sábado, 29 de abril de 2017

[FUTEBOL DE MESA] - Manaus/AM sedia Norte-Nordeste neste final de semana

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Manaus/AM vai receber pela primeira vez neste sábado e domingo (29-30/04), a 2ª Edição da Copa Norte e Nordeste de Futebol de Mesa. O evento será realizado no Salão Bossa Nova da Arena Vivaldo Lima, sempre a partir das 8 horas, e deve reunir quase 60 atletas. O evento é uma realização da Associação Manauara de Futebol de Mesa (AMFM), com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

“Essa vai ser a primeira vez que um Campeonato de Futebol de Mesa vai acontecer dentro de um Estádio e tenho certeza que vai marcar de maneira positiva o evento, que é chancelado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM). Representantes da CBFM estarão aqui e vão avaliar o evento e, quem sabe, poderemos estar aptos a receber o Campeonato Brasileiro por Equipes”, disse o diretor de comunicação da AMFM, Winnetou Almeida.

No sábado (29/04), o Norte-Nordeste vai apresentar a Fase Classificatória nas categorias Adulto e Master. Os jogos iniciam às 8 horas e devem ocorrer até às 19 horas. Casadas as chaves da Primeira e Segunda Divisão, Ouro e Prata, o domingo (30/04) será de Decisões. A premiação está prevista para às 16 horas. Aqueles que desejarem assistir, a entrada para o evento é gratuita.

Para a competição, os botonistas começaram a desembarcar em Manaus/AM desde a última quarta-feira 926/04). Representantes de Pernambuco, Piauí, Rondônia, Ceará, entre outros Estados, já estão na terrinha baré, e até a madrugada desse sábado (29/04) devem chegar mais competidores. Dentre os nomes de fora que prometem dar trabalho aos atletas da casa, estão Rafael Moreira, Eder Pezão, e Alexandre Pentinho.

“Vamos ter nomes fortes aqui na Capital e que são conhecidos no mundo do Futebol de Mesa. O Rafael Moreira, por exemplo, é de Fortaleza/CE e vai disputar a categoria Adulto. Ele, geralmente, por jogo, chega a fazer seis gols e isso é bastante nesta modalidade. O Eder Pezão, de Pernambuco, é outro que deve dar trabalho na Máster, e ainda teremos a presença da lenda Alexandre Pentinho, que só joga mesmo em competição oficial com um pente, e representa o Sport/PE na Máster”, revelou.

Se o Nordeste tem nomes fortes, o Norte do País também deve ser bem representando. Pelo Amazonas, Augusto dos Santos, Campeão Série Prata, Ulisses Monteiro, e o próprio Winnetou Almeida são botonistas que tem chance de ocupar um lugar no pódio.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 28 de abril de 2017

[MUAY THAI] - Gran Prix com promessa de revelar novos talentos

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A 2ª Edição do GP de Muay Thai vai abrir o calendário da modalidade em 2017, neste sábado (29/04). O evento terá 14 lutas e vai reunir mais de 32 atletas que estarão no ringue montado na quadra do Ginásio Renné Monteiro, na Avenida Constantino Nery, a partir das 14 horas. A competição é uma realização da Federação Amazonense de Boxe Tailandês (Fabt) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

De acordo com o presidente da Fabt, Romulo Bonates, a competição será a primeira de quatro eventos a serem realizados. Entre atletas experientes e novatos, a partir dos 14 anos, nas categorias Iniciante e Amador, a direção pretende encontrar novos talentos do Boxe Tailandês.

“Estamos na Segunda Edição do evento e caso surja algum atleta talentoso nós vamos convidá-lo para a disputa em que todos os atletas do Muay Thai querem participar, que é North Warriors, no mês de julho aqui em Manaus/AM. Acredito que as promessas vão sair da categoria Iniciante, mas vou ficar focado na categoria Amador Juvenil, de onde acredito que sairá um dos melhores combates do dia”, declarou.

A expectativa da direção do evento é ver embates de qualidade. “Acredito que a luta principal da noite e a mais aguardada vai ser entre os lutadores Valmir Junior e Francisco Souza no Amador Adulto até 75,90 quilos. No Feminino, a disputa entre a Jessica e a Jamily promete ser bem disputada na categoria até 55,90 quilos. Teremos lutas de muita qualidade”, afirmou.

Seguindo os padrões da Confederação de Muay Thai do Brasil (CMTB), o GP terá a pesagem dos atletas no mesmo dia das lutas. Das 10 às 11 horas, os lutadores vão ter o primeiro embate: contra a balança.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Holanda/AM goleia São Raimundo/AM, que só escapa do rebaixamento por milagre

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Antes do início da partida contra o Holanda/AM, a matemática para evitar que o São Raimundo/AM vá disputar a Série B do Campeonato Amazonense no ano do seu Centenário (2018) era bem complexa - e improvável: a necessidade de cinco vitórias em cinco jogos, além de uma série de combinações de resultados. Após o encerramento da décima rodada da Primeira Fase, a conta ficou mais mirabolante. O São Raimundo/AM precisa vencer os quatros jogos que restam e torcer para Holanda/AM e Penarol/AM perderem todos, além de empatarem seu confronto direto, no próximo dia 6 de maio, pela 12ª rodada, na Colina. Aí, o São Raimundo/AM terminaria a competição em 6º lugar com 13 pontos e 4 vitórias, com o Penarol/AM ficando em 7º, com 13 pontos e 3 vitórias, o primeiro critério de desempate. Cumpridas todas as combinações, o Holanda/AM terminaria em 8º lugar, com 12 pontos ganhos.

Difícil? Tem mais! A julgar pelo abatimento psicológico, praticamente impossível. No primeiro tempo, na noite desta quarta-feira (26/04), o São Raimundo/AM até perdeu de pouco. Alcino, aos 28 minutos do primeiro tempo abriu o marcador, com um belo chute de fora da área, que o goleiro Julião aceitou. Mas no segundo tempo coube ao atacante Marinho, ex-São Raimundo/AM, desmontar todas as teses matemáticas favoráveis. Logo aos 6 minutos, após cruzamento da esquerda, Marinho completou de cabeça, completamente livre, marcando 2-0.

Vinte minutos depois, após jogada pela direita de Antony, Marinho marcou o terceiro gol, entre dois zagueiros adversários, e mais uma vez não comemorou o gol. De pênalti, aos 34 minutos, Marinho fechou o caixão de seu ex-clube, após Ronilson evitar o gol do Holanda/AM com a mão. Com os três gols, assumiu a artilharia da competição, com nove gols marcados. Fato que não foi suficiente para esconder sua tristeza pela situação do Tufão da Colina.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 0-4 Holanda/AM
Quarta-feira, 26 de abril de 2017, às 21 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Décima Rodada da Primeira Fase
Partida Principal de Manaus FC/AM 1-0 Penarol/AM
Árbitro: Odson Santos da Silva/AM
Assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
Assistente 2: Ivo Fernando da Costa de Souza/AM
4º Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro/AM
Renda: R$ 1.150,00
Público pagante: 94 (184 presentes)
OBSERVAÇÃO: ERRO DE SOMA NO BORDERÔ, QUE INDICA 174 PRESENTES - 73 INGRESSOS A 10 REAIS; 21 INGRESSOS A 20 REAIS E 90 CORTESIAS, TOTALIZANDO 184 E NÃO 174)
Cartões amarelos: Antony 36 minutos do primeiro tempo. Róbson 11, Júlio César 22 e Douglas 36 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Ronilson 33 minutos do segundo tempo, cartão vermelho direto.
Gols: Alcino 28 minutos do primeiro tempo. Marinho 6, Marinho 26 e Marinho (pênalti) 34 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Julião; Adson, Róbson, Gustavo (Hélton 10/2º) e Niedson (William 29/2º); Ronilson, Renan (Felipe 16/2º), Júlio César e Elivélton; Gilmar e Élson Bala. Treinador: Eduardo Clara.
Suplentes: Mazon, Felipe, Hélton, Kleber, Raphael Dorgan e William.
Holanda/AM: Douglas; Antony (Jussan 29/2º), Chicão, Sidney e Alberto (Rafael Oliveira 25/2º); Edirley, Sérgio Duarte Júnior, Alcino e Carlinhos (Thiaguinho, no intervalo); Marinho e Romário. Treinador: Sidney Bento.
Suplentes: Neto, Jussan, Rondinelli, Rafael Oliveira, Kelve, João Lucas, Pedrinho, Ioran e Thiaguinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Jonathan defende pênalti na vitória do Manaus FC/AM sobre o Penarol/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site Oficial da FAF
fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Motivados pela possibilidade de encostar no G4, Manaus FC/AM e Penarol/AM abriram a rodada dupla na noite desta quarta-feira (26/04), no Estádio Ismael Benigno, a Colina, no complemento da décima rodada da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2017. O Gavião do Norte levou a melhor, vencendo o Leão da Velha Serpa por 1-0, gol de Netinho, aos 27 minutos do primeiro tempo. E, no dia em que se comemorou o Dia do Goleiro, o arqueiro Jonathan, do Manaus FC/AM, foi o grande destaque, pegando até pênalti.

O gol da vitória, marcado por Netinho, foi uma pintura, aos 27 minutos. Ele recebeu de Thiago Amazonense, deu um chapéu em Samir, e marcou. Dois minutos depois, Élton fez pênalti em Rodrigo Marajó. Léo Silva bateu e Jonathan defendeu, no canto esquerdo. No intervalo, o meia deu lugar a Roger. Aos 30 minutos, o lateral-direito Átila levou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Mas nem a vantagem de um jogador a mais foi suficiente para o Penarol/AM chegar ao empate.

Ficha Técnica:
Manaus FC/AM 1-0 Penarol/AM
Quarta-feira, 26 de abril de 2017, às 19 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Décima Rodada da Primeira Fase
Partida Preliminar de São Raimundo/AM 0-4 Holanda/AM
Árbitro: Carlos Augusto Santos de Souza/AM
Assistente 1: Eliane Nogueira dos Santos/AM
Assistente 2: Marleudo Nunes de Lima/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
5º Árbitro: Felipe Alonso Araújo Genício/AM
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro/AM
Renda: R$ 1.150,00
Público pagante: 94 (184 presentes)
OBSERVAÇÃO: ERRO DE SOMA NO BORDERÔ, QUE INDICA 174 PRESENTES - 73 INGRESSOS A 10 REAIS; 21 INGRESSOS A 20 REAIS E 90 CORTESIAS, TOTALIZANDO 184 E NÃO 174)
Cartões amarelos: Átila 13, Cleiton 14, Élton 22 e Preto Marabá 45 minutos do primeiro tempo. Marlon 8, Juninho 14, Kitó 20, Hamilton 23 e Igor 30 minutos do segundo tempo.
Expulsão: Átila 30 minutos do segundo tempo, pelo segundo cartão amarelo.
Gol: Netinho 27 minutos do primeiro tempo.
Manaus FC/AM: Jonathan; Átila, Clayton He Man, Élton e Negueba; Juninho (Hamilton 14/2º), Amaralzinho e Thiago Amazonense; Netinho (Igor 31/2º), Binho e Wanderley (Neto 34/2º). Treinador: Igor Cearense (interino).
Suplentes: Bruno Saul, Gabriel, Matheus Iton, Igor, Thiaguinho, Matheus, Neto, Hamilton, Jonas, Adrianinho e Wesley Napão.
Penarol/AM: Paulo Wanzeler; Jamesson, Preto Marabá, Samir e Cleiton; Marlon (Alex 21/2º), Clóves, Léo Silva (Roger, no intervalo), Kitó e Edicleber; Rodrigo Marajó (Ronni 21/2º).Treinador: Rui Aparício.
Suplentes: Paulo Roberto, Ronny, Júnior, Jorginho, Ronni, Roger e Alex.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[NATAÇÃO] - Rio Negro Challenge Amazônia reune 210 atletas

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - Bastante aguardado pelos Maratonistas, o Rio Negro Challenge Amazônia acontece neste domingo (30/04), a partir das 7 horas, na Praia da Ponta Negra. Ao todo, estão confirmadas a participação de 210 atletas, que vão disputar braçada a braçada o pódio do evento que já se tornou tradicional quando o assunto é águas abertas. Nomes como de Vitor Gadelha, Catarina Ganzeli, Jéssica Santos, entre outros, são cotados para dar show nas águas escuras do Rio Negro.

Com apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a competição será dividida em duas provas, sendo com percursos de 1,5 quilômetros e 3 quiilômetros, em 14 categorias, nos naipes Masculino e Feminino. Além disso, paralelo ao evento, ainda será realizado o Circuito Curumim, com percurso de 500 metros, composto pelas provas Mirim (de 8 a 9 anos), Mirim I (de 10 a 11) e a Petiz (de 12 a 13 anos).

Dos 210 inscritos, 32 atletas são de outas localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Roraima, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Maranhão, Distrito Federal, além da Colômbia. “Este ano, graças a Deus, vamos conseguir reunir atletas de vários Estados, o que alimenta a competitividade e possibilita o turismo esportivo. Tenho certeza que vai ser uma grande disputa e, como sempre, o Rio Negro vai ser o protagonista desta competição, uma vez que ele é o principal adversário dos atletas”, destacou o organizador, Pierre Gadelha.

Ainda segundo Pierre, a entrega de kits do Rio Negro Challenge será realizada no sábado (29/04), na Aquática Amazonas (Avenida Efigênio Salles, s/n - Aleixo), no horário das 16 às 19 horas. Lembrando que é necessária a apresentação dos seguintes documentos para o recebimento: atestado médico e declaração técnica. No caso de menores de 18 anos, é pedido ainda a apresentação da autorização do responsável legal.

Ainda no sábado (29/04), acontece o Congresso Técnico, que terá início às 17h30min, também na Aquática. “A participação não é obrigatória, mas muito importante para receber as informações sobre a prova e tirar dúvidas, como por exemplo saber todo o percurso de boias, tempo–limite de prova, regras gerais da Fina, a distribuição das metragens”, enumerou Pierre.

Nadadora profissional de águas abertas, Catarina Ganzeli, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), estará em Manaus/AM para disputar o Rio Negro Challenge. A atleta, inclusive, está perto de ser a única brasileira a concluir todas as provas do FINA Open Water Swimming Grand Prix. A última prova do Mundial foi feita no dia 5 de fevereiro, na Argentina, quando a jovem nadou 57 quilômetros do Rio Coronda, em nove horas, e conquistou o 11º lugar na classificação geral.

“Eu vou encerrar o mês do meu aniversário e iniciar a campanha do #vaicatarina, uma ação para participar do Water Swimming, justamente no Rio Negro Challenge. Irei disputar a prova de três quilômetros e estou muito animada por poder realizar essa prova. Tenho certeza que vai ser incrível e convido todos a torcerem”, disse a atleta, campeã do Super Challenge Rei e Rainha do Mar.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Fast Clube/AM e Rio Negro/AM se mantêm no G-4 com empate

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Antonio Assis/Site Oficial da FAF
fafamazonas.com.br

Manaus/AM - No jogo de fundo da rodada dupla desta terça-feira (25/04), na Arena Vivaldo Lima, o Rio Negro/AM entrou em campo sabendo que, em caso de vitória, voltaria à liderança da Primeira Fase do Campeonato Amazonense. O Fast Clube/AM tinha a chance de encostar ainda mais nos líderes, a dupla Rio-Nal, aumentando sua diferença frente o Princesa do Solimões/AM. No final da partida, porém, o resultado de 2-2 acabou se revelando ruim para as duas equipes, ainda que ambas mantivessem suas posições no G-4 - grupo dos 4 melhores classificados e habilitados para a Fase Semifinal.

Os times começaram a partida bem diferente do comportamento do jogo preliminar e no primeiro tempo foram marcados três gols. Aos 13 minutos Augusto foi lançado e sofreu falta na entrada da área. Railson cobrou e Pablo espalmou. Na sequência do lance, Werley dominou no peito, fora da área, e mandou um balaço, abrindo o marcador, aos 14 minutos.

O Rio Negro/AM respondeu aos 19 minutos, em jogada de Leonardo pela direita, batendo cruzado. No rebote do goleiro Maik Douglas, Arthur tentou de bicicleta e a zaga do Fast Clube/AM tirou para escanteio. Na cobrança, em novo rebote, Arthur ajeita para Leonardo, no segundo pau, que sem muito esforço empurra a bola para o fundo das redes, empatando a partida.

Com o empate, o Rio Negro/AM, que antes estava dominado, inverteu a situação e passou a dominar seu adversário. Aos 24 minutos Léo Olinda enfiou para Wágner Diniz, que entrou na área e sofreu pênalti de Thiago Félix. O zagueiro Rafael Vitor cobrou com categoria, aos 25 minutos, no canto esquerdo de Maik Douglas, que pulou para o direito, virando o marcador para o Rio Negro/AM.

Willian Saró entrou no lugar de Emerson Tavares, no intervalo, com Railson voltando a ocupar, de forma improvisada, a lateral-direita. Aos 4 minutos, um lance inusitado, após cruzamento da direita que atravessou toda a área fastiana, caindo do outro lado, nos pés de Arthur, que foi combatido até fora da área pelo goleiro Maik Douglas, deixando a meta desguarnecida (foto abaixo). Arthur rolou para Wágner Diniz, que cruzou na área, mas sem maior perigo.
O segundo tempo apresentou equilíbrio. Aos 16 minutos Felipe, que entrou no lugar do lateral-esquerdo Thiago Félix, recebeu na direita e cruzou rasteiro para Charles, que chegou um pouco atrasado na bola. Dois minutos depois, Railson lançou Robinho em velocidade, mas Pablo saiu da meta para interceptar o lançamento. O Fast Clube/AM passou a ter mais posse de bola, mas ao mesmo tempo muito exposto, pois passou a atuar sem laterais de ofício - na direita, o improvisado Railson e na esquerda Willian Saró, muito preso no campo defensivo, para evitar as investidas de Wágner Diniz e Léo Olinda.

Leonardo recebeu na esquerda, aos 20 minutos, e cruzou rasteiro e com perigo, com Thiago Brandão cortando de carrinho. Nove minutos depois quase o empate do Tricolor de Aço, quando Felipe ajeitou para trás, para a chegada de Railson, que soltou a bomba. A bola desviou no meio do campo e explodiu contra o travessão, saindo em escanteio.

Aos 32 minutos, Charles conduziu para dentro da área e cavou o pênalti, na chegada de Dedimar. Sobrou cartão amarelo para Wágner Diniz, por reclamação, e exclusão do treinador Alemão, por ofensa, relatada na súmula do jogo. Railson cobrou no canto direito e Pablo espalmou. No rebote, aos 34 minutos, o meia não desperdiçou, empatando a partida e marcando seu terceiro gol na competição. O Fast Clube/AM ainda teve a chance de virar o placar, aos 38 minutos, quando Charles recebeu na área e cruzou para trás, com Rafael Vitor aliviando o perigo.

Os dois empates nos jogos da rodada dupla não mudou a classificação, com Nacional/AM em primeiro, seguido por Rio Negro/AM, Fast Clube/AM e Princesa do Solimões/AM. Mas proporcionou a Manaus FC/AM e Penarol/AM a chance de encostar no G4, de acordo com o resultado da partida programada para esta quarta-feira (26/04). Se um dos times vencer, se aproximará perigosamente de Fast Clube/AM e Princesa do Solimões/AM.

Ficha Técnica:
Fast Clube/AM 2-2 Rio Negro/AM
Terça-feira, 25 de abril de 2017, às 21 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Décima Rodada da Primeira Fase
Partida Principal de Nacional/AM 0-0 Princesa do Solimões/AM
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Jander Rodrigues Lopes/AM
Assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
4º Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Público pagante: 500 (650 presentes)
OBSERVAÇÃO: PÚBLICO PRESENTE, DIVULGADO NO DIA DO JOGO NO PLACAR DA ARENA: 712
Cartões amarelos: Dedimar 23 e Augusto 45 minutos do primeiro tempo. Arthur 5, Wágner Diniz 34, Railson 34, Felipe 36 e Charles 42 minutos do segundo tempo.
Exclusão: Alemão 33 minutos do segundo tempo.
Gols: Werley 14, Leonardo 19 e Rafael Vitor (pênalti) 25 minutos do primeiro tempo. Railson 34 minutos do segundo tempo.
Fast Clube/AM: Maik Douglas; Emerson Tavares (Willian Saró, no intervalo), Romário, Thiago Brandão e Thiago Félix (Felipe 14/2º); Roberto Dinamite, Augusto, Werley (Cassiano 20/2º) e Railson; Robinho e Charles. Treinador: João Carlos Cavalo.
Suplentes: Guanair Júnior, Nêgo, Bianor, André Luiz, Cléber, Renê, Willian Saró, Cassiano, Léo Guerreiro, Felipe e Alex Maxsuel.
Rio Negro/AM: Pablo; Wágner Diniz, Dedimar, Rafael Vitor e Charles; Rafael Paulista, Delciney (Elkson 42/2º), Léo Oliveira e Rodrigo Ítalo; Leonardo e Arthur (Brendo 27/2º). Treinador: Alemão.
Suplentes: Pedro Vinícius, Brendo, Caio, Paulo Ferreira, Elkson e Thiago Verçosa.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Nacional/AM e Princesa do Solimões/AM empatam sem gols

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site Oficial da FAF
fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Nada lembrou aquele épico 4-3 do jogo do Turno, em Manacapuru/AM, cheio de inspiração, emoção e viradas no marcador. Na abertura da décima rodada da Primeira Fase (a segunda rodada dos Jogos de Volta, ou do Returno), Nacional/AM e Princesa do Solimões/AM empataram em 0-0, na noite desta terça-feira (25/04), na Arena Vivaldo Lima. O resultado manteve os dois time no G-4, nas mesmas posições: o Nacional/AM na liderança, sem poder ser alcançado até o final da rodada, e o Princesa do Solimões/AM, em quarto lugar, posição também não ameaçada.

Morno, o jogo só teve seu primeiro lance de perigo aos 12 minutos, em cobrança de falta de Diego Soares por cima, mas raspando o travessão. O Princesa do Solimões/AM perdeu Pastor, machucado, ainda no primeiro tempo, substituído por Cristiano Natal. Nova emoção apenas aos 41 minutos, quando Charles cobrou falta e Luis Paulo defendeu.

O Nacional/AM voltou melhor para o segundo tempo e Luis Paulo defendeu chute de Charles, de fora da área, aos 4 minutos. No minuto seguinte, Hudson ficou cara a cara com Luis Paulo, que fez mais uma boa defesa. Depois, o jogo voltou a ficar arrastado. Somente aos 30 minutos um novo lance de perigo, com Paulo Roberto recebendo livre na entrada da área, levantando a cabeça e batendo consciente e colocado, na trave esquerda de Luis Paulo, já vencido na jogada.

Hudson arrancou bem pela esquerda, aos 42 minutos, mas bateu muito mal, para fora. No minuto seguinte Weverton foi lançado, no meio da zaga nacionalina, mas não teve o domínio da bola. Na sequência, aos 45 minutos, Randerson avança em velocidade pela esquerda, sai da falta e, na entrada da área, se enrola na hora do arremate, perdendo grande chance de gol. Num lance aparentemente despretensioso, aos 48 minutos, Michell lança com muita força, mas Randerson insiste e acredita na jogada, quase chegando antes de Marcelo Valverde, que saiu do gol providencialmente. Na resposta imediata, Peter bateu cruzado, Éric tentou o corte e furou, com Hudson pegando a sobra mas se precipitando, batendo de primeira e muito mal, quando poderia avançar área adentro e levar mais perigo.

Final da partida, um burocrático empate sem gols.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 0-0 Princesa do Solimões/AM
Terça-feira, 25 de abril de 2017, às 19 horas (de Manaus/AM)
Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Décima Rodada da Primeira Fase
Partida Preliminar de Fast Clube/AM 2-2 Rio Negro/AM
Árbitro: João Batista Cunha de Brito/AM
Assistente 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa/AM
Assistente 2: Noélia Chaves da Paixão/AM
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Renda: R$ 5.750,00
Público pagante: 500 (650 presentes)
OBSERVAÇÃO: PÚBLICO PRESENTE, DIVULGADO NO DIA DO JOGO NO PLACAR DA ARENA: 712
Cartões amarelos: Alexsandro 27, Jefferson Siqueira 39 e Cristiano Natal 41 minutos do primeiro tempo. Alessandro Toró 25, Peter 45 e Hugo 47 minutos do segundo tempo.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Peter, Victor, Jefferson Siqueira e Diego Soares; Thiago Bastos, Vágner (Bruno Potiguar 21/2º), Alexsandro (Jefferson Araújo 29/2º), Charles e Paulo Roberto (Hugo 46/2º); Hudson. Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Érick Rocha, Jefferson Telles, Bruno Potiguar, Mael, Hugo, Carlos Daniel, Jackie Chan, Alex Júnior e Jefferson Araújo.
Princesa do Solimões/AM: Luis Paulo; Getúlio, Éric, Pastor (Cristiano Natal 37/1º) e Gelvane; Rafael Borges, Alessandro Toró (Júnior Baé 35/2º), Wânder e Michell; Leozinho (Randerson 30/2º) e Weverton. Treinador: Alberone Souza.
Suplentes: Raiscifran, Clemilton, Júnior Baé, Cristiano Natal, Araújo, Randerson, Branco, Marinélson e Robenilson Imperador.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[BOM DIA MUSICAL] - Fátima, com Dinho Ouro Preto (Capital Inicial)

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: João Massaro/G1

Manaus/AM - Paranaense de Curitiba/PR, ele fez seu nome em Brasília/DF, crescendo lado a lado com uma geração que marcou o Rock Nacional. Filho de Embaixador e Embaixatriz, neto de Conde e bisneto de Visconde, Fernando de Ouro Preto teve seu primeiro contato com a Música aos 11 anos, com Herbert Vianna, Bi Ribeiro (ambos Paralamas do Sucesso) e Dado Villa-Lobos (também filho de Diplomata).

Em 1983, aos 19 anos entrou para o Capital Inicial e três meses depois, no mesmo dia que vez prestou Vestibular, o Capital Inicial fez seu primeiro Show, na UnB (Universidade de Brasília), local de efervescência cultural e política. Um mês depois pisavam nos palcos do Circo Voador, no Rio de Janeiro/RJ (lugar mítico e místico para o Rock Nacional) e no SESC Pompeia em São Paulo/SP.

Curiosamente, a carreira artística de Dinho Ouro Preto evoluía sem que seus pais nada soubessem. Trabalhando no exterior, seus pais tomaram conhecimento que o filho se tornara famoso em razão do sucesso alcançado pelo Capital Inicial, que lançou seu primeiro trabalho de estúdio em 1986, LP intitulado Capital Inicial, com 11 músicas: Música Urbana, No Cinema, Psicopata, Tudo Mal e Sob Controle, no Lado A; Veraneio Vascaína, Gritos, Leve Desespero, Linhas Cruzadas, Cavalheiros e Fátima, no Lado B.

E é exatamente Fátima, composição de Renato Russo e Flávio Lemos, a escolhida pelo Blog do Teófilo para o Bom Dia Musical desta sexta-feira (28/04), em homenagem Dinho Ouro Preto, que completou 53 anos ontem, quinta-feira (27/04).

Vocês se perdem no meio de tanto medo, de não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender...
(...)
E as ameaças de ataque nuclear, bombas de nêutrons não foi Deus quem fez...


Vocês esperam uma intervenção divina
Mas não sabem que o tempo agora está contra vocês
Vocês se perdem no meio de tanto medo
De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender
E vocês armam seus esquemas ilusórios
Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
Mas acontece que tudo tem começo
Se começa, um dia acaba, eu tenho pena de vocês

E as ameaças de ataque nuclear
Bombas de nêutrons não foi Deus quem fez
Alguém, alguém um dia vai se vingar
Vocês são vermes, pensam que são reis
Não quero ser como vocês
Eu não preciso mais
Eu já sei o que eu tenho que saber
E agora tanto faz


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 26 de abril de 2017

[FUTEBOL AMADOR] - Apelação conquista Torneio Início do 5º Campeonato dos Advogados do Amazonas

Texto e Foto: Site da Caixa de Assistência dos Advogados
http://www.caaam.org.br

Manaus/AM - A Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), realizou no dia 14 de abril, no Estádio Carlos Zamith o tradicional Torneio Início do V Campeonato de Futebol dos Advogados do Amazonas.

Após a cerimônia inicial com a participação da Banda da Polícia Militar do Amazonas na execução do Hino Nacional, os 15 times participantes desfilaram acompanhados cada um com sua candidata a Musa, levantando a bandeira e apresentando os seus atletas, com direito a queima de fogos e soltura de balões a gás que pintaram o céu com as cores da OAB.

Autoridades e convidados presentes participaram da banca julgadora que elegeram a Musa do Campeonato de 2017. Após a apresentação das candidatas, os jurados concluíram que a concorrente Luciana Luz do time Memoriais Escritos deveria vestir a Faixa de Musa do Campeonato deste ano. A disputa entre os times aconteceram logo após a exibição de beleza e charme das candidatas. Mas não faltou lances encantadores protagonizadores pelas equipes em campo.

A competição foi acirrada mas quem levantou a taça de Campeão foi a equipe do time Apelação que disputou o título com o time Recurso Ordinário, ficando a equipe com a taça de Vice-Campeão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Nacional/AM vence Holanda/AM de virada e assume liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Para voltar à liderança da Primeira Fase do Campeonato Amazonense 2017, o Nacional/AM retomou uma rotina lá das rodadas iniciais e voltou a ser o time da virada, na noite deste sábado (22/04), no Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em jogo que encerrou a nona rodada. O Holanda/AM saiu na frente, mas o Mais Querido virou o marcador, venceu por 2-1, foi a 17 pontos, ultrapassou o Rio Negro/AM (derrotado um pouco mais cedo pelo Manaus FC/AM), e reassumiu a ponta da classificação.

O primeiro gol da partida foi de Romarinho de cabeça, para o Holanda, após cruzamento de Alcino que Jefferson Siqueira cortou mal, aos 29 minutos do primeiro tempo. Para o segundo tempo, o Nacional/AM voltou pressionando, mas sem resultado nos minutos iniciais. Arthur Bernardes fez a primeira alteração aos 7 minutos, colocando o artilheiro Jefferson Araújo em campo, no lugar de Alex Júnior. Três minutos depois, trocou Alexsandro por Charles.

O Holanda/AM perdeu Sidney, machucado, aos 21 minutos, entrando em campo Sérgio Duarte Júnior. O goleiro Douglas já era, mais uma vez, o melhor jogador do Holanda/AM em campo quando Charles cobrou falta de forma inapelável, empatando o jogo em 1-1, aos 24 minutos. Aos 35 minutos, Jefferson Araújo bate para o gol e no meio do caminho Sérgio Duarte Júnior desvia com a mão, em pênalti para o Nacional/AM. Hudson cobrou, aos 37 minutos, deslocando o goleiro Douglas e definindo a vitória nacionalina.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 2-1 Holanda/AM
Sábado, 22 de abril de 2017, às 19 horas (de Manaus/AM)
Estádio Municipal Jornalista Carlos Zamith, em Manaus/AM
Campeonato Amazonense 2017
Nona Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior/AM
Assistente 1: Uesclei Regison Pereira dos Santos/AM
Assistente 2: Eliane Nogueira dos Santos/AM
4º Árbitro: Luizinho de Souza Lima/AM
Renda: R$ 3.130,00
Público pagante: 282 (322 presentes)
Cartões amarelos: Paulo Rossíneo 12, Sidney 32 e Iuri 39 minutos do primeiro tempo. Diego Soares 14, Antony 16, Alcino 32 e Hudson 44 minutos do 2º segundo tempo.
Gols: Romarinho 29 minutos do primeiro tempo. Charles 24 e Hudson (pênalti) 37 minutos do segundo tempo.
Nacional/AM: Marcelo Valverde; Peter, Victor, Jefferson Siqueira e Diego Soares; Thiago Bastos, Iuri, Alexsandro (Charles 10/2º) e Paulo Roberto (Bruno Potiguar 40/2º); Alex Júnior (Jefferson Araújo 7/2º) e Hudson. Treinador: Arthur Bernardes.
Suplentes: Alexandre Aziz, Vágner, Jefferson Telles, Bruno Potiguar, Mael, Charles, Hugo, Carlos Daniel e Jefferson Araújo.
Holanda/AM: Douglas; Antony, Chicão, Sidney (Sérgio Duarte Júnior 21/1º) e Alberto; Edirley (Jussan 38/2º), Alcino, Paulo Rossíneo e Thiaguinho; Romário e Marinho. Treinador: Sidney Bento.
Suplentes: Neto, Uilton, Carlinhos, Jussan, Rondinelli, Sérgio Duarte Júnior e Pedrinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[BOM DIA MUSICAL] - Mensagem de Amor, com Léo Jaime

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Jorge Bispo/Site GNT/Globo
http://gnt.globo.com

Manaus/AM - Eclético, no último domingo (23/04) ele completou 57 anos de idade. Nascido em Goiânia/GO e batizado Leonardo Jaime, é um dos ícones dos Anos 80, por seu talento e irreverência. Cantor, Compositor, Músico, Ator, Jornalista e Comentarista de Futebol, além de ferrenho torcedor do Flamengo/RJ, Léo Jaime é facilmente lembrado por suas Músicas, seus trabalhos em Novela ou Cinema, em Musicais de Teatro, Crônicas nos Jornais O Globo e O Dia, como Redator do Domingão do Faustão e Megatron, ou ainda por suas participações nos Programas Saia Justa, Amor & Sexo e Papo de Segunda.

Versátil. Completo. E para Homenagear esse grande Artista brasileiro, o Bom Dia Musical desta quarta-feira (26/04) relembra Mensagem de Amor, de 1986, que você pode escutar em https://www.youtube.com/watch?v=FtuuEAYVZk8

A não ser a vontade de te encontrar, o motivo eu já nem sei, nem que seja só para estar ao seu lado, só pra ler, no seu rosto... Uma mensagem de amor

Os livros na estante já não têm mais tanta importância
Do muito que eu li, do pouco que eu sei
Nada me resta

A não ser a vontade de te encontrar
O motivo eu já nem sei
Nem que seja só para estar ao seu lado
Só pra ler no seu rosto
Uma mensagem de amor

À noite eu me deito,
Então escuto a mensagem no ar
Tambores rufando
Eu já não tenho nada pra te dar

No céu estrelado eu me perco
Com os pés na terra
Vagando entre os astros
Nada me move nem me faz parar

A não ser a vontade de te encontrar
O motivo eu já nem sei
Nem que seja só para estar ao seu lado
Só pra ler no seu rosto
Uma mensagem de amor


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 25 de abril de 2017

[HANDEBOL] - Taça Cidade de Manaus consagra campeões no Infantil e Juvenil

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Anderson Silva/Sejel

Manaus/AM - A competição de base do Handebol do Amazonas, que serve de aquecimento para o Estadual 2017, chegou ao fim. Depois de seis dias de disputas, em dos finais de semanas, a Taça Cidade de Manaus conheceu os Campeões das categorias Infantil e Juvenil, na tarde deste domingo (23/04). A Escola Sólon de Lucena/AM foi soberana e arrastou o título Juvenil no Masculino e Feminino. Na categoria de 12 a 14 anos, a Escola Estadual Francisca Botinelly/AM ficou com o primeiro lugar no Masculino e a equipe Nova Vida/AM levantou o troféu no Feminino.

Organizada pela Liga de Handebol do Amazonas (Liham), os jogos receberam apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Para conhecer os finalistas do Torneio, o ginásio Renné Monteiro recebeu 10 partidas nos naipes Masculino e Feminino entre classificatórias e finais. O super domingo do Handebol teve mais de 8 horas de disputa e levou para Quadra novas rivalidades. A Finalíssima do Feminino Infantil, entre Nova Vida/AM e Santa Etelvina/AM, foi marcada por um jogo duro e disputado. Com muitas faltas e paralisações, a equipe do Mauazinho acabou superando o time da Zona Norte por 12-4.

“Trabalhamos muito as bolas e conseguimos vencer, sem dar espaço. Estamos desde 2015 ganhando delas (Liga de Santa Etelvina) e a rivalidade na Quadra é assim. A torcida delas sempre reclama que jogamos duro, mas não cometemos faltas duras. O Handebol é um esporte de contato e com isso terão faltas para um ou para o outro”, explicou a goleira do Nova Vida/AM, Sarah Leitão, 13 anos.

No Masculino Infantil, o título ficou com a equipe da Escola Estadual Francisca Botinelly/AM (foto abaixo) que venceu apertado o Ceti Sergio Pessoa Braga/AM por 12-10. “Foi um bom jogo e jogamos como queríamos. Não foi fácil, temos que treinar mais. O pensamento de cada um aqui é se tornar profissional e temos que corrigir nossas falhas desde então”, comentou o meia, Adriano Gomes, 14 anos.
Na categoria Juvenil, a Escola Estadual Sólon de Lucena/AM se tornou a grande Campeã do torneio. Nos naipes Feminino e Masculino, a escola do Bairro São Geraldo, não deu chances para os rivais. Jogando em casa, o time passou fácil pela Liga de Santa Etelvina/AM por 26-18. “Nossa equipe jogou bem. Sempre tem erros, mas o erros podemos corrigir, embora o jogo tenha sido fácil”, admitiu a central do Sólon, Vitória, de 14 anos.

Na partida Masculina a história se repetiu. Com boa atuação, a escola do São Geraldo venceu o time da Nilton Lins/AM. O placar de 25-29 deu o primeiro título da Taça Manaus para o Sólon. “É um trabalho que estamos desenvolvendo para os Jogos Escolares e todo o campeonato que formos disputar. Precisamos de alguns ajustes, mas conseguimos mais um título para o Sólon”, frisou o treinador, Harrison Alves.

No sábado (22/04) na Quadra de Esportes da Vila Olímpica, no Dom Pedro, a equipe do Ceti João Braga/AM faturou o Troféu da categoria Cadete nos naipes Masculino e Feminino. A escola do Bairro Santa Etelvina venceu de forma tranquila, por 22-10, time formado por alunos da Escola Francisca Botinelly/AM. No Feminino, as meninas não tiveram nenhuma dificuldade e golearam o Nova Vida/AM por 35-5.

Há pouco mais de quatro meses como presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Auricélio Andrade corre em busca de revelar os futuros atletas do Handebol do Estado. “Estamos com um projeto na Liga de retomar a base que é o futuro do Handebol, tanto do Amazonas como do Brasil. Essa competição tem foco total com a garotada que está iniciando, do Mirim até o Juvenil, para que em breve tenhamos uma categoria Adulto com atletas de valores. Foram 37 equipes, em torno de 517 atletas participando, sendo que muitos deles são da Escolinha de Handebol da Vila Olímpica. Tivemos esses atletas sendo Campeões com a Escola Francisca Botinelly/AM que faz parte do projeto com a Seduc. Isso mostra que estamos no caminho certo”, declarou o presidente.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Na estreia de Aderbal Lana, Manaus FC/AM vence de virada

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site Oficial da FAF
fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Era a estreia de Aderbal Lana no Manaus FC/AM, após ser surpreendentemente desligado do Rio Negro/AM. E o adversário era exatamente o Galo da Praça da Saudade. Os dois time começaram a partida com alterações no sistema defensivo. No Rio Negro/AM, Rafael Vitor e Charles cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, substituídos por Dedimar e Makeka, respectivamente. No Manaus FC/AM, Ediglê e Matheus Iton, que voltava de suspensão, perderam as posições para Clayton He Man e Negueba.

Logo aos 14 minutos Alemão foi forçado a fazer a primeira substituição por força da contusão de Erick. O jovem Brendo, da base, entrou em campo, com o volante Leandro recuando para a zaga. Aos 34 minutos, Rodrigo Ítalo cobrou falta com perigo, com Jonathan mandando a escanteio. Na cobrança do próprio Ítalo, Leandro marcou de cabeça seu segundo gol em seu segundo jogo, abrindo o placar na Colina. E foi o marcador do primeiro tempo.

Nem bem começou o segundo tempo e, aos 8 minutos, Aderbal Lana foi excluído do banco de reservas pelo árbitro Edmar Campos da Encarnação. Dez minutos depois, Wanderley marcou para o Manaus FC/AM, mas em posição de impedimento anotado pela equipe de arbitragem. Um minuto depois foi dos vera... Wanderley fez jogada pela esquerda e cruzou para cabeçada de Binho, empatando a partida. O gol da virada e da vitória do Gavião do Norte aconteceu aos 37 minutos, em cruzamento da direita de Átila que Matheus aproveitou bem, em lance contestado pelos jogadores, que alegavam que a bola não havia entrado por completo.

Ficha Técnica:
Rio Negro/AM 1-2 Manaus FC/AM
Sábado, 22 de abril de 2017, às 18 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Partida Principal de São Raimundo/AM 2-5 Penarol/AM
Campeonato Amazonense 2017
Nona Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação/AM
Assistente 1: Ivo Fernando da Costa de Sousa/AM
Assistente 2: Odeilson Ferreira Monteiro/AM
4º Árbitro: Elenildo Batista Rodrigues Júnior/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$ 3.280,00
Público pagante: 278 (363 presentes)
Cartões amarelos: Dedimar 36, Brendo 42 e Amaralzinho 43 minutos do primeiro tempo. Cristiano 28, Negueba 28, Arthur 37, Rodrigo Ítalo 39, Hamilton 39 e Átila 39 minutos do 2ºsegundo tempo.
Exclusão: Aderbal Lana 8/2º.
Gols: Leandro 35 minutos do primeiro tempo. Binho 19 e Mateus 37 minutos do segundo tempo.
Rio Negro/AM: Pablo; Wágner Diniz, Erick (Brendo 14/1º), Dedimar e Makeka; Leandro, Rafael Paulista, Léo Olinda (Arthur 20/2º) e Rodrigo Ítalo; Cristiano e Leonardo (Delciney 34/2º). Treinador: Alemão.
Suplentes: Pedro Vinícius, Brendo, Delciney, Elkson, Paulo Ferreira, Arthur e Thiago Verçosa.
Manaus FC/AM: Jonathan; Átila, Clayton He Man, Élton e Negueba; Juninho, Amaralzinho e Thiago Amazonense; Netinho (Hamilton, no intervalo), Binho (Matheus 27/2º) e Wanderley (Igor 47/2º). Treinador: Aderbal Lana.
Suplentes: Bruno Saul, Gabriel, Matheus Iton, Igor, Matheus, Thiaguinho, Adrianinho, Neto, Jonas e Hamilton.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CICLISMO/MOUNTAIN BIKE] - Amazonense garante Brasil no Pódio do Desafio Tanno Tuy, na Venezuela

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arquivo Pessoal/Anne Caroline Rodrigues

Manaus/AM - O Amazonense Victor Anjos, 19 anos, representou o Brasil no Pódio no Desafio Tanno Tuy, competição internacional de Mountain Bike, modalidade de Ciclismo. Morador do bairro do Japiim, Victor conquistou o título de Campeão na Categoria Sub-23 (para Atletas de 19 a 22 anos) e de quebra ficou com o 3º lugar geral entre todos os competidores.

O Desafio Tanno Tuy é uma das mais tradicionais provas de Mountain Bike da Venezuela. Tendo como ponto de partida a comunidade São Francisco de Yuruaini, o desafiador percurso de 75 quilômetros passa por deslumbrantes cenários do Parque Nacional Canaima, com destaque para belíssima visão dos Montes Roraima e Kukenan.

O Desafio Tanno Tuy Epic consistiu em cinco etapas, disputado entre os dias 19 e 23 de abril. Os percursos, nas cinco etapas, eram formados por trilhas para caminhadas, estradas, riachos e piso pavimentado. Na quarta-feira (19/04) foram 21 quilômetros, com saída e chegada na Comunidade São Francisco de Yuruaini. Na quinta-feira (20/04) foi realizada a 2ª Etapa, com saída de Puente Yuruí e chegada na Comunidade São Francisco de Yuruaini. As três etapas seguintes, dias 21, 22 e 23 de abril, repetiram o trajeto inicial, com saída e chegada na Comunidade São Francisco de Yuruaini.

A etapa de domingo (23/04), da qual participou Victor Anjos, valeu como o Desafio Tanno Tuy, quando o Amazonense foi Campeão Sub-23 e terceiro lugar geral.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[HOMENAGEM] - Roberto Gesta de Melo vai virar nome de Comenda

Da Assessoria de Comunicação
Fotos: Arquivo Pessoal/Roberto Gesta de Melo

Manaus/AM - Reconhecer Atletas, Paratletas, personalidades e entidades de grande relevância para o desenvolvimento do esporte amazonense. Esse é o objetivo do Projeto de Resolução que institui a Medalha do Mérito Esportivo Roberto Gesta de Melo. A Comenda é uma iniciativa da Deputada Estadual Alessandra Campêlo (PMDB) e foi apresentado durante a sessão da última quinta-feira (20/04), na Assembleia Legislativa do Amazonas.

“O objetivo desse Projeto é homenagear Atletas, Paratletas e entidades que honram e dignificam o Estado do Amazonas em competições nacionais e internacionais, como em Brasileiros, Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Quanto ao nome, é o reconhecimento a um dos maiores dirigentes vivos do esporte amazonense, brasileiro e mundial”, explicou a deputada e ex-titular da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).
O dirigente amazonense Roberto Gesta de Melo é atualmente representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). É presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Gesta, que é dono da maior coleção particular de itens esportivos do mundo, também foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Estado do Amazonas.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Princesa do Solimões/AM empata com Fast Clube/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Noemya da Matta/Assessoria do Princesa/AM
Publicada em http://fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Dois times em busca de recuperação. Posicionados no G-4, grupo dos quatro clubes classificados para a Fase Semifinal, Princesa do Solimões/AM e Fast Clube/AM se enfrentaram, na tarde deste sábado (22/04) no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM, com a pressão de resultados recentes desfavoráveis. Ao final da partida, o empate em 1-1 não foi bom para nenhum lado, apesar da manutenção no G-4. O Princesa do Solimões/AM ficou a segunda partida sem saber o que vencer (derrota anterior para o Holanda/AM, por 2-4) enquanto o Fast Clube/AM foi para o terceiro jogo sem vencer - derrota para Rio Negro/AM (0-1) e empates fora de casa contra Penarol/AM e Princesa do Solimões/AM, ambos em 1-1.

Após um primeiro tempo sem abertura do placar, o Tricolor de Aço saiu na frente, aos 12 minutos do segundo tempo, com um belo chute de Werley, de fora da área, no ângulo superior direito de Luis Paulo. Imediatamente após sofrer o gol, Alberone Souza tirou o atacante Branco e colocou Robenilso Imperador em campo. Logo depois, na terceira e última substituição, Randerson entrou no lugar de Weverton. Mas foi Wânder, que havia entrado no intervalo, quem marcou o gol de empate, aos 22 minutos.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões/AM 1-1 Fast Clube/AM
Sábado, 22 de abril de 2017, às 16 horas (de Manacapuru/AM)
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru/AM
Campeonato Amazonense 2017
Nona Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso/AM
Assistente 1: Abson Pantoja de Barros/AM
Assistente 2: Anne Kesy Gomes de Sá/AM
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes/AM
Delegado: Francisco da Conceição da Costa/AM
Renda: R$ 3.170,00
Público pagante: 302 (342 presentes)
Cartões amarelos: Augusto 42 e Rafael 44 minutos do segundo tempo.
Gols: Werley 12 e Wânder 22 minutos do segundo tempo.
Princesa do Solimões/AM: Luis Paulo; Getúlio, Pastor, Éric e Gelvane; Rafael Borges, Júnior Baé (Wânder, no intervalo) e Alessandro Toró; Weverton (Randerson 20/2º), Branco (Robenilson Imperador 12/2º) e Leozinho. Treinador: Alberone Souza.
Suplentes: Raiscifran, Cristiano Natal, Clemilton, Araújo, Randerson, Wânder e Robenilson Imperador.
Fast Clube/AM Maik Douglas; Emerson Tavares, Romário, Guigui (Rafael 26/2º) e Thiago Félix; Cleber (Railson, no intervalo), Roberto Dinamite, Augusto e Werley; Léo Guerreiro e Robinho (Cassiano 26/2º). Treinador: João Carlos Cavalo.
Suplentes: Guanair Júnior, Nêgo, Thiago Felipe, Rafael, André Luiz, Renê, Willian Saró, Railson, Cassiano, Felipe e Alex Maxsuel.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[BOM DIA MUSICAL] - Doce Doce Amor, com Jerry Adriani

Texto e Foto:
Site Oficial de Jerry Adriani
www.jerryadriani.com.br

Manaus/AM - Atendendo sugestão do leitor Alex de Souza, o Bom Dia Musical desta terça-feira (25/04) homenageia Jerry Adriani, falecido no último domingo (23/04), de câncer, no Rio de Janeiro/RJ. A biografia e a foto de Jerry Adriani foram copiadas de seu Site Oficial. A música escolhida homenageia, também, um grande parceiro de Jerry Adriani, compositor de Doce Doce Amor: Raul Seixas.

Jair Alves de Souza nasceu em 29 do janeiro de 1947, no bairro do Brás, em São Paulo/SP. Tornou-se artisticamente conhecido com o nome de Jerry Adriani e iniciou vida como cantor profissional em 1964, com o LP Italianíssimo. No mesmo ano gravou o LP Credi a Me.

Em 1965 Jerry Adriani estourou com Um Grande Amor, primeiro LP gravado em português. Na mesma época, apresentou o programa Excelsior a Go Go pela TV Excelsior de São Paulo/SP em parceria com o comunicador Luiz Aguiar e tinha em seu set nomes como Os Vips, Os Incríveis, Prini Lorez e Cidinha Santos, dentre outros grandes cantores.

Comandou, entre 1967 e 1968, na TV Tupi, A Grande Parada (junto com Neyde Aparecida, Zélia Hoffmann, Betty Faria e Marilia Pera) um Musical ao vivo que apresentava os grandes nomes da MPB, consagrando-se definitivamente como um dos cantores de maior popularidade em todo o país.

No Cinema fez três filmes como ator/cantor Essa Gatinha a Minha (com Peri Ribeiro e Anik Malvil) Jerry, A Grande Parada e Jerry em Busca do Tesouro (com Neyde Aparecida e os Pequenos Cantores da Guanabara). Nessa mesma época, final dos anos 60, ganhou o título de Cidadão Carioca com o projeto do deputado Índio do Brasil.

Jerry Adriani foi o responsável pela vinda de Raul Seixas para o Rio de Janeiro/RJ, de quem se tornou grande amigo ainda em Salvador/BA. Raulzito e os Panteras, como eram conhecidos, formavam a banda de apoio que tocou com Jerry Adriani durante 3 anos. Tudo Que É Bom Dura Pouco, Tarde Demais, Doce Doce Amor foram algumas das músicas de Raul Seixas gravadas pelo artista. Raul foi produtor de Jerry Adriani entre 1969 e 1971, até iniciar sua carreira solo.

Na primeira metade da década de 70, Jerry Adriani, já um artista consagrado, expandiu seu talento musical para vários países. O cantor gravou discos e fez shows que tiveram grande sucesso em países como Venezuela, Peru, Estados Unidos, México, Canadá e outros.

Em 1975, Jerry Adriani participou do musical no Hotel Nacional, Brazilian Follies, dirigido por Caribe Rocha, que ficou um ano e meio em cartaz.

Em 1985, lançou pela Polydor o LP Tempos Felizes, no qual registrou antigos sucessos da Jovem Guarda, entre as quais Festa de Arromba, O Bom Rapaz e Quero Que Vá Tudo Pro Inferno”. No ano seguinte, gravou, de sua autoria, Planeta Amor e Antes do Adeus, com Cury e Beijos Medrosos, com Carlos Colla.

No inicio da década de 90, Jerry Adriani gravou um disco que trazia de volta as origens do Rock'n Roll: Elvis Vive (um tributo ao rei do rock do qual sempre foi fã). Elvis Vive, foi 24° disco de sua carreira.

O ano de 1994 veio acompanhado de um convite do diretor Cecil Thire para participar da novela 74,5 Uma Onda no Ar, produzida pela TV Plus e exibida pela Rede Manchete. A novela também foi exibida com grande sucesso em Portugal.

No final de 1995, Jerry Adriani se destacou com expressivo sucesso, no lançamento da coleção com Os Maiores Sucessos dos ç30 Anos da Jovem Guarda, pela gravadora Polygram, como convidado especial, onde foram lançados 5 CDs comemorativos ao movimento e relembrando grandes sucessos como Broto Legal, Namoradinha de um Amigo Meu, Querida e Doce Doce Amor.

Em 1996, lançou o CD Io, com grandes clássicos da música italiana, produção de Roberto Menescal e arranjos e direção de Luizinho Avelar, disco esse que teve uma grande aceitação no mercado.

Em 1997 participou das trilhas sonoras das novelas A Indomada da Rede Globo de Televisão com a música Engenho, letra de Aldir Blanc e música de Ricardo Feghalli, e Zazá internacional também da Rede Globo, com a música Con Te Partiró com participação da cantora Mafalda Minozzi.

Participou em 1998 da gravação de Mil Faces um dos temas principais do programa infantil Vila Esperança da TV Record, e foi convidado para interpretar Impossível Acreditar Que Perdi Você composição de Márcio Greick para o projeto de Sucessos dos Anos 70, lançamento Polygram.

Lançou pela Indie Records, em 1999 o CD Forza Sempre com músicas da Legião Urbana gravado em italiano que Jerry Adriani considera como um marco em sua carreira ultrapassando as 200.000 cópias em numero de vendagem.

Forza Sempre foi produzido por Carlos Trilha também produtor de Renato Russo no Equilíbrio Distante. Participaram também do trabalho outros músicos que acompanhavam os shows da Legião Urbana: Fred Nascimento e Jean Fabra também autor de sete versões das músicas para o italiano. As outras três ficaram a cargo do cantor e compositor italiano Gabriele de L’utre.

A canção Santa Luccia Luntana, interpretada por Jerry Adriani, foi uma das mais executadas na trilha sonora da novela Terra Nostra. (Música incluída como bonus track no CD Forza Sempre).

No ano de 2000/2001 Jerry Adriani gravou Tudo Me Lembra Você, mesmo titulo da música de trabalho que também fez parte da trilha sonora da novela Roda da Vida exibida pela Rede Record. Em 2006 participou da trilha sonora da novela Cidadão Brasileiro novamente da Rede Record só que agora numa releitura atualizada da música Jailhouse Rock, conhecida mundialmente na inconfundível voz de Elvis Presley.

Em outubro de 2007, gravou, no Canecão seu primeiro DVD, Jerry Adriani Acústico Ao Vivo, também lançado em CD em formato acústico, no qual faz releitura de sucessos que se tornaram clássicos de sua carreira, apresentando também canções inéditas. Na ocasião deu entrevista a Tarik de Souza, publicada no Jornal do Brasil, na qual o crítico afirmou ter Jerry exercido influência o modo de cantar do cantor Renato Russo. Também na ocasição, o Canal Brasil transmitiu, em 4 dias e horários, o show da gravação do DVD/CD, na íntegra, com a participação de Fernanda Takai, Ivo Pessoa, Tavito e Vinimax.

Em agosto de 2008, apresentou show na Modern Sound, em Copacabana, no Rio de Janeiro/RJ, lançando o CD/DVD Acústico ao Vivo e interpretando hits da música pop nacional e internacional, como, entre outros, Monte Castelo, da Legião Urbana e As Tears Go By, dos Rolling Stones. O DVD foi gravado em Outubro de 2007, no Canecão, em parceria com o Canal Brasil. Em outubro de 2008, o cantor marcou retorno àquela casa em grande show de lançamento.

Em 2011, lançou o CD Pop, Jerry & Rock, em que dividiu a produção e os arranjos com Reinaldo Arias. O disco homenageou Raul Seixas e Tim Maia na faixa 2012, e fez alusão à música Rock Around The Clock, sucesso de Bill Haley, na faixa Rock Around The Time, além de de ter contado com parcerias dele próprio e Paulo Mendonça, em Fantasia e Highway Virtual.

Em 2012, apresentou o show Jerry toca Raul & Elvis, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro/RJ. Na apresentação, fugiu do estilo da Jovem Guarda que o tornou nacionalmente conhecido, dando espaço ao repertório com músicas como Are You Lonesome Tonight, Kiss me Quick, My Way, Há Dez Mil Anos Atrás, Medo da chuva, canção que Raul compôs para a voz de Jerry, Tente Outra Vez e Maluco Beleza.

Ainda em 2012, realizou apresentação no programa Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo de Televisão, ao lado de Lafayette e os Tremendões, Wanderléa, Marcelo Fróes e a banda Del Rey, numa emissão que teve como intenção relembrar a época da Jovem Guarda.

Escute Doce Doce Amor em https://www.letras.mus.br/jerry-adriani/46483

Doce, doce amor,
Onde tens andado,
Diga por favor?
Doce, doce amor,
Doce, doce amor,
Que eu vou te encontrar,
Meu bem seja onde for.

Está fazendo uma semana,
Que sem mais e nem menos eu perdi você,
Mas não sei determinar ao certo,
Qual foi a razão meu bem vem me dizer,

Doce, doce amor onde tens andado,
Diga por favor doce, doce amor?
Doce, doce amor que eu vou te encontrar,
Meu bem seja onde for,

Já andei por todos os lugares,
Que antigamente ia te encontrar,
E nas ruas que passava só lembrava você,
Que foi embora sem me avisar

Doce, doce amor onde tens andado,
Diga por favor doce, doce amor?
Doce, doce amor que eu vou te encontrar,
Meu bem seja onde for.


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 24 de abril de 2017

[FUTEBOL AMADOR] - Advogados do Amazonas são Campeões em Natal/AM e podem disputar Mundial, na Espanha

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arquivo Dr. Eguinaldo Moura

Manaus/AM - Sem recurso... A Seleção Amazonense SuperMáster de Advogados, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Amazonas, conquistou de forma invicta o Campeonato Norte/Nordeste da categoria, disputado em Natal/RN, com dez pontos conquistados, fruto de três vitórias, vencendo os jogos de virada e/ou com gols marcados nos segundos finais do tempo regulamentar e um empate, no jogo final, quando um emocionante 0-0 contra a Seleção da Paraíba garantiu a conquista inédita e o convite, ainda em estudo, para a disputa do Mundial da Categoria, em Maio de 2018, na Catalunha, Espanha.

O time amazonense foi arrasador. Na estréia, na noite de quinta-feira (18/04), venceu os anfitriões, Rio Grande do Norte, pelo placar de 3-2, no Campo Cajú Society, em jogo de duas viradas. O Amazonas saiu na frente, gol de Eguinaldo e a Seleção Potiguar virou para 2-1, placar ao final do primeiro tempo. Na etapa complementar o Amazonas virou o marcador, empatando com Affimar e chegando à vitória por 3-2 após grande jogada ofensiva que resultou em gol contra. Na manhã da sexta-feira (21/04) a Seleção Amazonense voltou a campo, na sede da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB) de Natal/RN, e em outra partida dura, contra a Seleção do Amapá, venceu novamente por virada, 2-1, gols de Affimar, quase no final da partida.

Na primeira partida de sábado (22/04), no campo da Associação Atlético Banco do Brasil (AABB) de Natal/RN, os Advogados Amazonenses venceram Ceará, com um gol no finalzinho da partida, marcado por Eguinaldo Moura. Um pouco mais tarde, o último jogo da competição, por pontos corridos, contra a Seleção da Paraíba, com seis pontos conquistados - vitórias sobre Ceará e Amapá e derrota para Rio Grande do Norte. O Amazonas jogava pelo empate para ser Campeão, mas em caso de vitória da Paraíba e a igualdade em pontos (9 contra 9), o título iria para o adversário, pelo critério de desempate do Confronto Direto. Com apenas duas opções no banco de reservas, ao contrário das demais Seleções, que tinha em média dez reservas, o Amazonas fez prevalecer muito mais que a técnica, jogando com raça e determinação, superando o cansaço de três árduos jogos seguidos.

Ao apito final, muita comemoração dos Advogados Amazonenses com o empate em 0-0 e o título do Norte/Nordeste SuperMáster dos Advogados. Para completar a festa, durante a premiação foi feito o convite para delegação amazonense participar do Mundial da Categoria SuperMáster (a partir de 45 anos), em Maio de 2018, na Espanha. A equipe ainda não confirmou participação.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[ATLETISMO] - Mais de 500 crianças participam da Corridinha Tiradentes

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Antonio Lima/Sejel

Manaus/AM - O Berço Sagrado do Atletismo Amazonense, a Vila Olímpica de Manaus/AM, no Dom Pedro, foi palco na tarde deste sábado (22/04) da Corridinha Tiradentes. O evento que faz parte das homenagens a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - herói que lutou pela Independência do Brasil no movimento da Inconfidência Mineira - atraiu mais de 500 crianças de 1 a 15 anos, nas provas de 40 a 200 metros. O evento contou com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Realizado pela Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), os pequenos tiveram pouco mais de uma hora para completarem as diversas baterias das cinco provinhas de Atletismo: 40 metros (1 a 4 anos), 60 metros (5 a 6 anos), 80 metros (7 a 8 anos), 100 metros (9 a 10 anos) e 200 metros (11 a 15 anos).

As crianças mais novas, usando até mesmo fraldas, completaram o percurso acompanhados dos pais que ser divertiram ao lado dos filhos. “Correr faz bem para a saúde. Quem corre vive mais. É isso que desde agora quero mostrar para a minha filha”, contou a professora, Manoela Magalhães, mãe da pequena Bruna Magalhães, de dois anos.

Com direito a um público presente de mil pessoas que incentivaram os pequenos corredores, cada bateria foi impulsionada pelos aplausos e gritos vindos das arquibancadas. Foi assim que a pequena Giulia Santana, de 4 anos, concluiu a prova de 40 metros. “Eu e o meu marido corremos há quatro anos e sempre procuramos as corridinhas infantis. A Giulia já participou de duas corridas e é muito bom fazer com que as crianças desenvolvam as práticas esportivas. Sem falar da saúde que colocamos sempre em primeiro lugar”, disse a mãe de Giulia, a farmacêutica, Luana Santana.

Em meio aos familiares orgulhosos estava o médico Rodrigo Leitão, 41 anos. Pai de Renato Leitão, de cinco anos, Rodrigo viu o filho ser um dos primeiros a ultrapassar a linha de chegada nos 60 metros. “Essa Corridinha dá um incentivo a estimularmos os nosso filhos. Assim, eles liberam energia e não ficam só em casa ou em um apartamento trancados. É uma corrida muito boa”, declarou.
De acordo com o coordenador do evento, Erivelton Almeida, a Corridinha superou as expectativas e deverá voltar no próximo ano. “Esse ano a Corridinha voltou. É sempre bom estimularmos as crianças desde cedo no Atletismo, que é tão carente de crianças. Podemos ver os pais estimulados com os filhos, mesmo com a chuva ninguém arredou o pé. Fazemos um avaliação bastante positiva e com certeza vai estimular o comando da Polícia (Militar) a manter a prova”, explicou.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[CAMPEONATO AMAZONENSE 2017] - Em jogo de viradas, São Raimundo/AM é goleado pelo Penarol/AM

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Antonio Assis/Site da FAF
http://fafamazonas.com.br

Manaus/AM - Durou dois minutos a ilusão da primeira vitória do São Raimundo/AM, no Campeonato Amazonense 2017. Na abertura da nona rodada da Primeira Fase, na tarde deste sábado (22/04), o Penarol/AM abriu o marcador, com o matador Rodrigo Marajó, e sofreu o empate, ainda no primeiro tempo. Logo no primeiro minutos do segundo tempo, o Tufão da Colina virou o placar, mas dois minutos depois sofreu o empate que foi o início da construção de mais uma goleada sofrida, com os dois últimos gols do Penarol/AM marcados já nos minutos finais da partida, consolidando a goleada por 5-2 em favor do time itacoatiarense.

O resultado desanima ainda mais o São Raimundo/AM, com apenas um ponto em nove jogos disputados, e cada vez mais perto do rebaixamento para a Série B Amazonense em 2018, ano do Centenário do clube. O Penarol/AM, ajudado pela derrota do Rio Negro/AM (frente ao Manaus FC/AM) e empate entre Fast Clube/AM e Princesa do Solimões/AM, viu as chances de classificação para a Fase Semifinal serem renovadas, passando a 12 pontos, na quinta colocação, a três pontos da Zona de Classificação, o G-4.

Rodrigo Marajó, autor de dois gols na partida, fechou a rodada na artilharia da competição, com 8 gols. Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira (26/04), em rodada dupla no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM. No jogo Preliminar, com início às 19 horas, Penarol/AM e Manaus FC/AM, ambos com 12 pontos, lutam para manterem acessas o sonho da classificação. Na partida de fundo, às 21 horas, o São Raimundo/AM recebe o Holanda/AM, os dois últimos colocados e ocupantes da zona de rebaixamento.

Ficha Técnica:
São Raimundo/AM 2-5 Penarol/AM
Sábado, 22 de abril de 2017, às 15 horas (de Manaus/AM)
Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus/AM
Partida Preliminar de Rio Negro/AM 1-2 Manaus FC/AM
Campeonato Amazonense 2017
Nona Rodada da Primeira Fase
Árbitro: Freddy Rafael Lopez Fernandez/AM
Assistente 1: Alexsandro Lira de Alexandre/AM
Assistente 2: Odenilson Ferreira Monteiro/AM
4º Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha/AM
Delegado: Labíbio André de Lima/AM
Renda: R$ 3.280,00
Público pagante: 278 (363 presentes)
Cartões amarelos: Carlinhos Rocha 18, Raphael Dorgan 21 e Élson Bala 29 minutos do primeiro tempo. Cleiton 15, Marquinho 18, Greg 27, Elivélton 38, Dudu 38 e Rodrigo Marajó 41 minutos do segundo tempo.
Expulsões: Carlinhos Rocha (pelo segundo cartão amarelo) 27 e Darlan (vermelho direto, no banco de reservas) 31 minutos do segundo tempo.
Gols: Rodrigo Marajó 20 e Greg 35 minutos do primeiro tempo. Gustavo 1, Clóves 3, Rodrigo Marajó 8, Alex 35 e Edicleber 48 minutos do segundo tempo.
São Raimundo/AM: Julião; Dudu, Gustavo, Greg e Renan (Hélton 8/2º); Róbson, Felipe Maués (Elivélton 23/2º), Marquinho e Raphael Dorgan (Júlio César 33/1º); Gilmar e Élson Bala. Treinador: Eduardo Clara.
Suplentes: Darlan, Ádson, Júlio César, Hélton, Elivélton, Kleber, Ronnilson e Willliam.
Penarol/AM Paulo Wanzeler; Carlinhos Rocha, Preto Marabá (Alex, no intervalo), Samir e Cleiton; Marlon, Clóves, Léo Silva (Ronny 28/2º) e Edicleber; Rodrigo Marajó (Ronni 42/2º) e Kitó. Treinador: Rui Aparício.
Suplentes: Paulo Roberto, Ronni, Jorginho, Guige, Ronny, Alex e Roger.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[GINÁSTICA RÍTMICA] - Amazonense Emilly Góes é convocada para a Seleção Brasileira

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Anderson Silva/Sejel

Manaus/AM - Muita dedicação, treino, e talento. Estes são os segredos que levaram a jovem Emilly Góes, 16 anos, a ser convocada para a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. A amazonense, que defende o Adalberto Valle/AM e recebe apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), passou na seletiva no mês de março e agora vai integrar o seleto grupo em Aracaju/SE na busca por uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Com o total domínio do Arco, Bola e Maça, a Ginasta de 1,67 metros se destacou nos últimos anos nas disputas de base. Os treinos e competições em quase uma década de vida no esporte foi amadurecendo a jovem que passou recentemente para a categoria Adulto, ao completar 16 anos, idade esta que permitiu a amazonense disputar uma das oito vagas para a Seleção. A prova de fogo envolveu 15 meninas de todo o Brasil.

“Quando ela completou 16 anos no ano passado, disse para ela que iriamos treinar ainda mais para ela passar na Seletiva que foi realizada no mês passado. Fomos para Sergipe e lá foi feita uma bateria de exames médicos e psicológicos. Depois disso, foram realizados os testes com a treinadora da Seleção, onde foi avaliado as dificuldades corporais e os trabalhos nos aparelhos. Foram três dias de exames e treinos. Voltamos e a convocação saiu na última quarta-feira (19/04). Estamos felizes”, comemorou a treinadora, Giulia Pontes, que acompanha os passos da pupila desde os sete anos de idade.

Aplicada nos treinos e obediente aos comandos da treinadora, Emilly sabe o que a espera em Aracaju/SE, logo após o embarque previsto para os próximos dias. A jovem atleta vai ter a oportunidade de repetir e trilhar um caminho até mais longo que a ex-Ginasta amazonense, Bianca Maia, medalhista de Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

“Todo esse esforço de quase 10 anos compensou. Lembro da minha avó. Foi ela que me levou para a Ginástica depois que vi alguma coisa sobre Ginástica na televisão. Coisa de criança: ah, quero fazer isso (sorri). Aí ela me levou para fazer Ginástica no Centro de Excelência Caixa. Essa convocação era tudo o que eu queria. Queria ser da Seleção. É o sonho de toda menina competir com a Seleção, ir para as Olimpíadas e quase dez anos depois estou aqui”, comentou a atleta esbanjando o sorriso de alegria.

“Quando a Giulia disse da Seletiva falei para mim: caraca, é a Seletiva, é tudo o que sempre quis. Tenho que dar a minha vida. Aí, foi treino, treino e treino... treinava quatro horas por dia e intensifiquei a carga. Fui e consegui passar. Foi muito suor, muito sacrifício, muito estresse, muito tudo, mas consegui”, comemora.

Com o sentimento de felicidade tomando conta, a mais nova integrante da Seleção sabe que as próximas portas a se abrirem serão de treinos diários em dois períodos e escola à noite. Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Emilly vai ter que superar a saudade dos pais e dos amigos e encarar uma nova vida. Tudo em busca do sonho Olímpico. “Posso dizer que estou preparada. Foi tudo o que sempre quis. Morar em outro Estado vai ser uma luta diária, minha mãe está super feliz e com o coração apertado por eu ter que ir morar longe. Já conheço umas cinco meninas, já me dou bem e venho conversando com elas. Vai ocorrer tudo bem”, avisa.

Das oito meninas convocadas para a Seleção, cinco serão titulares no Conjunto. Ao ser questionada sobre a luta para conseguir a vaga entre as cinco, a resposta foi direta: “vou dar tudo de mim para conseguir! São cinco vagas no Conjunto e agora entraram oito. É lutar para ser titular até 2020, chegar lá e competir. Vai ter muita pressão, mas tenho garra e vou conseguir”, afirmou.
Sob orientação e olhares da técnica coruja (foto acima) em que o laço de amizade se fortaleceu com o passar dos anos, restou para Giulia aproveitar os últimos treinos no Centro de Ginástica do Amazonas Bianca Maia Mendonça, localizada na Vila Olímpica, Dom Pedro, e no Colégio Ida Nelson, no bairro Adrianópolis, para dar um até breve.

“Estou muito orgulhosa. Quando a Bianca Maia foi convocada ela estava em clube de Santa Catarina. Hoje a Emilly foi convocada com uma formação completa aqui. Tivemos um grande avanço. Essas meninas treinam a vida toda para isso e era um sonho, um objetivo, que eu tinha de colocar uma menina na Seleção Brasileira. Estou muito orgulhosa. Lá vai ser uma competição diária. São oito meninas lutando por cinco vagas no Conjunto. Meu coração está bem apreensivo e agora ela vai estar sozinha, mas estarei falando com ela diariamente e assim que der estarei por lá”, declarou.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita