantes da Comissão Técnica da Seleção Amazonense.

Individualmente, o Campeonato Brasileiro de Futsal foi uma vitrine para três atletas de Manaus/AM e que atualmente defendem as cores do Estrela do Norte/AM. As jogadoras Tainá Miranda, Tainá Barbosa e Darlem Cavalcante foram convidadas pelo técnico da Seleção Brasileira, Wilson Saboia, para integrar o elenco do Unifor/CE.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

[FUTSAL] - Amazonas goleia Amapá e se classifica no 1º Campeonato Brasileiro Feminino

Texto: Emanuel Sports
Foto: Divulgação

Manaus/AM - Volta por cima com direito a show de bola. O Unidos do Alvorada/AM venceu o Clube Esportivo Penharol/AP por 6-1 em duelo válido pela segunda rodada do Grupo G do 1º Campeonato Brasileiro Feminino de Futsal. A partida aconteceu na tarde deste sábado (07/11), no Ginásio do Sesi, em Goiânia/GO.

A Seleção Amazonense, que leva o nome do Unidos do Alvorada/AM, mas é formada por jogadoras do Estrela do Norte/AM e São Raimundo/AM, venceu com gols de Tainá Miranda (2), Letícia Lima (1), Tainá Barbosa (1), Stephanie Bebê (1) e Keziane Freitas (1). O representante do Amapá descontou com um gol de Renata Alfaia.

Com o resultado, as meninas do Amazonas se classificaram e vão enfrentar o Unifor/CE, pelas Oitavas de Finais, nesta segunda-feira (09/11). No primeiro jogo, o Unidos do Alvorada/AM perdeu do Servicar/PB por 2-4.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[NATAÇÃO] - Giovanna Golfetto dos Reis e Vitor Gadelha consagrados na Copa Brasil de Maratonas Aquáticas

Texto: Emanuel Sports
Fotos: Divulgação

Manaus/AM -O esporte amazonense mostrou novamente seu valor em águas abertas. No último sábado (07/11), na praia de Inema, em Salvador/BA, os manauaras Giovanna Golfetto dos Reis e Vitor Gadelha conquistaram o título e o segundo lugar da categoria Júnior no fechamento da 2ª Copa Brasil de Maratonas Aquáticas.

Giovanna (Botafogo/RJ;Cirmman-/AM;Cia Athletica/AM) reinou absoluta em sua categoria e na etapa de Salvador/BA terminou em primeiro lugar na prova de 5km, com o tempo de 1 hora, 24 minutos e 16 segundos. A amazonense fechou o ano como campeã da 2ª Copa Brasil de Maratonas Aquáticas com quatro vitórias e um segundo lugar ao longo das cinco etapas da competição (Porto Belo/SC, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF e Bahia/BA).
Vitor (Aquática Amazonas/AM) foi terceiro colocado na etapa da Bahia/BA com o tempo de 1h10min27seg (5 km) e na classificação geral da categoria Júnior fechou a temporada da Copa Brasil em segundo lugar, colocando seu nome entre as maiores promessas dessa modalidade olímpica no País.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

domingo, 8 de novembro de 2015

[FUTSAL] - Tuna Luso/AM alcança feito inédito e é Vice-Campeã da Taça Brasil Sub-17

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Perfil do Facebook de Marcelo Galvão

Manaus/AM - A máxima do esporte brasileiro que "Vice-Campeonato e último lugar valem a mesma coisa" foi por terra, na noite desta sexta-feira (06/11), na Arena da Caixa Econômica Federal (APCEF), em João Pessoa/PB, durante da disputa da Decisão da VIII Taça Brasil de Futsal Sub-17. Pelo menos para os garotos da Tuna Luso/AM, que alcançou um feito inédito, colocando um clube do Amazonas pela primeira vez numa final da competição. O resultado leva a Tuna Luso/AM de volta à Elite do Futsal Brasileiro.

Na Decisão, o time amazonense, comandado por Marcelo Galvão, saiu na frente no marcador, com Lucas Sena abrindo o placar, para espanto da torcida paraibana, que lotava as dependências da Arena da Caixa. A força da torcida local acabou prevalecendo e, na base do incentivo, Diego empatou para o COPM/PB. Os atletas amazonenses sentiram o golpe e tomaram a virada, em gol marcado por Roque. Para piorar, Igor fez o terceiro gol da equipe paraibana, abrindo uma considerável vantagem.

O COPM/PB recuou e passou a administrar o resultado. A Tuna Luso/AM se aproveitou e chegou ao segundo gol, com Magno. A persistência dos atletas barés foi premiada a dois segundos do final da partida, quando Lucas Sena marcou de novo, empatando a Decisão em 3-3, para comoção da torcida paraibana, que recebeu o empate com incredulidade.

Forçada a prorrogação de cinco minutos, o time da casa jogava pelo empate, fazendo a Tuna Luso/AM se lançar ao ataque, para aproveitar o bom momento do final do tempo normal. Diego fez o quarto gol do COPM/PB e o goleiro Duda definiu o título para os paraibanos, marcando o quinto. Nem mesmo a derrota tirou a alegria de jogadores e Comissão Técnica da Tuna Luso/AM, pela brilhante campanha, pelo fato inédito de levarem um clube do Amazonas a uma Decisão de Taça Brasil e pelo retorno à Divisão Especial do Fustal Sub-17.
A Campanha:

Decisão - Clube dos Oficiais da Polícia Militar (COPM)/PB 3-3 Tuna Luso/AM [na prorrogação, vitória do COPM por 2-0]
Semifinal - Monte Líbano/RN 1-3 Tuna Luso/AM
Tiradentes/MA 3-6 Tuna Luso/AM
Karmelia/PB 2-2 Tuna Luso/AM
Vivaz/RR 2-2 Tuna Luso/AM

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita