quarta-feira, 14 de junho de 2017

[FUTEBOL AMERICANO] - Definido calendário para 2017; final será na Arena Vivaldo Lima

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A temporada 2017 do Futebol Americano no Amazonas promete ser inesquecível. Isso porque, além de eventos tradicionais, como o Campeonato Amazonense e os Tryouts, a modalidade ainda contará com um evento inédito este ano. Trata-se da Copa Norte, competição que vai reunir equipes da capital amazonense e de outros estados do País. O anúncio do cronograma da Bola Oval aconteceu nesta terça-feira (13/06), na Arena Vivaldo Lima, e participaram os representantes da Federação de Futebol Americano do Amazonas (Fefaam), as equipes do circuito, e o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima.

A Copa Norte inicia no dia 12 de agosto e as Finais das Conferências – que serão nos estados vizinhos - acontecem no dia 10 de setembro. A decisão será realizada no dia 3 de dezembro, com mando de campo a ser definido pelos organizadores. De Manaus/AM, participam do torneio os times Tarumã Broncos/AM e North Lions/AM, além do Pará, Roraima e Maranhão. A competição terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA).

Antes da competição que tem status de Nacional, acontece o Campeonato Amazonense de Futebol Americano e o Amazonas Bowl, antigo Manaus Bowl, que caracteriza a Final do Estadual. De acordo com o Diretor Técnico da Fefaam, Renner Silva, a nomenclatura do evento mudou devido a competição estar expandido e os títulos serão unificados. Dessa forma, este ano, a decisão do Estadual segue para a 12ª edição e comemora 11 anos do surgimento do esporte no Amazonas.

Além de um novo nome, as disputas do Amazonense em 2017 também vão contar com um estreante, além dos velhos times conhecidos. Isso porque, o Manaus Raptors/AM será o calouro da temporada, que vai enfrentar os veteranos Tarumã Broncos/AM, Nortes Lions/AM, Nacional Cavaliers/AM, Ajuricaba Warriors/AM, Amazon Black Hawks/AM e Lobos FA/AM.

“O nome mudou justamente para fomentar o esporte para todo o Estado, com a criação de novas equipes em outras cidades e assim expandir ainda mais o futebol americano no Amazonas. Além do mais, este ano teremos disputas na capital e também em Iranduba/AM, onde teremos rodada dupla, e o município vai nos receber com muito carinho. E a ideia principal de cada equipe continua sendo chegar a grande Final”, disse Silva.

O Amazonense de Futebol Americano inicia dia 25 de junho e a Final está prevista 26 de novembro. A Decisão vai ocorrer na Arena Vivaldo Lima, assim como em 2016, quando ocorreu pela primeira vez a Final do 11ª Estadual. Em campo, quem levou a melhor foi o North Lions/AM, que venceu o Manaus Broncos/AM por 17-14, diante de 8.515 pessoas.

“Nossa Arena Vivaldo Lima já demostrou ano passado que consegue receber jogos do Futebol Americano, o que para o gramado funciona como uma espécie de rodada dupla. Nós queremos cada vez mais agregar os esportes e vamos apoiar o Futebol Americano com todos os nossos complexos esportivos. Em contrapartida, todas as competições terão a entrada de um quilo de alimento não perecível que serão doados à entidades que necessitam. Tenho certeza que, assim, daqui algum tempo teremos muitos mais times, a profissionalização de outros, e a final do Amazonas Bowl com muito mais público”, ressaltou o titular da Sejel, Fabricio Lima.

O atual Campeão do Estadual, North Lions/AM, promete o Bicampeonato para este ano e, para isso, conta com jogadores experientes. “Nós somos o atual Campeão e estamos mantendo a mesma base para essa temporada, sendo que temos um elenco em número maior e bem mais organizado. Podem ter certeza que vamos vir ainda mais ferozes”, destacou o representante do time, Lucas Alencar.

Para o mais novo pupilo do Estadual, Manaus Raptors/AM, a estreia não quer dizer sinônimo de desconhecimento. Pelo contrário, para a competição o time vem armado com profissionais de ponta e, assim, pretende levantar a taça. “Nosso time foi fundado em 2015 e esperamos esses anos para entrar no Estadual pois temos a meta de profissionais, ou seja, precisávamos amadurecer. E estreando estamos com dois técnicos que vão fazer a diferença no nosso desempenho, que é o americano Sean Goolsby, e o ex-Cavs Igor Martins. Estamos organizados, focados, e vamos vir com tudo. Vamos entrar para ganhar, respeitamos as outras equipes, mas sabemos que quem colhe, planta”, disse o presidente do Raptors/AM, Moises Bentes.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário