sábado, 13 de fevereiro de 2016

[CLUBES DO AMAZONAS] - Princesa do Solimões/AM apresenta elenco para Copa do Brasil

Texto e Foto: Paulo Rogério Veiga/Assessoria
Manaus/AM - O Princesa do /AM inicia seus trabalhos na temporada neste domingo (14/02) a partir das 15 horas, no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, na cidade de Manacapuru/AM. Na oportunidade, os torcedores poderão acompanhar de perto o elenco, que disputará no primeiro semestre, a Copa do Brasil. Pela tabela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tubarão do Norte enfrenta a Chapecoense/SC, atual líder do Campeonato Catarinense.

De acordo com ex-dirigente do clube, e agora colaborador, Raphael Maddy, cerca de 20 jogadores vão iniciar a preparação, visando o compromisso pela competição nacional. "No domingo, vamos abrir os portões do Estádio para o torcedor conhecer o novo elenco do clube. Será o pontapé inicial, porque nossa missão não será fácil, mas temos um tempo hábil para começar as atividades, e com isso, ter uma formação adequada para enfrentar a Chapecoense/SC", disse Maddy, esclarecendo que dois jogadores chegam na noite deste domingo e mais três no decorrer da semana.

Confira o elenco:
Goleiros: Rascifran e Labilá,
Zagueiros: Piru e Wisley.
Laterais direito: Emerson e Kitó.
Laterais esquerdo: Guilherme e Leozinho.
Volantes: Baé, Vanderson e Amaral.
Meias: Juan, Randerson, Alessandro Toró, Kássio e Michell.
Atacantes: Nando, Edinho Canutama, Marinélson, Weverton, Lacraia e Branco.
Comissão Técnica:
Treinador: Zé Marcos
Preparador de goleiros: Carlinhos
Preparador físico: Alex
Supervisor: Izaque
Roupeiros: Mascara e Tipa
Presidente: Holofernes Leite
Colaborador: Raphael Maddy

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[AMISTOSO INTERESTADUAL] - Nacional/AM fará seu quarto amistoso do ano, contra o Clube do Remo/PA

Teófilo Benarrós de Mesquita
Arte: Site do Nacional/AM
www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - Bicampeão amazonense em preparativos para as estreias na Copa do Brasil e Copa Verde, competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Nacional/AM volta a campo, após quinze dias de treinos intensivos, para disputar seu quarto amistoso da temporada, o segundo interestadual. O adversário será o Clube do Remo/PA, na Arena Vivaldo Lima, na noite deste domingo (14/02), reeditando a partida que inaugurou a Arena da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Para apimentar ainda mais a rivalidade, estará em disputa a Taça Leão Forte da Amazônia. Os ingressos para o Clássico dos Leões custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Houve venda antecipada durante a semana, quando os integrantes de Organizadas tiveram direito a meia entrada. Haverá venda de ingresso neste domingo, nas bilheterias da Arena Vivaldo Lima, momentos antes da partida.

Nos três jogos amistosos, o Nacional/AM venceu todos: 2-0 sobre o São Raimundo/PA, na Colina, em Manaus/AM; 2-0 sobre o Penarol/AM, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM; e 2-1 sobre o Fast Clube/AM, novamente na Colina. Os três amistosos foram disputados no mês de janeiro.

O treinador nacionalino, Heriberto da Cunha, garante que o time vai jogar para vencer mais uma, principalmente em razão da instituição da Taça Leão Forte da Amazônia. “Vamos lutar para que a Taça fique no Amazonas. É uma rivalidade muito grande e a disputa aumenta de proporção com a Taça", declarou Cunha ao Site Oficial do Nacional/AM - www.nacionalfc.com.br.

Dois jogadores nacionalinos guardam expectativa especial com relação ao amistoso deste domingo: os laterais esquerdos Radar e Rodrigo Fernandes. Radar lembra que jogou diversas vezes contra o Clube do Remo/PA e embora admita ser um confronto de difícil prognóstico, opina que o Nacional/AM tem a obrigação de vencer diante de sua torcida: “vai ser um jogo difícil. Jogar contra o Remo/PA nunca é fácil. Eu já joguei várias vezes contra eles e sempre é jogo difícil. Vai ser um clássico entre amazonenses e paraenses e nós estamos conscientes da importância desta partida mas a gente tem que se impor dentro de casa, a favor do nosso torcedor”.”, ressalta.

Rodrigo Fernandes, por sua vez, defendeu os dois maiores rivais do Pará - Paysandu/PA, em 2012, na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro e Clube do Remo/PA em 2013, na Copa do Brasil, Copa Verde (quando jogou contra o Nacional/AM), Campeonato Paraense (conquistando o título) e Brasileirão da Série D.

E Rodrigo Fernandes passou dicas sobre o adversário deste domingo. “Conheço a maioria dos jogadores de lá. Todos estavam na minha época e eles mantiveram a mesma base e mudou a Comissão Técnica, mas eles mantiveram o mesmo padrão de jogo, que é pelos lados e bolas cruzadas na área, pelas características dos atacantes deles. E também tem um jogador que eles confiam que é o Eduardo Ramos, o cérebro do time, tem bastante qualidade, então a bola sempre passa pelos pés dele. Então são experiências que pode ajudar a cercar as jogadas do Clube do Remo/PA”, opinou o lateral.

O Nacional/AM fez nesta sexta-feira (12/02) o último coletivo antes do jogo e Heriberto analisou os preparativos para o amistoso. “O treino de quarta-feira (10/02) foi mais posicionamento, hoje (ontem) eu deixei o time mais solto. Esperamos que no jogo eles possam ter essa mesma conduta, disposição, obediência tática, ter criatividade para fazer jogadas, para conseguirmos o resultado positivo”, avaliou o treinador. A partida amistosa, mas valendo a Taça Leão Forte da Amazônia será realizada neste domingo (14/02), a partir das 18 horas (de Manaus/AM), na Arena Vivaldo Lima.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[JOGO TREINO] - Sub-20 do Rio Negro/AM goleia Seleção de Iranduba/AM

Texto e Foto: Willian D'Ângelo
Manaus/AM - Em jogo-treino disputado nesta sexta-feira (12/02) no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM, o time Juniores do Rio Negro/AM goleou a Seleção de Iranduba/AM pelo placar de 4-0. Os gols do time barriga-preta foram marcados por Bruno Torres (2), Elivélton e Anderson.

Sob olhares do técnico Roberley Assis, o time do Rio Negro/AM começou o jogo-treino com Rafael; Diego, Carlos Henrique, Robson e Henrique Nery; Samuel, Paulo Neto, Alderílson e Marrocos; Bruno Torres e Elivélton. No segundo tempo, Assis aproveitou para observar outros atletas para a temporada rionegrina.

As duas equipes iniciaram o jogo de forma bem ofensiva, com o time do Rio Negro/AM quase abrindo o placar aos 20 minutos. Aos 25 minutos, jogada no miolo da zaga do selecionado de Iranduba/AM, Elivelton aproveitou falha na marcação e abriu o placar para o Rio Negro/AM. Com jogada pelo lado direito de ataque, Bruno Torres ampliou o marcador aos 30 minutos.

No segundo tempo, Bruno Torres fez o terceiro gol do time da Praça da Saudade. Anderson decretou a vitória rionegrina aos 20 minutos da etapa final. O jogo-treino foi o primeiro compromisso do time na temporada, antes do Campeonato Amazonense de Juniores 2016.

Rio Negro/AM e São Raimundo/AM estão confirmados na preliminar de um evento-teste para os Jogos Olímpicos, que acontece no dia 27 de fevereiro, ás 18h, na Arena Vivaldo Lima.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

[CLUBES DO AMAZONAS] - Pensando grande, Manaus FC/AM cria Departamento de Análise de Desempenho

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM- Investimento em tecnologia para melhorar os resultados dentro das quatro linhas. Em 2016, o Manaus FC/AM será pioneiro no futebol amazonense ao criar o Departamento de Análise de Desempenho. Segundo a Presidente do clube, Patrícia Serudo, trata-se de uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento técnico dos times, da base ao profissional. Um gol de placa nos bastidores da bola.

A dirigente máxima do Gavião do Norte explica que o embrião do ambicioso projeto começou no final do ano passado durante a disputa do Campeonato Amazonense Infantil. Em campo, o resultado se mostrou excelente: o Manaus FC/AM conquistou o título da categoria. “Na ocasião, testamos apenas a Análise Quantitativa em alguns jogos do Sub-16, mas de forma manual e com poucos recursos. A partir deste ano, investiremos mais nesse Departamento que considero estratégico para o crescimento do futebol do clube em todas as categorias”, destaca Patrícia.

O Manaus FC/AM já começou a estruturar o novo Departamento, com a instalação de materiais, compra de softwares e contratação de pessoal qualificado. O analista Victor Santos, com formação na CBF, comandará o Departamento de Análise de Desempenho do clube ao lado de outro profissional da área de Educação Física.

De acordo com Victor, um dos objetivos do Departamento é potencializar a captação de atletas, mapear jogadores com evidente potencial de evolução, monitorar nossas equipes e atletas, municiando os treinadores do Infantil ao Profissional de informações que possam auxiliar na evolução do desempenho individual e do grupo.

O setor de inteligência atuará diretamente com a Comissão Técnica das equipes do Manaus FC/AM. O pontapé inicial dessa nova fase do projeto é o Estadual de Juniores, que começa no mês de março.

Segundo o site FutGestão, a análise de desempenho vem aos poucos sendo introduzida no futebol brasileiro, contudo, na Europa, esse mecanismo já vem sendo utilizado como forma de evolução dos clubes há bastante tempo. No final dos anos 90 muitos já eram os estudos realizados e, desde então a análise de desempenho, comumente conhecida também como scout, passou a fazer parte do futebol no Velho Continente.

A principal atividade do analista de desempenho é abastecer de informações a Comissão Técnica e a Diretoria do clube com Análises Quantitativas e Qualitativas dos atletas e do time.

A Análise Quantitativa é aquela que trata dos dados estatísticos da partida, da equipe ou até mesmo do jogador. Número de faltas, impedimentos, posse de bola, etc. Já Análise Qualitativa é aquela na qual se analisa basicamente as fases do jogo, quais sejam: momento ofensivo/defensivo, transição ofensiva/defensiva e ainda as bolas paradas.

Basicamente o analista de desempenho fornece à Comissão Técnica dados importantes e primordiais sobre o próximo adversário, ou ainda, se a equipe tem conseguido realizar durante as partidas, o que é trabalhado nos treinos, etc.

O estudo da análise de desempenho de jogadores pode ser ponto determinante no momento de contratação de um atleta, por exemplo. Um analista de desempenho pode ter em seu banco de dados todas as informações necessárias para a Diretoria do clube decidir pela contratação de um determinado atleta ou não. Através da análise é possível saber quantos minutos o atleta atuou na última temporada, quantos gols fez, quantos cartões recebeu, quanto tempo esteve contundido, enfim, um relatório detalhado pode ser determinante no momento de uma contratação.

E como um analista de desempenho consegue armazenar e trabalhar com tantas informações? A resposta é simples. A tecnologia tem sido a grande aliada dos clubes e profissionais nesse sentido. A cada ano são lançados novos softwares de análise de desempenho que são capazes de transformar dados coletados em tempo real, em planilhas a serem repassadas ao treinador até mesmo durante a partida.

A grande questão, e talvez, a mais importante é saber fazer a leitura desses dados, em especial dos números que são coletados através desses softwares.

Quando falamos que o Brasil está muito atrasado em relação à Europa é exatamente por isso. Enquanto clubes europeus trabalham com uma média de 20 profissionais nessa área, no nosso País a realidade é outra. Muitas vezes os clubes contam com apenas um ou dois profissionais nessa área tão importante dentro da nova realidade do futebol.

Os clubes brasileiros não têm que copiar os europeus, no entanto precisam entender o quão importante esses dados são dentro da nova ótica do futebol. É latente a diferença entre o nível do Campeonato Inglês e o Brasileiro, por exemplo. Sabemos que nossos jogadores nascem com a magia do futebol nos pés, porém, o que se tem visto é que só essa técnica apurada não tem servido para sermos competitivos diante de outros países. Precisamos aprimorar a parte cognitiva e tática não só de nossos jogadores, mas também, dos treinadores e demais profissionais que lidam de forma direta com o futebol.

Após a Copa do Mundo de 2014 muito se falou em renovação do nosso futebol, mas pouco se fez. Dentre as mudanças que precisam ser feitas, uma passa exatamente por aí. Profissionalizar os clubes e criar dentro deles um departamento próprio de análise de desempenho, não que seja essa a solução para nosso futebol, mas sem sombra de dúvidas, dessa forma se reduzirá e muito os erros, principalmente no que diz respeito à contratação de jogadores.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[FUTSAL] - Calendário 2016 terá 36 eventos e começa com a Taça Cidade de Manaus Masculino Sub-17

Texto e Fotos: Emanuel Sports
Manaus/AM - Em 2016, a Federação Amazonense de Futsal (FAFs) organizará um total de 36 eventos, entre reuniões, cursos para árbitros e técnicos, torneios, taças e campeonatos. A bola começa a rolar no 22 de fevereiro, quando acontece a primeira rodada da Taça Cidade de Manaus de Futsal Sub-17 Masculino. O encerramento acontece no dia 16 de dezembro.

Para o Presidente da FAFs, Tharcísio Anchieta, "o Futsal vem crescendo bastante no Estado e a FAFs vai continuar trabalhando forte no desenvolvimento da modalidade tanto na capital quanto no interior, seja por meio de cursos de qualificação ou competições oficiais masculinas e femininas”.

Além dos campeonatos locais, o Amazonas será representado em torneios nacionais de diversas categorias. O Abílio Nery/AM (foto da postagem, de branco), atual Bicampeão estadual Adulto Masculino, vai disputar a Taça Brasil de Clubes da 1ª Divisão, no período de 30 de março a 5 de abril, em Ananindeua/PA.

Referência na base, o Colégio Palas Atena/AM (foto abaixo [camisa amarela]) é o representante do Estado na Taça Brasil Sub-17 Masculino (Divisão Especial), que acontece no período de 4 a 10 de abril, em Fortaleza/CE.
Enquanto isso, o Recanto da Criança/AM disputará, de 11 a 17 de abril, a Taça Brasil Sub-20 Feminino – a sede ainda não foi divulgada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFs).

O Amazonas também estará no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Masculino da 1ª Divisão (16 a 22 de maio) e no Sub-15 Feminino da Divisão Especial (6 a 12 de junho).

A agenda de eventos nacionais ainda conta com o Recanto da Criança/AM na Taça Brasil Sub-20 Masculino da 1ª Divisão (15 a 21 de agosto), o Estrela do Norte/AM na Taça Brasil Adulto Feminino da 1ª Divisão (17 a 23 de outubro) e o Recanto da Criança/AM na Taça Brasil Sub-17 Feminino da 1ª Divisão (21 a 27 de novembro).

Três torneios chegam como novidade no calendário da FAFs: a Taça João Bosco Sá Valente Adulto Masculino, de 12 a 17 de abril, em homenagem ao primeiro Presidente da Federação; a Copa Norte de Seleções Sub-18 Masculino, de 5 a 8 de julho, reunindo equipes do Amazonas, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia; e a Taça Waldemar Baía Adulto Masculino, de 19 a 22 de julho, em memória à colaboração do saudoso fundador do ABC/AM ao Futsal amazonense.

A FAFs tem apoio das seguintes empresas: Sushi Ponta Negra, Comepi, Kagiva e Emanuel Sports & Marketing.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM goleia Portuguesa de Desportos/SP e se classifica para a Segunda Fase

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Danilo Aguiar/A Gazeta da Tarde

Manaus/AM - Foi na conta certa. A goleada do Iranduba/AM por 5-0 sobre a Portuguesa de Desportos/SP, na noite desta 4ª Feira de Cinzas (10/02), no Estádio Ismael Benigno, em Manaus/AM, classificou o time amazonense para a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. A outra vaga do Grupo 1 será disputada por Santos/SP e Ferroviária/SP e apenas um dos dois paulistas, que farão um confronto direto na última rodada, na próxima quarta-feira (17/02), passará de Fase - antes, a Ferroviária/SP enfrenta o Tiradentes/PI nesta quinta-feira (11/02), no Estádio Alberto Silva, em Teresina/PI.

O treinador Olavo Dantas armou um time diferente, mais ofensivo, tirando Nilda para a entrada da meia-atacante Nathane, recuando Mayara para jogar próximo à Djeni. O resultado demorou um pouco, mas a goleada que garantiu a classificação foi garantida no segundo tempo. Além dos cinco gols, foram duas bolas na trave e outras duas no travessão. Na Segunda Fase, os oito clubes classificados serão distribuídos em dois grupos. Se ficar em primeiro lugar no Grupo 1, o Iranduba/AM vai para o Grupo 5, ao lado do primeiro lugar do Grupo 3 e os segundos colocados dos Grupos 2 e 4. Caso fique em segundo lugar, vai compor o Grupo 6, ao lado do segundo colocado do Grupo 3 e dos vencedores dos Grupos 2 e 4. A última rodada da Primeira Fase será disputada na próxima quarta-feira (17/02).

Mas antes de construir a goleada, o Iranduba/AM levou um baita susto. Após jogada pela esquerda, Aline completou para o gol com a bola encontrando a trave da goleira Maike. No rebote, Lucélia jogou para fora. Djeni tratou de responder rapidamente, batendo forte de fora da área, com a bola desviando no meio do caminho para escanteio. Aos 11 minutos Michele largou o cruzamento e Djeni desperdiçou o rebote, batendo fraco, pela linha de fundo. O primeiro gol surgiu no minuto seguinte, em arrancada de Kelen, que sofreu falta mas levou vantagem no lance, servindo para Mari entrar na área e fuzilar a goleira Michele.

Djeni esteve perto de ampliar o marcador no primeiro tempo em duas oportunidades seguidas. Aos 14 minutos a meia bateu para defesa de Michele e dois minutos depois viu a goleira adiantada e arriscou, com a bola explodindo no travessão. A goleira do time Luso foi pega adiantada novamente aos 21 minutos, com Mari quase marcando. Outra bola na trave aconteceu aos 27 minutos, em jogada pela direita que Nathane completou contra a trave esquerda de Michele. Quatro minutos depois Giovanna cortou para escanteio, após rápido avanço de Roberta pela direita.

Dominada, a Portuguesa de Desportos/SP chegava de forma tímida, como aos 32 minutos, quando Lucélia bateu com perigo, à direita de Maike. Aos 40 minutos, após cobrança de falta de Djeni, Kelen acertou a bola contra o travessão de Michele. O treinador Prisco, tentando conter o domínio adversário, fez sua primeira alteração ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos, trocando Cibele por Edna. Para o segundo tempo, Rebeca voltou no lugar de Nathalia.

A Portuguesa de Desportos/SP bem que tentou mudar o panorama do jogo e logo aos dois minutos Edna bateu com perigo, mas por cima. A ducha de água fria na agradável (e fora dos padrões) noite chuvosa manauara veio aos 8 minutos, com Mari marcando um golaço, batendo de longe no ângulo da goleira Michele, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol irandubense. Dois minutos depois, em blitz ofensiva, Djani quase ampliou.

O terceiro gol foi apenas adiado por um minuto e no lance seguinte, em outra boa jogada ofensiva, Djeni bateu de fora da área e, após o rebote de Michele e o bate-rebate na área lusa, Nathane empurrou para o fundo das redes. A terceira e última alteração de Prisco ocorreu aos 13 minutos, com Sandrinha entrando no lugar de Flaviane. Nathane, inspirada, quase marcou o quarto gol, aos 16 minutos, com Michele efetuando grande defesa. No minuto seguinte Michele fez mais uma boa defesa, em chute cruzado de Mari.

A zagueira Sorriso arriscou, aos 20 minutos, e acertou a trave, com Nathane pegando a sobra e batendo prensado, ganhando escanteio. Quatro minutos depois Roberta, em grande noite, arrancou pela direita e cruzou para Nathane bater por cima, com perigo. A primeira substituição de Olavo Dantas colocou Deise em campo, no lugar de Kelen. Em outra arrancada de Roberta, aos 26 minutos, a atacante Aline cometeu falta violenta, levando cartão amarelo e tirando a lateral da partida, com contusão no ombro direito. Ju entrou no lugar de Roberta, já aos 28 minutos. Na cobrança da falta, a bola foi centrada na área e Nathane, de cabeça, quase marcou.

Em outra cobrança de falta, aos 30 minutos, a zagueira Karen mandou uma tijolada, com Michele dando rebote, aproveitado por Nathane, estabelecendo o 4-0 no placar. Na última alteração do Iranduba/AM, a pequena e arisca Paulinha entrou, aos 32 minutos, no lugar de Mayara. Sorriso fez falta violenta em Rafinha, aos 34 minutos, levando cartão amarelo. Um minuto depois Nathane bateu forte, para outra difícil defesa de Michele.

O gol que garantiu a classificação veio dos pés da talismã de Olavo Dantas e do Iranduba/AM: Paulinha, que entrou em todos os quatro jogos do time amazonense na competição. Cinco minutos após entrar no lugar de Mayara, Paulinha dominou dentro da área e bateu cruzado, no contrapé da goleira Michele, garantindo a cota que o Iranduba/AM precisava para se classificar, feito inédito para o futebol feminino amazonense.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 5-0 Portuguesa de Desportos/SP
Quarta-feira, 10 de janeiro de 2016
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Grupo 1 - Quarta Rodada da Primeira Fase
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, às 20 horas (de Manaus/AM).
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Renda: R$ 4.830,00
Público pagante: 611 (1.324 presentes)
Cartões amarelos: Dayane 2 minutos do primeiro tempo. Roberta 9, Flaviane 11, Lucélia 15, Alice 26, Sorriso 34 e Karen 47 minutos do segundo tempo.
Gols: Mari 12 minutos do primeiro tempo. Mari 8, Nathane 11, Nathane 30 e Paulinha 37 minutos do segundo tempo.

Iranduba/AM: Maike; Roberta (Ju 28/2º), Karen, Sorriso e Bruna; Mayara (Paulinha 32/2º), Djeni, Mari e Nathane; Kelen (Deise 24/2º) e Sâmia. Treinador: Olavo Dantas.
Suplentes: Wilce, Ju, Craque, Deise, Laura, Larissa Amaral, Sinara, Elisa Lopes, Paulinha, Nilda, Vitória e Gisele.

Portuguesa de Desportos/SP: Michele; Erika, Giovanna, Dayana e Nathalia (Rebeca, no intervalo); Dani, Cibele (Edna 41/1º), Flaviane (Sandrinha 13/2º) e Rafinha; Lucélia e Aline. Treinador: Prisco.
Suplentes: Gabi, Sandrinha, Edna, Karolzinha, Jamile, Kris, Flávia e Rebeca.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

[ATLETISMO] - Copa Manaus de Cross Country abre Calendário Oficial da Federação

Da Assessoria da Sejel
Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Os adeptos do Atletismo no Amazonas já tem agenda oficial para 2016. A Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas (Fedaem) divulgou o Calendário Esportivo Oficial da Entidade. Responsável por gerir a modalidade no Estado, o órgão conta com o apoio do Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Ao todo, serão 28 competições ao longo de 2016.

Segundo o secretário executivo da Sejel, Ricardo Marrocos, o Governo sempre apoiou a modalidade no Estado, seja com seus espaços, através de passagens áreas ou apoio na realização de competições locais. "Ano passado foi feita a reinauguração da pista de atletismo da Vila Olímpica que, permitiu os treinamentos dos nossos atletas para as competições locais e nacionais. Atendemos também as solicitações de passagens áreas além da cessão das instalações esportivas. A estrutura que temos tanto no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas, o CTARA, como os alojamentos. Estamos apoiando dentro da nossa realidade da melhor maneira possível", destacou o secretário.

Para Marleide Borges, atual presidente da entidade, o atletismo terá resultados positivos em 2016. “Temos atletas que subiram de categoria, como a Elizandra, Ed Flávio e Silverson. Eles eram do sub-18 e agora passam para o sub-21. Todos têm potencial”, ressaltou. De acordo com a mandatária, a expectativa é de colocar o máximo de atletas em competições nacionais e também revelar novos talentos para o Amazonas. “Ano passado foi um bom ano para nós. Queremos descobrir novos talentos para que possamos ter um número maior de resultados favoráveis”, declarou.

A primeira competição será no dia 13 de fevereiro, a Copa Manaus de Cross Country, que tem como características a corrida no campo, subidas e descidas, com 10 quilômetros para a categoria Masculino e 8 quiilômetros para o Feminino, tendo uma área de floresta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) como percurso.

Já no dia 5 de março, a Vila Olímpica de Manaus sedia o 6º Torneio de Atletismo de Manaus nas categorias 1, 2, 3, 4, 6 e 7. E No dia 19 do mesmo mês, acontece o 5º Torneio de Velocidade, Lançamentos e Arremessos no mesmo local.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM pode assumir a liderança do Grupo 1 nesta quarta-feira

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site da FAF
http://www.fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Oito jogos movimentam a quarta rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, neste meio de semana. O Iranduba/AM, Pentacampeão Amazonense e ainda invicto na competição nacional com 5 pontos ganhos, enfrenta a Portuguesa de Desportos/SP nesta quarta-feira (10/02), a partir das 20 horas (horário de Manaus/AM), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, e pode fechar a rodada na liderança do Grupo 1 caso vença o jogo, em razão da folga do Santos/SP, líder do Grupo com 7 pontos conquistados. No outro jogo do Grupo 1, na quinta-feira (11/06), a Ferroviária/SP, terceira colocada com 4 pontos, enfrenta o lanterna Tiradentes/PI, no Estádio Alberto Silva, em Teresina/PI, com início previsto para as 17 horas (de Manaus/AM).

Confira abaixo um Balanço dos Grupos, produzido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e publicado em seu Site Oficial - http://www.cbf.com.br:

A terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino se encerrou e com os resultados algumas equipes já sabem seus destinos. No Grupo 3 o Foz Cataratas/PR é o único time que já garantiu uma vaga na Segunda Fase do torneio. No mesmo Grupo, Vitória/BA já deu adeus à competição, assim como o Vasco da Gama/RJ do Grupo 2. A disputa mais acirrada pela classificação é no Grupo 2 com quatro equipes lutando pelas vagas. A próxima rodada do campeonato começa nesta terça-feira (09/02) com 16 clubes entrando em campo e alguns já encerrando sua participação na Primeira Fase. Na última rodada, as equipes que estão com uma partida a menos jogarão no dia 17 de fevereiro (quarta-feira).

Grupo 1
Com 7 pontos, o líder do Grupo 1 é o Santos/SP, que já garantiu duas vitórias e um empate. Logo atrás vem o Iranduba/AM com 5 pontos, sendo uma vitória e dois empates. As duas equipes já jogaram três vezes, faltando apenas uma partida para completar a Primeira Fase. Em terceiro lugar e com um jogo a menos está a Ferroviária/SP com quatro pontos: uma vitória e um empate. A quarta e quinta colocação são da Portuguesa de Desportos/SP e do Tiradentes/PI, respectivamente. Apesar de terem jogado apenas duas partidas, o saldo de gols dificulta a classificação das duas últimas equipes. A disputa acirrada para as vagas de classificação à Segunda Fase está entre Santos/SP, Iranduba/AM e Ferroviária/SP.

6 partidas: 2 vitórias do mandante, 2 vitórias do visitante e 2 empates
Cartões: 19 cartões amarelos e 1 cartão vermelho
14 Gols: 8 gols do mandante e 6 gols do visitante
Maior placar: Santos/SP 4-0 Tiradentes/PI

Grupo 2
No Grupo 2, a disputa pelas duas vagas de classificação à Segunda Fase está intensa. A liderança é do Adeco/SP com 5 pontos, resultado de uma vitória e dois empates. Com um jogo a menos, o Corinthians/SP ocupa o segundo lugar com 4 pontos, sendo uma vitória e um empate. Em seguida vem o atual campeão Rio Preto/SP com 3 pontos, e que também só realizou duas partidas: uma vitória e uma derrota. O América/MG vem em quarto com 3 pontos, também sendo uma vitória e uma derrota, mas com o saldo de gols menor. Na última colocação está o Vasco da Gama/RJ que já não tem mais chances de entrar na luta pela classificação, visto que só garantiu um ponto em três jogos.

6 partidas: 4 vitórias do mandante e 2 empates
Cartões: 26 cartões amarelos e 6 cartões vermelhos
12 Gols: 10 gols do mandante e 2 gols do visitante
Maior placar: Rio Preto/SP 4-0 Vasco da Gama/RJ

Grupo 3
O líder do Grupo 3, o Foz Cataratas/PR, foi a primeira equipe a garantir vaga na Segunda Fase do Campeonato. Em três jogos foram três vitórias, totalizando 9 pontos, e garantindo a primeira vaga do Grupo. Em segundo colocado vem o Caucaia/CE com 4 pontos, com uma vitória e um empate. Também disputando a vaga que resta, o vice-campeão São José/SP vem logo atrás com 3 pontos, conquistados em uma única vitória. O Pinheirense/PA está em quarto lugar com apenas um ponto. O último colocado Vitória/BA perdeu as três partidas que disputou e já deu adeus à competição.

6 partidas: 4 vitórias do mandante, 1 vitória do visitante e 1 empate
Cartões: 13 cartões amarelos e 1 cartão vermelho
28 Gols: 22 gols do mandante e 6 gols do visitante
Maior placar: São José/SP 8-1 Vitória/BA

Grupo 4
O São Francisco/BA é o líder do Grupo 4 com 7 pontos, conquistados em duas vitórias e um empate. Na segunda colocação vem o Flamengo/RJ com um jogo a menos e 6 pontos (duas vitórias). Em seguida vem o Vitória/PE com uma vitória, um empate e uma derrota, totalizando 4 pontos. Duque de Caxias/RJ e Viana/MA ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente. Ainda sem pontuar, as duas últimas equipes ainda têm duas partidas pela frente, mas, de acordo com a classificação do Grupo, as chances de avançarem de fase é pequena.

6 partidas: 3 vitórias do mandante, 2 vitórias do visitante e 1 empate
Cartões: 11 cartões amarelos (não houve cartão vermelho)
16 Gols: 9 gols do mandante e 7 gols do visitante
Maior placar: Viana/MA 0-3 Flamengo/RJ

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

[GINÁSTICA RÍTMICA] - Cecam abre inscrições para crianças de 2 a 5 anos

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM- O Centro Esportivo e Cultural do Amazonas (Cecam) está com inscrições abertas para turmas de Baby Gym Class – a Ginástica Rítmica exclusiva para crianças de 2 a 5 anos. O Cecam, associação caçula da modalidade em Manaus/AM, funciona na Quadra de Esportes Luciano Soares, no conjunto Eldorado (Parque 10), e as aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 19h às 19h50.

As mães e pais interessados em matricular suas filhas no Cecam devem procurar a Coordenação na Quadra Luciano Soares. Informações sobre valores e outros detalhes podem ser obtidas pelos telefones (92) 99341-3151, (92) 99280-0805 e (97) 99903-9056.

A prática da Ginástica Rítmica deve ser iniciada preferencialmente ainda na primeira infância. A partir dos quatro anos, a criança já possui capacidade de raciocínio e motora para acompanhar aulas da modalidade. Entre os principais motivos para os pais incentivarem os filhos a fazer aulas do esporte é o ganho de equilíbrio e flexibilidade. Além disso, os treinos são uma ótima válvula de escape para as crianças hiperativas.

Por conta do conjunto de música, coreografia e manuseio de acessórios, o esporte também incentiva a capacidade psicomotora das crianças. Raciocínio, agilidade e reflexos são trabalhados durante as aulas. Fazer exercícios físicos moderados desde criança ajuda também no desenvolvimento das capacidades cardíacas e respiratórias. O fortalecimento dos músculos e ossos é outro benefício

NO RITMO DO CARNAVAL
Nesta segunda-feira (08/02), o Cecam realiza o Baile a Fantasia, tendo como ponto alto o concurso de fantasias. A programação começa às 18h, na Quadra Luciano Soares. A entrada custa R$ 8 (uma pessoa) e R$ 10 (duas pessoas). O evento é voltado para toda a família da ginástica amazonense, além de apoiadores dessa modalidade olímpica que vem ganhando novas adeptas no Estado.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

domingo, 7 de fevereiro de 2016

[COPA VERDE 2016] - Águia/PA vence Fast Clube/AM na Arena Vivaldo Lima

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/FAF
www.futebolamazonas.com.br

Manaus/AM - O Fast Clube/AM acabou derrotado pelo Águia/PA, no jogo de abertura da Copa Verde 2016, disputado na tarde deste sábado, na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, válido pela Fase Preliminar. Bernardo, aos 9 minutos do primeiro tempo, marcou o único gol da partida. O Jogo de Volta será no próximo dia 17 de fevereiro, às 20h30 (de Manaus/AM), no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá/PA. O vencedor do confronto enfrentará o Paysandu/PA na Primeira Fase da Competição.

Com um esquema tático diferente da Copa São Paulo de Júnior, o Fast Clube/AM optou por uma formação ofensiva. Se em Taboão da Serra/SP o time jogou no 4-5-1 com três volantes e Jackie Chan fazendo as vezes de atacante, na partida deste sábado, com a volta de Róbson, o Tricolor de Aço se apresentou num 4-4-2, com Geraldo fixo entre os zagueiros e Jackie Chan buscando as jogadas pela ponta.

Bastou 40 segundos de bola rolando para o Fast Clube/AM chegar com perigo. Sérgio Duarte Júnior acionou Jackie Chan que bateu prensado e no rebote Geraldo encheu o pé, mas por cima do gol. Com cinco minutos, Werley roubou no meio de Edinaldo e rolou para Jackie Chan bater fraco e no meio do gol, para defesa de Bruno Colaço. Dois minutos depois, em boa jogada entre Jackie Chan e Werley, Geraldo recebeu mas estava adiantado, impedido, invalidando o lance.

No primeiro ataque do Águia/PA, entretanto, a defesa falhou na marcação e ficou assistindo Valdanez cruzar da esquerda e Bernardo, completamente livre, tocar para o fundo das redes, abrindo o placar aos 9 minutos, naquele que mais tarde se revelaria o único gol da partida, garantindo a vitória do time paraense em solo amazonense. Passados três minutos por pouco o Águia/PA não ampliou, em nova falha de posicionamento defensivo, com Valdanez cruzando agora da direita e Bernardo cabeceando á esquerda de Bruno Saul, com muito perigo e com o volante mais uma vez completamente livre, sem qualquer marcação.

A partir dos 18 minutos, o Fast Clube/AM recuperou o ímpeto inicial e passou a dominar a partida. Jackie Chan recebeu dentro da área pela esquerda, deu um drible desconcertante em Rodrigão e bateu forte, para espetacular defesa de Bruno Colaço, que espalmou para a entrada da área, onde a defensiva marabaense terminou de aliviar o perigo. Geraldo tentou ligação com Werley, aos 20 minutos, mas o meia fastiano estava impedido. Dois minutos de parada técnica foram concedidos, dos 22 aos 24 minutos, em razão do forte calor.

Aos 28 minutos Sérgio Duarte Júnior cobrou falta na área e Charles se apoiou nos ombros de Guigui, impedindo a tentativa do zagueiro de cabecear a bola, mas o árbitro tocantinense Alisson Sidnei Furtado, de frente para a jogada, considerou o lance normal e mandou o jogo seguir. Quatro minutos depois Eli lançou da defesa para Werley que dominou, avançou e arriscou, com a bola passando tirando tinta do travessão. Aos 33 minutos, Werley é lançado pela direita, dribla Bernardo e avança ganhando a área, mas perde o ângulo da batida, recomeçando com Ricardo, que rola para Eli cruzar com a defesa do Águia/PA cortando o perigo.

Em boa descida de Jackie Chan, aos 35 minutos, da esquerda para o meio, se livra de dois marcadores e toca para Geraldo, que não consegue o domínio. O Águia/PA só voltou a atacar aos 37 minutos, quando Flamel recebeu em boas condições dentro da área mas adiantou um pouquinho a bola, permitindo que Thiago chegasse no desarme, com classe, saindo jogando limpo. Geraldo foi novamente acionado aos 41 minutos, limpando o lance sobre seu marcador dentro da área mas batendo muito mal, para fora, longe do gol.

Flamel tentou o passe para Joãozinho, aos 42 minutos, mas Bruno Saul, atento, se antecipou e fez a defesa. No lance seguinte, Geraldo recebeu novamente dentro da área, driblou mais uma vez seu adversário, mas bateu prensado, ganhando escanteio. Ainda aos 43 minutos, Ricardo é lançado na direita, entra na área e cruza rasante, mas a bola passa por Werley e Geraldo. Róbson cobrou falta na área, aos 45 minutos, mas houve falta de ataque no lance. Bruno Saul fez seu primeiro milagre na partida aos 47 minutos, quando Flamel avançou pela esquerda e cruzou para trás, encontrando Edinaldo dentro da pequena área, que bateu forte, com o paredão fastiano espalmando para escanteio, livrando o time de tomar o segundo gol.

Para o segundo tempo, cada time veio com uma alteração. No Águia/PA saiu Charles e entrou Erick. No Fast Clube/AM saiu Róbson e entrou Pelezinho, que se posicionou como um ponta direita, com o Tricolor de Aço passando a jogar no antigo e tradicional 4-3-3. Na primeira jogada de Pelezinho ele desceu em velocidade e cruzou, com Rodrigão cortando o perigo para escanteio. No lance seguinte Jackie Chan aplica uma caneta em Edinaldo, é seguro, leva vantagem e parte em direção ao gol, mas o árbitro tocantinense erra ao marcar a falta vencida, deixando de observar a vantagem e beneficiando o infrator.
O goleiro Bruno Colaço evitou o empate aos 6 minutos, quando Jackie Chan recebeu dentrou da área, girou e bateu forte, com o goleiro defendendo com os pés, em intervenção milagrosa. Bruno Saul devolveu o milagre, três minutos depois, quando Valdanez recebeu na frente, bem adiantado, e bateu à queima roupa, para espetacular defesa do goleiro fastiano. Matheus Iton cobrou escanteio pelo lado direito aos 15 minutos e Geraldo cabeceou com estilo, com a bola passando tirando tinta do pé da trave direita de Bruno Colaço.

A resposta do Águia foi imediata e Erick arriscou da intermediária, acertando o travessão de Bruno Saul. Ricardo deu lugar a Lucas Castro aos 19 minutos, com o Fast Clube/AM voltando a atuar no 4-4-2, com o recuo de Pelezinho para a lateral-direita. No mesmo minuto Jackie Chan pegou uma sobra na entrada da área e bateu no meio do gol, para defesa de Bruno Colaço.

Erick foi parado com falta quando arrancava em direção ao gol, aos 20 minutos, com Thiago, o autor da falta, levando cartão amarelo. Na cobrança, Sérgio Duarte Júnior tirou de cabeça, para a entrada da área, onde Valdenez dominou e bateu com perigo, á direita de Bruno Saul, riscando a trave. A segunda alteração do Águia/PA foi a saída de Valdanez para a entrada de Héliton, contratado na antevéspera do jogo, junto ao Paysandu/PA.

Aos 28 minutos, Jackie Chan ajeita com a mão numa disputa área em contra-ataque, sem que o árbitro visse. Geraldo já ia sair na cara do gol quando o assistente 2, Natal da Silva Ramos Júnior corrigiu o erro do central, apontando a irregularidade no lance. Pressionado na saída de bola por Geraldo, o goleiro Bruno Colaço foi obrigado a dar um chutão sem direção, pela lateral, aos 30 minutos. Lucas Castro, que havia entrado há pouco na partida, se machucou e foi substituído por Lucas Bueno.

Em seguida, Werley foi desarmado no meio de campo por Flamel, que avançou e tocou para Héliton, desarmado na bola por Guiguiu, apesar do choque, onde o zagueiro fastiano levou pior, se contundindo seriamente no lance. Com as substituições já realizadas, o Fast Clube/AM passou a jogar com 10 atletas, com Sérgio Duarte Júnior passando a compor a zaga ao lado de Thiago. Flamel deu lugar a Kaique aos 38 minutos.

Geraldo recebe de Warley e sofre falta na entrada da área, aos 37 minutos. Na cobrança, Jackie Chan acerta de raspão na barreira e mesmo assim a bola passa tirando tinta da trave esquerda de Bruno Colaço, saindo em escanteio. No rebote, Eli pega de primeira, mas por cima, assustando. Aos 42 minutos, Eli e Pelezinho tabelam pela direita e ganham mais um escanteio.

O Fast Clube/AM buscou ainda mais o gol de empate nos cinco minutos de acréscimos. Aos 47 minutos Lucas Bueno arriscou de fora da área, com perigo, à esquerda. No último lance da partida Léo Carioca percebeu Bruno Saul adiantado e tentou da intermediária, com perigo.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 0-1 Águia/PA
Copa Verde 2016 - Fase Preliminar
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, às 16 horas (de Manaus/AM).
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado/TO
Assistente 1: Fernando Gomes da Silva/TO
Assistente 2: Natal da Silva Ramos Júnior/TO
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Vladimir Pessoa Bastos/AN
Renda: R$ 6,920,00
Público pagante: 692 (1.128 presentes)
Cartões amarelos: Mael 2, Léo Carioca 27 minutos do primeiro tempo. Jackie Chan 4, Thiago 20 e Léo Rosa 36 minutos do segundo tempo.
Gol: Bernando 9 minutos do primeiro tempo.

Fast Clube/AM: Bruno Saul; Ricardo (Lucas Castro 19/2°, depois Lucas Bueno 31/2°), Guigui, Thiago e Matheus Iton; Sérgio Duarte Júnior, Eli, Róbson (Pelezinho, no intervalo) e Werley; Geraldo e Jackie Chan. Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Guanair Júnior, Niashe, Pelezinho, China, Lucas Castro, Lucas Bueno e Lê.

Águia/PA: Bruno Colaço; Léo Rosa, Charles (Erick, no intervalo), Rodrigão e Edinaldo; Bernardo, Léo Carioca, Mael e Flamel (Kaique 38/2°); Joãozinho e Valdanez (Héliton 25/2°). Treinador: João Galvão.
Suplentes: Marcelo, Marquinhos, Analdo, Erick, Kaique, Heliton e Tiago.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita