sábado, 26 de março de 2016

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Nathane é a primeira a fazer gol na Arena Vivaldo Lima

Do Site da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
www.cbf.com.br
Foto: Michael Dantas/ALLSPORTS

Rio de Janeiro/RJ - O empate entre Iranduba/AM e Corinthians/SP pelo Campeonato Brasileiro Feminino não foi o único fato relevante na noite da jogadora Nathane, do Iranduba/AM. Além da bela atuação da equipe amazonense contra o Timão, a atacante foi a primeira mulher a marcar um gol na Arena Vivaldo Lima.

Palco da Copa do Mundo de 2014 e local que sediará alguns jogos da Seleção Feminina nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Arena Vivaldo Lima recebeu sua primeira partida de futebol feminino, nesta quarta-feira (23/03). Diante de mais de 8 mil pessoas, recorde de público em um jogo do Iranduba/AM, o time amazonense recebeu o Corinthians/SP em jogo válido pela primeira rodada da Segunda Fase da competição nacional. A equipe da casa resistiu à pressão inicial do clube paulista e chegou a fazer 2-0, mas acabou cedendo o empate em 2-2. A autora do primeiro gol do Iranduba/AM, Nathane, vibrou com o momento.

"É um privilégio ser a primeira mulher a marcar gol em um espetáculo de Arena como aquela, com 8 mil pessoas nos prestigiando. Foi especial demais. Creio que o momento representou não só o futebol feminino, mas todas as mulheres pioneiras que tentar buscar o seu espaço" revelou a jogadora, em entrevista ao site da CBF, o Portal do Futebol Brasileiro.

Sobre os próximos jogos do Iranduba/AM, a atacante aposta na correção das falhas para chegar a melhores resultados no futuro. "Minha expectativa é que nós possamos fazer bons jogos daqui para frente. Depois desse empate, nós precisamos fazer o resultado nas próximas partidas. A gente vai entrar contra todos os adversários da mesma forma como entramos contra o Corinthians/SP, usando o toque de bola, que, na minha opinião, precisa melhorar. Temos que corrigir nossas falhar para que possamos sair vitoriosas".

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 25 de março de 2016

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM abre vantagem mas cede empate ao Corinthians/SP

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Michael Dantas/ALLSPORTS

Manaus/AM - Na estreia pela Segunda Fase, o Iranduba/AM empatou em 2-2 contra o Corinthians/SP, na noite de quarta-feira (23/03) na Arena Vivaldo Lima, pela primeira rodada do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Feminino. O resultado deixa o Grupo embolado, com todos os times com um ponto ganho. E Iranduba/AM e Corinthians/SP permanecem invictos na competição.

O Iranduba/AM abriu o marcador aos 42 minutos do primeiro tempo com a catarinense Nathane, que aproveitou de cabeça um cruzamento da direita, de Kelen. No início do segundo tempo, logo aos 5 minutos, o representante amazonense ampliou para 2-0 com Kelen, após boa jogada armada com Mayara. Mas o Corinthians/SP reagiu e chegou ao empate. Aos 9 minutos Gaby Nunes se aproveitou de uma inversão de jogo mal feita e entrou sozinha para diminuir o marcador. O empate surgiu aos 31 minutos, com Grazi, que entrara no lugar de May.

O Iranduba/AM volta a campo na próxima quarta-feira (30/03), contra o Flamengo/RJ, no Estádio da Gávea, no Rio de Janeiro/RJ. No mesmo dia, o Corinthians/SP joga em Osasco/SP, no Estádio José Liberatti, contra o São José/SP.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 2-2 Corinthians/SP
Quarta-feira, 23 de março de 2016
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Grupo 6 - Primeira Rodada da Segunda Fase
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, às 20 horas (de Manaus/AM)
Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assessor: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Renda: R$
Público presente: 8.147
Cartões amarelos: May 2 minutos do primeiro tempo. Francielle 49 minutos do segundo tempo.
Gols: Nathane 42 minutos do primeiro tempo. Kelen 5, Gaby Nunes 9 e Grazi 31 minutos do segundo tempo.

Iranduba/AM: Maike; Bruna Calderan (Roberta 36/2º), Tayla, Sorriso e Rylane; Mayara, Djeni, Mari e Nathane (Paulinha 28/2º); Kelen e Sâmia. Treinador: Felipe França.
Suplentes: Renatinha, Bianca Bernardes, Karen, Roberta, Sinara, Laura, Elisa Lopes, Gisele, Paulinha, Larissa Amaral, Vitória e Monalisa.

Corinthians/SP: Lelé; Paulinha, Jana, Ingrid (Kobe 26/2º) e Barrinha; May (Grazi 10/2º), Francielle, Gabi (Amanda Brunner 10/2º) e Gaby Nunes; Nenê e Chú Santos. Treinador: Arthur Elias.
Suplentes: Monique, Kobe, Jucimara, Grazi, Carina e Amanda Brunner.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 23 de março de 2016

[CLUBES DO AMAZONAS] - Sócio do Fast Clube/AM vai ter tratamento VIP na Arena Vivaldo Lima

Teófilo Benarrós de Mesquita
Arte: Divulgação do Fast Clube/AM

Manaus/AM - O Fast Clube/AM voltou à disputa da Copa Verde 2016, após a eliminação do Águia/PA por utilizar jogador irregular na competição. E o retorno, nesta quinta-feira (24/03), a partir das 18 horas, será contra o Paysandu/PA, na Arena da Amazônia Vivaldo Lima. Os torcedores que já aderiram ao Projeto de Sócio Tricolor de Aço, recém-lançado pela Diretoria, terão tratamento VIP, pela primeira vez.

“Os sócios terão entrada exclusiva, serão conduzidos ao camarote climatizado e terão direito a salgadinhos e refrigerantes” adiantou Kelsemir Paiva, um dos idealizadores do Projeto Sócio Tricolor de Aço, alertando que a recepção VIP se encerrará às 18 horas, tão logo comece a partida, por questões de logística.

Quem fez adesão ao Programa e pagou a primeira contribuição já tem direito a carteirinha de Sócio Tricolor de Aço, entretanto nem todos a receberam. “Quem ainda não estiver de posse da carteirinha, seja ela provisória ou definitiva, terá direito ao benefício. A relação de Sócios estará disponível na catraca exclusiva e no Camarote”, tranqüilizou Kelsemir.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[COPA VERDE 2016] - Nacional/AM faz recreativo fechando a preparação para enfrentar o Clube do Remo/PA

Texto e Foto: Do Site do Nacional/AM
Manaus/AM - O Nacional/AM realizou um treino técnico/tático na tarde desta terça-feira (22/03), no estádio Ismael Benigno, a Colina, palco da partida contra o Clube do Remo/PA, na próxima quinta-feira (24/03), às 20h30 (de Manaus/AM). O jogo é válido pela Segunda Fase da Copa Verde.

Na quarta-feira (23/03), o elenco azulino terá descanso programado pela manhã e volta ao Centro de Treinamento Barbosa Filho à tarde, às 16 horas, para um treino recreativo seguido de concentração. Este será o segundo duelo entre os Leões do Norte em 2016. No dia 14 de fevereiro deste ano as equipes disputaram a Taça Leão Forte da Amazônia e o Nacional/AM levou a melhor. Empatou no tempo regular, mas levou a Taça nos pênaltis.

Os ingressos para o jogo podem ser adquiridos na sede do clube, na Rua São Luiz, 230, bairro Adrianópolis e na loja Sport Line Nell, na Av. 7 de Setembro, Centro. No dia do jogo, também serão vendidos na bilheteria do Estádio.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[SÉRIE D 2016] - Quarta Divisão terá 68 clubes e Amazonas passa a ter dois representantes

Teófilo Benarrós de Mesquita
A partir de informações do Site da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
http://cbf.com.br
Foto: Fernando Torres/CBF


Manaus/AM
- Por meio de seu Presidente em exercício Antônio Carlos Nunes de Lima, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma novidade no formato do Campeonato Brasileiro da Série D 2016: aumento do número de equipes participantes. A competição passará a ser disputada por 68 clubes, com o objetivo de atender a demanda dos times por um calendário anual de atividades.

Para se chegar ao novo número, todas as Federações foram contempladas. Em breve, serão divulgados a tabela e os documentos técnicos do torneio. Na Primeira Fase, a Série D será regionalizada, dividida em 17 grupos de quatro equipes. Classificam-se para a Segunda Fase os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos lugares. A partir desta etapa, os confrontos serão no modelo mata-mata, em Jogos de Ida e Volta.

O anúncio veio uma semana depois da CBF ter publicado em seu site o aumento de 40 para 48 clubes. Na ocasião, no dia 15 de março, a CBF divulgou através de seu Diretor de Competições Manoel Flores, o Ofício Circular DCO/GER 070/2016, explicando que a competição seria disputada com 12 grupos de 4 clubes, com mais duas vagas para São Paulo e uma para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, Estado onde nasceu Coronel Nunes, o Presidente em exercício da CBF. Mas o critério adotado deixou de fora Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia, Federações mais bem ranqueadas que Rio, Minas, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará.

No novo comunicado, divulgado nesta terça-feira (22/03), a CBF se limita a informar que todas as Federações foram contempladas. Das 28 novas vagas criadas, 2 foram para São Paulo e todas as demais Federações ganharam mais um representante no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão. A primeira vaga do Amazonas é do Nacional/AM Bicampeão Estadual 2014/2015. A segunda vaga ainda não está definida, por falta de previsão no Regulamento, mas a Federação Amazonense de Futebol (FAF) deve indicar o Princesa do Solimões/AM, Vice-Campeão de 2015.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAPOEIRA] - Vila Olímpica oferece aulas gratuitamente para todas as idades

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a Capoeira está sendo oferecida gratuitamente na Vila Olímpica de Manaus/AM, na Quadra II (Dom Pedro), de segunda a quinta-feira, das 18 horas às 19h30min. A iniciativa é uma parceria entre a Escola Matumbé e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

As aulas são ofertadas para crianças a partir dos sete anos, jovens e Terceira Idade. Quem desejar participar basta se inscrever na secretaria da Sejel, de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 8 horas às 17 horas), apresentando comprovante de residência, RG e CPF. Menores devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis para a realização da matrícula. Ainda não há limite de vagas.

Fundador da Escola Matumbé (que no Tupi-Guarani significa Berimbau), o mestre Kaká Bonates explica que a modalidade ensinada será a Capoeira Tradicional baiana (com origem em Angola) e que não é necessário ter o abadá (vestimenta do esporte) para praticar a atividade, basta uma roupa confortável e que permita o aluno gingar, ou seja, movimentar-se com facilidade.

"A Capoeira é uma arte e é necessário vivenciá-la para aprender mais sobre seus princípios, conceitos, filosofia. Ela é muito mais que uma modalidade e isto é aprendido aos poucos por quem a pratica. Será um prazer receber novos alunos e ajudá-los a prosperar no meio esporte, as aulas já iniciaram e estão a todo vapor. Tenho certeza que nenhum vai se arrepender de conhecer este esporte tão maravilhoso, que não depende de classe social ou gênero", disse o Mestre, que soma 45 anos de carreira e que por anos treinou o lutador amazonense do UFC, José Aldo.
A Capoeira consegue mesclar luta, dança, musicalidade e cultura. Ela é considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, pela Unesco, e disseminada em todo território nacional em mais de 200 países. Além disso, é classificada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.

Como atividade física, a arte marcial consegue unir exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Este primeiro caracterizado pelos movimentos contínuos e prolongados que ajudam no condicionamento cardiovascular e queimam gordura e o segundo atua desenvolvendo a força e o crescimento muscular. Isso tudo, graças aos movimentos e técnicas do próprio esporte, que trabalha todas as partes do corpo humano.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Jogo Histórico na Arena Vivaldo Lima na estreia do Iranduba/AM na Segunda Fase

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Abrindo a Segunda Fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, Iranduba/AM - Corinthians/SP vão proporcionar um momento épico para o Futebol Amazonense. Será o primeiro jogo de Mulheres na Arena Vivaldo Lima, que sediou 4 jogos da Copa do Mundo da Fifa 2014 e vai receber oito jogos das Olimpíadas 2016, em agosto. O duelo histórico, válido pelo Grupo 6, será nesta quarta-feira (23/03), a partir das 20 horas.

Os ingressos custam R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia. Segundo informações repassadas pela Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer do Estado do Amazonas (Sejel), seis mil ingressos promocionais foram trocados nos dias que antecederam o jogo. A troca consistia em apresentar garrafas Pets mais R$ 5,00, e a promoção termina ao meio-dia desta quarta-feira (23/03). Os ingressos normais serão vendidos na bilheteria do Vivaldo Lima a partir das 14 horas.

Segundo o Presidente do Iranduba/AM, Amarildo Dutra, "houve uma adesão muito boa dos ingressos (promocionais) e espero que no dia do jogo continue assim. Convido a população a torcer pelas nossas meninas e deixar a Arena bonita. Acredito que os ingressos promocionais esgotem e, assim, serão vendidos apenas meia e inteira na bilheteria do Estádio", disse Dutra.

O Iranduba/AM vai promover a estreia de duas jogadoras da Seleção Brasileira Permanente: a zagueira Tayla Santos e a lateral-esquerda Rilany Silva. Recém-chegada de São Paulo/SP, Rilany Silva, 29 anos, ocupa o posto de uma das melhores laterais do País. A fama não veio à toa. A jogadora faz parte da Seleção Brasileira desde 2015 e, além disso, já atuou ao lado de Marta, pela Suécia e é Bicampeão Brasileira (2013/2014).
A arbitragem será amazonense, com João Batista Cunha de Brito apitando e tendo como assistentes Ivo Fernando da Costa de Sousa e
Anne Kesy Gomes de Sá. Edmar Campos Encarnação será o quarto árbitro e Luis Cláudio Rodrigues da Costa o Assessor da CBF.

O acesso dos torcedores à arquibancada da estádio será pelo Portão D (entre a Arena Vivaldo Lima e a Arena Amadeu Teixeira), a partir das 18 horas. É proibida a entrada de menores sem a presença dos pais ou responsáveis e não será permitido objetos como bastões (incluindo os de selfie), capacetes, latas, substâncias com embalagens em spray, guarda-chuva, produtos metálicos e de vidro, hastes e qualquer outro que possa causar morte ou danos à integridade física das pessoas.

A ação operacional de segurança do jogo contará com a atuação estratégica das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Manaustrans.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 22 de março de 2016

[COPA VERDE 2016] - Nacional/AM fica sem Wanderley e Charles para o confronto contra o Clube do Remo/PA

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - A semana de preparação para a estreia do Nacional/AM na Segunda Fase da Copa Verde 2016 começou com a bruxa solta. Para o confronto contra o Clube do Remo/PA, na noite desta quinta-feira (24/03), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, o time azulino terá pelo menos dois desfalques: o atacante Wanderley e o meia Charles, exatamente os dois remanescentes do elenco do ano passado.

A sina de Wanderley é assustadora. Em 2015, o atacante era o artilheiro do Campeonato Amazonense com 7 gols nas rodadas iniciais, quando sofreu séria contusão, que lhe deixou um ano parado. Retornou na pré-temporada de amistosos do Nacional/AM e começou a Copa Verde 2016 na reserva, mas ainda assim é um dos artilheiros da competição, com três gols marcados. No treino desta segunda-feira (21/03, Wanderley sofreu fratura na fíbula e vai ficar pelo menos dois meses fora de combate.

Charles, que assumiu o protagonismo na equipe nacionalina em 2015 após a contusão de Wanderley e se tornou vice-artilheiro do Barezão também ainda lutava para se firmar como titular na atual temporada, sentiu contusão na pélvis e está fora da Jogo de Ida contra o Clube do Remo/PA.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


[FUTEBOL DE MESA] - Botonistas do Amazonas disputam Norte-Nordeste em Fortaleza/CE

A partir de informações da Sejel
Da Assessoria de Comunicação
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Dez Botonistas do Amazonas embarcam rumo a Fortaleza/CE nesta sexta-feira (25/03) para disputar o I Campeonato Norte-Nordeste de Futebol de Mesa, na modalidade 12 Toques, que acontece neste sábado e domingo (26 e 27/03) no Shopping Rio Mar. Para a competição, quatro atletas da delegação amazonense recebe apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) - Marcos Oliveira, Miguel Marialva, Pedro Hermógenes e Winnetou Almeida.

Organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Ceará (Futmece), com chancela da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), o Campeonato vai reunir 80 jogadores de seis estados do País, com a participação de clubes como Sport Recife/PE, Santa Cruz/PE, Carcará/AL, Ceará/CE e Fortaleza/CE.

Os atletas agraciados com apoio da Sejel são Marcos Oliveira, que vai disputar a categoria Adulto (de 18 a 41 anos), Miguel Marialva, Pedro Hermógenes e Winnetou Almeida, que disputarão a Máster (a partir de 42 anos). O Botonista Winnetou Almeida, 42 anos, explica a inserção do Amazonas no Norte-Nordeste. "Antigamente era realizado somente o Nordeste de Futebol de Mesa da modalidade Bola 12 Toques. Porém, com o crescimento do Futmesa em Manaus/AM, a Região Norte foi incluída e o Torneio se transformou em Norte-Nordeste".

Estreante em competições fora do Amazonas, Pedro Biondo, de 33 anos, um dos dez integrantes da delegação, destaca a importância de representar seu Estado e afirma que vai se esforçar para conquistar a tão desejada Dourada. "A minha preparação foi nos campeonatos realizados aqui e também na casa de alguns amigos de três a quatro vezes na semana com duração de até três horas. Estou focado e otimista, a nossa equipe evoluiu bastante, o nível melhorou, espero fazer bonito e trazer uma Medalha para o Amazonas" declarou o Botonista.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Zé Marco quer testar Princesa do Solimões/AM contra adversário mais forte

Da Assessoria de Comunicação
Texto e Foto: Paulo Rogério Veiga

Manacapuru/AM - Depois de quatro vitórias em jogos amistosos, contra a Seleção Rio Preto da Eva/AM e os Juniores do Sul América/AM, São Raimundo/AM e Manaus FC/AM, o Princesa do Solimões/AM quer fazer um teste mais forte com um time profissional. A meta da Diretoria e Comissão Técnica é fazer os últimos ajustes para o jogo de ida pela Copa do Brasil, contra a Chapecoense/SC, no dia 6 de abril.

De acordo com treinador do Tubarão do Norte, Zé Marco, é fundamental a equipe enfrentar uma equipe mais qualificado, não que os jogos anteriores não foram, mas devido o grau de dificuldade que será a partida com o time catarinense, que disputa a Primeira Divisão nacional. "Sim, seria importante enfrentar uma equipe com maior poderio ofensivo para avaliar nosso elenco, porque acredito que a Chapecoense/SC vai nos atacar, diferentemente do que foi nos quatro amistosos realizados", disse Zé Marco, ressaltando que é diferente jogar com um elenco mais qualificado e experiente. "Seria o ideal enfrentar uma equipe com poderio ofensivo e defensivo maior, pelo fato de termos jogado com equipes que se preocuparam mais em se defender. Acho que a Chapecoense/SC não virá só para marcar, mas creio muito que eles vão ser ofensivos, por isso, a importância de um amistoso com uma equipe mais forte".

Sobre a formação titular do primeiro tempo, sendo que na segunda etapa se muda totalmente o elenco, Zé Marco, afirmou que é algo natural, pois precisa observar o comportamento tático e técnico dos jogadores em campo. "Faz parte do processo da preparação, pois no primeiro momento, devido a condição física dos atletas, bem como, serviu também para analisar todos os atletas e procurar definir a equipe titular", explicou, mas revelou que já tem em mente a composição titular. "Na verdade já tenho a ideia da equipe titular, por isso, seria interessante uma equipe forte pra gente encarar, com isso, ter uma real noção de como estamos. Precisamos disso, porque a data do jogo se aproxima e temos que estar prontos para essa grande partida", finalizou o treinador.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 21 de março de 2016

[TRIATHLON] - Challenge Amazônia é dominado por paulistas e reúne 1.500 atletas na Ponta Negra

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto e Antônio Lima/Sejel

Manaus/AM - Nas primeiras horas da manhã deste domingo (20/03), a Ponta Negra foi tomada por um dos maiores eventos de Triathlon do mundo, o Challenge Amazônia. Pela primeira vez realizado em Manaus/AM, o evento foi dominado por dois representantes de São Paulo, Iuri Vinuto e Luisa De Baptista, que faturaram a primeira colocação da Elite Masculina e Feminina, respectivamente. A competição recebeu apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Pela Elite Masculina, a disputa foi acirrada. Fernando Toldi foi o primeiro a sair da água, ao completar os 1.900 metros de Natação e disparou nos 90 quilômetros de Bicicleta na Ponte Rio Negro (AM-070). Porém, durante o percurso de 21 quilômetros de Corrida, abriu brecha para Iuri Vinuto (foto abaixo), que não desperdiçou e voou na pista do Complexo da Ponta Negra. O representante do SESI/SP , inaugurou a linha de chegada com o tempo de 3h54m27seg e comemorou o título inédito.
“Foi uma prova bastante difícil, pois o calor estava bem forte, mas o segredo para esta virada foi economizar energia e fazer bem a última prova. Foi isso que fiz e nos dois primeiros quilômetros de corrida, consegui ultrapassar o Fernando e chegar em primeiro. Já participei duas vezes do Challenge (em Florianópolis/SC), mas esta foi a primeira vez que ganhei. Ou seja, posso dizer que competir em Manaus/AM me deu sorte”, disse o Triatleta, de 23 anos, que iniciou na modalidade aos 12 anos através de um Projeto Social realizado em Fortaleza/CE.

Se na Categoria Principal a disputa foi no sufoco, na Elite Feminina Luisa De Baptista ganhou com folga. Isso porque, a também representante do SESI/SP saiu na frente na Natação e conseguiu manter do início ao fim a liderança, faturando o lugar mais alto do pódio depois de cravar 4h23m00seg.

“Alguns atletas sentiram muito calor e tiveram dificuldades na prova, mas comigo foi ao contrário. Fiz uma prova em Manaus/AM pelo sprint (Copa Pan-Americana) em 2013, já conhecia o clima, e sei que hoje São Pedro foi generoso com esse tempo nublado. Sem sentir tanto a umidade, consegui sair na frente e não tive problemas em terminar. Estou muito feliz com a primeira colocação e é sempre bom retornar para esta cidade”, disse a atleta de 21 anos, que também é 3ª Sargento do Exército Brasileiro e faz parte da equipe dos Jogos Mundiais Militares, que acontecem de dois em dois anos (o último foi em 2015).

“Tenho uma rotina bastante puxada por fazer parte do Exército, mas me orgulho muito disso. Sempre tive muito foco e se algo deve ser feito, que seja bem feito. Por isso, junto com o Eduardo Braz e o Miguel Júnior (técnicos), treino de domingo a domingo, fazendo de dois a três períodos por dia”, contou a jovem Triatleta e promessa para os Jogos Olímpicos de 2020.

Para o titular da Sejel, Fabrício Lima, Manaus/AM mais uma vez provou que é capaz de receber grandes eventos e se credenciou para as próximas edições. “O Challenge sozinho já é uma grande competição, mas nós conseguimos fazer mais. Unimos uma corrida e uma caminhada a esta grande prova e fizemos dela um evento maravilhoso, que reuniu atletas de todas as classes e técnicas, somando uma média de 1.500 atletas. Foi diversificado, encantou quem estava participando e o público em geral. Com o bom desempenho, recebi a notícia que temos chances de receber mais uma edição e ficamos honrados pela confiança”, comentou.

O presidente da Federação de Triatlhon do Amazonas, Antonio Neto, explicou que a premiação do Challenge foi de R$ 25 mil dólares no total, divididos para os dez primeiros colocados. “Presenciamos hoje aqui os melhores Triatletas do nosso Brasil em ação. Foi bonito de ver este intercâmbio, que é importante para os atletas locais, que tem a chance de aprender e a evoluir com os grandes feras da modalidade”, complementou.

Se os paulistas figuraram na Elite, os amazonenses brilharam na categoria Revezamento. A equipe Pitrunners, formada por Jean Pereira, Antonio José Benvenuto e Elidalva de Jesus, terminaram a prova em 4h07m42seg e fizeram jus a terrinha baré. “O Antonio e a Elivalda estavam se preparando durante um mês e precisavam de uma pessoa para correr e finalizar a prova. Há 15 dias, eles me ligaram e aceitei o convite de participar do Challenge. Estou feliz por ter colaborado com a conquista e emocionado por ser aplaudido pelos meus filhos que estão aqui, o Igor (18 anos) e a Karoline (11anos). A menina, inclusive, já segue os meus passos”, vibrou o gari corredor, que em 2016 completa 21 anos de atletismo.

Única representante do Estado na categoria Elite, Jéssica Santos finalizou a prova em 5h15m59seg e ficou com a quinta colocação. “Eu senti cãibra em alguns momentos e a falta de músculos atrapalhou o meu desenvolvimento, pois esta é uma prova que requer bastante força. Eu sabia que iria ser muito difícil, mas estou feliz por ter completado a prova e parabenizo a Luisa”, comentou.

Simultaneamente ao Challenge Amazônia, ocorreu neste domingo a Run 5K, com largada às 7 horas, no Anfiteatro da Ponta Negra. Ao todo, 1 mil pessoas participaram da prova e dois corredores se destacaram na multidão: Juliana Gusmão (19m58seg) e Damião da Silva (15m59seg), este último de Manacapuru/AM.

Há um mês afastada das corridas e treinos, devido uma lesão no pé esquerdo, Juliana voltou com todo gás para as competições e quer fazer de 2015 um ano de vitórias. “O meu técnico é o uruguaio Gustavo Nicolas, que também é meu marido. Por isso, sou bastante cobrada, mas não acho ruim. Pelo contrário, a superação faz parte de toda a minha história e se Deus quiser vou ter muito que comemorar neste ano. São 12 anos correndo e não quero parar tão cedo”, disse a atleta, abraçada ao filho Cristian, de 4 anos.

Cromossomo do Amor
No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e para iniciar as celebrações pela data, o Challenge Amazônia também contou com uma caminhada intitulada Cromossomo do Amor. Ao todo, 40 pessoas se juntaram ao ato. “Hoje a gente está aqui com as nossas crianças representando uma população de quase 100 mil pessoas em Manaus/AM, que tema Síndrome de Down. É uma felicidade muito grande poder trazer nossos filhos e mostrar como o esporte é essencial para o desenvolvimento deles”, destacou o presidente da Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (Apadam), Omar Santos, ao lado de sua filha Stephanie, de 15 anos, portadora da síndrome.
Resultados
Elite Maculina
1º) Iuri Vinuto - 3h54min27seg
2º) Almir Gustavo - 3h56min52seg
3º) Santiago Ascenço - 3h58min52seg
4º) Edivanio Silva - 3h58min42seg
5º) Chicão Ferreira - 3h58min49seg

Elite Feminina
1ª) Luisa De Baptista - 4h23min00seg
2ª) Ariane Monticeli - 4h37min08seg
3ª) Carolina Furriela - 4h41min29seg
4ª) Bruna Saglietti - 4h56min28seg
5ª) Jéssica Santos - 5h15min59seg

Corrida 5 k – Masculina
1º) Damião Batista - 15min59seg
2º) Fernando Araújo - 16min07seg
3º) Édson Fernando - 16min53seg

Corrida 5K – Feminina
1ª) Juliana Gusmão - 19min58seg
2ª) Wily Sandra - 21min22seg
3ª) Iraleide da Silva - 24min01seg

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CLUBES DO AMAZONAS] - Princesa do Solimões/AM aguarda confirmação de vaga para a Série D 2016

Da Assessoria de Comunicação
Paulo Rogério Veiga

Manacapuru/AM - Enquanto se prepara para jogo com a Chapecoense/SC, pela Copa do Brasil, dia 6 de abril, o Princesa do Solimões/AM, pode garantir sua presença no Campeonato Brasileiro da Série D deste ano. A informação veio do presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz, que participou no início do mês, de uma reunião na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em que foi tratado mudanças do número de clubes no Cameponato Brasileiro da Série C e D.

O atual colaborador do Tubarão do Norte, Raphael Maddy, destacou sobre a possibilidade do clube de participar da Quarta Divisão, ainda este ano. "É uma grande oportunidade para nós, pois estamos com um elenco montado e alguns ajustes poderia deixar o elenco mais forte", comentou, acrescentado sobre a expectativa de jogar em casa uma Série D, pois em 2014 o time mandou todos seus jogos fora de casa, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM.

De acordo com Maddy, nada foi definido, mas se for confirmado o Tubarão do Norte na competição nacional, tudo será feito para estruturar mais ainda o grupo. "Vamos esperar a oficialização para montar nosso planejamento para disputa da competição. Isso vem num momento, em que já temos uma certa estrutura montada, mas com alguns ajustes ficará mais forte para Série D, caso o Princesa seja confirmado".

Segundo Maddy, com a possível participação na Série D, o clube poderá adquirir novos reforços, o que facilitará o trabalho, diferentemente do que foi na Copa do Brasil. "E sem contar com a dificuldade de contratar os atletas para só disputar a Copa do Brasil, porque isso foi muito difícil. Com essa vaga vai facilitar as futuras contratações do clube.

A confirmação da participação do Princesa do Solimões/AM no Brasileiro da Série D deve sair nesta semana pela CBF. A última participação do Tubarão do Norte, foi em 2014. A equipe foi eliminada na Primeira Fase da competição.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita