sexta-feira, 15 de abril de 2016

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO] - Iranduba/AM empata com São José/SP e se complica

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Diante de 4.030 pessoas, a equipe do Iranduba/AM empatou em 1-1, na noite desta quarta-feira (13/04) na Arena Vivaldo Lima, contra o São José/SP, líder do Grupo 6 do Campeonato Brasileiro Feminino. A temporada das Guerreiras do Hulk recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Os gols da partida foram marcados por Carlinha, aos 38 minutos do primeiro tempo, para o time paulista. A atacante Elisa Lopers marcou o gol de empate do time amazonense, aos 26 da segunda etapa. Para avançar de Fase, o Hulk precisa vencer as duas partidas - contra Flamengo/RJ e Corinthians/SP – além de torcer por uma combinação de resultados.

De acordo com o autora do gol do Iranduba/AM, a atacante Elisa Lopes, faltou sorte para a equipe sair com os três pontos. “Fiquei muito feliz por ter ajudado o time e agora é ganhar ou ganhar. O que faltou hoje foi sorte mesmo e vamos concentrar para o próximo jogo”, afirmou.

O Iranduba/AM enfrenta o Flamengo/RJ, na próxima quarta-feira (20/04) em Manaus/AM, pela quinta rodada do Brasileiro Feminino.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 1-1 São José/SP
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Quarta Rodada da Segunda Fase - Grupo 6
Quarta-feira, 13 de abril de 2016, às 20 horas
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4º Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assessor: Raimundo Nonato da Silva/AM
Cartões amarelos: Yasmim 46 minutos do primeiro tempo. Michele Carioca 6, Karen 27, Carlinha 29 e Isa 29 minutos do segundo tempo.
Gols: Carlinha 36 minutos do primeiro tempo e Elisa Lopes 26 minutos do segundo tempo.

Iranduba/AM: Maike; Monalisa, Tayla, Sorriso, Karen e Rylani; Mayara, Djeni, Mari (Elisa Lopes 14/2º) e Nathane (Paulinha 37/2º); Kelen. Treinador: Felipe França.
Suplentes: Wilce, Bianca Bernardes, Victória, Gisele, Sinara, Elisa Lopes, Paulinha, Ju (Gabrielle 23/2º, Tatiana e Ariana Kely.
São José/SP: Vivi; Raquel, Bagé, Juliana e Yasmim; Isa, Valdirene, Rita Bove e Juju; Carlinha (Stephane 40/2º) e Michele Carioca (Ludmilla 6/2º). Treinadora: Emily Lima.
Suplentes: Thaís, Scarlett, Edna, Stephane, Suellen, Gabrielle e Ludmilla.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Fast Clube/AM vence Penarol/AM em Itacoatiara/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em jogo isolado, completando a terceira rodada da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense de Juniores 2016, o Fast Clube/AM conseguiu importante vitória frente o Penarol/AM, na tarde deste domingo (10/04), no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM, assumindo a vice-liderança da competição, mesmo com um jogo a menos. O gol que definiu o resultado foi marcado contra pelo zagueiro Bibi, aos 24 minutos do primeiro tempo.

Foi a segunda vitória do Tricolor de Aço em dois jogos disputados, passando a somar seis pontos, alcançando a vice-liderança do torneio. Foi a segunda derrota consecutiva do Penarol/AM, que empatou na primeira rodada com o Sul América/AM, em Itacoatiara/AM, vencendo nos pênaltis, e perdendo de goleada para o Manaus FC/AM na segunda rodada.

O Campeonato Amazonense de Juniores tem em seu regulamento, como critério de desempate, cartões amarelos e vermelhos. Na partida deste domingo (10/04), a 14ª da competição, aconteceu algo inédito na temporada 2016. O árbitro Reginaldo Vasconcelos Noronha conduziu os 84 minutos (41 minutos do primeiro mais 43 minutos do segundo tempo) sem a necessidade de aplicar cartões.

Ficha Técnica:
Penarol/AM 0-1 Fast Clube/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Terceira Rodada da Fase Classificatória
Domingo, 10 de abril de 2016, às 16 horas
Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Jeová Rodrigues dos Santos/AM
Assistente 2: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
4º Árbitro: Vitor Hugo de Lima Bacelar/AM
Gol: Bibi (contra) 24 minutos do primeiro tempo.

Penarol/AM: Matheus; Hélder (Cadu no intervalo), Estrada, Bibi e Bizico; Jó, Darley (Davi Alfaia 12/2º), Zé Pedro e Ronny; Romarinho e Inácio. Treinador: Nelmo Corrêa.
Suplentes: Andrew, Cadu, Elivélton, NIkson, Eldem e Davi Alfaia.
Fast Clube/AM: Guanair Júnior; Ricardo (Rafael Lobato 31/2º), Guigui, Thiago e Matheus Iton; Renê, Eli, Werley, Juninho (Françoar 22/2º) e Jackie Chan; Lucas Bueno (Richardison 33/2º). Treinador: Darlan Borges.
Suplentes: Bruno Saul, Rafael Lobato, Velho, Rivaldo, Françoar e Richardison.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[LUTA LIVRE] - Escola da Zona Norte de Manaus recebe projeto pioneiro

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - Luta Livre na escola com foco no resgate social e na formação de campeões nos tatames e na vida. Essa é a proposta de um projeto pioneiro que será lançado em Manaus/AM na próxima semana. O primeiro polo será inaugurado no dia 19 de abril, às 9 horas, na Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, situada na Rua Aimoré, número 220, Bairro Terra Nova 1/Novo Israel, Zona Norte da capital amazonense.

O projeto, chamado de Luta Livre na Escola – Formando Cidadão Campeão, conta com apoio da Coordenadoria Distrital 7 da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A chancela é da Federação Amazonense de Submission e Luta Livre Esportiva (Fasub), por meio do Presidente Totonho Aleixo, e a coordenação técnica está a cargo dos Faixas Pretas da Academia Ammyson Simões Complexity Fight.

De acordo com o Coordenador Administrativo da escola, professor Alcino Lomas, a Luta Livre foi escolhida por ser uma modalidade de baixo custo e uma grande ferramenta pedagógica de inclusão social, diversão, competição e inserção de jovens na vida esportiva. "Com o projeto, nosso objetivo é tirar a juventude daquela região da ociosidade, evitar a evasão escolar e ao mesmo tempo inserir os jovens na prática esportiva. Nesse primeiro polo, já temos 150 estudantes inscritos”, explica o professor Alcino, que também é Faixa Azul de Luta Livre da Academia AS Complexity Fight.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quinta-feira, 14 de abril de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Sul América/AM vence a primeira e acaba com a invencibilidade do Rio Negro/AM

Da Assessoria de Comunicação da Sejel

Manaus/AM - Precisando da vitória, o Sul América/AM enfim a conquistou. Depois de dois empates no tempo normal, contra o Penarol/AM e São Raimundo/AM, seguidos de duas derrotas nas cobranças de pênaltis, o Trem da Colina desencantou e venceu o segundo colocado, o até então invicto Rio Negro/AM, por 1-0, abrindo a rodada dupla no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM, na tarde deste sábado (09/04). O único gol do jogo foi marcado por Salgado, aos 22 minutos do segundo tempo, que deixou o Sul América/AM na luta por uma vaga na próxima fase.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 0-1 Sul América/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Terceira Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 9 de abril de 2016, às 15h30min
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assistente 1: Francisco Souza da Silva Filho/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4º Árbitro: Carlos Augusto Santos de Souza/AM
Cartões amarelos: Dieguinho 2 minutos do primeiro tempo. Salgado 24, Neném 37 e Frank 43 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Renan Cunha 14 minutos do segundo tempo.
Gol: Salgado 22 minutos do segundo tempo.

Rio Negro/AM: Diego; Dieguinho (Willian 26/2º), Carlos Henrique (Vitão 15/2º), Róbson e Henrique; Samuel, Ad, Paulo Neto e Marrocos (Maurinho 15/2º); Elivélton e Luiz Carlos (Bruno Torres 15/2º). Treinador: Roberley Assis.
Suplentes: Rafael, Vitão, Alex, Magrão, Anderson, Wilgner, Terlison, Maurinho, Willian, Bruno Torres e Jonhathan.
Sul América/AM: Victor; Pepeto, Rodrigo, Salgado e Cyro; Tiririca, Renan Cunha, Nénem e Matheus Manteiga (Frank 40/2º); Pedro Maciel (Matheuzinho no intervalo) e Cristian Magno. Treinador: Luis Carlos Martins.
Suplentes: Matheus Campo, Caio John, Cavalo, Matheuzinho, Frank, João Paulo e Talisson.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Em jogo equilibrado Nacional/AM se recupera e vence Tarumã/AM

Do Site Oficial do Nacional/AM
http://www.nacionalfc.com.br

Manaus/AM - Em um jogo equilibrado, com muitas faltas e marcado pela solidez das defesas, o Nacional/AM venceu a equipe do Tarumã/AM pelo placar de 1-0, pela terceira rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016, no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, zona Leste de Manaus/AM. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Hayllan, que outra vez, foi o grande destaque da equipe nacionalina.

O treinador James Furtado decidiu mudar algumas peças no time titular, sacando jogadores que haviam começado entre os onze nas duas primeiras partidas, mas não estavam mostrando o desempenho esperado pelo treinador. As novidades foram as entradas dos atacantes Ligeiro e Rocha, no lugar de Robson Garanha Júnior e Silas, e a entrada de Thales no gol, substituindo o até então titular, Mathie.

Durante os primeiros 10 minutos de jogo, as equipes pouco saiam para o ataque, cometendo várias faltas e deixando o jogo muito truncado no meio de campo. O Nacional/AM apostava nas subidas pelo lado esquerdo com Rocha e Ligeiro. O meia Matheuzinho fazia a função de cérebro da equipe, o meia se apresentava nas saídas de bola e buscava as jogadas de linha de fundo com os companheiros da frente.

Do lado do Tarumã/AM a válvula de escape nos primeiros minutos era quase sempre pelas laterais com o camisa seis, Thiago. O time teve vÁrias chances de aproveitar bolas paradas nos 15 minutos iniciais, mas a zaga do Nacional/AM estava muito compacta e afastava os perigos da área.

Aos 16 minutos, a primeira chance clara de gol. Hayllan bate falta com perigo, à bola sobra para o zagueiro João Pedro, que em posição legal, chutou para fora da meta do goleiro Marlos Felipe. Depois disso, a equipe do Tarumã/AM tentou ter mais a posse de bola e subir mais ataque, mas isso acabava oferecendo mais espaços para o Nacional/AM contra-atacar. Hayllan incomodava bastante pelo lado direito, enquanto Rocha era flagrado várias vezes em impedimento quando descia pela esquerda.

As melhores oportunidades apareciam em jogadas de bola parada. O jogo no primeiro tempo foi de muita marcação e poucas chances claras de gol.

Nacional/AM e Tarumã/AM voltaram iguais para o segundo tempo, sem alterações. A etapa final começou movimentada, com as duas equipes propondo mais o jogo. Com 10 minutos James Furtado colocou Silas e Leozinho nos lugares de Ligeiro e Pedro. As substituições deram mais velocidade ao Leão da Vila Municipal e aos 15 minutos Leozinho partiu pela direita, cruzou no primeiro pau e Silas cabeceou com perigo. O Tarumã/AM só assustava através de bolas paradas e o treinador Sirone Nascimento tinha dificuldades em organizar seu sistema de criação.

O gol decisivo saiu aos 28 minutos. Depois de boa jogada pela direita, Silas se aproveitou da confusão dentro da pequena área do Tarumã/AM e tocou rasteiro, livre para Hayllan só completar para o gol vazio. Com o resultado positivo, o time azulino subiu para terceira colocação com seis pontos no campeonato.

Na próxima rodada, o Nacional/AM enfrenta o Iranduba/AM, às 15h30, no Centro de Treinamento Barbosa Filho, localizado no Coroado, zona Leste de Manaus/AM.

Ficha Técnica:
Tarumã/AM 0-1 Nacional/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sábado, 9 de abril de 2016, às 17h30min
Terceira Rodada da Fase Classificatória
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Cartões amarelos: José Rosa 26 minutos do primeiro tempo. Leonardo e Róbson Garanha Júnior no segundo tempo (não houve indicação do tempo de ocorrência na súmula).
Gol: Hayllan 28 minutos do segundo tempo.

Tarumã/AM: Marlos Felipe; Wendrei, Leonardo, Julio e Thiago (Israel 39/2º); Dener Fernandes, Elizeu, José Rosa e Jimi Hendrix; Leandro e Walter. Treinador: Sirone Nascimento.
Suplentes: Felipe, Yuri, Evaldo, Matheus Costa e Israel.
Nacional/AM: Thales; Pedro (Leozinho 10/2º), João Pedro (Cardozo 28/2º), Munhoz e Linnercker; Alison, Matheus Felipe, Matheuzinho e Hayllan; Ligeiro (Silas 10/2º) e Rocha (Robson Garanha Júnior 15/2º). Treinador: James Furtado.
Suplentes: Mathiê, Zé Carlos, Edielson, Davi César, Leozinho, Clemeson, Cardozo, Lucas Rosas, Silas, Róbson Garanha Júnior, Abraão Armistrong.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Com show de João Lucas, Holanda/AM goleia Cliper/AM

Da Assessoria de Comunicação da Sejel

Manaus/AM - A terceira rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016 iniciou com muita bola na rede e novidades, neste sábado (09/04). Com rodada dupla nos Estádios Ismael Benigno, a Colina, e no Carlos Zamith, o Estadual contou com o aporte inédito de segurança, composto pela Polícia Militar, Bombeiros e ambulâncias, uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“A partir de agora, todos os jogos dos Juniores que acontecerem nos campos pertencentes ao Estado, vão contar com este aparato de segurança. É a primeira vez que isto acontece e vai viabilizar tranquilidade e conforto tantos aos jogadores, como para a torcida. Esta última, inclusive, vem marcando um golaço a parte, comparecendo para ver a disputas e animando as equipes. Está bonito de ver”, salientou o titular da Sejel, Fabrício Lima, feliz pelos quase 500 torcedores no Zamith, que neste final de semana recebeu pela primeira vez duas partidas pelo Amazonense.

Na abertura dos jogos no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, na Zona Leste de Manaus/AM, o Holanda/AM goleou a equipe do Cliper/AM por 4-0. A Laranja partiu para o ataque e marcou três gols ainda no primeiro tempo. O meio-campista João Lucas foi o responsável por assinar o balançar das redes. Na segunda etapa, foi a vez do meia-atacante Meireles aumentar.

Foi a primeira vitória do Holanda/AM na competição que chegou aos três pontos e saiu da lanterna, passando a ocupar a oitava colocação. Restou a Águia Dourada a última colocação sem ter somado nenhum ponto no Campeonato.

Na próxima rodada o Cliper/AM volta ao Carlos Zamith, no sábado (16/04), para enfrentar o Penarol/AM, às 17h30, e o Holanda/AM folga na rodada.

Ficha Técnica:
Holanda/AM 4-0 Cliper/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Terceira Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 9 de abril de 2016, às 15h30min
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Ricardo Malveire de Carvalho/AM
Assistente 1: Marleudo Nunes de Lima/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Cartões amarelos: Ismael 20 minutos do primeiro tempo. Bruno Lopes 15 e Daniel Vaz 41 minutos do segundo tempo.
Gols: João Lucas 17 e João Lucas 20 minutos do primeiro tempo. Meirelles 9 e João Lucas 23 minutos do segundo tempo.

Holanda/AM: Matheus Silva; Alecssander (Da Costa 32/2º), Bruno Lopes, Victor e Daniel Vaz; Paulo Rossinio, Leandro Matos (Paulo Lima 29/2º), João Lucas e Meirelles; Andrew (Carlos Eduardo 19/2º) e Eduardo Andrade. Treinador: Fábio Alves.
Suplentes: Francisco Brito, Carlos Eduardo, Lucas Leal, Anderson, Paulo Lima, Ronaldo Souza, Pedro Correia, Marcos Apolo e Da Costa.
Cliper/AM: Daniel; Luan, Ricardo, Ismael e Paulo Rodrigo (Daniel 18/2º); Arlan (Francisco Silva 6/2º), Jheyne Cristian (Dickson 32/1º), Lucas Gabriel (Richard 32/1º) e Marcos Santos; Kelvin (Wagner 32/1º) e Victor (Lucas Patrick 32/1º). Treinador: Jayme Wualy.
Suplentes: Marcos, Herik, Lucas Patrick, Davi Barbosa, Francisco Silva, Wagner, Daniel, Felipe, Richard, Dickson e José Luiz.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 13 de abril de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Manaus FC/AM mantem liderança, mesmo empatando contra o São Raimundo/AM

Texto e Foto: Emanuel Sports
Manaus/AM - Numa partida complicada e com muitos cartões distribuídos, o Manaus FC/AM empatou sem gols com o São Raimundo/AM na noite de deste sábado (09/04) no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. Com o resultado, o time comandado por Igor Cearense chegou aos sete pontos em três rodadas e manteve a liderança isolada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016.

Apesar de dominar amplamente o adversário nos dois tempos, o Gavião do Norte teve problemas com o árbitro Freddy Fernandes. Além de não marcar o pênalti claro sobre o Rivelino no começo do segundo tempo, o homem do apito expulsou o zagueiro Gabriel e o atacante Wesley Napão do jogo.

Mesmo com dois atletas a menos, o Manaus FC/AM teve forças para segurar a equipe do técnico Fábio Gomes. Como o placar terminou igual, a definição do ponto extra foi para os pênaltis. Na série de três cobranças, melhor para o São Raimundo/AM, que venceu por 2-1 e somou dois pontos – de acordo com o Regulamento da competição.

Após a partida, o técnico Igor Cearense minimizou a má atuação da arbitragem. “Tivemos chances claras de vencer a partida, mas infelizmente não conseguimos transformar as diversas oportunidades criadas em gol. Quando a arbitragem não compete a mim comentar”, afirmou o comandante.

Líder do campeonato, o Manaus FC/AM encara o Rio Negro/AM no próximo sábado (16/04), em duelo válido pela quarta rodada da Fase Classificatória do Campeonato Amazonense de Juniores 2016.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 0-0 Manaus FC/AM
[nos pênaltis, vitória do São Raimundo/AM por 2-1]
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Terceira Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 9 de abril de 2016, às 17h30min
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Freddy Rafael Fernandes/AM
Assistente 1: Uescléi Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Marcos Santos Vieira/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Cartões amarelos: Suammy 15, Geovanne 20, Gabriel 29 e Arlesson 37 minutos do primeiro tempo. Bolinha 14, Judá 18, Wesley Napão 29 e Paulo Henrique 40 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Gabriel (segundo cartão amarelo) 27 e Wesley Napão (cartão vermelho direto) 41 minutos do segundo tempo.

São Raimundo/AM: Victor; Suammy, Wilklen (Jojô 32/2º), Perna e Bolinha; Vitinho, Paulinho Curuá, Adriano (Matheus 16/2º) e Judá (Andrey 20/2º); Dhones (Elvis 32/2º) e Yuri. Treinador: Fábio Gomes.
Suplentes: Yhan Leno, Elvis, Jojô, Andrey, Kewen, Matheus, Maurício, Fabinho e Cláudio.
Manaus FC/AM: Júnior; Juca (Thiago Braga 32/2º), Gabriel, Marcos e Geovanne; Arlesson, Vitinho e Rivelino (Carlos Fortes 32/2º); Wesley Napão, Purá (João Paulo 32/2º) e Rickson (Romarinho 19/2º). Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Alex, Thiago Braga, Romarinho, Carlos Fortes, Daniel Alves, Robinho, João Paulo, Rafael Bessa, Mafran e Chaul.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 12 de abril de 2016

[FUTEBOL AMAZONENSE] - Galo Preto dos Juniores foi muito além de um Clássico para Fábio Gomes e Rodrigo Ítalo

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arquivos Pessoais
Manaus/AM - Na preliminar, o Rio Negro/AM superou o Nacional/AM por 2-0. Na partida de fundo, outro tradicional clássico do Futebol Amazonense, o Galo Preto, envolvendo São Raimundo/AM e Sul América/AM. A rodada dupla do sábado (02/04), no Estádio Ismael Benigno a Colina, em Manaus/AM, pela segunda rodada da Fase Preliminar do Campeonato Amazonense de Juniores 2016 foi, entretanto, muito além dos Clássicos. Pouca gente percebeu ou comentou mas, separados por 20 metros, a distância entre a beira do gramado e a Cabine de Imprensa, dois jogadores tiveram experiência únicas e exclusivas, ambíguas e opostas. O zagueiro Fábio Gomes, paraense de Itaituba/PA, 29 anos e o lateral-esquerdo Rodrigo Ítalo, alagoano de Maceió/AL, 33 anos, começaram, no Galo Preto, a escrever um novo capítulo em suas histórias profissionais.

Jogador ainda em atividade, com passagens por sete clubes amazonenses (Libermorro/AM, Fast Clube/AM, Nacional/AM, Rio Negro/AM, Nacional Borbense/AM, Penarol/AM e Manaus FC/AM), além de Aracati/CE, Crateús/CE e Náutico/RR, o zagueiro Fábio Gomes estreou como treinador exatamente por um clube que nunca defendeu como jogador, o São Raimundo/AM. O time mostrou poder de reação e após estar perdendo por 0-2 para o Sul América/AM, alcançou o empate e venceu a disputa por pênaltis, prevista no regulamento da competição, conquistando seus primeiros pontos na competição.

Acadêmico do 3º Período do Curso de Educação Física da Faculdade La Salle, Fábio Gomes revela a angústia que sentiu à beira do campo. "Foi diferente pois você não pode entrar em campo pra ajudar. Ao mesmo tempo, foi uma experiência boa pelo fato de estar o mais próximo possível do que sempre fiz na vida que é jogar futebol", disse, ressaltando que a carreira de treinador não significa o fim da carreira de jogador.

Observando e analisando seu companheiro de profissão, Rodrigo Ítalo (foto abaixo) também começou o Clássico Galo Preto sentindo um friozinho na barriga, fazendo sua estreia como Comentarista pela WebRádio JA Panamazônica (www.radioja.net). "Fiquei um pouco ansioso como fato de ser a primeira vez em Rádio", confessou o jogador, acostumado às pressões por resultados dentro das quatro linhas. "Mas o pessoal da Rádio JA me passou tranquilidade, me recebeu muito bem", completou Ítalo, que é Acadêmico do 2º Período de Jornalismo da Faculdade Martha Falcão. "Eu pretendo seguir esse caminho e me especializar a não ser que o mercado de trabalho me leve para outro setor", ponderou Ítalo, projetando-se na futura profissão.
O alagoano usou sua experiência nos gramados para afastar, pouco a pouco, o nervosismo e a ansiedade inicial. "Na parte de visão de jogo, o fato de ter atuado profissionalmente ajuda muito pois já estive lá dentro de campo por muito tempo e por passar por vários treinadores a gente vai assimilando o que de bom eles passaram e quando você vai para parte de cima que são as Cabines de Rádio, também você tem uma visão até melhor no sentido de formação tática", analisou o Comentarista, que ainda não afastou a possibilidade da continuar atuando no Campeonato Amazonense de 2016, previsto para ser disputado a partir de agosto: "estou aguardando algumas propostas. Se for boa vou analisar pra ver se compensa e se eu consigo conciliar", disse Rodrigo Ítalo.

Vindo de passagens por CRB/AL e Volta Redonda/RJ, Rodrigo Ítalo descobriu o Amazonas em 2006, via Fast Clube/AM, quando o time estava com seu Departamento de Futebol em Itacoatiara/AM. Em 2007 deixou o Tricolor de Aço e jogou por Gama/DF, Mixto/MT, Trindade/GO, Esportivo/RS, Aparecidense/GO, Goiatuba/GO, Oeste/SP, Morrinhos/GO, Anapólis/GO, Itumbiara/GO, Ferroviário/CE, Anapolina/GO e Brasiliense/DF, até se reencontrar com o Amazonas, em 2012, novamente por Itacoatiara/AM, quando passou a defender as cores do Penarol/AM. Não saiu mais da Terra do Jaraqui, defendendo ainda o Nacional/AM e de novo o Fast Clube/AM em 2014 e 2015.

Responsável pelo convite para a estreia como Comentarista Esportivo, o Narrador Klauson Dutra fez a dobradinha com Ítalo no Galo Preto e gostou do que viu e escutou. "O Rodrigo Ítalo demonstrou tranquilidade, conhecimento e precisão no seu primeiro jogo como Comentarista. Gostei como ele analisou o jogo, atrelando seu conhecimento dentro e fora das quatro linhas. Fazemos Jornalismo na mesma sala da Faculdade e ele é muito bom. É um amigo pessoal que Deus me deu a honra de ter e, agora, trabalhar na mesma Rádio com o Ítalo é sensacional. Ele ainda vai dar o que falar na Emissora dos Esportes”, avaliou Dutra, com entusiasmo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


[KART] - Gabriel Silva lidera de ponta a ponta e vence segunda Etapa

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - A paixão pela velocidade esteve em alta na noite deste sábado (09/04) com a segunda Etapa do Campeonato Amazonense de Kart 2016, que reuniu 20 pilotos no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus/AM, no bairro Dom Pedro. O evento é uma realização da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O grande nome desta Etapa foi Gabriel Silva, que dominou de ponta a ponta as duas baterias da prova, somando 20 pontos na tabela e surpreendendo o público presente. A segunda colocação ficou com Adriano Pizzonia, seguido de Eduardo Moura. Os pilotos Cícero Barbosa e Adriano Vidal ocuparam a quarta e quinta colocação, respectivamente.

Gabriel, de 19 anos, é vencedor da Temporada 2015 e é considerado a mais nova promessa da pista Baré, sendo comparado muitas vezes com Antonio Pizzonia, ícone do automobilismo local e que tem projeção internacional. “Estou muito feliz com esta conquista. Não foi algo fácil, mas treino bastante e me dedico, estudando os outros pilotos e avaliando sempre as minhas fragilidades na pista. Minha intenção não era somente vencer esta Etapa, quero mesmo é somar o máximo de pontos possíveis e garantir a Temporada de 2016”, disse Gabriel (foto abaixo), que ano passado tornou-se o primeiro piloto do Amazonas na história a ser convocado para a Seletiva Kart Petrobrás, que reúne os 12 melhores pilotos juvenis do Brasil. Na época, ele conquistou a quinta colocação do evento.
Para o organizador, Fabrício Maia, a competição promete pegar ainda mais fogo nas próximas Etapas. “O Kart é imprevisível, pois basta o piloto perder uma bateria para tudo mudar. Por isso, a partir da terceira Etapa, a tabela começa a se desenhar de maneira mais forte e Yuri Azevedo (vencedor da primeira etapa) e Gabriel Silva (vencedor da segunda etapa) vão ficar com sede para decidir quem vai ocupar com mais folga a classificação geral. É aguardar para ver e aproveito para agradecer o público que vem comparecendo”, disse.

Maia ainda destacou a presença de Adriano Pizzonia, que mora em São Paulo/SP atualmente e que há três anos não corria no Kartódromo de Manaus/AM. Logo no retorno, o amazonense tomou a segunda colocação, colocando os demais participantes no bolso. O Campeonato Amazonense de Kart tem 10 etapas ao longo de 2016, com a final marcada para o dia 25 de novembro. Os vencedores ganharão troféus e brindes.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 11 de abril de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Tarumã/AM estreia vencendo o Iranduba/AM

Da Assessoria de Comunicação
Willian D'Ângelo/Tarumã

Manaus/AM - O Esporte Clube Tarumã/AM estreou com vitória no Campeonato Amazonense de Futebol Juniores contra o Iranduba/AM, em partida realizada no Estádio Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba/AM, na tarde desta quarta-feira (06/04). O Lobo do Norte, comandado pelo treinador Sirone Nascimento, venceu por 1-0, gol do atacante Walter, aos 20 minutos da primeira etapa.

A estreia do Tarumã/AM na competição teve boas oportunidades, principalmente no primeiro tempo com boas jogadas de ataque. Mesmo jogando fora, o time rubro-negro conseguiu se impor, suportando as investidas da equipe comandada por Francisco Gomes. Em tarde inspirada, o goleiro Marcos Felipe, do Tarumã/AM foi o destaque da partida.

No próximo sábado (09/04), o Tarumã/AM volta a jogar. O adversário da vez é o Nacional/AM e o jogo será no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM, às 15 horas . Já o Iranduba/AM folga na rodada.

Ficha Técnica:
Iranduba/AM 0-1 Tarumã/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Segunda Rodada da Fase Classificatória
Quarta-feira, 6 de abril de 2016, às 15h50min
Estádio Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba/AM
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Assistente 2: Paulo Sérgio da Fonseca/AM
4º Árbitro: Ricardo Malveire de Carvalho/AM
Cartões amarelos: Matheus 19 minutos do primeiro tempo. Júlio 20, Leandro 29 e Paulo Ricardo 39 minutos do segundo tempo.
Gol: Walter 20 minutos do primeiro tempo.
Iranduba/AM: Xinayder; João Gabriel, Fernando (David), Daniel e Paulo Ricardo; Carlos Daniel, Felipe Silva, Rogério e Mateus; Paulo César e Willian (Hialo). Treinador: Francisco Gomes.
Suplentes: Diego, Raílson, David, Hialo e Othon.
Tarumã/AM: Marcos Felipe; Maquiné, Léo, Júlio e Wendrei; Dener, Jimi Hendrix, Leandro e Yuri (Balotelli); Israel (Matheus) e Walter. Treinador: Sirone Nascimento.
Suplentes: Felipe Carvalho, Evaldo e Matheus.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita