quinta-feira, 3 de março de 2016

[FUTEBOL DE MESA] - Sábado e domingo de competição em grupo no Estádio Carlos Zamith

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Os botonistas vão invadir o Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith neste sábado (05/03) e domingo (06/03), a partir das 8 horas, com o Campeonato Amazonense de Futebol de Mesa por Equipes. Organizado pela Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM), o evento conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A primeira de cinco etapas vai contar com cinco equipes, sendo elas: Budweiser, Banca Forte FutMesa, Jocamar Rio Negro, Penarol-Itacoatiara e Vermes. Cada equipe contará com seis atletas, que terão dez partidas pela frente, com sistema de disputa de todos contra todos. A equipe com o maior número de pontos levará o título da competição, marcada para dezembro.

Dentre os participantes da competição está seu Pedro Hermógenes, de 79 anos (foto abaixo). O botonista da equipe Jocamar Rio Negro é a prova de que a paixão pelo Futebol de Mesa não tem idade. Ele afirma que encontrou neste esporte uma terapia, e relembra os tempos de garoto, quando a modalidade ainda era conhecida como celotex (devido um material usado na época para as confecções das mesas que levava este nome e era importado de Chicago).
“Fiz uma cirurgia e não posso praticar esporte que faça muita força, então pratico o Futebol de Mesa. Quando criança, dividíamos o caroço de tucumã em duas partes, aí dava dois botões, mas não tinha lugar pra jogar. Assim, a gente jogava em assoalho de madeira, fazia com giz a dimensão do campo e as traves eram de madeira”, destacou o veterano jogador, que descobriu a modalidade através de uma matéria no jornal.

“Eu vi no jornal que tinha essa associação, fui ao Amadeu Teixeira, e disse que queria participar, desde então não parei mais”, brincou. Vascaíno de coração, o apaixonado pelo Futmesa relata que atualmente tem 11 times, e possui uma mesa em sua casa. "Comprei uma mesa e comecei a comprar botão, solicitei do Rio de Janeiro e agora tenho uma verdadeira coleção”, finalizou.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[ESPORTES PARALÍMPICOS] - Delegação do Amazonas disputa circuito regional em Recife/PE

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel


Manaus/AM - ​A equipe paralímpica do Amazonas participa de 04 a 06 de março da etapa regional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paralímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que acontecerá em Recife/PE. Para ir ao evento, os paratletas contam com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A delegação amazonense, que embarcou para a Veneza Brasileira nesta quinta-feira (03/036) é composta pelo técnico Luiz Claudio e mais oito paratletas: Cheine Araújo (Classe F11 - deficiente visual), Dernival dos Santos (F12 com baixa visão) e Fernanda Barros (T11- deficiente visual) pelo Atletismo, e Carlos Conceição Santos, Lucas Manoel, Luiz Claudio, Vitor da Silva e Eduardo Soares pelo halterofilismo.

Única mulher a compor a equipe, Fernanda Barros, 22 anos, disputará três provas: a de arremesso de peso, disco e lançamento de dardo. Sem competir em 2015 para dedicar-se aos estudos, a campeã das Paralímpiadas Escolares em 2012 e vencedora de três Medalhas (Ouro, Prata e Bronze) no Circuito Norte Nordeste de 2014, afirma que está preparada para retornar às pistas. “Estou treinando forte, vou dar o meu melhor nesse regional. Espero conseguir fazer uma boa pontuação para ser classificada para o Brasileiro e ainda somar pontos no ranking nacional”, disse ela.

Outra esperança de Medalha para o Amazonas é Lucas Manoel, de 14 anos, que disputará pela categoria Júnior. O mais jovem da turma iniciou no halterofilismo no fim de 2015 e não esconde a felicidade, bem como a ansiedade, de poder representar o Estado pela primeira vez. “Eu quero ganhar e continuar até quando puder. É minha primeira competição no halterofilismo e vou dar o meu melhor”, declarou.

Para o treinador Luiz Cláudio, a experiência mesclada a juventude será o segredo para a delegação se destacar na equipe regional. “Antes só tínhamos três atletas, Zé Ricardo, Zé Maria e o Eduardo. Agora contamos com novos adeptos. O Lucas é uma surpresa, é o nosso primeiro atleta da categoria júnior, e tenho certeza que ele vai se sair bem, tem grande potencial”, enfatizou o comandante, pronto para mais uma missão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[AMISTOSO] - Princesa do Solimões/AM vence Sub-20 do São Raimundo/AM

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação
Paulo Rogério Veiga


Manaus/AM - ​O Princesa do Solimões/AM venceu o time Sub-20 do São Raimundo/AM, por 2-0, na tarde desta quarta-feira (02/03), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. Foi a segunda vitória da temporada, com gols de Nando e Guilherme. O Tubarão do Norte se prepara para o jogo de ida com a Chapecoense/SC, pela Copa do Brasil, no dia 6 de abril.

No primeiro amistoso realizado no final de semana, o Princesa do Solimões/AM goleou a Seleção do Rio Preto da Eva/AM, por 4-0, no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, na cidade de Manacapuru/AM. O próximo jogo preparatório será contra o Juniores do Sul América/AM, no sábado (05/03), às 16 horas, no Gilbertão.

Para o treinador Zé Marco, o Princesa do Solimões/AM teve uma evolução, em relação ao primeiro jogo. Para ele, é fundamental que os jogadores atuem mais soltos e comecem a assimilar sua proposta em campo. "Nós evoluímos. Obviamente que o gramado da Colina nos oferece melhores condições em relação ao Gilbertão. Gostei bastante da evolução, conseguimos tocar mais a bola, trabalhar mais no campo do adversário, principalmente pelo nosso adversário que teremos na Copa do Brasil. Cada jogo vamos progredir em todos os sentidos. Mais uma vez criamos inúmeras situações, mas concluímos duas em gols. É pouco, mas estamos numa crescente, em relação ao jogo passado", disse o treinador.

"Ainda falta muito para o time chegar no ponto ideal, no sentido da variação de lado, eu gosto muito da inversão de lado. Nós criamos muito pelo lado esquerdo e pouco pelo direito. Temos que estar dosando, alternando, ou seja, vamos sobrecarregar só um lado e outro não participa do jogo, e isso é ruim. Fisicamente começamos a melhorar, já compactamos mais rápido, sem a bola começamos a recompor mais rápido e vamos continuar trabalhando", enalteceu Zé Marco, reconhecendo que o trabalho apenas está começando.

Em sua segunda temporada no Princesa do Solimões/AM, o meia Michell, avalia como positivo o jogo com São Raimundo/AM, principalmente para o time entrar em ritmo de jogo para enfrentar a Chapecoense/SC. "Sabemos que nosso adversário é uma equipe da Primeira Divisão, por isso, temos que fazer muitos amistosos e entrar em ritmo de jogo, porque isso vai favorecer a gente. Nós já temos uma base, onde cada conhece um e outro, confia no colega, ajuda um e outro, enfim, vamos procurar o melhor para fazer uma boa partida na Copa do Brasil".

No jogo, o Princesa do Solimões/AM teve pela frente uma equipe tecnicamente melhor e bem postada, em relação a partida contra a Seleção do Rio Preto da Eva. Procurando entrar na zaga do adversário, já que jogava no setor defensivo e fazia uma forte marcação, os jogadores do Tubarão do Norte procuravam um caminho para penetrar no setor defensivo do Tufão da Colina.

Aos 25 minutos, em jogada pela esquerda com Michell e Lacraia, este cruzou e Nando estava sozinho na área, mas o setor defensivo tirou a bola na hora certa. Aos 30 minutos, Lacraia foi lançado pela esquerda e chutou com perigo a meta. Aos 34 minutos, na esquerda, Guilherme cruzou e Nando subiu para cabecear e abrir o marcador no amistoso.

No intervalo, o técnico Zé Marco, promoveu duas mudanças: saiu Emerson e entrou Kitó, e no ataque, Lacraia deu lugar a Edinho Canutama. Aos seis minutos, Edinho Canutama cruzou pela direita para Randerson de cabeça quase marcar. Um minuto depois, tiro de canto pela direita cobrado por Guilherme e Denis sozinho perdeu o gol de cabeça.

​​Aos 15 minutos, falta pela direita cobrada por Guilherme, com a bola passando por toda área e entrando no fundo do gol. Com inúmeras mudanças, o Princesa do Solimões/AM ficou sem sua estrutura tática, mas soube neutralizar as principais jogadas do adversário, finalizando o amistoso com vitória por 2-0.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM (Sub-20) 0-2 Princesa do Solimões/AM
Amistoso Estadual
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, às 16h00 (de Manaus/AM)
Gols: Nando 34 minutos do primeiro tempo. Guilherme 15 minutos do segundo tempo.

São Raimundo/AM: Victor; Suammy, Wiklen, Santiago e Kewen (Léo); Paulinho Curuá, Caverinha (Bruno Canutama), Judá, Vitinho e Adriano (Elvis); Douglas (Cleonaldo). Treinador: Mayson Matos.
Princesa do Solimões/AM: Raiscifran; Emerson (Kitó), Wisley, Pastor e Guilherme (Leozinho); Amaralzinho (Wanderson), Dênis (Alessandro Toró), Michell (Weverton) e Randerson (Marinélson); Nando (Branco) e Lacraia (Edinho Canutama). Treinador: Zé Marco.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita