quinta-feira, 17 de março de 2016

[CLUBES DO AMAZONAS] - STJD elimina Águia/PA e Fast Clube/AM volta a disputar Copa Verde

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em julgamento ocorrido nesta quarta-feira (16/03), na Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Águia/PA foi eliminado da Copa do Brasil, por utilização irregular do jogador Léo Rosa. Como consequência, o Fast Clube/AM, que havia sido derrotado pelo time paraense na Fase Preliminar, será reintegrado à competição, para enfrentar o Paysandu/PA, em partidas válidas ainda pela Primeira Fase, a serem realizadas ainda neste mês de março.

No sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (17/03), para definir os mandos de campo para a Segunda Fase, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considerou o vencedor do jogo Fast Clube/AM - Paysandu/PA como adversário de Genus/RO ou Rio Branco/AC na Segunda Fase. Após o sorteio ficou definido que quem passar deste novo confronto, vai jogar a primeira partida da Segunda Fase em casa, contra o vencedor de Genus/RO - Rio Branco/AC.

O Nacional/AM, que eliminou o Santos/AP, também fará o primeiro jogo da Segunda Fase em casa, contra o Clube do Remo/PA. As datas e horários ainda dos jogos ainda não foram confirmados pela CBF.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[COPA VERDE 2016] - Nacional/AM vence Santos/AP e avança para a Segunda Fase

Texto e Foto: Do Site do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - Para mais de três mil torcedores, no estádio Ismael Benigno, a Colina, o Nacional/AM bateu o Santos/AP por 4-2, nesta quarta-feira (16/03) e avançou para próxima fase da Copa Verde. No agregado, a partida terminou em 7 a 4 para o Leão da Vila Municipal. Os gols foram marcados por Rodrigo Dantas, Wanderley, Tressor Moreno e Osvaldir para o Naça. Dedé e Bruno descontaram para o Santos/AP.

Wanderley começou com pé-direito a temporada 2016. O camisa 11 já marcou três gols em dois jogos oficiais. No geral, Wandegol chegou a 10 gols com o Manto Azulino. Tressor Moreno também marcou gol. O colombiano, que acertou com o Mais Querido há duas semanas, vinha trabalhando forte com o elenco azulino. Entrou no segundo tempo e, em um chute de fora da área, fez o primeiro gol em sua estreia com a camisa nacionalina.

Lateral direito e apoiando no ataque, Osvaldir merece destaque. Foi dos pés do atleta que começou a jogada do primeiro gol e, além disso, deu assistência para o segundo tento. Em noite inspirada, ainda mandou bola para o fundo da rede, fazendo o terceiro da partida.

Antes de começar o duelo entre Nacional/AM e Santos/AP, foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao pai do jogador Álvaro, falecido nesta quarta-feira (16/03). Apesar da trágica notícia, o meia atuou os 90 minutos, deu passe para gol e mostrou raça em campo. Os atletas dedicaram a vitória da equipe a Álvaro e seus familiares.

O Nacional/AM enfrenta o Remo/PA, pelas Quartas de Final da Copa Verde. Neste ano, as duas equipes duelaram pela Taça Leão Forte da Amazônia, de caráter amistoso, e o Nacional/AM conquistou o título nos pênaltis.

Na partida desta quarta-feira (16/03), nos segundos iniciais, o Nacional mostrou seu cartão de visitas ao Santos/AP. Aos 4 minutos, Osvaldir cruzou e Rodrigo Dantas desviou para fora. Dois minutos depois, Charles iniciou jogada no meio campo, passou para Álvaro, que lançou novamente Dantas. O camisa 9 bateu e a defesa do Santos/AP tirou a bola.

Aos 14 minutos, Osvaldir cobrou falta da meia esquerda, obrigando o goleiro Rafael a espalmar. Era ataque contra defesa. Aos 15 minutos novamente o lateral Osvaldir cruzou, Rodrigo Dantas cabeceou e o arqueiro adversário efetuou outra defesa. Estava amadurecendo o gol...

Após cobrança de escanteio de Osvaldir, aos 15 minutos a defesa do Santos/AP cortou e, de fora da área, Álvaro bateu mascado e Rodrigo Dantas só desviou de calcanhar, marcando o primeiro gol da partida. Com resultado a favor, a equipe comandada pelo técnico Heriberto da Cunha começou a administrar a partida, tendo paciência para tocar a bola e chegar com mais facilidade. Aos 28 minutos, de novo Osvaldir alçou bola na área e, desta vez, Wanderley de cabeça conferiu e marcou o segundo.

No segundo tempo, o Leão da Vila Municipal tomou o primeiro gol. Aos 19 minutos, Dedé bateu no rebote do goleiro e fez o primeiro da equipe amapaense. Mas sem desistir do jogo e atuando de maneira inteligente, o Nacional/AM voltou a mandar no jogo. Nove minutos depois, Charles pela esquerda tocou para Álvaro que, de primeira, rolou para Osvaldir marcar mais um gol para o time da casa.

Atendendo à pedidos da torcida, Heriberto da Cunha promoveu a entrada do estreante Tressor Moreno. O colombiano, experiente, passou tranquilidade e qualidade ao time e, de quebra, ainda marcou o último tento do Nacional/AM no jogo. Após chute de longa distância, o camisa 21 assinou o dele na partida, estabelecendo 4-1 para o Mais Querido aos 35 minutos.

No último minuto de jogo, o juiz marcou pênalti para o Santos/AP. Bruno cobrou e marcou o último tento da partida, mas não tinha como reverter a situação. O Nacional/AM avançou para as quartas de final da Copa Verde.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 4-2 Santos/AP
Copa Verde 2016 - Primeira Fase
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, às 20h30 (de Manaus/AM)
Árbitro: Thiago de Alencar Gonzaga/MS
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assessor: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Renda: R$ 49.460,00
Público pagante: 3.377 (4.008 presentes)
Cartões amarelos: Cal 16, Otávio Pretão 18, Rodrigo Dantas 32 e Batata 41 minutos do primeiro tempo. Acosta 10 e Osvaldir 46 minutos do segundo tempo.
Gols: Rodrigo Dantas 15 e Wanderley 28 minutos do primeiro tempo. Dedé 19, Osvaldir 28, Tressor Moreno 35 e Fabinho (pênalti) 47 minutos do segundo tempo.

Nacional/AM: Roberto Gomes; Osvaldir, Fabiano, Roberto Dias e Radar; Cal, Osmar (Hugo 20/2º), Charles (Rafael Silva 35/2º) e Álvaro; Wanderley (Tressor Moreno 20/2º) e Rodrigo Dantas. Treinador: Heriberto da Cunha.
Suplentes: Thiago Régis, Édson Rocha, Nêgo, Rodrigo Fernandes, Hugo, Hércules, Max Willian, Rafael Silva, Hayllan, Tressor Moreno e Thiago Verçosa.
Santos/AP: Rafael; Maicon Gaúcho, Dedé, Anderson e Batata; Otávio Pretão (Bruno no intervalo), Raí, Lessandro, Willian Fazendinha (Renatinho 28/2º) e Fabinho; Acosta (Jean Marabaixo 23/2º). Treinador: Romeu Figueira.
Suplentes: Zé Maria, Dienison, Jean Marabaixo, Jeferson, Renatinho, Rafinha e Bruno.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 16 de março de 2016

[TRIATLHON] - Challenge Amazônia deve reunir 1.200 atletas na Ponta Negra

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Faltam exatamente três dias para um dos maiores eventos de Triathlon do mundo, o Challenge Amazônia, desembarcar em Manaus/AM. A competição, que acontece domingo (20/03), a partir das 6 horas, na Ponta Negra, totaliza 113 quilômetros e uma média de seis horas de prova. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triatlhon (CBTri) e Federação de Triatlhon do Amazonas (Fetriam), a disputa recebe apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A primeira Etapa da prova, com largada às 6 horas, será dos 1.900 metros de Natação. Depois, os atletas seguem para completar 90 quilômetros de Bike, saindo da Ponta Negra rumo à Ponte Rio Negro (AM -070), e retornando ao complexo. Após, será a vez de encarar os 21 quilômetros de corrida em percurso plano na Ponta Negra novamente.

"A capital amazonense está acostumada a organizar ótimos eventos de Triathlon, incluindo diversas Etapas do calendário local da Fetriam, provas de Campeonato Brasileiro e da ITU (International Triathlon Union), além de uma das melhores etapas do Circuito Nacional Sesc Triathlon. Experiência e capacidade a idade já provou que tem e tenho certeza que vamos alcançar um outro patamar com este evento, mostrando o nosso potencial aos diversas atletas daqui e de fora", comentou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

Pelo Challenge, três Categorias estarão em disputa, sendo Elite, Revezamento, e por Idades (a cada cinco anos, a partir de 18 até 60 anos), todos nos naipes Masculino e Feminino. Ao todo, 200 atletas participarão desta competição. "O Elite do Challenge não funciona por inscrição, mas sim através de um Ranking próprio da CBTri, que avalia a pontuação dos colocados. Por isso, é uma prova extremamente difícil, onde estão apenas os melhores, proporcionando um espetáculo ao público", considerou o presidente da Fetriam, Antonio Neto, convidando a população a prestigiar a prova internacional.

Entre os grandes nomes que estarão figurando o Challenge Amazônia, está o goianiense Santiago Ascenço. Sua brilhante carreira começou bem cedo, com apenas 13 anos. Aos 15 anos, ganhou sua primeira Medalha internacional após conquistar o título do Pan-Americano, na República Dominicana. Com 17 anos, se profissionalizou e já era considerado um dos 10 principais Triatletas do Brasil. Atualmente, ele soma mais de 20 títulos no cenário nacional e internacional, entre eles o Ironman 70.3.

Quem também é presença confirmada é a Mulher de Ferro Ariane Monticeli (foto abaixo), que foi a única do sexo feminino na história, depois de Fernanda Keller, a ganhar um Ironman. "Tenho muita determinação e paciência. Eu cai muitas vezes antes de chegar onde cheguei, o importante é o que você faz com cada tombo. Levantar e seguir em frente sempre é importante. Trabalhar duro e não desanimar. O resultado vem para quem nunca desiste", frisa a triatleta.
Simultaneamente ao Challenge Amazônia, acontece no domingo (20/03), a corrida Run 5K, com largada às 7 horas, no Anfiteatro da Ponta Negra. Ao todo, 1 mil pessoas estão inscritas na prova e o curioso é que mais da metade dos participantes são mulheres, que em peso vão tomar conta da pista e disputar a melhor colocação.

"A gente se surpreendeu com a quantidade de mulheres inscritas nesta prova. A cada ano, o sexo feminino vem aumentando sua participação nas corridas, mas nesta competição bateu o recorde, sendo representadas por 62% dos inscritos. Um número excelente", vibrou Antonio Neto.

As entregas dos kits da corrida serão na sexta-feira 918/03) e sábado (19/03), a partir das 11 horas até às 19 horas, no Tropical Hotel Manaus, Estrada da Ponta Negra.

Programação:
04 horas - Abertura da Área de Transição - Praia da Ponta Negra
05h30min - Fechamento da Área de Transição
06 horas - Início do Challenge Amazônia – Largada Elite Masculina
06h03min - Largada Elite - Praia da Ponta Negra
06h10 min - Largada Faixa Etária e Equipes de Revezamento - Praia da Ponta Negra
11h15min às 15 horas - Bike Check Out
12 horas - Premiação da Elite para Imprensa - Tropical Manaus Ecoresort
14 horas Premiação - Challenge Half Distance Elite, Faixa Etária e Equipes de Revezamento - Tropical Manaus Ecoresort

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[JUDÔ] - Rita da Cássia estreia em nova categoria, em competição em São Paulo/SP

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A Faixa Preta Rita de Cássia, de 20 anos, vai levar o nome do Amazonas para a Copa São Paulo de Judô, que acontece neste final de semana, 19 e 20 de março. A judoca embarcou para a capital paulista nesta quarta-feira (16/03) com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Com um currículo extenso em Mundiais e competições nacionais, Rita explica que esta será a sua estreia no Campeonato Paulista. Para tanto, se prepara há um mês. "Eu estou bastante focada para esta competição, treinando pelo menos três horas, de segunda a sexta. Também faço academia para manter um bom condicionamento físico", explicou a atleta.

Além da ansiedade por conta da competição, a Campeã Mundial está contando os dias para chegar a Terra da Garoa também por outro motivo. Isso porque, esta será a primeira vez que Ritinha, como é carinhosamente chamada no meio esportivo, vai lutar pela Sênior (até 48 kg), nova categoria da amazonense. "Há dois meses eu subi da Júnior (até 44kg) para Sênior, depois de muita conversa com o meu técnico. É uma experiência nova para mim, vou testar meus limites e dar o meu melhor na competição. Quero surpreender positivamente", disse ela, ao afirmar que vai encontrar algumas pedreiras pela frente, como Gabriela Chibana (Medalhista no Pan-Americano e Sul-Americano) e Nathália Mercadante, suas adversárias diretas na categoria. "Elas são fortes e bem treinadas, mas também estou muito confiante no trabalho que venho realizando, nos meus treinos diários. Vou dar o meu melhor para medalhar nesta competição. Não será fácil, mas creio bastante que posso me destacar", finalizou a atleta.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[FUTSAL FEMININO] - Estrela do Norte/AM nas Quartas de Final da Copa Rede Amazônica

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - Numa partida dramática, o Estrela do Norte/AM venceu o Unidos do Alvorada/Uarini/AM e garantiu a vaga nas Quartas de Final do torneio Feminino da Copa Rede Amazônica de Futsal 2016. O jogo aconteceu na noite desta segunda-feira (14/03), no Ginásio José Nasser, no Clube do Trabalhador do Amazonas, em Manaus/AM.

Com bola rolando, o confronto terminou sem gols – apesar de o Estrela do Norte/AM ter dominado o adversário durante os 30 minutos. A equipe da Zona Leste de Manaus/AM meteu duas bolas na trave e a decisão foi para os pênaltis.

Na hora da definição, valeu o maior sangue frio do Estrela do Norte/AM, que marcou com Lulu e Bebê, enquanto Thayná Mesquita desperdiçou. A goleira Diana pegou um pênalti e viu o outro chute ser cobrado para fora. Resultado: Estrela do Norte/AM 2-1 e vaga assegurada entre os oito melhores da competição.

O próximo adversário do Estrela do Norte/AM é o Divino Esporte Clube/AM, que eliminou a Seleção Coariense/AM. A data e horário do duelo válido pelas Quartas de Final ainda serão confirmados pela organização.

O Estrela do Norte/AM garantiu a classificação com Diana, Bebê, Lulu, Tamara, Thayná Mesquita, Deborah, Tiffane, Karem Rubens, Ana Raquel e Luana Paula. A Comissão Técnica do time é dirigida por Sonny Ferreira, Breno Freitas e João Paulo Guedes.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 15 de março de 2016

[CLUBES DO AMAZONAS] - Nacional/AM fez treino para confronto decisivo da Copa Verde

Texto e Foto: Do Site do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - O Nacional/AM realizou um treino tático/coletivo na tarde desta segunda-feira (14/03), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, visando a partida com o Santos/AP, na próxima quarta-feira (16/03), às 20h30.

O time titular venceu o treino por 2-0. Os gols saíram dos pés de Osvaldir e Rodrigo Dantas, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa do trabalho, o técnico Heriberto da Cunha promoveu a entrada de Tressor Moreno e Hugo na equipe titular, no lugar de Charles e Cal respectivamente.

No time titular: Roberto Gomes; Osvaldir, Roberto Dias, Fabiano e Radar; Cal, Osmar, Charles e Álvaro; Wanderley e Rodrigo Dantas.

No time reserva: Thiago Régis; Nêgo, Bianor, Edson Rocha e Rodrigo Fernandes; Hércules, Hugo, Max Willian e Tressor Moreno; Rafael Silva e Tiago Verçosa.

Após o coletivo, os jogadores Osvaldir e Wanderley treinaram cobranças de pênaltis.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM treina na Arena Vivaldo Lima e ingressos começam a ser vendidos

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - As meninas do Esporte Clube Iranduba/AM realizaram nesta segunda-feira (14/03), o primeiro treino na Arena Vivaldo Lima, mesmo local que servirá de palco para o jogo do dia 23 de março, quando elas enfrentam o Corinthians/SP, às 20 horas pela Segunda Fase do Campeonato Brasileiro Feminino. A partida recebe apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A movimentação, sob os olhos atentos do técnico Felipe França, iniciou às 15 horas e seguiu até o início das 17 horas. O treinador, que comandou pela primeira vez a equipe na Arena, avaliou como valioso o reconhecimento e aproveitou para convidar a torcida a comparecer no confronto. "Foi muito bom o treino, reconhecemos o gramado, as meninas puderam ver de que forma podem tocar mais a bola e constataram a dimensão do gramado. Está aprovada a Arena, que é um Estádio muito bonito, e esperamos que dia 23 possa ser casa cheia. Convidamos a torcida a comparecer e queremos que ela seja nosso décimo segundo jogador para pressionar o adversário", afirmou França.

Para a capitã do time, Djenifer Becker (foto abaixo), os próximos treinos - já marcados - devem contribuir ainda mais para a compactação da equipe. "Hoje podemos observar que o campo é bem largo, mais do que imaginávamos, e isso acaba influenciando na marcação, mas é treinando mais vezes que vamos arrumar a equipe e ter condições de aliar tudo", comentou a volante.
Em parceria com a Sejel, o Iranduba/AM ainda vai realizar ainda mais três treinos na Arena Vivaldo Lima, sendo nesta quarta-feira (16/03), sexta-feira (18/03) e na próxima segunda-feira (21/03). Os dois primeiros serão às 15 horas e o último às 18 horas. "O treino pela noite vai fazer toda a diferença, pois a iluminação é outra e elas tem que se ambientar a isso, principalmente ao clima, que fica mais abafado e esses fatores não podem ser uma surpresa para a gente, e sim para o nosso adversário", afirmou Felipe França.

Parte dos ingressos para Iranduba/AM e Corinthians/SP começam a ser vendidos nesta terça-feira (15/03), a partir das 10 horas. Os pontos em que estarão disponíveis ao valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), são:
Paleteria Gusta+ do Mundi (na Avenida Ephigênio Sales);
Paleteria Gusta+ do Via Norte (no Monte das Oliveiras);
Paleteria Gusta+ do Le Blond Marche (no Conjunto Kíssia);
Paleteria Gusta+ Praça de Alimentação do Parque das Laranjeiras (Avenida Nilton Lins);
Fast Temaki (Avenida Recife, Parque Dez e na Rodrigo Otávio, à frente do Studio 5)
Loja TC, do Shopping Sumaúma, 1º piso;
Loja TC Manaura Shopping, Piso Tucumã;
Dumont (Distrito Industrial, Avenida Mandii, à frente o Novo Hotel;
Loja Time Center (Distrito Industrial, Rua Mogno);
Globo Esportes (Rua Monsenhor Coutinho, Centro, esquina com a Ferreira Pena)
Ponto do Esporte (Marechal Deodoro).

Os ingressos promocionais, que fazem parte de uma campanha de sustentabilidade, começarão a ser trocados somente a partir desta quinta-feira (17/03), mediante a 10 garrafas pets mais R$ 5. Essas trocas promocionais funcionarão apenas na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (Rua Loris Cordovil, bairro de Flores), Estádio Carlos Zamith (na Alameda Cosme Ferreira, no Coroado) e Estádio Ismael Benigno/Colina (Rua Presidente Dutra, bairro São Raimundo), das 9 horas às 17 horas. Para esta ação (promocional), serão colocados três mil bilhetes.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[TÊNIS DE MESA] - Campeonato Amazonense acontece neste final de semana

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A rivalidade dos mesatenistas entrará mais uma vez em cena, neste final de semana (19 e 20 de março), com a II Etapa do Campeonato Amazonense de Tênis de Mesa, que acontece na Vila Olímpica de Manaus, situada na Avenida Pedro Teixeira, número 400, bairro Dom Pedro. O evento, que inicia às 8 horas nos dois dias, é uma realização da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), em parceria com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

No sábado (19/03), entram em disputa cinco categorias, sendo Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil e a Absoluto Feminino. Já no domingo (20/03), é a vez das categorias Veterano e Sênior, nos naipes Feminino e Masculino. Os competidores da categoria Absoluto Masculino só se enfrentam no dia 27, último domingo do mês de março. "A partir da segunda Etapa a competição fica muito mais acirrada, pois a soma dos pontos começam a preocupar aqueles que estão ficando para trás. Além disso, o Circuito Nacional começa a se movimentar e o Amazonense torna-se um preparatório e medidor técnico para a maioria dos atletas", avaliou o presidente da FTMA, Paulo Netto.

A Bicampeã do Amazonense, Amanda Marques, entrou o ano focada no terceiro título do Absoluto Feminino. Na primeira Etapa, realizada no dia 21 de fevereiro, ela conseguiu se destacar, faturando o primeiro lugar, e afirma que não quer perder o posto na próxima disputa. Para tanto, explica que vem focando nos treinos, pelo período da tarde, além de fazer academia e mais alguns trabalhos físicos pela parte da noite. "Estou focada em acumular o máximo de pontos para ser Campeã Estadual. Vou trabalhar muito para isso e estou de olho também nos campeonatos nacionais. Este ano, quero alavancar minha carreira e vou aproveitar todas as oportunidades", afirmou a jogadora, mais conhecida no meio como Raquetinha.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 14 de março de 2016

[NATAÇÃO] - Temporada 2016 começa no próximo sábado, no Parque Aquático do Clube do Trabalhador

Da Assessoria de Comunicação da FADA
www.cbdaweb.org.br/am
Manaus/AM - No dia 19 de março, próximo sábado, a Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (FADA), estará realizando no Parque Aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas/SESI, a partir das 18 horas o 1º Circuito de Graduados, onde dará início à Temporada de Eventos 2016. Os troféus levam os nomes dos atletas Campeões Brasileiros Luciana Caminha (Mirim e Petiz) e Fabiano Barros (Infantil a Júnior/Sênior) dos quais fazem parte da Galeria dos campeões.

As inscrições encerraram-se dia 16 de março através do sistema on-line de inscrições da CBDAWEB, onde a Federação espera receber um total de 200 atletas participando do evento.

Estarão participando atletas das categorias Mirim (09 e 10 anos), Petiz (11 e 12 anos ), Infantil (13 e 14 anos), Juvenil (15 e 16 anos) e Júnior/Sênior (a partir de 17 anos).

Os eventos da temporada 2016, continuarão sendo realizados no SESI, em virtude do Parque Aquático da Vila Olímpica continuar em reforma e sem data prevista para o inicio das atividades.

A Coordenação do Sesi Clube tem dado à Federação total apoio no que tange ceder a piscina do Parque aquático, para a realização dos eventos previsto para esta temporada, assim como, os treinamentos das equipes de Polo Aquático Masculino e Feminino.

A Federação espera um publico estimado de 900 pessoas a prestigiar o evento, e que nesta temporada mais recordes venham ser quebrados e novos talentos venham surgir na natação amazonense.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[KART/MOTOVELOCIDADE] - Yuri Azevedo, Esmael Motos e Agenor Braddock brilhar na noite de estreia

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - O barulho do ronco dos motores anunciou neste sábado (12/03) a largada do Campeonato Amazonense de Kart e da Copa Souza Motos de Motovelocidade, que este ano foram realizados simultaneamente pela noite, com o novo sistema de iluminação do local. A competição, apoiada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), iniciou às 19 horas e encerrou às 22 horas, reunindo um total de 30 pilotos em busca da melhor classificação.

As feras do Kart foram os primeiros a esquentar a pista com a categoria única, a Graduados. O piloto Yuri Azevedo, que havia conquistado a poleposition pela tomada de tempo, validou o favoritismo e saiu disparado na primeira bateria. Na segunda, ainda recebeu algumas ameaças, mas mesmo assim, conseguiu cravar o melhor tempo de volta, 36s040, conquistando a primeira etapa e somando 20 pontos.

Na Classificação Geral do amazonense de Kart, após duas baterias e 50 voltas, o segundo lugar ficou com Adriano Vidal, o terceiro com Gabriel Silva (vencedor do Amazonense 2015), o quarto com Fabiano Magalhães e o quinto com Luís Santana. “Tentei várias vezes a ultrapassagem, mas todos os pilotos são muito bons e deram trabalho hoje. Vou trabalhar nas próximas etapas para resgatar a ponta da tabela e tentar levar o título novamente, mas estou ciente que será uma missão bastante trabalhosa”, comentou Gabriel Silva, 18 anos.

Para um dos organizadores do estadual de Kart, Fabricio Maia, a competição superou todas as expectativas e promete ser ainda mais acirrada nas próximas etapas. “Confesso que hoje todos nós fomos surpreendidos e da maneira mais positiva. O evento estava muito bem organizado, os pilotos vibraram com o novo sistema de iluminação, que pela primeira vez não teve ônus à AKA (Associação dos Kartista do Amazonas) e à LAM (Liga Amazonense de Motovelocidade) e agradecemos ao secretário Fabricio Lima por esta parceria. Em contrapartida, todos os pilotos apresentaram uma competição limpa e bastante disputada. O Yuri veio bastante preparado, não à toa levou a melhor, mas os demais pilotos vão querer cobrar a conta e isso vai esquentar a competição nas demais provas”, avaliou Maia.

Pela Copa de Motovelocidade, foram disputadas duas categorias: a Ouro (Principal/ MV1) e a Prata (IntermediáriaMV2), todas no sentindo anti-horário da pista, sendo uma bateria, com 25 voltas, para cada prova.
Quem se deu melhor pela Principal foi Esmael Motos, seguido de Emerson Costa e Yuri Azevedo, segundo e terceiro lugar respectivamente. Pela Prata, o lugar mais alto do pódio foi assumido por Agenor Braddock. O segundo e terceiro lugar ficaram com Isaías Almeida e Mateus Show. “Eu comecei a correr em 2006 e em 2012 parei. Este ano resolvi voltar e investir realmente na competição. Treino todo domingo, por quatro horas seguidas, e me dedico muito na preparação da moto. Creio que esses são os segredos para eu ter me destacado hoje em cima de tanto pilotos novos. A experiência e a dedicação fizeram a diferença”, disse Braddock, no auge dos seus 51 anos.

Todos os dois eventos terão um total de 10 etapas ao longo de 2016, com a final marcada para o dia 25 de novembro. Os vencedores do Kart ganharão troféus e os de Motovelocidade receberão uma quantia em dinheiro, ainda não revelada, e brindes, como capacete e pneus.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Princesa do Solimões/AM anuncia mais dois reforços, vindo de Alagoas

Da Assessoria de Comunicação
Paulo Rogério Veiga


Manacapuru/AM - O meia Wander, ex-Murici/AL e o zagueiro Rogério, ex-CSE/AL, são os novos reforços do Princesa do Solimões/AM para Copa do Brasil. O Colaborador do Departamento de Futebol, Raphael Maddy, confirmou a contratação dos dois reforços, logo após a vitória do Tubarão do Norte diante do time Júnior do Manaus FC/AM, por 3-0, neste sábado (12/03), no Estádio Gilberto Mestrinho, na cidade de Manacapuru/AM (a 68 quilômetros de Manaus/AM).

De acordo com Raphael Maddy, os dois jogadores vão chegar para se unir ao grupo, para qualificar mais ainda o elenco, visando a partida com a Chapecoense/SC, no dia 6 de abril. "Os dois estão confirmados. O Wander e o Rogério vem do futebol alagoano, são dois atletas que tem experiência e chegam para dar mais maturidade e qualidade ao nosso elenco" disse Maddy, acrescentando que está tendo "muito cuidado para ocupar os espaço em campo. A chegada do zagueiro completa agora, o que tínhamos falado no início, ou seja, de trabalhar com quatro zagueiros. Já o Wander, foi devido a dispensa do Kássio, que ocorreu na semana passada, portanto, ele está vindo para compor mais um homem de meio de campo".

Segundo o Colaborador do Departamento de Futebol, a vinda dos reforços, ocorreu em consenso entre ele e o treinador Zé Marco. "Na verdade foi em comum acordo, onde nós trocamos ideias. Nós analisamos os atletas, fomos em busca de informações e colhemos todos os dados possíveis. No final, o Zé Marco deu seu aval positivo para vinda dos atletas".

Os dois reforços chegaram em Manacapuru/AM no domingo (13/03) e já treinam nesta segunda-feira (14/03) com o grupo do Princesa do Solimões/AM.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[TÊNIS] - Lançamento do Projeto Tênis na Comunidade agita o bairro da Chapada e ainda tem vagas

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A primeira aula do projeto social Tênis na Comunidade foi um sucesso. Cerca de 50 crianças participaram da atividade realizada na manhã deste sábado (12/03), na Quadra Poliesportiva da Chapada, localizada na Alameda São Francisco, número 10. O projeto social, apoiado pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), é uma sacada em prol de levar um dos esportes considerados mais nobres do mundo às crianças de comunidades carentes.

Uma das mães que fez questão de acompanhar os filhos na estreia da atividade foi Lúcia Cruz, 37 anos. A dona de casa matriculou o pequeno Luiz Gabriel, 7 anos, e Maria Eduarda, 10 anos, que de agora em diante poderão praticar um esporte diferente todos os sábados, tendo acesso a parte técnica, mas também a teórica. “Eu estou muito feliz, pois consegui matricular os dois aqui e este é um projeto gratuito, que não vai comprometer o orçamento da família. Para mim, é muito bom que eles pratiquem esporte, principalmente pela saúde e também pela socialização com as outras crianças da comunidade”, destacou Lúcia.

Maria Eduarda, que já praticou basquete, futsal e voleibol, era só alegria ao se aventurar no mundo das raquetes. “Gostamos da aula, aprendemos jogar um pouco, mesmo sendo difícil, pois a raquete escorrega muito da nossa mão. Nunca tinha jogado tênis, mesmo assim não vamos desistir, queremos continuar”, disse a jovem, referindo-se também ao irmão caçula.

Uma duplinha que fez bastante sucesso na estreia do projeto foi Maria Luísa e Maria Eduarda (foto abaixo). As gêmeas, de 9 anos, chamavam a atenção pela desenvoltura em quadra e sintonia na prática da atividade. As meninas foram elogiadas, inclusive, pelo Coordenador do Tênis na Comunidade, professor Ricardo Fixe, que penava para identificá-las. “A gente gosta de fazer as mesmas coisas e é muito legal poder aprender a jogar. É difícil, porque a raquete é pesada, mas queremos melhorar e ganhar muitas medalhas”, comentou a pequena Maria Luísa. A menina, da 4ª Série da Escola Estadual Menino Jesus Praga, é morada da Chapada e ainda tem mais três irmãos, além da gêmea, que participam do projeto: Paloma, 11 anos, Polyana, 7 anos, e Henrique, 13 anos. “A gente toma conta um do outro e não vai faltar um dia do tênis”, disse.
O Tênis na Comunidade iniciou em 2000 e permaneceu até 2002 no bairro da Chapada. O projeto, coordenado pelo professor de Educação Física Ricardo Fixe, só ficou desativado por conta da mudança do professor para outro país. De volta, o mentor explica que o projeto funcionará todos os sábados, de 10h ao meio-dia, na quadra da Chapada. “As vagas do Tênis na Comunidade são limitadas. Abrimos as inscrições na última quinta-feira, dia 10, tivemos bastante procura, mas ainda temos 55 vagas. A intenção do nosso projeto é tirar essas crianças das ruas, oferecer lazer e incentivar a prática deste esporte. Não queremos formar tenistas profissionais, queremos contribuir para formar pessoas do bem, mais preparadas para o mundo e com valores, princípios que só o esporte é capaz de oferecer”, frisou Fixe, explicando que o projeto difunde duas categorias: a Infantil (de 7 aos 9 anos) e a Juvenil (dos 10 aos 14 anos de idade).

Presente na largada do projeto, o titular da pasta da Sejel, Fabrício Lima, afirmou que a intenção é viabilizar ainda mais apoio ao projeto e, desta forma, expandi-lo. “A iniciativa do Ricardo Fixe é sensacional e estamos trabalhando para apoiar ainda mais este projeto maravilhoso. A idéia é trazer a iniciativa privada para abraçar esta causa e utilizar a estrutura da Vila Olímpica para expandir as atividades. As crianças merecem e o esporte necessita de ações concretas como esta”, disse Lima.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Associação de Moradores e Amigos da Chapada, localizada na Quadra Poliesportiva da Chapada, Alameda São Francisco, número 10. No ato da matrícula, é necessário estar presente o responsável da criança, com os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência e RG (caso a criança não tenha a carteira de identidade, apresentar a do responsável).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

domingo, 13 de março de 2016

[DIÁRIO DE VIDA (QUE SEGUE...)] - Emoções do dia 13 de Março

Teófilo Benarrós de Mesquita






Manaus/AM - O dia 13 de Março tem uma série de significados para mim. O mais profundo é, sem dúvida, o fato que se a Carla viva ainda fosse, estaríamos comemorando 23 anos de casados. Mas tem também a eleição do Papa Francisco, em 2013. E, mais recentemente, em 2014, o Casamento Civil do meu cunhado e minha co-cunhada, duplamente compadre e comadre (via Kauhãn e Raul Carlos), Karlos Kleber e Érica Tatiana. E agora, pelos fatos que passo a relatar, terei também o 13 de Março de 2016 para comemorar eternamente...

Fazendo a tarefa de Ensino Religioso do Raul Carlos, que determinava a leitura dos versículos iniciais da Bíblia (Gênesis) ele meio que se queixa para mim: "Pai, eu ainda não tenho minha Bíblia !!!". Imediatamente pego uma que mantenho no pequeno Santuário cultivado na Sala, limpo a capa empoeirada, estendo-lhe e digo-lhe "a partir de hoje, meu filho, essa é sua Bíblia... Tem até a letra da mamãe, para você lembrar dela...".

A primeira ideia do Raul Carlos é, sob meu olhar meio incrédulo e meio orgulhoso, pegar uma caneta e escrever seu nome, ao lado dos dizeres "Teófilo e Carlinha" (foto abaixo).
Já leu, SOZINHO, todo o primeiro capítulo de Gênesis...

Mais uma lembrança boa que vou levar para sempre desse dia que marca minha vida, 13 de Março. Muito orgulhoso e emocionado !!!

Te amo meu filho Raul Carlos, e escrevo essa postagem sem conseguir segurar as lágrimas rolando por minha face barbada...

A todos e a todas, um abraço do tamanho do Amazonas

[AMISTOSO] - Princesa do Solimões/AM vence quarto amistoso, contra o Sub-20 do Manaus FC/AM

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação
Paulo Rogério Veiga

Manacapuru/AM - Visando o jogo com a Chapecoense/SC pela Copa do Brasil, no início de abril, o Princesa do Solimões/AM venceu seu quarto amistoso consecutivo. O Tubarão do Norte passou pelo time Júnior do Manaus FC/AM, por 3-0, na tarde deste sábado (12/03), no Estádio Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, no município de Manacapuru/AM (a 68 quilômetros da Capital). O ataque funcionou mais uma vez e balançou as redes do adversário, com Nando e Edinho Canutama. O meia Michell Parintins, ausente no último jogo preparatório, marcou o seu primeiro tento na temporada.

O treinador Zé Marco, afirmou que viu uma partida bem positiva, em relação aos outros jogos realizados. porque exigiu muito dos jogadores do Princesa. "Dos quatro amistosos, o que mais gostei foi de hoje (sábado), devido a postura de nossa equipe, principalmente no primeiro tempo, bem equilibrada, acelerando e cadenciando na hora certa. É isso que nós queremos, principalmente sabendo do adversário que vamos enfrentar na Copa do Brasil", disse, considerando válido o teste pela qualidade do adversário. "O Manaus FC/AM tem uma equipe bem organizada, bem posicionada e exigiu um pouco mais de nossa parte defensiva, até então não tinha sido exigida antes. Em cima disso, gostei muito do resultado que vi, em especial na primeira etapa. Já no segundo tempo, nós percebemos que os garotos querem mostrar serviço, devido a ansiedade, mas aos poucos vamos administrar tudo isso".

Ausente no último amistoso com Sul América/AM, o meia Michell, não desperdiçou a chance e marcou seu primeiro gol na temporada. Para o jogador, essas partidas são essenciais para entrosar o grupo. "Nossa equipe está a cada dia, a cada treino e a cada jogo se aprimorando. Nós sabemos que vamos ter uma partida muito difícil contra a Chapecoense/SC, que vem numa sequência de jogos oficiais, enquanto nós de amistosos. Com certeza, o Raphael Maddy vai conseguir um amistoso com um time forte, porque estamos enfrentando mais a garotada. Precisamos pegar um time mais posicionado dentro de campo e que ataque mais nosso time".

Sem dúvida foi o adversário mais difícil que o Princesa do Solimões/AM encarou nos quatro amistosos realizados na temporada. Exigindo mais dos jogadores, ao mesmo tempo, sendo exigido no setor defensivo, o Tubarão do Norte teve um bom teste para ajustar o grupo para o confronto da Copa do Brasil.

O primeiro gol surgiu aos 14 minutos de jogo. Pela esquerda, Edinho Canutama cruzou e Nando com oportunismo não desperdiçou e tocou para fazer, 1-0. Aos 21 minutos, num contra-ataque, Edinho Canutama no meio da área tocou para Michell, que colocou no canto direito do goleiro, marcando 2-0. Aos 23 minutos, o lateral esquerdo Guilherme avançou e chutou cruzado no canto direito e a bola passou perto da trave. Aos 29 minutos, pela direita, Edinho Canutama passou a bola para Lacraia, que chutou e o goleiro adversário evitou o gol. No final do primeiro tempo, aos 43 minutos, pela direita, Emerson cruzou para Edinho Canutama, com cabeceio certeiro, ampliar o marcador para 3-0.

No segundo tempo, o treinador Zé Marco colocou em campo o recém contratado goleiro Caio. A exemplo dos outros jogos, ele efetuou várias mudanças para observar e dar ritmo de jogo aos seus atletas. Aos seis minutos, Guilherme cobrou tiro de canto pela direita e Edinho Canutama de cabeça perdeu um gol feito na grande área. Aos 18 minutos, Randerson dividiu a bola, que sobrou para Marinélson chutar em cima do goleiro e perder uma chance clara de gol.

Aos 20 minutos, Guilherme cobrou falta com potência e o goleiro se esticou para evitar o gol no canto direito. Aos 26 minutos, virada de jogo da esquerda para direita, Branco dominou e tocou para Randerson chutar forte, mas perdeu um gol feito. Aos 39 minutos, num lance no meio campo, o zagueiro Vanderson foi atingido no nariz e saiu de campo sangrando. Com várias alterações, os jogadores de ambos os lados sentiram a falta de um melhor entrosamento.

No primeiro teste da temporada, o Princesa do Solimões/AM goleou a Seleção do Rio Preto da Eva/AM por 4-0, em partida realizada no Gilbertão, no final de fevereiro. No segundo jogo, a equipe passou pelo Juniores do São Raimundo/AM por 2-0, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, zona Oeste da capital. No último jogo preparatório, o Tubarão do Norte passou pela equipe formada de Juniores e Profissionais do Sul América/AM, por 3-0, no início do mês.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 3-0 Manaus FC/AM
Amistoso Estadual
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Gols: Nando 14, Michell 21 e Edinho Canutama 42 minutos do primeiro tempo.
Princesa do Solimões/AM: Raiscifran (Caio); Emerson (Kitó), Samir, Pastor (Wisley) e Guilherme (Leozinho); Amaral (Vanderson, depois Juan), Denis (Alessandro Toró), Michell (Randerson) e Lacraia (Weverton); Nando (Branco) e Edinho Canutama (Marinélson). Treinador: Zé Marco.
Manaus FC/AM: Júnior; Juca, Gabriel, Dino e Geovanne; Arlesson, Mafran, Rickson e Rivelino; Napão e Purá. Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Alex, Thiago Braga, Marco, Romarinho, Andrew e João Paulo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita