sábado, 5 de dezembro de 2015

[FUTEBOL AMAZONENSE] - Estudantes de Educação Física da FAMETRO realizam Simpósio sobre clubes amazonenses

Assessoria de Comunicação
Manaus FC/AM


Manaus/AM - Estudantes de Educação Física da FAMETRO farão uma exposição da história e atual momento dos principais clubes amazonenses. Em uma iniciativa do professor Alexandre Chaves, os alunos saíram da sala de aula e foram atrás de informações dentro das próprias equipes locais.

De acordo com a acadêmica Ana Paula, integrante da equipe que falará sobre o Manaus FC/AM, o trabalho provocou interesse nos alunos em discutir o futebol amazonense e despertou a curiosidade em saber um pouco mais sobre os clubes. "A minha equipe foi aos treinos do Manaus FC/AM durante a Copa Amazonas, entrevistamos alguns profissionais do clube e no dia da Final estávamos todos lá no estádio Carlos Zamith. A diferença é que já tínhamos concluído a pesquisa, estávamos lá para torcer pelo Manaus FC/AM. Nós gostamos do que vimos e cheguei a falar com integrantes de outras equipes, todos foram bem recebidos pelos dirigentes", declara Ana Paula.

O Simpósio do Futebol Amazonense acontece nesta segunda-feira (07/12), no auditório Naide Lins, 7º andar da FAMETRO às 9h. Será aberto ao público. Os clubes escolhidos pelos alunos para serem retratados no simpósio são Nacional/AM, São Raimundo/AM, Fast Clube/AM, Rio Negro/AM, Manaus FC/AM, Sul América/AM, Penarol/AM e Princesa do Solimões/AM.

Nota do Blog do Teófilo - Não é a primeira vez que o Professor Alexandre Chaves realiza esse tipo de iniciativa, em prol do Futebol Amazonense. Em 2008, quando o Blog do Teófilo nem existia ainda, Alexandre teve a mesma iniciativa com estudante do Ensino Médio do Centro Educacional Santa Teresinha (CEST), onde era Professor de Educação Física. O Blog do Teófilo manifesta os parabéns ao Professor Alexandre Chaves e aos acadêmicos de Educação Física da FAMETRO.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

[COPA SÃO PAULO 2016] - Fast Clube/AM estreia contra o Figueirense/SC e jogará dia sim, dia não

Texto e Foto: Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O Fast Clube/AM fará sua estreia na 47ª Copa São Paulo de Futebol Júnior no dia 3 de janeiro, o primeiro domingo de 2016 e seu adversário será o Figueirense/SC, Campeão do tradicional Camepeonato na edição de 2008. Integrante do Grupo 18, em Taboão da Serra/SP, o Fast Clube/AM voltará a campo na terça feira seguinte, dia 5 de janeiro, contra os anfitriões. A terceira partida da Fase Classificatória será na quinta-feira (07/01/2016) contra o XV de Novembro, de Piracicaba/SP. Todos os jogos serão disputados no Estádio Vereador José Ferez, em Taboão da Serra/SP. Inicialmente, nenhum dos jogos do Grupo 18 tem previsão de televisionamento.

Ao contrário dos anos mais recentes e em razão do considerável aumento do número de clubes disputantes, a Copa SP 2016 terá jogos com distanciamento mais curto. Nas últimas edições, os representantes amazonenses cumpriam os jogos da Primeira Fase no intervalo mínimo de uma semana. Foi assim em 2012 quando o Nacional/AM, jogou entre os dias 4 e 11 de janeiro; novamente em 2013, quando o Nacional/AM fez três jogos entre os dias 6 e 12 de janeiro; com o Holanda em 2014, que cumpriu seus compromissos entre os dias 5 e 12 de janeiro e no ano passado com o Tarumã/AM, que fez três jogos no intervalo entre os dias 4 e 10 de janeiro.

Com a nova forma de disputa, o Fast Clube/AM vai jogar dia sim, dia não. Mas tem chances de se aproveitar do novo Regulamento, pois agora dois clubes de classificam por Grupo. Se passar de fase, o Fast Clube/AM terá como adversário um dos integrantes do Grupo 17, disputado em Barueri/SP e composto por São Paulo/SP, Paulista/SP, Audax/SP e Tiradentes/CE. Nas Oitavas de Final, a equipe de melhor campanha dentre as eliminadas, se juntará às outras sete equipes vencedoras para formar as Quartas de Final da competição. A Decisão será disputada no Aniversário da Cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro, como ocorre tradicionalmente.

A abertura da 47ª Edição da Copa São Paulo será às 7 horas da manhã (de Manaus/AM), pelo Grupo 7, entre Ferroviária/SP - América/PE, na Fonte Luminosa, em Araraquara/SP, no sábado, dia 2 de janeiro. Na sequência jogam Santos/SP - Confiança/SE, no mesmo local, também pelo Grupo 7. Ao todo serão disputados 32 jogos no sábado (02/01/2016), válidos pelos grupos 1 a 16. A primeira rodada terá outros 24 jogos, válidos pelos grupos 17 a 28, no domingo (03/01/2016).

Abaixo, os jogos do Grupo 18, com horários de Manaus/AM:
Domingo - 03/01/2016 - 14 horas - Taboão da Serra/SP - XV de Novembro de Piracicaba/SP
Domingo - 03/01/2016 - 16 horas - Figueirense/SC - Fast Clube/AM

Terça-feira - 05/01/2016 - 15 horas - Taboão da Serra/SP - Fast Clube/AM
Terça-feira - 05/01/2016 - 17 horas - XV de Novembro de Piracicaba/SP - Figueirense/SC

Quinta-feira - 07/01/2016 - 15 horas - Fast Clube/AM - XV de Novembro de Piracicaba/SP
Quinta-feira - 07/01/2016 - 17 horas - Taboão da Serra/SP - Figueirense/SC

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2016] - Nacional/AM anuncia onze reforços para a temporada

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Site Oficial do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - Apesar da decisão do Conselho Arbitral definindo o Campeonato Amazonense 2016 para o segundo semestre, o planejamento do Nacional/AM não mudou e os trabalhos seguem normalmente na Vila Municipal, para os compromissos da Copa do Brasil e Copa Verde, as únicas competições do time no primeiro semestre - o Estadual e o Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão (a Série D) serão disputados no segundo semestre.

O pacote de reforços para 2016 começou a ser anunciado pela Diretoria na sexta-feira (27/11), com a confirmação oficial de Heriberto da Cunha na função de treinador. Alem de Heriberto, o Nacional/AM contratou dois auxiliares – Ramon Guimarães de Carvalho e Alan George Alencar Teixeira. O preparador físico vai ser Hudson Alex Barros. Na preparação de goleiros continua Iuna, que trabalhou em 2015. O massagista vem do Rio Grande do Sul – Paulo Cesar Rodrigues Cunha, o Paulinho, que trabalhou em 2015 na Luverdense/MT. O ex-jogador Lima, 43 anos, vai ser Gerente de Futebol.

Um pouco antes do anúncio oficial, o primeiro reforço se apresentou na Vila Municipal. Trata-se do zagueiro Fabiano, 32 anos, potiguar de Currais Novos/RN. Fabiano disputou o Campeonato Paranaense 2015 pelo Maringá/PR e o Campeonato Brasileiro da Série D 2015 pelo Foz do Iguaçu/PR. Também na sexta-feira chegou outro zagueiro, Édson Rocha, 33 anos, que defendia o América/RN desde 2012, onde era Capitão da equipe, atuando 104 vezes pelo time.

Do ASA/AL desembarcaram em Manaus/AM dois reforços. O meia de armação Max William (foto da postagem), 30 anos, é natural do Paraná e jogou a carreira quase toda em Santa Catarina e Paraná, sendo o ASA/AL seu primeiro clube fora desse eixo. Neste ano, disputou o Campeonato Paranaense pelo Maringá/PR e a Terceira Divisão (Série C) pelo ASA/AL. O volante Cal é um ano mais novo (29 anos) e é prata da casa, de Arapiraca/AL, defendendo o ASA/AL durante toda a sua carreira, clube pelo qual disputou mais de 100 jogos.

Da Série A (Primeira Divisão) vem o meia Eusébio, cearense de 30 anos, cujo nome futebolístico é uma homenagem à sua cidade natal e que foi reserva no Joinville/SC nesta temporada. Antes, disputou o Estadual pelo Ceará/CE, onde atuou em alguns jogos da Série B. Outro cearense no elenco azulino de 2016 será o volante Hércules, que jogou em mais de 80 partidas nos últimos três anos defendendo o Botafogo/PB.

Os laterais-direitos serão Osvaldir e Negô. Mineiro de Ipatinga/MG, Osvaldir disputou a Copa do Nordeste, o Paraibano e a Copa do Brasil pelo Campinense/PB, fechando o ano na Portuguesa de Desportos/SP, atuando na Terceira Divisão (Série C). Potiguar de Ceará-Mirim/RN, Nêgo vai disputar a posição com Osvaldir e atuou 2015 pelo CSA/AL e São Raimundo/PA, onde ajudou o time santareno a voltar à Elite do Parazão. Em 19 de setembro de 2007, jogando pelo ABC/RN, contra o Fast Clube/AM, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM, pela segunda rodada da 3ª Fase (Grupo 25) da Série C, foi o melhor jogador do time potiguar na vitória por 3-2, marcando dois gols.

No lado esquerdo, os laterais serão Radar e Rodrigo Fernandes. Radar, 29 anos, baiano de Vitória da Conquista/BA, estava no Fortaleza/CE, onde foi Campeão Cearense 2015 e disputou a Terceira Divisão (Série C). Rodrigo Fernandes foi da base de Atlético/MG, Fluminense/RJ e Profute/RJ, com passagens também pelo América/MG, Paysandu/PA e Clube do Remo/PA. Em 2015 defendeu o Moto Club/MA no Campeonato Maranhense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Super Copa do Maranhão. No Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão (Série D), jogou pelo Internacional de Lajes/SC.

Para o ataque, chegou o pernambucano Rodrigo Dantas, 29 anos, com passagens por Portugal, Marrocos, Chipre e Bahrain. Na temporada que se finda, disputou o Paranaense pelo Maringá e a Terceira Divisão (Série C) pelo Icasa/PE. Foi comandado por Heriberto da Cunha no Vila Nova/GO em 2013.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita



domingo, 29 de novembro de 2015

[COPA SÃO PAULO 2016] - Taboão da Serra/SP conquista título da Segunda Divisão Paulista Sub-20

Do Site da Federação Paulista de Futebol
http://www.fpf.org.br
Texto: Eduardo Nunes
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita


Taboão da Serra/SP - O Taboão da Serra/SP ficou com o título do Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão após bater o Grêmio Prudente/SP por 5-1 neste sábado (28/11), no Estádio Vereador José Ferez, em Taboão da Serra/SP. No Jogo de Ida, os clubes haviam empatado por 2-2.

As duas equipes iniciaram o jogo partindo para cima e buscando o gol, já que o empate não resolvia para nenhuma delas. Enquanto o Grêmio Prudente/SP tinha mais a posse da bola, o Taboão da Serra/SP levava mais perigo explorando a rapidez de seus atletas. Wesley, cobrador oficial dos visitantes, foi quem mais levou perigo ao gol rival, em falta batida da intermediária.

Aos 24 minutos, o Taboão da Serra/SP fez uma jogada em velocidade pela direita e Leonardo chegou antes do goleiro Wagner na bola, que acabou derrubando o meio-campista. Caio foi para a cobrança de pênalti e abriu o marcador para os mandantes em Taboão da Serra/SP.

A vantagem deu tranquilidade aos donos de casa, que controlou os minutos finais da primeira etapa. Gustavo Laguna foi o atleta que buscou as principais jogadas do Grêmio Prudente/SP, mas esbarrou na marcação do rival.

Mais ligado depois do intervalo, o Taboão da Serra/SP ampliou a vantagem aos sete minutos. O artilheiro Caio (11 gols) serviu de garçom, na entrada da área, e rolou para Brinquinho que entrava em pela esquerda e ficou cara a cara com o goleiro. Com calma, o volante colocou a bola no cantinho esquerdo e saiu para a comemoração com a torcida.

Necessitando de ao menos dois gols, o clube de Presidente Prudente/SP se lançou mais ao ataque. Porém, quem balançou as redes foi o time da casa, com Lucas Prates aos 21 minutos. O jogador estava fora da área e bateu fraco para o gol e Wagner aceitou. A torcida já começou o grito de é Campeão e o coro ganhou força aos 28 minutos, quando Lucas Prates balançou as redes pela segunda vez na partida, aproveitando o belo lançamento.

Para fechar com chave de ouro, um golaço do zagueiro Marcelo. O defensor recebeu um passe na entrada da área, passou por três rivais e ainda deixou o goleiro caído em campo antes de empurrar para as redes. Mesmo com o placar adverso, o Grêmio Prudente/SP seguiu fazendo seu jogo e foi recompensado no último lance do jogo, quando Gustavo Laguna fez o gol. Em seguida, o árbitro finalizou o jogo para a festa no Estádio Vereador José Ferez.

Ficha Técnica:
Taboão da Serra/SP 5-1 Grêmio Prudente/SP
Sábado, 28 de novembro de 201
Decisão do Campeonato Paulista Sub-20 da Segunda Divisão
Jogo de Volta
Árbitro: Rafael Gomes Felix da Silva/SP
Assistente 1: Claudenir Donizeti Gonçalves da Silva/SP
Assistente 2: Leonardo Augusto Villa/SP
4º Árbitro: João Marcos Giovanelli/SP
Cartões amarelos: Rafael (Taboão da Serra/SP); Luiz Felipe, Reinaldo e Dantas (Grêmio Prudente/SP).
Gols: Caio (pênalti) 24 minutos do primeiro tempo. Brinquinho 7, Lucas Prates 21, Lucas Prates 28, Marcelo 36 e Gustavo Laguna 44 minutos do segundo tempo.

Taboão da Serra/SP: Willian; Rafael Veiga, Marcelo (Marcus Vinícius 38/2º), Giovani e Rodrigo; Brinquinho (João Roberto 33/2º), Bruno, Leonardo Lima (Camilo 13/2º) e Geovany; Lucas Prates e Caio. Treinador: Edmilson Carlos.
Suplentes: Leonardo Rodrigues, Marcus Vinícius, Gustavo, João Roberto, Camilo, Adir e Gabriel.
Grêmio Prudente/SP: Wágner; Felipe Mariano, Wesley, Dantas e Luizinho (Alan 23/2º); Neto (Bruno, no intervalo), Reinaldo e Luiz Felipe (Danilo 29/2º); Samuel, Gustavo Laguna e Thiago Nonato. Treinador: Rodrigo César.
Suplentes: João Vitor, Bruno, Lucas, Alan, Khaique e Danilo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[FUTSAL] - Estrela do Norte/AM e Recanto da Criança/AM empatam no Feminino Sub 17

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - Terminou em 3-3 o clássico entre Estrela do Norte/AM e Recanto da Criança/AM, válido pelo Campeonato Amazonense de Futsal Feminino Sub-17. A partida aconteceu na manhã deste sábado (28/11), no Ginásio Zezão, no São José, Zona Leste de Manaus/AM.

O Estrela do Norte/AM vinha embalado por duas vitórias e chegou a estar na frente por 3-1, mas o atual Campeão da categoria mostrou toda sua força, reagiu, chegou ao empate e somou o primeiro ponto no torneio.

Kassia Lima abriu o placar para o Estrela do Norte/AM aos 4 minutos de bola rolando. Aos 19, Rayssa Lopes ampliou para a equipe da técnica Andrea Passos. Aos 2 minutos do segundo tempo, Polyanna Beatriz diminuiu para o Recanto da Criança/AM, do técnico Reinaldo Thompson. O Estrela do Norte/AM aumentou para 3-1 com um gol de falta de Yasmin Souza, aos 5 minutos. A vitória do Estrela do Norte/AM parecia encaminhada, mas a expulsão de Kassia Lima facilitou a vida do Recanto da Criança/AM, que empatou com dois gols marcados por Deisiane Rabelo.

No outro jogo da rodada, o Ninho de Águias/AM venceu o São Raimundo/AM por 6-1. Foi a segunda vitória do time no campeonato. A classificação do Amazonense Sub-17 tem o Estrela do Norte/AM na liderança com sete pontos, seguido do Ninho de Águias/AM (com 6 pontos) e Recanto da Criança/AM (1). Sesi Salcomp/AM e São Raimundo/AM ainda não pontuaram na competição.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita