sábado, 13 de maio de 2017

[BOM DIA MUSICAL] - A Treze de Maio, com Joanna

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Domínio Popular

Manaus/AM - Neste sábado (13/05) se comemora 100 anos da Aparição da Virgem Maria a três Pastorinhos, em Fátima, Portugal - Lúcia, Jacinta e Francisco. Para marcar o feito, o 97º Bom Dia Musical do Blog do Teófilo apresenta a Música A Treze de Maio, interpretada por Joanna.

A Virgem lhes manda o Terço rezar, a fim de alcançarem da guerra o findar

A treze de maio na Cova da Iria
No céu aparece a Virgem Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A três pastorinhos, cercada de luz
Visita Maria, a mãe de Jesus
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A mãe vem pedir constante oração
Pois só de Jesus nos vem a salvação
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Da agreste azinheira a Virgem falou
E aos três a Senhora tranquilos deixou
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Então da Senhora o nome indagaram
Do céu a mãe terna bem claro escutaram
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Se o mundo quiserdes da guerra livrar
Fazei penitência de tanto pecar
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

A Virgem lhes manda o terço rezar
A fim de alcançarem da guerra o findar
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria

Com estes cuidados a mãe amorosa
Do céu vem os filhos salvar carinhosa
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 12 de maio de 2017

[CAMPEONATO BRASILEIRO FEMININO 2017] - Iranduba/AM vence mais uma fora de casa

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Marcos Nagelstein/ALLSPORTS

Manaus/AM - Pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2017, o Iranduba/AM venceu mais uma, a décima partida em onze jogos; a quinta vitória fora de casa. O time manteve o aproveitamento de 90%, manteve a liderança do Grupo A1 e, na reta final da Fase Classificatória, apresenta a melhor campanha geral entre 16 times, com 30 pontos em 11 jogos, 10 vitórias e uma derrota. Marcou 27 gols e sofreu sete, já classificado para a Segunda Fase da competição. Kamilla, aos cinco minutos do segundo tempo, marcou o gol do triunfo irandubense.

O próximo compromisso do representante amazonense, pela décima segunda rodada, será no dia 17 de maio, na Arena Vivaldo Lima, em Manaus/AM. Depois de dois jogos fora de seus domínios, o Iranduba/AM vai enfrentar o Audax/SP, atual Campeão da Copa do Brasil de Futebol Feminino, terceiro colocado com 20 pontos, e goleado no Jogo de Ida por 6-2. Depois, pega o São Francisco/BA, fora de casa, dia 24 de maio, e se despede da Primeira Fase, na Arena Vivaldo Lima, dia 31 de maio, contra o Kindermann/SC.

Ficha Técnica:
Grêmio/RS 0-1 Iranduba/AM
Quinta-feira, 11 de maio de 2017, às 14 horas (de Manaus/AM)
Estádio Hélio Dourado, em Eldorado do Sul/RS
Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino
Décima primeira Rodada da Primeira Fase - Grupo A1
Árbitro: Daniel Nobre Bins/RS
Assistente 1: Michael Stanislau/RS
Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel/RS
4º Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro/RS
Assessor: Flávio Pinheiro de Abreu/RS
Delegada Local: Vera Lúcia Amaral Pavani/RS
Cartões amarelos: Ninja 46 e Elis Lopes 48 minutos do primeiro tempo. Djeni 16, Driely 30, Monalisa 46 e Karen 47 minutos do segundo tempo.
Gol: Kamilla 5 minutos do segundo tempo.
Grêmio/RS: Carolina; Daia, Ninja, Thielle e Elaine; Ariane (Tefina, no intervalo), Shaiane, Taba e Karina; Carol Gomes (Caroline Dallazen 23/2º) e Tati (Jissele 40/2º). Treinadora: Patrícia Gusmão.
Suplentes: Renata Armiliato, Luana dos Santos, Bruna Flor, Jissele, Roberto Rosa, Gabriele Barrozo, Tefinha, Daniela Magallon e Caroline Dallazen.
Iranduba/AM: Rubi; Monalisa, Ingrid, Driely e Sinara; Karen, Djeni, Mayara (Laura 43/2º) e Kamilla; Dany Helena (Mica 33/2º) e Elisa Lopes (Mari, no intervalo). Treinador: Sérgio Duarte.
Suplentes: Renatinha, Vitória, Larissa Amaral, Mica, Laura, Kelen e Mari.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 10 de maio de 2017

[BOM DIA MUSICAL] - Enquete para a 100ª Postagem

Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O Bom Dia Musical do Blog do Teófilo está próximo de sua centésima postagem. São 96 músicas compartilhadas e/ou apresentadas aqui, desde 26 de julho de 2016.

Posso estar enganado quanto à data, mas tudo começou com uma saudação musical de bom dia, feita via Perfil do Facebook de Teófilo Benarrós de Mesquita. A referência mais antiga que encontrei foi em 4 de setembro de 2015, com a Música Somos Quem Podemos Ser, do Engenheiros do Hawaii (que curiosamente, nunca frequentou o BDM no Blog do Teófilo). Bem simples: a data da postagem, um bom dia e a transcrição da letra da música. Quem quiser relembrar, é só copiar esse link e conferir - https://www.facebook.com/teofilo.mesquita/posts/867502893341194

Depois, no dia 5 de setembro, em Homenagem aos 165 anos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, um trecho da bela Renovação, de Candinho&Inês - https://www.facebook.com/teofilo.mesquita/posts/867852096639607. Na postagem, ao invés da letra, um link para curtir a interpretação, em vídeo do youtube.

Me empolguei e, no dia 8 de setembro de 2015, postei meu Bom Dia Musical no Facebook com Caetano Veloso e sua Oração Ao Tempo. No dia seguinte foi a vez do Inesquecível Milton Carlos e a Belíssima Contrasenso. Os dois dias posteriores (10 e 11 de setembro) foram de Léo Jaime, com Nada Mudou e Rock Estrela - Léo fez um Show em Manaus/AM no dia 11 de setembro de 2015, no Teatro Manaura e é lógico que eu fui.

Os dias 12, 13 e 14 de setembro de 2015 foram saudados com Milton Nascimento/Nos Bailes da Vida, Gal Costa/Um Dia de Domingo e Chico da Silva/Tempo Bom. No meu Aniversário de 46 Anos (15/09/2015), apresentei uma de minhas músicas favoritas - Era Uma Vez..., com os irmãos Sandy & Júnior.

No dia seguinte (16/09), Vento Ventania, com Biquini Cavadão. Na sequência, Lulu Santos/Um Certo Alguém, Wando/A Paz Que Nasceu Prá Mim, Chico Buarque/João e Maria e Roupa Nova/Tema do Rock in Rio.

E por aí...
E por aí...
E por aí, e por aí, e por aí...

Até virar tag no Blog do Teófilo, a partir de 26 de julho de 2016, quase um ano depois. A estreia foi Nossa Senhora, com Roberto Carlos, o recordista de participações especiais, com 9 ocorrências. Em três oportunidades, as músicas foram repetidas: a primeira a ser bisada foi Sol de Primavera, com Beto Guedes, uma no aniversário do Cantor (13/08/2016) e outra no primeiro dia de setembro de 2016 (Quando entra setembro...). A Padroeira, com Joanna, também ganhou seu repeteco, ambas em 2016: 29 de julho e 12 de outubro (dia da Padroeira do Brasil). Em 2017, Conselho apareceu duas vezes no BDM: dias 23 de janeiro, com Jorge Aragão (eu estava de altíssimo astral, rs) e 6 de maio, em Homenagem Póstuma a Almir Guineto, compositor da música.

Abaixo, as 96 Edições do Bom Dia Musical, quando passaram a ser postadas no Blog do Teófilo.
Para a Centésima postagem, em data ainda não programada, o Blog repete a enquete que fez para a escolha da Música do Roberto Carlos (BDM de 19 de abril) e chama amigos e leitores para participar. Você pode escolher até 10 (dez) músicas de sua preferência. Não é obrigado a relacionar as dez. É, no mínimo uma (tarefa bem árdua) e no máximo dez.

Os votos serão computados tanto para quem postar como comentário nesta postagem do Blog do Teófilo, como para os comentários na chamada pelo Facebook. O encerramento da enquete será anunciado em forma de comentário, tanto no Blog como no Facebook.

Tá valendo...

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 8 de maio de 2017

[BOM DIA MUSICAL] - Diário de Um Boêmio, com Chico da Silva

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação

Manaus/AM - Na Ilha Tupinambarana nasceu Francisco Ferreira da Silva, em 8 de maio de 1945. Maior expoente musical do Amazonas, o Cantor e Compositor Chico da Silva ultrapassou as fronteiras de nosso Estado nos Anos 70. O estouro veio exatamente em 1977, quando a maranhense Alcione gravou Pandeiro é Meu Nome, parceria com Venâncio. No mesmo ano, o parintinense foi contratado pela Polygram Disc. Alcione imortalizou outra grande composição de Chico da Silva, Sufoco.

É autor e intérprete de grandes sucessos do Samba, como É Preciso Muito Amor, Tempo Bom, Cantiga de Parintins, Esquadrão do Samba, Sonhos de Menino, Tudo Mudou, Convite à Roberto Carlos, Vermelho (do Boi Garantido), Domingo de Manaus e Barba Azul, dentre tantos.

Celebrando os 72 anos de Vida de Chico da Silva, o Blog do Teófilo apresenta Diário de Um Boêmio, no Bom Dia Musical desta segunda-feira (08/05).,

Para escutar a Música, numa interpretação no Largo de São Sebastião copie e cole o link https://www.vagalume.com.br/chico-da-silva/diario-de-um-boemio.html

Aonde estava a boêmia lá estava eu, sempre levado pelo braço de um violão, até que veio a nostalgia pra fazer morada no meu coração

Eu canto pra vocês,
a melodia de um grande amor, que mais de uma vez,
se transformou, em uma grande dor
meu passado inteiro dá um romance quem o escrever
irá ganhar dinheiro e muita fama pra dar e vender

Eu canto, canto
minha vida, meu destino meus amores figurados
e os pecados de um poeta abandonado
estou cantando o meu passado
recheado de ilusões

Aonde estava a boêmia lá estava eu
sempre levado pelo braço de um violão
até que veio a nostalgia pra fazer morada
no meu coração

Aonde estava a boêmia lá estava eu
sempre levado pelo braço de um violão
até que veio a nostalgia pra fazer morada
no meu coração

Eu canto, canto
a canção que eu fiz pra ela
numa linda primavera estação primeira
minha musa era ela e por isso meu poema
eu a ela dediquei

Eu gostaria
meu desejo derradeiro de cantar o ano inteiro
quer em prosa ou poesia
de noite é dia cantaria essa saudade
do alguém que mais amei

Aonde estava a boemia lá estava eu
sempre levado pelo braço de um violão
até que veio a nostalgia pra fazer morada
no meu coração

Aonde estava a boêmia lá estava eu
sempre levado pelo braço de um violão
até que veio a nostalgia pra fazer morada
no meu coração


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita