sexta-feira, 1 de abril de 2016

[GINÁSTICA] - Amazonas terá representantes no evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - O esporte amazonense será representado no evento-teste da Ginástica dos Jogos Olímpicos 2016, no período de 16 a 22 de abril, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro/RJ. A presidente da Federação Amazonense de Ginástica (FAG), professora Artemis Soares, será a Oficial do Estado na competição que reunirá 331 atletas de 62 países.

A dirigente máxima da Ginástica no Amazonas embarca para o Rio de Janeiro neste sábado (02/04). Além da presidente, a FAG terá outra representante no evento-teste, a voluntária Bonine John, que atualmente faz parte da equipe Cecam e do Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica. Bonine viaja ao Rio de Janeiro no dia 16 de abril.

“Participar de uma Olimpíada é algo marcante e, em nosso País, é uma oportunidade única. É mesmo um privilégio, seja como voluntária ou dirigente. Para mim, que tenho a Ginástica no meu DNA, que participei da introdução da modalidade no Amazonas, é uma grande recompensa”, afirma Artemis Soares.

O Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total são 45 disputas esportivas, que acontecem majoritariamente nas mesmas instalações dos Jogos, com o objetivo de testar todas as operações que envolvem as competições.

Todos os eventos-teste envolvem o Comitê Rio 2016, que terá a oportunidade de testar as operações específicas nas 15 competições organizadas pelas federações internacionais ou nacionais do esporte, onde o foco estará concentrado na área de competição, incluído os sistemas de resultado dos Jogos. No total, serão 25 eventos organizados integralmente pelo Comitê Rio 2016, onde diversos outros aspectos também serão testados de maneira alternada, como segurança, limpeza, transporte etc. Além disso, mais cinco eventos esportivos sob comando compartilhado entre as federações internacionais e o Comitê Rio 2016 pretendem simular situações reais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os eventos-teste são também uma chance para os atletas conhecerem e se familiarizarem com os locais de competição e, em alguns casos, uma oportunidade para o público participar e se engajar com o evento. Ao todo, os eventos-teste reunirão cerca de 7 mil atletas – muitos dos quais virão pela primeira vez à cidade – e 12 mil voluntários.

A Ginástica está presente nos Jogos desde a Antiguidade, quando as provas incluíam lutas e até duelos com touros. Os homens disputavam nus e as mulheres eram proibidas de competir e assistir.

Antes de virar um esporte em si, os trampolins eram utilizados no treinamento de astronautas e na preparação de atletas para outras modalidades.

A Ginástica Rítmica, assim como o Nado Sincronizado, é disputada nos Jogos somente por mulheres, desde sua estreia Olímpica.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Reencontro de velhos conhecidos no Estádio Carlos Zamith

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - A partida entre Manaus FC/AM - Penarol/AM, neste sábado (02/04), a partir das 16 horas, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, marca o reencontro entre velhos conhecidos dentro e fora de campo. Um tempero de rivalidade que virou uma atração extra para o duelo válido pela segunda rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016.

Igor Cearense começou sua trajetória como treinador no futebol amazonense justamente no clube de Itacoatiara/AM, onde foi Bicampeão Estadual da categoria Infantil nas temporadas 2013/2014. No período de 2013 a 2015, a Direção do Penarol/AM estava a cargo da Administradora Patrícia Serudo, que hoje preside o Manaus FC/AM.

Ex-camisa 10 do Flamengo/RJ, Igor Cearense chegou ao Manaus FC/AM em agosto do ano passado, levando o Gavião do Norte ao Vice-Campeonato da Copa Amazonas de Futebol Profissional. Igor Cearense também foi campeão Amazonense Infantil em 2015 como Coordenador Geral das categorias de base do Manaus FC/AM.

“Trata-se de um jogo muito importante contra um ex-clube, por quem tenho muita admiração e carinho. Primeiro agradeço a Deus e depois ao Penarol/AM, pois sem o trabalho bem feito em Itacoatiara/AM não estaria hoje no Manaus FC/AM que acreditou na minha continuidade como Técnico. E a cada dia o Manaus FC/AM me deixa muito feliz com as condições de trabalho e sempre acreditando no futuro dessa garotada que tem um futuro brilhante”, comentou Igor Cearense.

Dentro das quatro linhas, outros reencontros curiosos no sábado (02/04). O volante Arlesson e o meia Rivelino saíram do Leão da Velha Serpa para integrar o elenco de Juniores do Manaus FC/AM, enquanto o zagueiro Dino começou a temporada treinando no Gavião do Norte e atualmente compõe a defesa do time de Itacoatiara/AM.

Os jogos da Segunda Rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016 são:
Sábado - 02 de abril de 2016
Às 15h30min, no Estádio da Ulbra - Fast Clube/AM - Holanda/AM
Às 15h30min, no Estádio Ismael Benigno, a Colina - Nacional/AM - Rio Negro/AM
Às 16 horas, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith - Manaus FC/AM - Penarol/AM
Às 17h30min, no Estádio Ismael Benigno, a Colina - Sul América/AM - São Raimundo/AM

Quarta-feira - 06 de abril de 2016
Às 15 horas, no Estádio Tenente Álvaro Maranhão - Iranduba/AM - Tarumã/AM

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[LEVANTAMENTO DE PESO] - Amazonense disputa competição nacional no Rio de Janeiro/RJ

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Convocado pela Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (CBLB), o atleta Washington Lima embarcou na madrugada desta sexta-feira (01/04), para o Rio de Janeiro/RJ, onde vai participar do Arnold Classic Brasil 2016. Para ir à competição, o atleta conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Desde que recebeu a convocação da entidade máxima, no início de março, Washington tem intensificado os treinos para melhorar seu desempenho na competição. "Nunca me preparei tanto para uma competição. Das 8 horas às 11 horas eu treino a minha modalidade (Supino), a partir das 15 horas eu já vou para Academia e fico lá até às 19 horas. Meu ritmo de treino aumentou bastante, até porque só um atleta sai de lá Campeão e darei o meu melhor para que essa pessoa possa ser eu", afirmou o atleta.

Mesmo detentor de 18 títulos Brasileiros, 17 Sulamericanos, reconhecido duas vezes como o melhor do mundo pela Power Lifting, esta é a primeira vez que o atleta é convocado para o Arnold Classic Brasil. "Nunca havia sido convocado para esta competição. Estou bastante focado porque são muitos atletas bons. Só do Brasil são 17, fora os que vem de outros países. E esse é um título que eu quero já tem algum tempo", confessou Washington, que vai competir no domingo (03/04).

O Arnold Classic Brasil é um evento multiesportivo, voltado tanto para o público business como para o público em geral, que abrange a maior Feira de Nutrição Esportiva, lutas, performance e fitness do país, além de apresentar diversas competições Olímpicas e não olímpicas e um Congresso com palestras nas áreas de saúde, alimentação e atividade física com grandes nomes do cenário nacional e internacional.

Com a presença do astro e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, grandes atletas nacionais, internacionais e celebridades participam da quarta edição do Evento, que este ano será realizado no Riocentro, na Barra da Tijuca.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quinta-feira, 31 de março de 2016

[BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO] - Iranduba/AM perde invencibilidade para o Flamengo/RJ, no Rio de Janeiro/RJ

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Tasso Marcelo/ALLSPORTS

Manaus/AM - Jogando no Estádio Arthur Antunes Coimbra, no Rio de Janeiro/RJ, o Iranduba/AM conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, na tarde desta quarta-feira (30/03). Com a vitória por 3-1, o Flamengo/RJ assumiu a liderança do Grupo 6 da Segunda Fase da competição. Larissa marcou os três gols da equipe carioca enquanto Nathane descontou para o time amazonense.

A derrota deixou o time amazonense em situação complicada para o restante da competição, com a obrigação de vencer o São José/SP, na próxima terça-feira (05/04), no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos/SP, a partir das 15h30min (horário de Manaus/AM). Depois, o Hulk da Amazônia volta a jogar em casa, duas vezes seguidas, contra São José/SP (13/04) e Flamengo/RJ (20/04), encerrando sua participação na Segunda Fase contra o Corinthians/SP, em Osasco/SP no dia 27 de abril.

No outro jogo do Grupo 6, o São José/SP venceu o Corinthians/SP, no Estádio José Liberatti, em Osasco/SP, por 2-0, com dois gols de Ludmila, aos 5 e aos 39 minutos do segundo tempo. Com os dois gols, Ludmila assumiu a vice-artilharia da competição com 6 tentos, apenas um atrás da principal artilheira, Milene, do Rio Preto/SP.

Ficha Técnica:
Flamengo/RJ 3-1 Iranduba/AM
Quarta-feira, 30 de março de 2016
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Grupo 6 - Segunda Rodada da Segunda Fase
Estádio Arthur Antunes Coimbra, no Rio de Janeiro/RJ, às 14h30 (de Manaus/AM)
Árbitro: Philip Georg Benneti/RJ
Assistente 1: Wendel de Paiva Gouveia/RJ
Assistente 2: Eduardo de Souza Couto/RJ
4ª Árbitra: Rejane Caetano da Silva/RJ
Assessor: João José da Silva Loureiro/RJ
Cartões amarelos: Sorisso 4 minutos do primeiro tempo. Tânia 19 e Sâmia 46 minutos do segundo tempo.
Gols: Larissa 9 minutos do primeiro tempo. Larissa 40 segundos, Nathane 8 e Larissa 11 minutos do segundo tempo.

Flamengo/RJ: Luana; Denielle, Flavinha (Ana Carolina 37/1º), Tânia e Roberta; Ju, Bia, Bárbara (Diany 38/2º) e Maurine; Gabrielly e Larissa (Marcella 43/2º). Treinador: Ricardo Costa.
Suplentes: Kaká, Ana Carolina, Karen, Rayane, Diany, Ana Carla, Jane, Sirlayne, Marcella, Tatiane, Michele e Pati.
Iranduba/AM: Maike; Bruna Calderan, Tayla, Sorriso e Rylane (Roberta 15/2º, depois Ju 24/2º); Mayara, Djeni, Mari e Nathane; Kelen e Sâmia. Treinador: Felipe França.
Suplentes: Wilce, Karen, Roberta, Tatiana, Ju, Paulinha e Ariana Kelly.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 30 de março de 2016

[COPA VERDE 2016] - Paysandu/PA vence e elimina Fast Clube/AM

Do Site da CBF
Confederação Brasileira de Futebol
http://cbf.com.br
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita

Rio de Janeiro/RJ - O Paysandu/PA está garantido nas Quartas de Final (Segunda Fase) da Copa Verde. Neste domingo (27/03), o Papão venceu o Fast Cçube/AM por 3-0, no Estádio da Curuzu, em Belém/PA e avançou na competição.

Depois de empate em 1-1 no Jogo de Ida, o Paysandu/PA recebeu o Fast Clube/AM, em Belém/PA, e fez valer seu mando de campo. Aos nove minutos do primeiro tempo, Betinho recebeu livre na pequena área e abriu o placar. Aos 32 minutos, Raphael Luz carregou pelo meio de campo e entregou de bandeja para Pelezinho finalizar de direita. No final da primeira etapa, Valber cobrou falta e Betinho finalizou de cabeça para fechar a vitória do time paraense por 3-0.

Na próxima Fase, o Paysandu/PA vai enfrentar Rio Branco/AC ou Genus/RO.

Ficha Técnica:
Paysandu/PA 3-0 Fast Clube/AM
Copa Verde 2016 - Primeira Fase - Jogo de Volta
Estádio Leônidas Sodré de Castro, a Curuzu, em Belém/PA, às 198 horas (de Manaus/AM)
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf/MS
Assistente 1: Márcio Gleidson Correia Dias/PA
Assistente 2: Luis Diego Nascimento Lopes/PA
4º Árbitro: Andrey da Silva e Silva/PA
Assessor: José Gilberto Guilhermino de Abreu/PA
Renda: R$ 25.995,00
Público pagante: 3.600
Cartões amarelos: Claílson 9 e Bruno Veiga 21 minutos do primeiro tempo. Bruno Smith 24 e Fernando 31 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Claílson 43 minutos do primeiro tempo.
Gols: Betinho 9, Pelezinho 32 e Betinho 40 minutos do primeiro tempo.

Paysandu/PA: Emerson; Rony, Fernando, Pablo e Lucas Siqueira; Ricardo Capanema, Paulinho (Pelezinho 15/1º), Raphael Luz (Vélber 33/1º) e Celsinho (Bruno Smith 22/1º); Betinho e Bruno Veiga. Treinador: Dado Cavalcante.
Suplentes: Marcos, Flávio, Wanderson, Marco Pinheiro, John, Pelezinho, Vélber, Bruno Smith, Pablo Wallace, Leandro Cearense e Marcelo Costa.
Fast Clube/AM: Bruno Saul; Ricardo (Renê 31/2º), Sérgio Duarte Júnior, Thiago e Matheus Iton; Ediglê, Lima, Róbson (Werley 12/2º) e Yan (Lucas Bueno 31/2º); Jackie Chan e Clailson. Treinador: Darlan Borges.
Suplentes: Guanair Júnior, Renê, Lucas Bueno, Werley e Donmarques.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[LUTA LIVRE ESPORTIVA] - Maria Antonella se destaca na 1ª Copa Falle

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel


Manaus/AM
- A Vila Olímpica de Manaus recebeu neste sábado (26/03) a 1ª Copa Falle de Luta Livre Esportiva. A competição, que contou com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), reuniu 300 atletas que deram show na Quadra II da Vila Olímpica, bairro do Dom Pedro.

Quem roubou a cena no evento foi a pequena Maria Antonella, de apenas três anos de idade. A atleta da Academia Nova União Kids conquistou a Medalha de Ouro ao derrotar Elane Guerrero, da mesma Academia. “Ela já fez Balé e Natação, mas não gostou, começou a fazer Luta Livre, onde ela se deu bem e está invicta”, declarou orgulhoso o pai, Mario Jorge, entre risos. “Eu gosto muito de luta e foi difícil hoje aqui”, pontuou Antonella, com marra de gente grande. Esta foi a terceira vitória da pequena que já soma três lutas.

O lugar mais alto do pódio da categoria Juvenil (até 54 kg) foi ocupado por João Alexandre, de 12 anos. “Fiquei feliz com a minha luta, dei o meu melhor e ganhei de 8-0 do Yago Smith. Foi bem difícil superar ele, mas graças a Deus eu consegui”, destacou o Faixa Laranja na arte suave, em seu primeiro combate do ano.

Em 2015, João Alexandre ganhou o título de Melhor do Ano em sua categoria, pela premiação Falle e agora avalia já ter começado o ano muito bem. A próxima disputa que o jovem pretende abocanhar é o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que será realizado em abril, na cidade de São Paulo/SP. “Agora vou pensar somente no Brasileiro e vou dar o meu melhor lá. Quero me destacar”, disse.

A competição, realizada pela Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), foi disputada nas categorias Infantil (3 a 12 anos), Juvenil (até 17 anos) e Adulto (a partir dos 18 anos), nos naipes Masculino e Feminino, Faixas Branca a Preta, com a participação de dez Academias. Segundo o Presidente da entidade, Helton Henrique, a Copa marcou o segundo evento da Federação deste ano.

“Ficamos felizes com a realização de mais uma competição e participação das academias. Conseguimos reunir aqui atletas de jiu-jítsu, luta livre, luta olímpica e judô com a intenção de fortalecer ainda mais o nosso esporte e a federação. Além disso, podemos observar a grande evolução de alguns atletas”, destacou o presidente.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 29 de março de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Rio Negro/AM e Nacional/AM vencem na rodada dupla de abertura na Colina

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - O Estádio Ismael Benigno, a Colina, foi palco da abertura oficial do Campeonato Amazonense de Futebol Júnior 2016, neste sábado (26/03). Ao todo, 749 espectadores saíram de casa para prestigiar a rodada dupla entre Rio Negro/AM - Iranduba/AM e Nacional/AM - São Raimundo/AM, às 15h30 e 17h30, respectivamente. O evento é uma realização da Federação Amazonense de Futebol (FAF), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Rio Negro/AM e Iranduba/AM foram os primeiros a esquentar o gramado. Mesmo com uma leve chuva, os amantes do futebol local não dispersaram e continuaram a empurrar os times da arquibancada. Para o Galo da Praça da Saudade, o apoio deu certo. Na volta do intervalo para o segundo tempo, com maior posse de bola, o Alvinegro não desperdiçou e garantiu a vitória por 2-0, com gols assinados pelo artilheiro Elivélton aos 9 minutos e Antonio Róbson, após cobrança de pênalti aos 30 minutos.

“Estrear com vitória é sempre importante, começamos com o pé direito, graças a Deus. Mas avaliei muito o time durante toda a partida e alguns ajustes precisarão ser feitos durante os próximos jogos. Mesmo assim, hoje pesamos o nervosismo dos meninos pela abertura do Campeonato e estamos de uma maneira geral satisfeitos. Aproveito para agradecer a torcida, que fez toda a diferença”, disse o treinador do Rio Negro/AM, Roberley Assis.

Virada Espetacular
Em uma partida emocionante, Nacional/AM e São Raimundo/AM se enfrentaram e levaram a torcida a loucura a cada lance. Como franco favorito, por jogar dentro de casa, o Tufão iniciou a partida muito bem, como mais oportunidades, mas no segundo tempo viu o Leão da Vila ressurgir e virar de maneira incrível, marcando 4-3, para alegria nacionalina e tristeza dos são-raimundenses.

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Adriano Oliveira abriu o placar para o São Raimundo/AM. Um minuto depois, Róbson Júnior descontou e empatou para o Nacional/AM. Depois de uma bela cobrança de escanteio, aos 40 minutos, Fabinho estufou a rede e marcou 2-1 para o Alvi-Cesleste da Colina.

Na volta do intervalo, aos 7 minutos, Adriano Oliveira mais uma vez fez jus à camisa e ampliou ao aproveitar uma cobrança de falta pela direita: 3-1 para o São Raimundo/AM. Em cobrança de pênalti, aos 25 minutos, Hayllan se destacou e diminuiu a diferença para o Nacional/AM. Quatro minutos depois, o camisa 10 mais uma vez brilhou em campo e empatou para o Leão da Vila Municipal.

Para fechar com chave de ouro, aos 40 minutos, João Rubens aproveitou cruzamento de Felipe Rocha e meteu a redonda para dentro do gol, cravando a vitória sob os donos do reduto, de virada 4-3.

Presente nas duas partidas, o titular da Sejel, Fabrício Lima, festejou a presença do público, o show em campo das equipes, e destacou o apoio do Governo do Amazonas aos times amazonenses. “Esta semana foi uma das mais movimentadas para o futebol local. Tivemos jogo das meninas do Iranduba/AM pelo Brasileiro (segundo maior público de todas as rodadas da última quarta-feira, dia 23, com 8.147 torcedores), com um público incrível na Arena, tivemos Fast Clube/AM e Nacional/AM, ambos pela Copa Verde, e no final de semana movimentamos os Estádios com o início do Campeonato Amazonense. Ou seja, só não teve jogo para quem não quis. E isso só foi possível graças ao esforço dos dirigentes dos clubes, FAF e Governo do Amazonas”, disse Lima, ao explicar que as despesas dos Estádios não estão sendo custeados pelos times.

“Estamos conseguindo abrir nossos espaços, como a Arena Vivaldo Lima, com custo zero para os times e, desta forma, colaborando para que o torcedor compareça e que a equipe possa lucrar e investir no elenco e em sua estrutura. Queremos única e exclusivamente com isso que o esporte cresça. Para o Juniores, por exemplo, foi pedido a entrada de um quilo de alimento não-perecível e tivemos público da estadual principal. Isso é uma alegria. A nossa ideia é fomentar cada vez mais o menor custo aos times daqui e fazer o torcedor comparecer”, destacou o Secretário.

Resultados da Primeira Rodada:
Manaus FC/AM 4-1 Holanda/AM
Nacional/AM 4-3 São Raimundo/AM
Rio Negro/AM 2-0 Iranduba/AM
Penarol/AM 1-1 Sul América/AM (nos pênaltis, o Penarol/AM venceu por 3 a 2)

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 28 de março de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Manaus FC/AM goleia Holanda/AM com show de Wesley Napão e Rickson

Texto e Fotos: Emanuel Sports
Manaus/AM - O Manaus FC/AM mostrou logo na estreia que veio para brigar pelo título do Amazonense de Juniores 2016. Na tarde deste sábado (26/03), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, no Coroado, Zona Leste de Manaus/AM, a equipe do técnico Igor Cearense goleou o Holanda/AM por 4-1 e assumiu a liderança da competição.

O atacante Wesley Napão, revelado no projeto Bom de Bola e com passagem pela base do Bahia/BA e Fortaleza/CE, foi o nome do jogo ao marcar três vezes em lances de grande habilidade e oportunismo. O primeiro gol aconteceu aos 21 minutos, num chute de primeira dentro da pequena área após passe milimétrico de Mafran. Aos 28 minutos, o camisa 9 fez uma linda jogada individual pela esquerda e soltou uma bomba de fora da área: 2-0.
Um dos principais destaques do Gavião do Norte na partida, o meia Vitinho se livrou da defesa adversária e deixou Rickson sozinho para marcar o terceiro do Manaus FC/AM, aos 33 minutos do primeiro tempo.

O segundo tempo começou e o Manaus FC/AM novamente foi para cima do adversário. Aos 8 minutos, Rickson fez jogada pela direita e cruzou para Wesley Napão, que só teve o trabalho de completar para o fundo da rede. O Holanda/AM fez um gol de honra aos 38 minutos, com Alecssander cobrando pênalti.

O Manaus FC/AM volta a campo no próximo sábado (02/04), a partir das 16 horas, contra o Penarol/AM, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith.

O projeto das Categorias de Base do Manaus FC/AM tem patrocínio e apoio das empresas Samel, Fazenda São Pedro, Asya Fashion, Alternativa Sport, Boutique do Torcedor, Franco's Pizza e Atlética Manaus.
Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 4-1 Holanda/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Primeira Rodada da Fase Classificatória
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Paulo Sérgio da Fonseca/AM
Gols: Wesley Napão 21, Wesley Napão 28 e Rickson 33 minutos do primeiro tempo. Wesley Napão 8 e Alecssander (pênalti) 38 minutos do segundo tempo.
Manaus FC/AM: Júnior; Juca (Andrew), Gabriel, Marcos Rogério e Geovanne (Thiago Braga); Arlesson, Mafran (Romarinho), Vitinho e Rivelino (Daniel Alves); Rickson (João Paulo) e Wesley Napão (Lucas Espiga). Treinador: Igor Cearense.
Holanda/AM: Matheus; Alecssander, Bruno, Ronaldo e Daniel Vaz; Anderson, Paulo Ricardo, Marcos Apolo e Silverson; Andrew e Pedro Alexandre. Treinador: Fábio Alves.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[COPA VERDE 2016] - Fast Clube/AM sai na frente mas cede empate contra o Paysandu/PA

Texto: Klauson Dutra
Foto: Paola Paiva

Manaus/AM - O Fast Clube/AM mostrou maturidade e determinação em campo e mesmo com um atleta a menos em quase todo o segundo tempo, na Arena Vivaldo Lima, empatou com o Paysandu/PA em 1-1 pela Primeira Fase, Jogo de Ida, da Copa Verde. Os gols foram marcados por Guigui, do Tricolor de Aço, e Plabo, para o time paraense, ambos no primeiro tempo. Paysandu/PA e Fast Clube/AM se enfrentam já no próximo domingo (27/03), às 19 horas (de Manaus/AM), no estádio Leônidas Castro, a Curuzú, em Belém/PA.

O zagueiro amazonense foi o primeiro jogador do Fast Clube/AM a marcar gol na Arena Vivaldo Lima. Guigui se tornou o terceiro jogador amazonense a marcar gol na Arena. O zagueiro, que está desde o ano passado no Fast Clube/AM e atuou, nesta temporada, na Copa São Paulo de Futebol Junior com o clube, se junta a dupla Nando e Hayllan.

Ediglê e Lima, bastante questionados se renderiam em campo, deram conta do serviço. Como o Rolo Compressor atuou quase todo segundo tempo sem um jogador, os dois volantes mostraram porque estão vestindo o Manto Fastiano. Com raça, determinação e experiência, os atletas seguraram a defesa e ajudaram o clube a sair de campo com empate.

A torcida fastiana foi o 12º jogador. Gritando, pulando e hasteando bandeiras do clube. Mais de 4 mil pessoas assistiram ao duelo na Arena da Amazônia. Com postura defensiva e apostando nos contra ataques, o Fast Clube/AM segurou no início da partida o ímpeto do Paysandu/PA, que é o atual Campeão Paraense do primeiro turno e único representante da região Norte na Série B do Campeonato Brasileiro.

A tática deu certo, tanto que aos 21 minutos o Tricolor de Aço abriu o placar. Ian cobrou escanteio e Guigui desviou de cabeça, marcando o primeiro gol da partida: 1-0 Fast Clube/AM. Ainda na primeira etapa, o Paysandu/PA empatou o jogo. Aos 42 minutos Celsinho cruzou e Pablo desviou para o gol. Dois minutos depois, novamente Celsinho finalizou e o goleiro Bruno Saul defendeu.

No segundo tempo, o Tricolor de Aço começou avassalador. Aos 3 minutos, Ediglê bateu falta e obrigou o arqueiro do time paraense espalmar. A resposta veio aos 22 minutos, quando Bruno Veiga arriscou de fora da área e Bruno Saul efetuou brilhante defesa.

Guigui, zagueiro fastiano, foi expulso de campo aos 24 minutos do segundo tempo, com cartão vermelho direto. O árbitro goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão relatou na súmula que o atleta deu uma entrada contra um adversário com uso de força excessiva na disputa da bola.

Mesmo jogando com um a menos, o Rolo Compressor segurou o empate diante do clube paraense, que ainda criou oportunidades para marcar. Bruno Saul fez mais duas defesas difíceis e foi um dos destaques da partida.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 1-1 Paysandu/PA
Copa Verde 2016 - Primeira Fase - Jogo de Ida
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM, às 18 horas (de Manaus/AM)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão/GO
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Junior/AM
Assessor: Raimundo Nonato da Silva/AM
Renda: R$ 49.080,00
Público presente: 4.357
Cartões amarelos: Ricardo Capanema 28 e Bruno Veiga 33 minutos do primeiro tempo. Rony 3, Sérgio Duarte Júnior 21, Werley 40 e Bruno Saul 48 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Guigui 24 minutos do segundo tempo.
Gols: Guigui 21 e Pablo 41 minutos do primeiro tempo.

Fast Clube/AM: Bruno Saul; Ricardo, Guigui, Thiago e Matheus Iton; Ediglê, Lima, Sérgio Duarte Júnior e Yan (Róbson 42/2º); Jackie Chan (Lucas Bueno 38/2º) e Clailson (Werley 27/2º). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Guanair Júnior, Renê, Róbson, Lucas Bueno, Werley e Donmarques.
Paysandu/PA: Emerson; Rony, Flávio, Pablo e Lucas Siqueira; Augusto Recife, Ricardo Capanema (Wanderson 37/2º), Raphael Luz (Bruno Smith 17/2º) e Celsinho; Leandro Cearense (Betinho 17/2º) e Bruno Veiga. Treinador: Dado Cavalcanti.
Suplentes: Marcos, Fernando, Wanderson, Pelezinho, Betinho, Bruno Smith e Ilaílson .

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[COPA VERDE 2016] - Nacional/AM joga melhor, mas cede empate no final

Texto e Fotos: Site Oficial do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - Ficou com gostinho de derrota. O Nacional/AM, que ditou o ritmo durante grande parte da partida, principalmente no primeiro tempo, não conseguiu segurar o resultado positivo e, no final do jogo, em um momento de desatenção da zaga, acabou sofrendo o gol de empate no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. Com o resultado, o Nacional/AM jogará por uma vitória simples, ou pelo empate por dois ou mais gols, no dia 6 de abril no Estádio do Mangueirão, em Belém/PA, pelo Jogo de Volta da Segunda Fase da Copa Verde. O Clube do Remo/PA com apenas um empate sem gols já avança. Em caso de novo resultado por 1-1, a decisão ira ser decidida nos pênaltis.

Antes de a partida começar, os jogadores do Nacional/AM entraram em campo com um gesto bem nobre. Todos os titulares pisaram no gramado levando consigo uma criança com Síndrome de Down. A ação, em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Down no Amazonas (APADAM), foi em homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que aconteceu na última segunda-feira (21/03).

Apesar do inicio abaixo do esperado por ambas as equipes, o Nacional/AM foi o time que mais demonstrava organização em campo, deixando a equipe paraense sem a bola, não dando espaços na defesa e saindo no contra ataque. Pela equipe paraense, o maior problema era o setor de criação. Bem marcado pelos volantes do Naça, os meias do Clube do Remo/PA tiveram bastante dificuldade em achar seus atacantes em condições de finalizar.

Depois de boa decida pelo meio campo, Álvaro sofreu um carrinho violento de Chicão na entrada da área. O volante remista recebeu cartão amarelo do árbitro da partida. Na cobrança, o lateral direito Osvaldir colocou com perfeição a bola no canto direito, indefensável para o goleiro remista, abrindo o placar na Colina aos 17 minutos da etapa inicial.

O gol animou as duas equipes, que passaram a se lançar mais ao campo de ataque, principalmente pelas laterais do campo. Em boa descida pela esquerda de Radar, o lateral faz bela tabela com o meia Max William e chutou cruzado, com perigo, levantando o torcedor nacionalino que compareceu ao estádio.

O adversário ainda esboçou uma superioridade, por volta dos 30 minutos, mas o Nacional/AM rapidamente re-estabeleceu o controle da partida e podia, ainda, ter ampliando o marcador no final do primeiro tempo. Depois de boa jogada de Rodrigo Dantas, o atacante deixou Álvaro em ótimas condições para finalizar, mas o meia não aproveitou – chutou pela esquerda e desperdiçou uma grande chance.

Nacional/AM e Clube do Remo/PA voltaram sem alterações para os 45 minutos finais. O Clube do Remo/PA partiu para o ataque em busca do gol de empate. Aos três minutos, Eduardo Ramos encontrou Ciro na entrada da área do Naça, o atacante chegou chutando e levou perigo à meta do goleiro Roberto Gomes.

Logo após, o treinador Heriberto Cunha mexeu na equipe, colocando Railson no lugar de Max William. Em resposta, o técnico do clube paraense realizou duas substituições, tirando Michel e Whelton, colocando em campo Marcus Vinícius e Potita. Aos 15 minutos, o colombiano Tressor Moreno saiu para entrada do atacante Rafael Silva, que durante o segundo tempo demonstrou boa entrega, correndo bastante.

No segundo tempo o time do Nacional/AM abusou dos cartões amarelos. Osvaldir, Rodrigo Dantas e Álvaro foram para a caderneta do arbitro brasiliense Rodrigo Batista Raposo. Além de Fabiano que já havia sido advertido no primeiro tempo. No final da partida, já na base do desespero, o time do Clube do Remo/AM foi direto para o abafa e, depois de uma bola alçada na área, Eduardo Ramos aproveitou a confusão na zaga nacionalina, empatou o jogo, e deu números finais a partida.

Cenas lamentáveis
Depois do fim da partida, torcedores do Nacional/AM ficaram revoltados com o árbitro e começaram a jogar copos e latas no gramado. A polícia respondeu com spray de pimenta e cassetetes. No meio de toda a confusão, um dos policias arremessou uma bomba no meio da torcida do Naça. A ação só gerou mais revolta dos torcedores, que ficaram indignados com o fato da bomba ter atingindo o filho, de dois anos, do zagueiro Edson Rocha, do Nacional/AM. Segundo familiares do zagueiro, a criança passa bem apesar do susto.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 1-1 Clube do Remo/PA
Copa Verde 2016 - Segunda Fase - Jogo de Ida
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, às 20h30 (de Manaus/AM)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo/DF
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Marcos Santos Vieira/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Renda: R$
Público pagante:
Cartões amarelos: Fabiano 27 minutos do primeiro tempo. Osvaldir 9, Rodrigo Dantas 13, Chicão 16 e Álvaro 21 minutos do segundo tempo.
Gols: Osvaldir 17 e Eduardo Ramos 46 minutos do segundo tempo.

Nacional/AM: Roberto Gomes; Osvaldir, Fabiano, Roberto Dias e Radar; Cal, Osmar (Hércules 30/2º), Tressor Moreno (Rafael Silva 15/2º), Max Willian (Raílson 8/2º) e Álvaro; Rodrigo Dantas. Treinador: Heriberto da Cunha.
Suplentes: Thiago Régis, Édson Rocha, Nêgo, Bianor, Hércules, Thiago Verçosa, Raílson, Rafael Silva, Hayllan e Rodrigo Fernandes.
Clube do Remo/PA: Fernando Henrique; Levy, Ítalo, Henrique e João Victor; Michel (Marcus Vinícius 15/2º), Chicão, Yuri e Eduardo Ramos; Ciro (Léo Paraíba 39/2º) e Welthon (Potita 15/2º). Treinador: Leston Júnior.
Suplentes: Douglas, Arthur, Joãozinho, Murilo, Edicléber, Léo Paraíba, Marcus Vinícius e Potita.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita