quinta-feira, 7 de julho de 2016

[TÊNIS DE MESA] - Israel Barreto e Amanda Marques participam de competição em São Paulo/SP

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Vários atletas do País estão reunidos desde quarta-feira (06/07) para disputar os Jogos Regionais de Tênis de Mesa, em São Paulo/SP, competição que segue até domingo (10/07). De Manaus/AM, dois Mesatenistas de peso, Israel Barreto e Amanda Marques, embarcaram para o evento logo nas primeiras horas da manhã de ontem (quarta-feira, 06/07). Para ir à competição, eles recebem apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“Essa competição é regional e os melhores atletas do país participam. Eu e a Amanda Marques somos os únicos representantes do Amazonas e se obtivermos bons resultados, estaremos classificados para a próxima etapa no final do ano, que acontece também em São Paulo/SP”, disse Israel.

O mesatenista amazonense ainda explica que tanto ele, quanto Amanda, vão disputar a categoria Adulto, pela Primeira Divisão, e que seu técnico e parceiro de equipe será o atleta Olímpico Hugo Hoyama. “É sempre um prazer poder trocar experiência com o Hugo e todas as vezes que tenho oportunidade em jogar com ele ou ser treinado, sempre consigo aprimorar minhas jogadas. Este evento, inclusive, é também uma oportunidade de realizar um intercâmbio e crescer tecnicamente”, disse Barreto.

Ainda segundo Israel, a intenção é repassar todo o aprendizado obtido no Campeonato para os atletas do Amazonas. Desta forma, o Campeão Amazonense pretende realizar com Amanda Marques Seminários e Workshops para disseminar o conhecimento. “Todas as informações que conseguirmos obter, vamos repassar. Serão técnicas e métodos diferentes que vão desenvolver o Tênis de Mesa do Amazonas e que vamos aprender no melhor polo nacional e com atletas de referência. Trabalhamos para garantir Medalhas, mas também para encurtar a distância das informações entre nossos atletas e o mundo”, destacou.

Os mesatenistas amazonenses retornam a Manaus na próxima terça-feira (12/07).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 6 de julho de 2016

[JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS 2016] - Inscrições para a Fase Final terminam nesta sexta-feira

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Ne
to/Sejel


Manaus/AM - Falta pouco para o início da Fase Final da maior competição escolar do Estado, os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). As inscrições daqueles que estão classificados para a última etapa terminam nesta sexta-feira (08/07) e a Cerimônia de abertura em Manaus/AM é no próximo dia 20 de julho, na Arena Amadeu Teixeira, em Flores. O evento, que segue de 21 a 30 de julho, é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

As Seletivas para o JEAs 2016 iniciaram dia 23 de maio e envolveram 61 municípios do Amazonas, além de 35 colégios particulares e um total de 280 escolas Estaduais, Municipais e Instituições Federais da Capital, movimentando, assim, uma média de 100 mil estudantes-atletas. Deste total, apenas quatro mil pessoas foram selecionadas para a tão aguardada final em Manaus/AM.

Ao todo, estarão em disputa 16 modalidades pelo Torneio Interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são Infantil (de 9 a 11 anos) e Juvenil (de 15 a 17).

Uma das equipes que promete conquistar o pódio e é forte adversária pela disputa do Vôlei Infantil é o La Salle/AM, comandada pelo técnico Alexandre Chaves. Isso porque o time vem em busca do Bicampeonato e, se garantir o primeiro lugar do torneio estadual, se classifica para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), antigo Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), podendo garantir a Primeira Divisão da modalidade. “O JEAs está valendo para a gente como uma espécie de passaporte para a Primeira Divisão, que se conquistada vai dar mais visibilidade para as nossas atletas, mais chances delas conquistarem a Seleção Brasileira e, consequentemente, mais apoios e patrocínios”, comentou Chaves, ao contar que a base da equipe é formada por jogadoras que venceram o JEAs e o JEBs de 2015.

Na final do torneio estadual do ano passado, o La Salle venceu a Escola Estadual Tereza Siqueira Tupinambá por 2-0, enquanto que no evento nacional o Ouro veio após o time amazonense marcar 3-0 em cima do Fortaleza, donas da casa. Para esta temporada, o time da escola particular está vindo reforçado, após a aquisição das meias de rede Bárbara Santos e Ana Isabele Tavares. “Eu vi a Bárbara jogando pela Municipíadas e tanto ela quanto a Ana Isabele Tavares estudavam em escolas públicas. A Ana, inclusive, fazia parte da Escolinha da Vila Olímpica e após reparar o bom desempenho delas, convidamos as duas para fazer parte da equipe e todas, hoje em dia, são bolsistas do La Salle/AM. Elas são ótimas jogadoras, que vão nos ajudar muito nesta conquista”, disse Chaves, que está aproveitando o recesso escolar para todos os dias treinar suas meninas, das 15h30 às 18h30.

Para ir bem no JEAs, a equipe do La Salle/AM também tem uma carta na manga e trata-se justamente do comandante Alexandre Chaves. Isso porque, o professor é pé quente quando o assunto é competição e o currículo fala por si. O técnico, nos últimos oito anos, não deixou de medalhar uma vez se quer pela competição interescolar, passando pelas escolas Miguel de Cervantes/AM, Nilton Lins/AM, Adalberto Valle/AM e agora pelo La Salle/AM. “Fico muito feliz por todos esses anos ter conseguido bons resultados com as equipes. Para mim, o JEAs causa uma sensação quase inexplicável, pois é uma competição democrática e que é uma verdadeira festa. É muito bonito ver a Vila Olímpica lotada de atletas, de gente que vem do interior, é uma inspiração. Já participei de vários eventos nacionais, mesmo assim os Jogos do Amazonas continuam sendo meu período preferido”, afirmou Alexandre, que também é técnico da Seleção Amazonense Infanto-Juvenil.

Os Campeões do JEAs da Categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de João Pessoa/PB, entre os dias 20 a 29 de setembro. Já os vencedores da Categoria Juvenil disputarão a mesma edição do Torneio, na mesma Capital, de 10 a 19 de novembro.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[GINÁSTICA] - Copa Bianca Maia movimenta Ginastas neste final de semana

Da Assessoria de Comunicação da Sejel

Manaus/AM - Toda a graciosidade, técnica e delicadeza das Ginastas locais estarão sendo testadas nesta sexta e sábado (08 e 09/07), com a I Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica, que acontecerá no Centro de Ginástica do Amazonas que leva o nome da ex-atleta e fica localizado dentro da Vila Olímpica de Manaus/AM, no Dom Pedro. No primeiro dia, o evento inicia às 15 horas e no segundo às 9 horas, com intervalo às 12h30min, retornando às 15 horas. A competição é organizada pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG), com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

No total, 50 Ginastas participarão da primeira competição que faz homenagem à atleta que conquistou três Medalhas de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. A disputa será pelas Categorias Pré-Infantil, Infantil, Juvenil, Adulto e Iniciantes. De Manaus/AM, participam o Centro Esportivo e Cultural do Amazonas (Cecan), a Associação Desportiva, Cultural e Eventos (Adamce) e o Adalberto Valle.

“É a primeira vez que uma competição vai abrir uma categoria especial de iniciantes, Níveis I, II e III, para Ginastas treinadas por entidades independentes de dança e esporte, escolas públicas, particulares, clubes e associações de bairros. A iniciativa veio após constatarmos que tem muitas crianças que praticam a Modalidade, porém ainda não são Federadas”, explicou a organizadora do evento, Sâmia Maia, confirmando ainda quatro Ginastas de Rondônia para a competição.

Ainda segundo Sâmia, a Copa será nos mesmos moldes das competições europeias, com o intuito de valorizar e estimular as Ginastas. Prova disso é a premiação, que além de Medalhas e Troféus, também vai agraciar as vencedoras com materiais (bola, fita, etc) da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A Copa Bianca Maia vem para solidificar o calendário da Federação Amazonense e apresentar um estilo de evento que enalteça principalmente as nossas Ginastas locais. A ornamentação, as apresentações, as roupas, os materiais, tudo está sendo muito trabalhado e elaborado para que o melhor possa ser apresentado. Nosso objetivo, desta forma, é que esta competição possa daqui alguns anos ser até referência internacional, ainda mais com o uso de um dos melhores Centros de Treinamento do País”, considerou.

Para a Competição, está ainda prevista a presença da ex-Ginasta Bianca Maia Mendonça e da árbitra Ester Braga.

Uma das fortes concorrentes para a I Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica é a Adalbeto Valle, que se deu muito bem no Campeonato Brasileiro, realizado em Manaus/AM no final de junho, conquistando a classificação para o Sul-Americano de Ginástica 2016, em outubro. “O Adalberto Valle segue para a Copa Bianca Maia com 22 meninas, todas classificadas para o Sul-Americano e estamos treinando para que nosso desempenho possa ser tão satisfatório quanto no Brasileiro. Iremos participar em todas as categorias”, revelou a técnica da equipe, Fabricia Viana.

Na sexta-feira (08/07), a Abertura Oficial da I Copa Bianca Maia de Ginástica Rítmica será às 18 horas, mas as competições começam a rolar a partir das 15 horas.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D 2016] - Princesa do Solimões/AM vence a segunda consecutiva e assume liderança do Grupo A2

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Bastou a primeira vitória, obtida fora de casa, contra o Palmas/TO, para que o Princesa do Solimões/AM engrenasse no Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D. No jogo de volta, abrindo o returno, disputado neste domingo (03/07), no Estádio Olímpico Governador Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM, o Tubarão do Norte conseguiu sua segunda vitória, sobre o mesmo adversário, e alcançou a liderança do Grupo A2, com 7 pontos conquistados.

No primeiro tempo da partida, o Princesa do Solimões criou e perdeu muitas chances de gol, com grande atuação do goleiro Bruno, preocupando seu torcedor. A aflição seguiu até a segunda metade da etapa complementar, quando finalmente surgiram os gols. Por reclamação, o treinador Zé Marco foi expulso no intervalo, com Paçoca passando a dirigir o time à beira do campo.

Jefferson abriu o placar aos 27 minutos, após aproveita sobra do goleiro Bruno, em conclusão de Alessandro Toró. MIchell, em chute forte, definiu o marcador aos 34 minutos, levando o Princesa do Solimões/AM à liderança do Grupo A2. No próximo domingo (10/07), o time volta a jogar diante de sua torcida, contra o vice-líder São Francisco/PA, e em caso de vitória, combinada com um empate entre Palmas/TO e Barés/RR, se classifica antecipadamente para a Segunda Fase.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 2-0 Palmas/TO
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D
Quarta Rodada da Primeira Fase - Grupo A2
Domingo, 3 de julho de 2016, às 15h30min (de Manacapuru/AM)
Estádio Olímpico Governador Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Árbitro: Diego da Silva Castro/PI
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Marcos Santos Vieira/AM
4º Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Delegado Local: Raimundo Nonato da Silva/AM
Renda: R$ 6.280,00
Público pagante: 628 (972 presentes)
Gols: Jefferson 27 e Michell 34 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Waguinho 23 e Carlos Vinícius 30 minutos do primeiro tempo. Dênis 10 e Alessandro Toró 23 minutos do segundo tempo.
Exclusão: Zé Marco, no intervalo, por reclamação.

Princesa do Solimões/AM: Rascifran; João Rodrigo, Danilo, Deurick e Guilherme; Dênis dos Santos, Alessandro Toró, Michell e André Lima (Gelvane 20/2º); Jefferson (Leonardo 38/2º) e Edinho Canutama. Treinador: Zé Marco.
Suplentes: Victor, Pastor, Hítalo, Gelvane, Amaralzinho, Adonias, Leonardo e Matenay.
Palmas/TO: Bruno; Edilson, Moacri, Carlos Vinícius (Thiago 28/2º) e Fábio Júnior; Vinícius Andrade, Patrick, Waguinho (Weverton 11/2º) e Rodrigo Dias; Dênis e Wanderson (Caio Vinícius 31/2º). Treinador: Max Sandro.
Suplentes: Pedro Henrique, Ítalo, Marcos Vinícius, Josemar, Weverton, Caio Vinícius e Thiago.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 4 de julho de 2016

[CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D 2016] - Nacional/AM empata fora de casa com o Trem/AP

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Nacional/AM manteve a segunda colocação do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão, a Série D, ao empatar fora de casa, na tarde deste domingo (03/07), no Estádio Milton de Souza Correia, o Zerão, em Macapá/AP, com o Trem/AP, sem abertura de contagem. Foi o primeiro ponto conquistado fora de casa, no segundo jogo distante de seus domínios. O Leão da Vila Municipal soma agora cinco pontos, atrás apenas do Atlético/AC, seu adversário da próxima rodada, em Rio Branco/AC, no próximo domingo (10/07). Na sexta e última rodada da Primeira Fase o Nacional/AM receberá em Manaus/AM o Genus/RO, num domingo (17/07), jogo que poderá valer a vaga para a Segunda Fase.

Na partida de Macapá/AP, o Nacional/AM criou boas chances no primeiro tempo, principalmente em cruzamentos na área do Trem/AP. Do outro lado, Branco, que teve passagens por diversos clubes amazonenses, desperdiçava as principais chances criadas pelo clube amapaense. O treinador Sandro Miranda fez algo pouco convencional, queimando duas substituições ainda no primeiro tempo, com as saídas de Serafim e Branco para as entradas de Adriano Miranda e Moisés.

No intervalo, Vágner Benazzi também processou duas alterações, trocando Nonato por Charles e Leandro Chaves por Álvaro. Uma forte chuva começou logo após o encerramento do primeiro tempo, tornando o gramado encharcado e impraticável para o segundo tempo. Aos 22 minutos o meia de criação do Trem/AP, Kariri, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso da partida. O Nacional/AM perdeu Malaquias, contundido, aos 30 minutos, sendo substituído por Rafael Bastos.

Para o compromisso contra o Atlético/AC o lateral-esquerdo Cazumba e o volante Hércules terão que cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O zagueiro Luis Henrique está pendurado, com dois cartões amarelos.

Ficha Técnica:
Trem/AP 0-0 Nacional/AM
Campeonato Brasileiro da Quarta Divisão - Série D
Quarta Rodada da Primeira Fase
Domingo, 3 de julho de 2016, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Milton de Souza Correia, o Zerão, em Macapá/AP
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso/PA
Assistente 1: Ivan Lemos Barbosa/AP
Assistente 2: Salmon Lopes da Silva/AP
4º Árbitro: Enoque Costa Pacheco/AP
Delegado Local: Jason Rodrigues Corrêa/AP
Cartões amarelos: Hércules 26, Frank 33 e Luis Henrique 43 minutos do primeiro tempo. Adriano Miranda 2, Kariri 8, Cazumba 17, Álvaro 25 e Rodrigo 47 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Kariri 22 minutos do segundo tempo (segundo cartão amarelo).

Trem/AP: Deivisson Ferrari; Serafim (Adriano Miranda 24/1º, depois Rodrigo 24/2º), Thiago Costa, Zé Adriano e Almir; Diogo Piraca, Balão, Frank e Kariri; Branco (Moisés 33/1º) e Monga. Treinador: Sandro Miranda.
Suplentes: Paulo Roberto, Rodrigo, Caio, Brendeo, Marçal, Rafael Baiano, Moisés, Natan e Adriano Miranda.
Nacional/AM: Tom; Osvaldir, Luis Henrique, Édson Rocha e Cazumba; Hércules, Tiago Ulisses, Leandro Chaves (Álvaro no intervalo) e Esquerdinha; Malaquias (Rafael Bastos 30/º) e Nonato (Charles no intervalo). Treinador: Vágner Benazzi.
Suplentes: Thiago Régis, Thiago Bernardi, Radar, Cal, Álvaro, Charles e Rafael Bastos.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[HANDEBOL] - Taça Vila Olímpica de Handebol tem seus campeões

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - A VII Taça Vila Olímpica de Handebol revelou os campeões da temporada 2016, neste final de semana (02 e 03/07), na Quadra da Vila Olímpica, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus/AM. Nos dois últimos dias de competição, a rede balançou quase 200 vezes e mostrou a habilidade técnica das equipes. O evento recebeu apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A equipe do Ceti João Braga ficou com o título da competição nos Naipes Feminino e Masculino da Categoria Infantil. O domínio total nas disputas veio depois de superar os rivais Adalberto Valle/Vila Olímpica, no Feminino, e o Monnum Esporte Clube-Cuca/RR, no Masculino.

Favoritos à conquista, ambas as equipes do Ceti enfrentam as dificuldades normalmente encontradas quando se quer levantar uma Taça. No Masculino, a equipe da Zona Norte da Capital encarou o Monnum Esporte Clube-Cuca/RR, reeditando a final de 2016, quando a equipe do Amazonas levou a melhor.

Em meio a muita dificuldade e um placar apertado de 16-14, o Ceti comemorou o Bicampeonato da competição. “Foi um jogo muito pegado, mas conseguimos vencer porque treinamos bastante e nos dedicamos. Ouvimos o treinador, ficamos calmos e conseguimos nosso objetivo”, declarou o capitão da equipe, Luiz Eduardo, de 14 anos.

Vitorioso de forma dramática e com dois gols diferença, o treinador do Ceti, Rosinaldo Santos, elogiou a postura dos jovens que souberam manter o nervosismo sob controle. “Na Categoria de Base o equilíbrio emocional conta muito. A gente treina tudo, mas o clima de jogo é diferente e eles aprendem jogando, é com isso que vem a experiência. Esse é o principal ponto. Por isso conseguimos vencer mais uma vez”, afirmou o treinador, que já prepara a equipes para o Jogos Escolares do Amazonas (Jeas).

Pelo segundo ano seguido com o vice-campeonato, o goleiro do Monnum Esporte Clube-Cuca/RR, Carlão, lamentou a oportunidade perdida de garantir o primeiro campeonato para a equipe de Roraima. “Pecamos nos erros que poderiam ser corrigidos e faltou um pouco mais de vontade. Poderíamos ter levado o titulo, mas jogo é jogo. Mais uma vez somos vice-campeões. Não vamos abaixar a cabeça, vamos seguir em frente e se dedicar ao máximo”, justificou.

No Feminino, as meninas terminaram o jogo empatadas com o Adalberto Valle em 9-9, em um jogo de muita qualidade e superação. No final, a escola da Zona Norte ficou com o título por ter o melhor saldo de gols de toda a disputa.
Pelo Juvenil Feminino, o Sólon de Lucena superou o Ceti João Braga e venceu por 24-14, enquanto que Adalberto Valle/Escolinha da Vila Olímpica ficou com o terceiro lugar. "Foi um jogo difícil, pois no primeiro tempo estávamos ganhando de seis pontos, mas relaxamos e tivemos que voltar na segunda etapa. Graças a Deus, deu certo e saímos com a vitória", disse a capitã do Sólon de Lucena, Vitória Lima, artilheira da equipe com 40 gols.

No Masculino Juvenil, o vencedor foi Monnum-Cuca/RR fechou o placar em 21-17 em cima do time da Barreirinha. Sólon de Lucena levou a Medalha de Bronze. "Foi uma competição muito bonita, que preparou ainda mais nossos atletas para o Jeas e conseguimos avaliar o crescimento técnico de todas as equipes", ressaltou o organizador da Taça, Auricelio Andrade.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita