quinta-feira, 19 de maio de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Rio Negro/AM conquista dois pontos contra o Cliper/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Cliper/AM e Rio Negro/AM empataram em 2-2 no jogo principal da rodada dupla disputada neste sábado (30/04), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM. Parecia que o Rio Negro/AM conquistaria facilmente os três pontos, ao fechar o primeiro tempo com a vantagem de dois gols, marcados por Anderson e Elivélton. Porém, Terry Lucas fez dois gols no segundo tempo, no intervalo de quatro minutos, e fez com que o Cliper/AM alcançasse o empate. Na disputa por pênaltis o Rio Negro/AM levou a melhor e venceu por 3-2, garantindo dois pontos.

Ficha Técnica:
Cliper/AM 2-2 Rio Negro/AM
[Cliper/AM 2-3 Rio Negro/AM na disputa por pênaltis]
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sétima Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 30 de abril de 2016, às 17h30min
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 1: Francisco Souza da Silva/AM
Assistente 2: Paulo Sérgio da Fonseca/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Árbitra Estagiária: Isabela Botelho/AM
Cartões amarelos: Marrocos 19 e Davi Barbosa 38 minutos do primeiro tempo. Terry Lucas 2, Ismael 20, Lucas Gabriel 28, Wágner 31, Lucas Costa 43 e Willian 45 minutos do segundo tempo.
Gols: Anderson 19 e Elivélton 41 minutos do primeiro tempo. Terry Lucas 17 e Terry Lucas 21 minutos do segundo tempo.

Cliper/AM: Daniel; Luan, Ismael, Felipe e Paulo Rodrigo; Jheyme Cristian, Davi Barbosa, Victor e Lucas Gabriel; Wágner e Terry Lucas. Treinador: Jayme Wauly.
Suplentes: Ângelo; Francisco Lima, Lucas Mendes, Marcos, Kelvin, Felipe do Carmo e Lucas Patrick.
Treinador: Jayme Wauly.
Rio Negro/AM: Rafael; Willian, Vitão, Lucas Costa e Magrão; Samuel, Paulo Neto, Terlison e Marrocos; Elivélton e Anderson. Treinador: Roberley Assis.
Suplentes: Arlison, Róbson, Ad, Jonhathan, Henrique, Dieguinho, Carlos Henrique, Victor, Luiz Carlos e Gabriel.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 17 de maio de 2016

[MOTOVELOCIDADE] - Terceira Etapa é marcada por vitória de piloto com nome de personagem de filme americano

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - Adrenalina, velocidade e muitos tombos fizeram da Terceira Etapa do Campeonato Amazonense de Motovelocidade um sucesso, na noite deste sábado (30/04), no Kartódromo da Vila Olímpica. A competição, que reuniu 25 pilotos, recebeu o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A prova noturna consagrou um dinossauro das duas rodas. Com o nome de personagem de filme americano, Braddock, de 51 anos, liderou de ponta a ponta a categoria Super Moto. O apelido, dado em 2006 quando o mesmo ingressou na Modalidade, foi por causa da barba grande, que se assemelhava com o Coronel das Forças Armadas que no filme da década de 1980 tinha a missão de resgatar os soldados americanos prisioneiros no Vietnã. “Recebi o apelido porque só andava barbado. Agora estou cabeludo e sem barba, mas continuo atendendo por este eterno apelido”, contou aos risos o piloto, que por batismo recebeu o nome de Agenor de Paula.

Mas o perfil de líder na pista, com duas vitórias e um terceiro lugar no Estadual reunindo as três etapas, não é nada parecido com o Coronel de Hollywood. Descolado, o cinquentão mostrou o lado brincalhão no esporte. “Estou na frente do segundo colocado há muito tempo (risos). Estou liderando, já ganhei duas provas. Na Primeira Etapa fiquei em primeiro, na Segunda fiquei em terceiro por causa da chuva, e na chuva só de jet-ski, e agora ocupei novamente o lugar mais alto do pódio. Estou mais do que nunca na briga pelo título”, contou.

Quanto a vencer a Terceira Etapa, Braddock avaliou que a folga na pista o deixou tranquilo para completar a bateria. “Fiz a Pole, fiquei em primeiro e liderei de ponta a ponta. No final já estava tirando era a mão para o pessoal encostar um pouco”, declarou o Campeão, que ficou à frente de Joedir Martins e Mazinho, segundo e terceiro lugares respectivamente.

O ânimo da pista também contagiou o público presente, que apoio e empolgou os pilotos presentes. “É muita emoção. Adrenalina pura. Teve tombo, ultrapassagens... foi uma corrida muito boa. Não deixa nada a desejar para outras competições”, disse o vendedor Gean Marcos, 37.

E não foram somente os homens que gostaram da competição pegando fogo. As mulheres também elogiaram a prova e estavam atentas para não perder nenhum lance. “Nossa, amei. É muito legal. Meu amigo me convidou e aproveitei e trouxe minhas amigas. Na próxima eu volto”, disse a estudante de engenharia, Tayane Marques, 22.

De acordo com o Presidente da Liga Amazonense de Motociclismo (LAM), James Bala, a cada etapa o número de pilotos e de público vem surpreendendo. “As disputas foram muito bonitas e acirradas. A cada corrida o número de pilotos cresce e o público vem em peso. Estamos muito felizes”, declarou.

O Estadual sempre ocorre no último sábado de cada mês. A Quarta Etapa do Campeonato Amazonense de Motovelocidade está prevista para o dia 28 de maio.
Resultados da Terceira Etapa:
MV1 (Ouro)
1) Regis Bala
2) Ismael Brito
3) Yuri Navarro

MV2 (Prata)
1) Yuri Navarro
2) Isaias Almeida
3) Talles Yuri

MV3 (Iniciante)
1) Douglas Reis
2) Jorge Pavão
3) Mateus Fontenele

Super Moto
1) Agenor Furtado (Braddock)
2) Joedir Martins
3) Josimar Duarte (Mazinho)

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Nos pênaltis, Holanda/AM leva a melhor sobre o São Raimundo/AM

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita


Manaus/AM - No jogo de fundo da rodada dupla realizada no Estádio Ismael Benigno, a Colina, na tarde deste sábado (30/04), Holanda/AM e São Raimundo/AM fizeram uma partida bastante acirrada. Precisando vencer, a Laranja partiu para o ataque, e logo aos 11 minutos, Andrew abriu o marcador. De tanto pressionar, o time colinense alcançou o empate, com Negão, aos 21 minutos. O resultado levou a decisão para os pênaltis. Na disputa, o Holanda/AM levou a melhor e venceu por 4-3.

Ficha Técnica:
Holanda/AM 1-1 São Raimundo/AM
[Holanda/AM 4-3 São Raimundo na disputa por pênaltis]
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sétima Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 30 de abril de 2016, às 17h30min
Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Ozeas de Souza Cardoso/AM
Assistente 1: Eliane Nogueira dos Santos/AM
Assistente 2: Jander Rodrigues Lopes/AM
4º Árbitro: Walter Francisco Nascimento dos Santos/AM
Árbitra Estagiária: Isabela Botelho/AM
Cartões amarelos: Negão 19, Eduardo Andrade 31 e João Lucas 32 minutos do primeiro tempo. Judá 13, Suammy 15, Leandro Chaves 18, Gabriel Roger 30, Paulo Rossínio 33, Adriano 33, Douglas 36, Robinho 40 e Paulinho Curuá 43 minutos do segundo tempo. Matheus Silva na decisão por penaltis.
Gols: Andrew 11 e Negão 21 minutos do primeiro tempo.

Holanda/AM: Matheus Silva; Daniel Vaz, Bruno Lopes, João Vitor e Gabriel Roger; Paulo Rossínio, Leandro Matos, João Lucas (Dadinho 32/2º) e Meirelles; Andrew (Pedro Correia 19/2º) e Eduardo Andrade. Treinador: Fábio Alves.
Suplentes: Francisco Brito, Alecssander, Carlos Eduardo, Anderson, Pedro Correia, Dadinho, Marcos Apolo e Ronaldo Souza.
São Raimundo/AM: Victor; Suammy, Fábio, Negão e Kewen; Paulinho Curuá, Andrey (Adriano 16/2º), Robinho e Judá (Douglas 35/2º); Elvis (Victinho 16/2º) e Fabinho (Clenaldo 16/2º). Treinador: Fábio Gomes.
Suplentes: Jojô, Maurício, Cláudio, Bolinha, Victinho, Clenaldo, Adriano e Douglas.


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Fast Clube/AM vence Tarumã na Ulbra e se mantem na vice-liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em jogo isolado no Estádio da Ulbra, o Fast Clube/AM venceu o Tarumã/AM por 3-0, pela sétima rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016, na tarde deste sábado (30/04). O resultado manteve o Tricolor de Aço invicto e na vice-liderança da competição, um ponto a menos que o Manaus FC/AM, que tem uma partida a mais disputada.

Jogando de forma cadenciada, o Fast Clube/AM desperdiçou algumas boas chances de abrir o marcador até marcar o primeiro. Jackie Chan, aos 23 minutos fez 1-0 para o Rolo Compressor. Logo em seguida, aos 25 minutos, Françoar fez o segundo. No segundo tempo, Lucas Bueno, aos 17 minutos, definiu o placar.

Uma curiosidade da partida é que o árbitro escalado, João Batista Cunha de Brito, não pôde comparecer, por questões de saúde, apresentando atestado médico, sendo substituído por Edmar Campos da Encarnação que mais uma vez conduziu a partida sem a necessidade de apresentar cartões amarelos ou vermelhos. Com isso, Noélia Chaves da Paixão, que é assistente de ofício, acabou atuando como quarto árbitro.

O Fast Clube/AM começou a partida a todo vapor e com dois minutos de bola rolando Jackie Chan recebeu aberto na esquerda, migrou para o meio, driblou Leonardo e bateu forte, mas por cima. Um minuto depois, novamente pela esquerda, Jackie Chan rolou para Lucas Bueno que ajeitou para a chegada de Werley. O meia bateu de primeira e Marlos Felipe fez difícil defesa, no canto esquerdo. Aos sete minutos Werley, Lucas Bueno e Jackie Chan triangularam pela esquerda, com Lucas Bueno abrindo para Jackie Chan, que bateu com perigo, com a bola passando raspando a trave.

A pressão fastiana continuava e aos 12 minutos Eli lançou Werley na direita, que abriu para Françoar cruzar, com Leandro Costa chegando antes de Jackie Chan para fazer o corte providencial. Quatro minutos depois Françoar recebeu aberto na direita, invadiu a área e bateu forte, mas em cima de Marlos Felipe, que salvou no susto. Aos 21 minutos nova investida do Tricolor de Aço pela esquerda, com Lucas Bueno concluindo para defesa de Marlos Felipe, mandando a escanteio.

O primeiro gol finalmente surgiu aos 23 minutos, quando o zagueiro Guigui enfiou uma bola para Françoar, na direita, que cruzou para Jackie Chan abrir o marcador. Dois minutos depois Werley lançou Françoar, novamente na direita, com o meia atacante entrando na área em velocidade e batendo cruzado e rasante, no canto direito de Marlos Felipe, ampliando o placar.

Mesmo com a vantagem, o Fast Clube/AM continuou criando e sendo superior em campo. Aos 35 minutos Matheus Iton cruzou da esquerda e Lucas Bueno perdeu de forma incrível, de frente para o gol, na pequena área. Jackie Chan, aos 38 minutos, recebeu, driblou Pablo, entrou na área pela esquerda e bateu cruzado e com perigo, mas para fora. Eli sentiu a coxa aos 38 minutos e foi substituído por Velho. A última chance desperdiçada pelo Fast Clube/AM no primeiro tempo foi aos 39 minutos, quando Françoar subiu livre, após cruzamento da direita, mas concluiu para fora.

Sirone Nascimento fez três mexidas no intervalo, na tentativa de mudar o panorama da partida. Entraram Elizeu, Lázaro e Felipe Rodrigo nas vagas de Tiago Vinícius, Yuri e Pablo, respectivamente. Mas a supremacia do Fast Clube/AM continuou. No primeiro minuto, Lucas Bueno fez lançamento primoroso para Françoar, mas Anne Kesy Gomes de Sá apontou impedimento do jogador fastiano. Aos 6 minutos Jackie Chan fez boa jogada pela esquerda e serviu Werley, na meia lua da área, que bateu em cima do adversário. No rebote, Matheus Iton colocou na área mas Françoar estava impedido de novo.

Rafael Lobato bateu falta aos 11 minutos, com Marlos Felipe se esticando todo no canto direito para mandar a escanteio. Três minutos depois Françoar abriu na esquerda para Jackie Chan, que se livrou de seu marcador mas bateu por cima do gol. Juninho entrou no lugar de Werley aos 16 minutos. No lance seguinte, Françoar bateu escanteio pelo lado esquerdo e Lucas Bueno subiu cheio de estilo para cabecear certeiramente, no canto esquerdo da meta de Marlos Felipe, marcando o terceiro gol da partida.

Aos 24 minutos Ricardo lançou Matheus Iton na esquerda, que cruzou para Jackie Chan mergulhar de peixinho, para linda defesa de Marlos Felipe. Dois minutos depois o Tarumã/AM saiu jogando errado, Ricardo se atrapalhou na continuidade da jogada e Jackie Chan chegou batendo, com Leonardo salvando em cima da linha, com o peito.

Darlan Borges resolveu colocar todos os jogadores de linha do banco de reservas para jogar, aos 26 minutos, trocando Matheus Iton por Rivaldo, Lucas Bueno por Bebê e Françoar por Richardison. Aos 30 minutos Lázaro fez boa jogada mas bateu em cima de Rafael Lobato na hora da conclusão. O Fast Clube/AM ainda criou e desperdiçou algumas chances de gols, com Rivaldo e Bebê, com o placar se mantendo até o final da partida.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 3-0 Tarumã/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sétima Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 30 de abril de 2016, às 15h30min
Estádio da Ulbra, em Manaus/AM
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
4º Árbitro: Noélia Chaves da Paixão/AM
Gols: Jacike Chan 23 e Françoar 25 minutos do primeiro tempo. Lucas Bueno 17 minutos do segundo tempo.

Fast Clube/AM: Guanair Júnior; Rafael Lobato, Guigui, Renê e Matheus Iton (Rivaldo 26/2º); Ricardo, Eli (Velho 38/1º), Françoar (Richardson 26/2º), Werley (Juninho 16/2º) e Jackie Chan; Lucas Bueno (Bebê 26/2º). Treinador: Darlan Borges.
Suplentes: Bruno Saul, Rivaldo, Velho, Juninho, Richardson e Bebê.
Tarumã/AM: Marlos Felipe; Wendrei, Leonardo, Leandro Costa e Tiago Vinícius (Elizeu no intervalo, depois Elói 18/2º); Dener Fernandes, Maquiné, Yuri (Lázaro no intervalo) e Kewerton (Gilson 21/2º); Walter e Pablo (Felipe Rodrigo no intervalo). Treinador: Sirone Nascimento.
Suplentes: Felipe Carvalho, Evaldo, Rodrigo Alex, Lázaro, Elizeu, Felipe Rodrigo, Alexsandro, Gilson e Elói.


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[ATLETISMO] - Corrida dos 40 anos da BR-319 transferida para 4 de junho, em Manaus/AM

Texto e Fotos: Emanuel Sports
Manaus/AM - A Corrida de Rua que vai celebrar os 40 anos de história da BR-319 – Rodovia que liga Manaus/AM ao restante do País – foi transferida do dia 30 de abril para 4 de junho, a partir das 17 horas. A prova é uma realização do Movimento Amigos e Defensores da BR-319 – Um Direito Nosso, em parceria com a A. Baracho Produções e Eventos.

De acordo com a organização, a largada e chegada acontecem no Porto da Ceasa, em Manaus/AM. Será disputada na distância de 5 quilômetros e terá como regras de competição as normas que regem o Regulamento Geral de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Corrida da BR-319 será disputada nas seguintes categorias dos naipes masculino e feminino: Individual (5 quilômetros), Pessoas com Deficiência em Cadeira de Rodas (5 quilômetros) e Pessoas com Deficiência Visual (5 quilômetros, com atleta-guia).

São apenas 1.000 vagas e as inscrições vão até o dia 30 de maio. Podem ser feitas por meio dos sites www.br319.wordpress.com ou www.assessocor.com.br. O investimento é de R$ 50 por atleta (+ taxa de administração do site). A idade mínima para participação é 16 anos.

O kit de participação do evento é vinculado à taxa de inscrição e composto de uma sacola personalizada, uma camiseta de poliamida dry da prova, número de peito e possíveis quaisquer outros brindes, materiais e folders ofertados pelos patrocinadores e apoiadores da prova.

Os atletas inscritos receberão o kit do evento somente nos dias 2 de junho (quinta-feira) das 9h às 17h, e 3 de junho (sexta-feira) das 9h às 17h, na Fundação Vila Olímpica de Manaus - avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro. A entrega de kits será impreterivelmente feita nesses dias e horários.
Não haverá entrega de kit de participação no dia do evento, nem após o mesmo. Os kits somente serão retirados pelo atleta mediante a apresentação de um documento oficial de identidade com foto, e do recibo original de pagamento da inscrição. Estes comprovantes serão retidos na entrega do kit.

Todos os atletas inscritos que terminarem as provas nos tempos máximos previstos terão, ao devolverem o chip, direito a uma Medalha de participação.

A premiação na categoria Elite destinará Troféu e R$ 500,00 para os Campeões Masculino e Feminino; Troféu e R$ 400,00 para os segundos colocados Masculino e Feminino; Troféu e R$ 300,00 para os terceiros colocados, de ambos os sexos; Troféu e R$ 200,00 para os que chegarem em quarto lugar, tanto para homens como para mulheres; e Troféu e R$ 100,00 para os quintos colocados. Para os atletas Cadeirantes e Deficientes Visuais, a premiação será de Medalha Personalizada e R$ 300,00 para o Campeão; Medalha Personalizada e R$ 200,00 para o segundo lugar; e Medalha Personalizada e R$ 100,00 para o terceiro colocado.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 16 de maio de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Manaus FC/AM bate Iranduba/AM e segue firme na liderança

Texto e Foto: Emanuel Sports
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita


Manaus/AM - Mostrando a força do elenco, o Manaus FC/AM venceu o Iranduba/AM por 3-0 e continua firme na liderança do Campeonato Amazonense de Juniores 2016. A partida aconteceu na tarde deste sábado (30/04) no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, no Coroado, Zona Leste da capital amazonense. Os atacantes Wesley Napão, Purá e Carlos Fortes marcaram os gols do time do técnico Igor Cearense, que agora soma 18 pontos na tabela – o Fast Clube/AM é o vice-líder do torneio, com 17 pontos.

Apesar do placar elástico, o jogo foi extremamente difícil para o Gavião do Norte, que teve muita dificuldade para vencer a defesa do adversário no primeiro tempo. Na etapa complementar, porém, Igor Cearense fez valer a força do grupo com mudanças que desmontaram a estratégia do Iranduba/AM. A principal alteração tática foi a entrada do atacante Rickson no lugar do lateral-direito Juca.

Rickson fez a diferença, criando diversas jogadas de gol pelas duas laterais. O primeiro gol saiu aos 15 minutos numa roubada de bola de Vitinho, que tocou para Purá e este levou pela direita e deu assistência para Wesley Napão completar com categoria. Foi o sétimo gol do camisa 9 do Manaus FC/AM, artilheiro isolado da competição.

Aos 25 minutos, o inspirado Vitinho deu um passe magistral para Purá, que fez um golaço ao chutar no ângulo esquerdo do goleiro. Aos 41 minutos, o habilidoso Rickson coroou sua bela atuação ao deixar Carlos Fortes, que acabara de substituir Rivelino, livre para anotar o terceiro gol do Manaus FC/AM na partida.

Depois do apito final do árbitro, Igor Cearense comentou sobre o resultado que reafirmou o potencial do Gavião do Norte nas categorias de base. O time está invicto no Campeonato, com cinco vitórias, dois empates e um ponto extra (pênaltis). “Mais do que nunca, o resultado dessa partida confirmou a força do nosso elenco. Não temos um time, mas um grupo de 28 jogadores prontos para alcançar grandes objetivos. Temos muito a melhorar, mas o trabalho está sendo feito e acredito que estamos no rumo certo”, disse o treinador.

O projeto das categorias de base do Manaus FC/AM tem patrocínio e apoio das empresas Samel, Fazenda São Pedro, Asya Fashion, Alternativa Sport, Boutique do Torcedor, Franco's Pizza, Emanuel Sports & Marketing, Atlética Manaus e Regy Pneus e Borracharia.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 3-0 Iranduba/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sétima Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 30 de abril de 2016, às 15h30min
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Árbitro: Carlos Augusto Silva de Souza/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Jonas de Oliveira Marques/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Cartão amarelo: Lucas 42 minutos do segundo tempo.
Gols: Wesley Napão 15, Purá 25 e Carlos Fortes 41 minutos do segundo tempo.

Manaus FC/AM: Júnior (Alex 37/2º); Juca (Rickson 7/2º), Gabriel, Lucas e Geovanne; Romarinho, Vitinho, Marquinho (Marcos Rogério 24/2º) e Rivelino (Carlos Fortes 37/2º); Purá (Rafael Bessa 37/2º) e Wesley Napão (Robinho 37/2º). Treinador: Igor Cearense.
Suplentes: Alex, Thiago Braga, Mafran, Marcos Rogério, Lucas Costa, Robinho, João Paulo, Rafael Bessa, Rickson, Carlos Fortes e Thiago Freires.
Iranduba/AM: Xinayder; Lucas Rego, Daniel, Paulo Ricardo e David; Felipe (Rogério Trindade 18/2º), Raílson, Mateus Gomes (Luan 26/2º) e Lucas Montenegro (Willian 18/2º); Lucas Castro e Othon (Paulo César 26/2º). Treinador: Éder Pantoja.
Suplentes: Diego Silva, Carlos Daniel, Érik, Paulo César, Marcos Bruno, Rogério Trindade, Luan, William e Hialo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[NATAÇÃO MÁSTER] - Veteranos se reencontram e Jayme David faz história

Texto e Fotos: Emanuel Sports
Manaus/AM - O paratleta Jayme David, de 30 anos, foi o grande destaque do Circuito Máster de Natação Paulo Caju – etapa Gil Machado -, realizado na manhã deste sábado (30/04), na piscina da Associação Aquática Amazonas, situada na Avenida Efigênio Sales, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus/AM.

Conhecido pelas diversas conquistas no Circuito de Corridas de rua de Manaus/AM, o cadeirante competiu pela primeira vez entre os mestres da natação amazonense. A estreia foi premiada com a Medalha de Ouro na prova dos 50 metros livre, categoria 30 a 34 anos PCD. Jayme David (foto abaixo) fez o tempo de 1 minuto 34 segundos e 11 centésimos.
“Venho da corrida de rua e hoje, além de ganhar os 50m livre, a organização da prova disse que eu fiz história como o primeiro paramáster da natação do Amazonas. É muito bom se superar e vamos seguir em frente, pois o importante não é modalidade e sim a superação e a vontade de dar o melhor de si no esporte e na vida”, disse o Campeão, que nasceu com Escoliose Mielomeningocele (desvio na coluna).

Segundo o organizador do Circuito Máster, Pierre Gadelha, a etapa Gil Machado foi um sucesso e contou com a participação de 36 atletas (Masculino e Feminino). A próxima etapa acontece no dia 18 de junho, com a presença do nadador Eduardo Piccinini, amazonense que disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Resultado do Circuito Máster de Natação Paulo Caju – etapa Gil Machado
PROVA 50 METROS LIVRE
Categoria Pré Máster 20 a 24 anos - Masculino
1) Gabriel Marques 27’33”
2) Matheus Coimbra 28’81”

Categoria Máster B 25 a 29 anos - Masculino
1) José Antônio Pellegrin 29’48”

Categoria Máster C 30 a 24 anos - Masculino
1) Licinho Carvalho 28’94”
2) André dos Santos 32’16”
3) Fabiano Maduro 32’18”

Categoria Máster C 30 a 24 anos - Masculino (PCD)
1) Jayme David 1:34’11”

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Masculino
1) Rafael Louro 30’00”
2) Osmar Vieira de Gusmão 31’29”
3) Aleson Henrique 44’23

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Feminino
1) Mariana Bier 48’71”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Masculino
1) Alcides Netto 29’68”
2) Renato Louro 32’38”
3) Herbeth de Lima 32’86”
4) Haroldo Esdra 34’89”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Feminino
1) Angela Garrido 44’47”

Categoria Máster F 45 a 49 anos - Masculino
1) Mauro Vieiralves 32’30”
2) Ricardo Andrade 36’65”
3) Ricardo Rabelo 46’35”
4) Haroldo Esdra 34’89”

Categoria Máster F 45 a 49 anos - Feminino
1) Luciana Kalvon 35’39”

Categoria Máster G 50 a 54 anos - Feminino
1) Lucia Oka 42’06”

Categoria Máster H 55 a 49 anos - Masculino
1) José Carlos Fernandes 31’27”

Categoria Máster I 60 a 64 anos - Feminino
1) Maria de Nazaré Pinheiro 38’66”

PROVA 50 METROS COSTAS
Categoria Máster C 30 a 34 anos - Masculino
1) Thiago Nicolau 26’66”
2) Wasdson Eliney 38’46”

PROVA 50 METROS BORBOLETA
Categoria Pré Máster 20 a 24 anos - Masculino
1) Gabriel Marques 30’43”

Categoria Máster B 25 a 29 anos - Feminino
1) Jéssica Natália Santos 33’63”

Categoria Máster C 30 a 34 anos - Masculino
1) Claudeney Vieira 32’06”
2) Wasdson Eliney 34’84”

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Masculino
1) Osmar Vieira de Gusmão 33’47”
2) Marinélio Calandrini 33’15”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Masculino
1) Jimmy Rebelo 31’29”

Categoria Máster F 45 a 49 anos - Feminino
1) Luciana Kalvon 39’43”

Categoria Máster I 60 a 64 anos - Feminino
1) Maria de Nazaré Pinheiro 46’72”

PROVA 50 METROS PEITO
Categoria Pré Máster 20 a 24 anos - Masculino
1) Gabriel Marques 33’42”

Categoria Máster B 25 a 29 anos - Masculino
1) André Dantas 33’71”
2) José Antônio Pellegrin 40’31”

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Masculino
1) Andresson Colares 33’68”
2) Rafael Louro 35’12”
3) Walter Cordeiro 44’07”

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Feminino
1) Mariana Bier 1:04’07”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Masculino
1) Renato Louro 42’89”

Categoria Máster G 50 a 54 anos - Masculino
1) Gil Machado 42’08”

PROVA 200 METROS LIVRES
Categoria Máster B 25 a 29 anos - Masculino
1) André Dantas 2:20’98”

Categoria Máster B 25 a 29 anos - Feminino
1) Jéssica Natália Santos 2:35’19”

Categoria Máster C 30 a 34 anos - Masculino
1) Licinho Carvalho 2:35’81”

Categoria Máster D 35 a 39 anos - Masculino
1) Andresson Colares 2:18’38”
2) Marinelio Calandrini 2:30’06”
3) Rafael Louro 2:43’71”
4) Walter Cordeiro 3:05’36”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Masculino
1) Alcides Neto 2:46’08”
2) Erico Futemma Ushikoshi 2:57’46”
3) Herbeth de Lima 3:09’51”
4) Haroldo Esdra 3:09’87”

Categoria Máster E 40 a 44 anos - Feminino
1) Angela Garrido 3:32’65”

Categoria Máster F 45 a 49 anos - Feminino
1) Luciana Kalvon 2:59’56”

Categoria Máster H 55 a 59 anos - Masculino
1) José Carlos Fernandes 2:41’03”

Categoria Máster I 60 a 64 anos - Feminino
1) Maria de Nazaré Pinheiro 3:17’63”

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

domingo, 15 de maio de 2016

[CAMPEONATO AMAZONENSE DE JUNIORES 2016] - Sul América/AM vence Nacional/AM e mantem invencibilidade

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel
Ficha Técnica: Teófilo Benarrós de Mesquita


Manaus/AM - Um dia antes de completar 84 anos, a equipe do Sul América/AM tratou de presentear os seus torcedores com uma vitória por 2-1 sobre o Nacional/AM em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Amazonense de Juniores 2016, realizada neste sábado (30/04), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. O Campeonato recebe apoio do Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado, de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Matheus Manteiguinha, aos 26 minutos do primeiro tempo, abriu o marcador para o Sul América/AM. No segundo tempo, o Nacional/AM diminuiu com Hayllan, aos 24 minutos. Dois minutos depois, Rodrigo Magela marcou o gol da vitória do Trem da da Colina, (foto abaixo) que ainda teve lances de empolgar o torcedor com direito a faltas, cartões amarelos e belas jogadas.
Feliz pela vitória de aniversário, o treinador do Sulão, Luis Carlos Martins, aproveitou para cutucar o rival. “O Nacional/AM é filial do Sul América/AM Eles pegaram quatro, cinco jogadores nossos e levaram para lá sem a nossa liberação. Por isso que o jogo pegou fogo”, destacou o treinador, revelando a intenção de presentear o clube.
“Nós combinamos nos vestiários que iríamos dar este presente ao Sul América/AM e nada melhor que presentear o clube com uma grande vitória”, afirmou.

O autor do gol do Nacional/AM e vice-artilheiro da competição com cinco gols, o atacante Hayllan, lamentou o jogo pouco empolgante da equipe. “Nosso time foi um pouco apático no primeiro tempo e ficou pouco tempo com a bola, dava muito chutão e isso foi muito grotesco. Pegar o gol e sair atrás do placar é muito difícil. Já no segundo tempo tivemos mais posse de bola, conseguimos empatar e numa bobeira nossa, em uma jogada ensaiada, eles marcaram. Mas eles mereceram a vitória, é um time de qualidade. Não conseguimos a vitória, mas agora é levantar a cabeça”, declarou o jogador.

Com a vitória, o Sul América/AM manteve a invencibilidade e a terceira posição na competição, que classifica os oito melhores para a disputa da Segunda Fase.

Ficha Técnica:
Sul América/AM 2-1 Nacional/AM
Campeonato Amazonense de Juniores 2016
Sétima Rodada da Fase Classificatória
Sábado, 30 de abril de 2016, às 15h30min
Estádio Ismael Beningo, a Colina, em Manaus/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Assistente 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Assistente 2: Marleudo Nunes de Lima/AM
4º Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Cartões amarelos: Matheuzinho 37 e Cyro 38 minutos do segundo tempo. João Pedro 7, Hayllan 24, Linnecker 29, Neném 35, Munhoz 40, Róbson Garanha Júnior 43 e Salgado 43 minutos do segundo tempo.
Expulsões: João Pedro (segundo cartão amarelo) 32 e Pepeton (cartão vermelho direto) 37 minutos do segundo tempo.
Gols: Matheus Manteiguinha 26 minutos do primeiro tempo. Hayllan 24 e Rodrigo Magela 26 minutos do segundo tempo.

Sul América/AM: Victor; Pepeto, Rodrigo Magela, Salgado e Cyro; Tiririca, Neném, Bruno Almeida e Matheus Manteiguinha; Pedro Maciel (Renan dos Santos 25/1º depois Emerson 35/2º) e Cristian Magno (Caio John 26/2º). Treinador: Luis Carlos Martins.
Suplentes: Matheus Campos, Caio John, Cavalo, Luiz Gustavo, Renan dos Santos, Rodrigo, Kahlil, Emerson, Pedro Henrique e Matheuzinho.
Nacional/AM: Mathiê; Pedro (Ligeiro 20/2º), João Pedro, Munhoz e Linnecker (Edielson 34/2º); Alison, Matheus Felipe (Davi César 9/2º), Matheuzinho (Rocha 20/2º) e Hayllan; Nike (Róbson Garanha Júnior no intervalo) e Silas (Leozinho 9/2º). Treinador: James Furtado.
Suplentes: Thales, Luquinha, Edielson, Davi César, Leozinho, Clemeson, Cardozo, Abraão Armistrong, Rocha, Ligeiro e Róbson Garanha Júnior.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita