segunda-feira, 12 de setembro de 2016

[CICLISMO] - Passeio Ciclístico lança Bike Registrada para prevenir crimes contra ciclistas em Manaus

Da Assessoria de Comunicação
Secretaria de Segurança Pública/SSP-AM
Foto: Suzana Martins/SSP-AM

Manaus/AM - A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a empresa Bike Registrada assinaram neste domingo (11/09) o termo de Cooperação Técnica que visa dar maior proteção às pessoas que utilizam bicicletas em Manaus/AM, para lazer ou meio de transporte. A assinatura foi marcada com um Passeio Ciclístico na Ponta Negra, que reuniu mais de 200 ciclistas.

O evento contou com apoio de grupos e associações que reúnem ciclistas em Manaus/AM: Pedala Manaus, Amigos da Bike, Pedalando com Você Alvorada, Lírio do Vale e Piorini, Amigos do Pedal, Pedala Mania, Bike Tour Manaus, Big Bike, Speed Bike, Brutal Bike, Pedala Zé Gotinha, Guaribike, Pedala Redenção, Top Bikes, Amazon Bike (Japiim e adjacências), Pedala Petrópolis, Bolão Amazonense de Ciclismo, Bolão Montain Bike, Bike Manaus/Manaustrans, Bike Manaus, Federação do Ciclismo Amazonense, Associação dos Ciclistas de Manaus, Asas do Pedal, Aero Bike, Comissão dos Ciclistas do Amazonas/Detran, Ciclo Patrulha do Amazonas, Pedal dos Agregados e Jungle Bike.

A parceria público-privada entre SSP-AM e Bike Registrada prevê um banco de dados que poderá ser acessado pelos órgãos de Segurança em caso de ocorrências envolvendo furto e roubo de bicicletas, que poderão localizar com mais agilidade os dados do proprietário, para fins de devolução.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmam que pelo menos 80 mil pessoas utilizam bicicleta em Manaus/AM. A parceria atende essa demanda de crescimento do segmento na capital, segundo o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes. “Hoje a nossa missão aqui é iniciar esse diálogo de segurança com os ciclistas e continuar cumprindo nosso papel, enquanto representantes da Segurança Pública, de garantir bem estar e conforto a todos os setores da sociedade”, afirmou.

De acordo com o idealizador do projeto Bike Registrada, Maxmuller Saraiva Poeck, a ideia é promover o uso de bicicletas como meio de transporte e lazer por meio de um reforço à segurança do ciclista. “Apesar de Manaus/AM concentrar um grande número de ciclistas, a capital do Amazonas ainda não conhecia o sistema, por isso a oportunidade de fechar essa parceria com a Secretaria de Segurança do Estado reflete um divisor de águas na forma de se fazer segurança aos adeptos da bike como transporte de uso diário e de lazer”, disse.

Para o presidente da Comissão dos Ciclistas do Amazonas, Jordan Gouveia, a parceria fortalece a diálogo entre o segmento de ciclismo e o Governo. “Quero parabenizar a iniciativa do Governo, através da Secretaria, de estar preocupado com a segurança de uma coisa que vem crescendo no mundo inteiro, que é a o uso da bicicleta. Não há política pública em nenhum lugar se não houver esse tipo de parceria”, disse.

Participaram do evento na Ponta Negra os órgãos de segurança: SSP-AM, Corpo de Bombeiros, Manaustrans, Secretaria Executiva Adjunta de Operações Integradas (Seaop), Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), Ouvidoria, Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Academia CFO e CPE Oeste.

COMO USAR O SISTEMA

1. Acesse o site bikeregistrada.com.br e faça um cadastro por e-mail ou Facebook.

2. Depois de registrado, informe o número de série da bicicleta. Esse número geralmente está na parte de baixo da bicicleta, onde os pedais são fixados, bem no centro da bike. Algumas bicicletas podem ter o número próximo à presilha do banco ou no local de fixação da roda traseira.

3. Esse número pode ser composto por mais de um bloco alfanumérico. Cada bloco deve ser inserido em um campo diferente do registro.

4. Informe mais detalhes como cor, marca e modelo.

5. Você ainda pode adicionar três fotos. O site sugere uma foto só da bicicleta, uma da nota fiscal e outra do usuário com a bicicleta.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita