domingo, 4 de dezembro de 2016

[NATAÇÃO] - Ylse Sasai e Flávio Monteiro conquistam Travessia Almirante Tamandaré

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - O mais extenso rio de água negra do mundo foi palco na manhã deste domingo (04/12) do Rio Negro Challenge, que reuniu a tradicional Travessia Almirante Tamandaré (8,5 Km), o Circuito Mirim (400m), e a Maratona Aquática (1,5Km e 3Km). Ao todo, 210 atletas encararam a competição, disputada ainda por nadadores de 11 Estados do País. O evento foi uma realização da Aquática Amazonas, com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

A grande expectativa do dia ficou por conta da Travessia Almirante Tamandaré, que desde 2007 não era realizada. Pela categoria feminina, a representante do Amazonas, Ylse Sasai, foi a grande Campeã. O Título veio após 01h57min de prova e aos 46 anos ela se torna a pessoa com a maior idade a vencer a Travessia. A atleta, natural do Rio de Janeiro, é federada pela terrinha baré e treinada pelo professor Márcio Soares.

“Já participei de provas em águas abertas, mas nunca de uma Travessia com um percurso tão longo. No meio da prova tinha um ponto de banzeiro e esta foi a minha maior dificuldade, mas o restante foi perfeito e eu consegui me sair bem. Eu não treinei específico para a Travessia, pois faço Triathlon e estou em constante preparação. Essa conquista me traz uma felicidade muito grande, pois este é um evento muito importante para o Estado e encarei um percurso que jamais havia feito”, disse Ylse.

Pela categoria Masculina, o grande vencedor foi Flávio Monteiro, 23 anos, que atravessou a linha de chegada após 01h44min. O atleta é de Roraima e pela primeira vez disputou uma prova na capital amazonense. Apesar o desgaste físico, o atleta vibrou pela conquista da Medalha de Ouro e afirmou que quer voltar outros anos para obter o Bicampeonato.

“Eu nado desde meus 11 anos e há sete comecei a me dedicar às águas abertas. Fiquei muito feliz em poder me destacar e não foi fácil, pois o desgaste é grande, mas meu foco agora será vir outras vezes e superar este resultado. A surpresa da vitória foi maravilhosa, pois eu não esperava ganhar. Mas agora que ganhei, quero outros títulos”, disse Flávio.

Na disputa pelos 3Km da Maratona Aquática, o lugar mais alto do pódio foi ocupado pelo atleta olímpico Allan do Carmo, que cravou 31min43seg, seguido de Gustavo Roberto (39min54seg) e Felipe Augusto (41min13seg). De volta a Manaus/AM após 10 anos, o medalhista de Bronze pelos Jogos Pan-Americanos 2007, afirma que a `visita` não poderia ter sido melhor.

“Esta foi a minha primeira prova após as férias, que eu tirei em outubro, e é uma Maratona muito gostosa de fazer. Logo, voltei ao período de competição já com o friozinho na barriga e tive a alegria de vencer. Fiz o percurso sem problemas, e estou saindo daqui feliz com o meu resultado”, disse o atleta, que na semana que vem disputa o Rei e a Rainha do Mar, no Rio de Janeiro/RJ.

Nos 1,5Km da Maratona, quem se deu melhor foi o recordista Sul-Americano Luis Rogério, que fechou a prova em 15min04seg. O segundo lugar foi ocupado pelo amazonense Matheus Andrade, com o tempo de 15min59seg e, em terceiro, ficou Anderson Colares, com 20min08seg.

“Foi a primeira vez que participei de uma prova em Manaus/AM, o mais próximo do Norte que cheguei foi em Belém/PA e para mim foi algo maravilhoso. Manaus/AM com certeza me deu sorte e agora quero ter a oportunidade de voltar e competir outras vezes. Conheci um pouco da cidade e realmente preciso voltar aqui”, destacou Luís.

O Medalhista de Prata e representante do Estado, Matheus Andrade, afirmou que o segundo lugar teve um gostinho especial. “Eu nadei junto com um ídolo do esporte e consegui ficar ao lado dele no Pódio e isso já representa muito para mim. A água estava muito pesada e eu tive certa dificuldade na hora de chegar, pois tenho miopia e não estava enxergando tão bem. Mas no final deu certo e estou contente com o resultado”, destacou Andrade.

Representando toda a coragem dos pequenos, Sofia Costa encarou o Circuito Mirim e venceu a categoria Petiz após deixar as pequenas Natalia Calibri e Caritas de Souza para trás, com o tempo de 13min01seg. Estreando em percursos mais longos, a adolescente de 12 anos contou que amanhã é dia dela levar a Medalha de Ouro para passear no Colégio La Salle.

“Eu estava um pouco ansiosa e nervosa, pois é a primeira prova longa que faço, mas graças a Deus deu tudo certo, foi além das minhas expectativas e eu gosto muito de superar desafios. Agradeço minhas amigas pelo apoio, minha família e amanhã vou levar minha medalha para o colégio e mostrar a minha conquista”, destacou.

O Coordenador do Rio Negro Challenge, Pierre Gadelha, considerou um sucesso o evento e afirmou que a competição bateu o recorde de inscritos, comparando a outras edições. Além disso, fez questão de ressaltar que a volta da Almirante Tamandaré marcou um novo ciclo do esporte.

“Não tive nenhum incidente e tudo ocorreu dentro do programado. Foi um evento muito bonito, que mostrou a superação e dedicação dos atletas. A partir de agora, com a volta da Tamandaré, novos recordes serão batidos e mais atletas vão se interessar pelas provas de águas de abertas, algo que é muito bom para o fomento do esporte. Estou muito feliz e contente com o resultado do evento”, disse.

RESULTADOS
Travessia Almirante Tamandaré
1) Ylse Sasai – 01h57min
2) Flavia Takada - 02h04min
3) Renata Rauen - 02h06min

1) Flavio Monteiro
2) Rodrigo Marson
3) Caio Souza

Maratona Aquática – 3Km
1) Allan do Carmo – 31min43seg
2) Gustavo Roberto -39min54seg
3) Felipe Augusto -41min13seg

1) Fernanda Delboux – 33min05seg
2) Natasha Paulino - 52min27seg
3) Luciane Feiten – 54min27seg

Maratona Aquática - 1,5km
1) Luis Rogério - 15min04seg
2) Matheus Andrade - 15min59seg
3) Andreson Colares – 20min08seg

1) Stefany Afonso - 20min48seg
2) Maria de Nazaré - 27min06seg
3) Fernanda Reis – 31min15seg

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita