sexta-feira, 4 de novembro de 2016

[JUDÔ] - Maria Taba se despede do JEJ 2016 em busca de mais uma Medalha de Ouro

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel


Manaus/AM - Conhecida dos dojôs dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), a amazonense Maria Taba, 17 anos, vai se despedir da competição depois de cinco anos de participação ininterrupta. Figura certa nas disputas desde o ano de 2012, a aluna da escola Dom Bosco faz a última participação na competição nacional juvenil, que ocorre em João Pessoa/PB, de 10 a 19 de novembro. A atleta recebe apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Expoente promessa do Judô do Amazonas, Taba já soma inúmeros Títulos na carreira. A vida dedicada aos Jogos Escolares foi apenas a porta de entrada para as conquistas e o início do reconhecimento nacional. “Os Jogos trouxeram resultados muitos bons para mim. No meu primeiro ano, em 2012, fiquei terceiro lugar, em 2013 fui Campeã, em 2014 fiquei com a quinta colocação e ano passado, em 2015, fui segunda. Foi muito bom e espero esse ano fechar minha participação com a Medalha de Ouro”, disse.

De lá para cá, a judoca conquistou títulos e resultados expressivos. Recém-campeã Brasileira Sub-18, a manauara mantém a disciplina rígida de treinos e preparação física para arregimentar mais Troféus e Medalhas. “Estou treinando todos os dias com a Seleção Amazonense. Estava fazendo musculação e treinando no Dom Bosco para enfrentar atletas de São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul que são muito fortes, então preciso me dedicar e acredito que possa ser Campeã”, avaliou.

Entre um treino, escola e mais treinos, a jovem promessa do Judô aproveita a ida ao fisioterapeuta do Centro de Alto Rendimento do Amazonas (CTARA). As sessões que perduram há mais de quatro anos servem para corrigir as alterações posturais. Os métodos feitos pelos profissionais do Centro servem apenas como forma de prevenção, sendo fatores primordiais para mais conquistas da atleta.

“Há quatro anos a Maria chegou com problema no tornozelo. Constatei algumas alterações posturais nela, que necessitavam de correções para melhorar o rendimento e a preparação física. Foram feitos trabalhos de estabilização para ter uma melhor condição postural e melhorar a qualidade técnica e física. É apenas questão de prevenção. Normalmente se procura o fisioterapeuta para reabilitação, mas também temos a necessidade de prevenir para evitar problemas futuros”, afirmou o fisioterapeuta do CTARA, Leonardo Correia.

Para a judoca, a disponibilidade de um fisioterapeuta tem potencializado o rendimento nas lutas. “Antes eu torcia muito meu tornozelo. Aí depois que iniciei o trabalho no CTARA de fortalecimento e alongamento parei com as dores. Isso melhorou muito meu potencial. Tem me ajudado bastante”, ressaltou.

JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
Entre 10 e 19 de novembro, mais de 3.900 atletas de 15 a 17 anos se reunirão na cidade paraibana para a Segunda Fase dos Jogos Escolares da Juventude. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, a competição terá a disputa de 13 modalidades: Atletismo, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Lutas, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez.

A Segunda Etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude contará com a participação de estudantes de 25 Estados do país, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Além disso, estudantes do Chile disputarão as provas de Atletismo e Natação, com um total de 24 atletas. Ao todo, mais de cinco mil pessoas estarão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.

Do Amazonas, mais de 150 atletas irão representar o Estado na competição de categoria juvenil (15 a 17 anos), sendo alunos de escolas privadas e instituições públicas da capital e do interior. Para a temporada, os estudantes-atletas contam com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CULTURAL] - Os Paralamas do Sucesso vão tocar na Capital (do Amazonas)

Da Agência Maxi Mìdia
Foto: Divulgação

Manaus/AM - O Complexo Turístico da Ponta Negra foi o cenário escolhido para receber a quinta edição do Festival Nossa Energia Move a Amazônia (NEMA), que será realizado no dia 19 de novembro, com programação gratuita envolvendo Música, Esporte e Gastronomia. As bandas Os Paralamas do Sucesso e Luan Forró Estilizado estão entre as atrações nacionais confirmadas.

O evento acontecerá a partir das 15 horas em três ambientes diferentes do Complexo. Um palco será montado na praia, onde haverá apresentação de DJ’s da cena regional. No Calçadão, o público poderá conferir pratos da culinária amazonense a preços populares com o espaço gastronômico Feira do Peixe. Já o Anfiteatro receberá os shows de bandas locais e nacionais.

“Serão mais de oito horas de Festival aberto ao público. A proposta é garantir um dia de diversão com Esporte, Gastronomia e muita Música boa”, destacou um dos organizadores do NEMA, David Freidzon.

Além da programação Cultural, o Esporte tem espaço garantido no NEMA, que incluirá um torneio de Futevôlei com premiação em dinheiro, apresentações de Flyboard, Wakeboard, Paraquedismo e a realização da 4ª Corrida Pedestre Nossa Energia Move a Amazônia.

Sobre o NEMA

Reconhecido por promover a Cultura e o Esporte na região Norte, o NEMA é uma iniciativa da distribuidora Equador Petróleo e anualmente promove uma Corrida Pedestre e o patrocínio de atletas e músicos.

Confira a programação do Festival Nossa Energia Move a Amazônia:

15 horas – Palco Praia - Apresentação de Dj’s, Esportes Radicais Aquáticos, Paraquedismo e Campeonato de Futevôlei.
16h30min – Corrida Pedestre NEMA.
17 horas – Espaço Gastronômico - Feira do Peixe.
18h30min – Início do Festival NEMA - Atrações - Jonnhy Jack Mesclado, Luan Forró Estilizado e Os Paralamas do Sucesso.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2016] - Fast Clube/AM faz a festa na Arena Vivaldo Lima e quebra jejum de 44 anos

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - O Fast Clube/AM tomou conta da Arena Vivaldo Lima e levou os Tricolores à loucura ao conquistar o Campeonato Amazonense de Futebol Profissional 2016. O Título veio após 44 anos da última conquista do time, depois de marcar 3-1 em cima do Princesa do Solimões/AM. A partida foi prestigiada por 2.993 pessoas. A temporada recebeu apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Os gols da vitória fora marcados por Peninha, Cassiano e Charles. Jefferson diminuiu para o Tubarão do Norte. A última conquista do Fast Clube/AM pelo Estadual foi em 1971, quando marcou 4-1 em cima da Rodoviária/AM. Essa foi a sétima vez que o Rolo Compressor saiu vitorioso do Amazonense, os outros anos foram 1948, 1949, 1955, 1960, 1970 e em 1971. "Estou muito feliz por conquistar um Título para o clube depois de mais de 40 anos. Lutamos, trabalhamos intensamente e hoje conseguimos colocar esse Título na história do Fast Clube/AM", disse o treinador do Tricolor, João Carlos Cavalo.

Uma das figuras ilustres na arquibancada da Arena e que após o término do jogo parabenizou os jogadores pessoalmente foi Orleans Nobre. Aos 84 anos, o senhor de cabelos grisalhos coleciona histórias com o time de coração, inclusive de ter atuado pela equipe Tricolor de 1955 a 1960. “Tive a alegria, a emoção de ser campeão pelo Fast Clube/AM em 55 e 60 e hoje estou vivenciando outro grande momento, só que como torcedor. Muitos jovens aqui hoje estão vendo pela primeira vez essa conquista, como é o caso da minha neta, a Isabelle Nobre. Isso é felicidade”, disse seu Orleans, ao lado do filho, Orleans Júnior, o Juninho, que também é Rolo Compressor.
QUEBRA DO TABU
Com total apreensão das duas esquipes, o Fast Clube/AM atacava mais em busca do gol. Embora cercasse a meta de Rascifran, o ataque Tricolor não conseguia passar pela zaga do Tubarão do Norte. Na única oportunidade de perigo, no primeiro tempo, o Princesa do Solimões/AM arriscou um chute de fora da área, com Jefferson, que parou nas mãos do goleiro Edmar Sucuri.

O lance acordou o Tricolor de Aço que logo passou a arriscar de fora com Peninha, aos 23 minutos. Aos 40 minutos, no lance de mais perigo para o Rolo Compressor, o atacante Robinho foi agarrado pelo goleiro Rascifran. O árbitro Edmar Campos da Encarnação marcou pênalti. O meia-atacante Peninha cobrou, com perfeição, abrindo o placar para o Fast Clube/AM.
No segundo tempo, o Fast Clube/AM voltou atacando e não demorou para marcar o segundo. Aos oito minutos, Cassiano recebeu na lateral direita, avançou para a grande área, se livrou de dois marcadores e estufou a rede de Rascifran, estabelecendo 2-0. O Princesa do Solimões/AM ainda diminuiu de pênalti, com Jefferson, aos 13 minutos - o nono gol do artilheiro do Campeonato. Cinco minutos depois foi a vez de Charles marcar o terceiro do Rolo Compressor e decretar o fim do jejum.

Para garantir a segurança, um efetivo de 107 Policiais Militares estava presente na Decisão do Estadual. “Foi tudo tranquilo, sem ocorrências e mais um evento finalizado com segurança e conforto à população”, destacou a capitã Daniela Cerdeira.

BALANÇO
Durante todo o Campeonato Amazonense, a competição recebeu apoio do Governo do Amazonas, através da Sejel. Para valorizar a festa, a pasta ofereceu Troféus e Medalhas personalizadas, além de faixas, sky paper (chuva de prata) e um pódio caracterizado. Pela temporada do Barezão Profissional, os Estádios abriram seus portões 26 vezes. A Arena Vivaldo Lima (Constantino Nery) recebeu 11 jogos, enquanto que Colina (Santo Raimundo) um total de 13, e o Carlos Zamith (Coroado) dois.

“Nunca se abriu tanto os Estádios da Copa do Mundo 2014 para os times locais e, o melhor, sem custos. A Secretaria de Esporte cumpriu seu compromisso e abriu os portões e se encarregou do aluguel, quadro móvel, ambulância e arbitragem. Tudo pensando em ajudar e alavancar o futebol local. O Amazonense 2016 foi um sucesso e tudo que aprendemos este ano, será aperfeiçoado para o próximo. Desta forma, teremos ainda mais excelência no ano que vem”, destacou o Secretário Fabrício Lima. O Amazonense 2016 foi beneficiado pelo Fundo Estadual de Esporte e Lazer (Feel), que recebe recurso financeiros dos eventos privados e jogos de times de fora que acontecem nas praças esportivas da Sejel.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

[BEACH SOCCER] - Estrela do Norte/AM é Bicampeão invicto da Copa Manaus

Texto e Fotos: Emanuel Sports
Manaus/AM - O Amazonas tem um novo papão de títulos nas areias. É o Estrela do Norte/AM, que venceu o Área Verde/AM, por 8-5 e conquistou o Bicampeonato invicto da Copa Manaus de Beach Soccer, na tarde deste sábado (29/10), na praia da Ponta Negra, Zona Oeste da capital amazonense.

Com o resultado, o time do São José 3, Zona Leste de Manaus/AM, será o representante do Amazonas numa das etapas do circuito nacional de Beach Soccer em 2017. Além disso, o Estrela do Norte/AM vai receber um prêmio de R$ 2 mil oferecido pela entidade organizadora da competição, a Federação Amazonense de Futebol de Areia (Fafa).

O nome do jogo que valeu a Taça foi o atacante Ítalo Henrique, o popular Bob, autor de três gols na partida para o Estrela do Norte/AM. Marquinho (2), Ligeirinho, Pirulito e Hamilton completaram a festa para o Gigante da Zona Leste. O Área Verde/AM marcou com Diogo (3) e Bruno (2).

O Estrela do Norte/AM foi Bicampeão da Copa Manaus de Beach Soccer com Eduardo Queiroz, Leandro Régio, Bob, Iran, Marquinho, Pirulito, Come Lixo, Leandro, Ligeirinho, Melzinho e Hamilton. A comissão técnica foi formada por Cleudvan Lopes (Técnico), Tinho (Auxiliar) e Cleudinei Lopes (Presidente).

Para se tornar uma potência no esporte amazonense, o Estrela do Norte/AM conta com patrocínio e apoio das seguintes empresas: Cachaçaria do Dedé, Pontual Pizza e Sushi, Lourdes Rocha Contabilidade, Exatidão Projetos, RF Fisioterapia e Quiropraxia, Treino do Lauriano e Emanuel Sports & Marketing. A Alternativa Sport (Petrópolis) é a fornecedora oficial dos materiais esportivos do clube.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita