sábado, 9 de setembro de 2017

[COTIDIANO] - Oito anos do Blog do Teófilo

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arquivo Pessoal


Manaus/AM - Este sábado (09/09) marca o oitavo aniversário da criação do Blog do Teófilo. São, até o momento, 2.017 postagens, em 2.922 dias de existência, com 454.011 visualizações, até o momento desta publicação. E muitas histórias que motivaram sua criação.

Começou assim...

Estava fora de Redação desde 1996, quando fui Sub-Coordenador de Jornalismo da Rádio Central Brasileira de Notícia (CBN), em sua primeira existência em Manaus/AM, em 1.440 AM, antiga Rádio Baré. De Jornais Impressos, estava afastado desde 1993, até então minha última passagem pelo Diário do Amazonas.

Sentia saudade de escrever.
Sentia vontade de voltar a escrever.

Então, do nada, surgiu o Blog do Fast Clube (http://fastclube.blogspot.com.br), cuja primeira postagem deu-se em 3 de março de 2009, uma terça-feira, para divulgação de fotos do jogo treino na Ulbra, Fast Clube/AM 2-1 Rio Negro/AM, disputado no dia 21 de fevereiro. O Fast Clube/AM não tinha site oficial e então postei as fotos com a intenção de disponibilizar as fotos (muitas) para quem quiser usar. Um tipo de Assessoria de Comunicação Voluntária.

Dia 6 de março, um texto curto, de quatro parágrafos, alternando as cores azul e vermelho, apresentava as fotos do jogo Fast Clube/AM 1-1 ABC/RN, pela Copa do Brasil 2009, disputado dois dias antes.

Foram 61 postagens em 2009, 22 postagens em 2010 e apenas 3 postagens em 2011, a última no dia 9 de abril de 2011, reportando a vitória do Fast Clube/AM sobre o Nacional/AM por 1-0, em jogo válido pela segunda rodada da 2ª Fase do Campeonato Amazonense de 2011, no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM.

No total, 86 postagens em 767 dias de existência do Blog do Fast Clube.

No dia 10 de setembro de 2009, o Blog do Fast Clube publicava a seguinte postagem:
Entre 9 de setembro de 2009 e a última postagem, em 9 de abril de 2011, foram 38 postagens no Blog do Fast Clube, enquanto o novo Blog do Teófilo recepcionou 272 publicações.

E, o Blog do Fast Clube acabou por um simples motivo: cadastrei o e-mail do Blog com um erro de digitação, uma letra "a" a mais e, por falta de confirmação do e-mail, ele acabou excluído, fazendo com que eu perdesse o controle e o acesso ao Blog do Fast Clube, que ainda está disponível para visualização, com todas as 86 publicações.

Mas, falando de Blog do Teófilo, nunca imaginei chegar nesse patamar. Oito anos escrevendo. Mais de duas mil publicações, de todos os tipos e gostos.

Para começar, sempre digo que para eu escrever no Blog do Teófilo preciso da combinação de dois fatores: disposição e disponibilidade.

Muitas vezes tenho a disposição, uma vontade enorme de escrever sobre algo e compartilhar. Mas me falta disponibilidade, pois os afazeres e as responsabilidades pessoais e profissionais me impedem.

Também tem situações em que tenho a disponibilidade, tempo sobrando, mas me falta a disposição, a vontade.
Eclético e democrático, o Blog do Teófilo abriu suas portas para toda e qualquer manisfestação esportiva, social e cultural. Com ênfase sempre para os clubes, atletas, treinadores e membros das Comissões Técnicas.

Adotou o slogan Notícias do futebol amazonense, dos clubes e atletas amazonenses e de clubes parceiros. Cotidiano, Família e Entretenimento

Dos esportes já desfilaram suas notícias, com seus atletas locais:

Muay Thai
Boxe
Karatê
Judô
Jiu-Jítsu
Taekwondo
Luta Livre
Luta Olímpica
Power Lifiting
Submission Fighting
MMA

Wrestling
Fisiculturismo
Halterofilismo
X-Terra

Jogos Escolares do Amazonas
Jogos Escolares Brasileiro
Jogos Universitários do Amazonas
Jogos Universitários do Brasil
Jogos Escolares da Juventude
Jogos dos Servidores Públicos

Futvôlei
Volêi de Praia
Futebol de Areia

Dança
Hip-Hop

Basquete de Rua
Basquete

Handebol
Handebol Máster

Voleibol
Voleibol Máster
Liga Gay de Voleibol

Atletismo e todas as modalidades
Corrida
Corrida de Rua
Caminhada
Maratona
Meia Maratona

Hipismo
Equitação
Equoterapia

Kart
Stock Car
Arrancada

Futsal
Futebol Americano
Futebol Profissional
Futebol Feminino
Futebol de Base
Futebol Infantil
Futebol Juvenil
Futebol Juniores
Futebol Máster
Futebol Super Máster
Futebol de Advogados
Futebol Amador
Futebol de Veteranos
Futebol de Mesa (de Botão)

Natação
Maratona Aquática
Ultramaratona Aquática
Aquathlon
Travessia
Stand Up Paddle (SUP)

Ciclismo
Cross Country
Mountain Bike

Badminton
Tênis
Tênis de Mesa
Xadrez

Ginástica Artística
Ginástica Rítmica

Esportes Paraolímpicos
Esportes para a Terceira Idade

Em 2011, por ocasião do tratamento da minha saudosa esposa Carlinha em São Paulo/SP, o Blog do Teófilo passou a ser o canal de envio de notícias para familiares e amigos, de Manaus/AM e de todo o Brasil. Assim surgiram as tags:

Agenda da Carlinha
Notícias da Carlinha
Cantinho da Carlinha
Família

Que depois se desdobraram em:
Vida Que Segue
Cotidiano

Surgiram, ainda:
Opinião
Editorial

Há cerca de um ano, migrei do Facebook para o Blog do Teófilo uma ideia chamada Bom Dia Musical, que já teve mais de 100 publicações.

Foi assim...

Tem sido assim...

Obrigado a todos e a todas, pela leitura.

Um abraço do tamanho do Amazonas
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

[FUTEBOL MÁSTER] - Vitória emocionante garante Amazonas na Fase Final do Campeonato Brasileiro de Advogados

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Em uma partida espetacular, a Seleção Amazonense de Advogados Máster manteve a invencibilidade e garantiu a classificação para a Fase Final no Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados, disputado no Centro de Treinamento do Vozão, em Fortaleza/CE. O triunfo sobre sobre a Seleção de Mato Grosso, por 3-2, após terminar o primeiro tempo perdendo.

Os adversários abriram o marcador e o Amazonas chegou ao empate com gol de Deniel Rodrigo. A Seleção de Mato Grosso voltou a comandar o placar e fechou a primeira etapa com a vitória parcial por 2-1. No segundo tempo, de forma emocionante, aguerrida e heróica, a Seleção do Amazonas virou o placar, chegou à vitória, manteve-se sem perder na competição e garantiu classificação para enfrentar a Seleção de Advogados do Pará.

No segundo tempo, Ricardo Paiva empatou a partida e Fábio Catunda, que não passa em branco em nenhum jogo, fez o terceiro gol, confirmando a vitória amazonense e chegando a cinco gols na competição. O goleador já havia deixando sua marca nos dois jogos anteriores: três contra Santa Catarina, na vitória por 6-3 e um no empate contra Ceará em 2-2.

É a terceira vez que a Seleção de Advogados Máster do Amazonas participa do Campeonato de Futebol dos Advogados do Brasil. Sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, a Arena Castelão será palco da Final do Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados, promovido pela Liga de Futebol de Advogados (LIFA).

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

[JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE 2017] - Delegação amazonense embarca nesta terça-feira para a disputa em Curitiba/PR

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - Depois de quase quatro meses de disputa e muita dedicação, os vencedores dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) se prepararam para enfrentar os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), pela categoria Infantil. O embarque da delegação amazonense acontece na próxima terça-feira (12/09), para Curitiba/PR, e conta com 180 pessoas, entre Atletas e Comissão Técnica. Para ir ao Torneio, o time baré recebe apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc).

Ao todo, a delegação amazonense vai disputar 12 modalidades: Natação, Judô, Badminton, Atletismo, Luta Olímpica, Ginástica Rítmica, Basquete, Tênis de Mesa, Xadrez, Vôlei, Handebol e Futsal, nos naipes Masculino e Feminino. Além dos estudantes-atletas da Capital, a equipe ainda tem a participação de competidores do interior do Estado, vindos de Manacapuru/AM, Parintins/AM, Barreirinha/AM, Iranduba/AM, Silves/AM, Humaitá/AM e Maués/AM.

Um das grandes novidades do JEAs este ano e que promete dar fruto no JEJ é o Judô. Em 40 anos do maior torneio interescolar do Amazonas, a Edição de 2017 foi a primeira que a modalidade entrou na lista para disputas na capital e interior. E uma das classificadas para o evento em Curitiba/PR foi Karen Letícia, de 13 anos, da Associação Budokan de Manacapuru/AM. Há três anos na arte, a Faixa Laranja conquistou este ano o Brasileiro Regional, em Belém/PA, e agora pretende faturar para a coleção o título nacional dos Jogos Escolares, pela categoria 53 quilos.

“Foi muito especial participar pela primeira vez do JEAs e vai ser ainda mais importante para a gente chegar no JEJ. É uma emoção muito grande sair do interior do Amazonas e ter novas possibilidades, poder levar o nome do nosso Estado, da minha escola, do meu mestre. De alguma forma, sei que estou representando muitos amigos que também sonham com a classificação para competições como essa. Estou bem, treinando, e cada dia que passa vou me aperfeiçoando mais. Quero dar o meu melhor”, disparou a estudante da Escola Estadual Jamil Seffair, moldada pelo sensei Paulista, fundador da Associação.

Pela Ginástica Rítmica, o Amazonas será representado pelas alunas Camila Vasconcelos, Virna Luiza Soares, Yasmin Kevelen e Diana Sampaio, as duas primeiras do Centro Educacional Adalberto Valle e as outras do Instituto Batista Ida Nelson. A responsável pela equipe é a técnica Giula Pontes. “Estamos intensificando cada vez mais os treinos, eu trabalho diretamente com a Virna e a Yasmim e todas as quatro apresentarão em Equipe e no Individual. Estamos muito confiantes e as meninas estão bem tanto fisicamente, quanto tecnicamente e psicologicamente. A gente vem de um Brasileiro e acredito que isso vai proporcionar ainda mais base para elas”, destacou Pontes.

A etapa do JEJ Infantil, para atletas de 12 a 14 anos, será realizada entre os dias 12 e 21 de setembro. Porém, mesmo antes de começar, a competição já está batendo recordes importantes. Com as inscrições nominais encerradas, o maior evento esportivo estudantil do país alcançou números inéditos de participantes e escolas: 4.069 atletas, 525 técnicos e 169 dirigentes distribuídos em 1.396 Escolas Públicas e Privadas de todo o país. Ao todo, o evento envolve quase 6 mil pessoas, contando árbitros, voluntários e o Comitê Organizador.

“Estamos felizes de mais uma vez ter a oportunidade de levar nossos estudantes-atletas para o JEJ, uma inciativa muito importante do Governo do Amazonas. Acreditamos que a ação não só incentiva a prática esportiva e fomenta o gosto para o alto rendimento, como também, proporciona o enriquecimento cultural, social e o amadurecimento desses jovens, através das responsabilidades que são impostas pela competição. Vamos com uma boa delegação e a intenção é conquistar ainda mais resultados do que ano passado. Destaco, ainda, a participação do interior, que este ano está maravilhosa”, disse a coordenadora da delegação, Lilian Valente.

No ano passado, no mês de novembro, o Amazonas mostrou todo o seu potencial no JEJ, que ocorreu em João Pessoa/PB. Na época, a delegação faturou 16 Medalhas, sendo cinco de Ouro, cinco de Prata e seis de Bronze, ao somar as modalidades individuas e coletivas da categoria Infantil.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[FUTEBOL MÁSTER] - Saldo positivo no segundo dia de jogos do Campeonato Brasileiro dos Advogados

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação

Manaus/AM - O segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados terminou com saldo positivo para os representantes do Amazonas: empate no Máster e vitória no Super Máster, na rodada no Centro de Treinamento do Vozão, em Fortaleza/CE.

Após vencer Santa Catarina na estreia por 6-3, a Seleção Amazonense de Advogados Máster teve um adversário duríssimo na manhã desta quarta-feira (06/09), saiu atrás no marcador, virou o placar, mas no final empatou em 2-2 com a Seleção do Ceará. No primeiro tempo, os cearenses abriram o marcador e mantiveram a vitória parcial até o final da primeira etapa. No segundo tempo, Jari Vargas marcou o gol de empate do Amazonas e Fábio Catunda marcou o da virada. De pênalti, os cearenses empataram o jogo. O Amazonas passa a ter, na categoria Máster, uma vitória e um empate, ainda invicto.

A Seleção Amazonense de Advogados Super Máster se reabilitou da derrota inicial para o Amapá e venceu, de forma categórica, a Seleção de Goiás, por 3-1. Fábio abriu o marcador no primeiro tempo. Na etapa complementar, Affimar fez o segundo, os goianos descontaram, em cobrança de penalidade máxima, mas Affimar, de novo, marcou o terceiro e sacramentou a vitória dos amazonenses.

Na terceira rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados, a Seleção Amazonense de Advogados Máster enfrenta Mato Grosso, enquanto a Super Máster terá Rondônia pela frente. É a terceira vez que a Seleção de Advogados Máster do Amazonas participa do Campeonato de Futebol dos Advogados do Brasil. A Super Máster está em sua segunda participação.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

[BOM DIA MUSICAL] - Canção de Verão, com Roupa Nova (Paulinho)

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação

Manaus/AM - Um dos melhores grupos vocais do Brasil, está na estrada há 37 anos, com a mesma formação. Ecléticos, os seis integrantes fazem de tudo: compõem, cantam, tocam, produzem...

O Roupa Nova coleciona sucessos estrondosos e está presente na maioria das Trilhas Sonoras de Novelas, de todos os canais. Um de seus integrantes, Paulo César dos Santos, o Paulinho, está completando, nesta quarta-feira (06/09), 65 anos de vida e o Blog do Teófilo tem a oportunidade de, pela primeira vez em mais de cem postagens do Bom Dia Musical, homenagear seus integrantes.

Difícil escolha, que recaiu sobre Canção de Verão, composição de 1981, do início da carreira.

Copie esse link para escutar Canção de Verão - https://www.youtube.com/watch?v=i6hSXU4xb5Q

É como um sol de verão
Queimando no peito
Nasce um novo desejo
Em meu coração
É uma nova canção
Rolando no vento
Sinto a magia do amor
Na palma da mão
É verão!
Bom sinal!
Já é tempo
De abrir o coração
E sonhar...


A todos e a todas, um abraço
do tamanho do Amazonas!!!
Teófilo Benarrós de Mesquita

terça-feira, 5 de setembro de 2017

[FUTEBOL MÁSTER] - Seleção de Advogados do Amazonas estreia vencendo Santa Catarina

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Divulgação

Manaus/AM - A cada competição nacional, os Advogados que compõem a Seleção Amazonense da OAB/AM (Ordem dos Advogados do Brasil), mostram que são tão bons no futebol como nos Escritórios e Tribunais. O desfile de craques agora é na disputa do Campeonato de Futebol dos Advogados Máster e Super Máster, que começou nesta terça-feira (05/09), em Fortaleza/CE.

Na Categoria Máster, os amazonenses venceram os catarinenses por 6-3, no Centro de Treinamento do Vozão. Os representantes do Amazonas começaram a partida bem, imprimindo bom ritmo e abrindo dois gols de vantagem, com Fabrício Catunda e Deniel Rodrigo. Os catarinenses assustaram e chegaram ao empate de 2-2, ainda no primeiro tempo. Porém, logo os advogadores barés retomaram o controle da situação, marcando mais dois gols, ambos de Fabrício Catunda, fechando a etapa inicial em 4-2.

No tempo complementar, Deniel Rodrigo fez o quinto e Augusto o sexto gol dos amazonenses. Os catarinenses ainda marcaram o terceiro, mas não evitaram a vitória amazonense por 6-3. A Seleção Máster volta a jogar nesta quarta-feira (06/09), às 08h30min (horário de Manaus/AM), contra a Seleção de Advogados do Ceará.

Na Categoria Super Máster, em partida marcada pelo equilíbrio, o Amazonas (foto abaixo) estreou com derrota para o Amapá, sofrendo o gol, de cabeça, nos momentos finais da partida. A Seleção Super Máster volta a campo nesta quarta-feira (06/09) para enfrentar a Seleção de Goiás, pela segunda rodada.

É a terceira vez que a Seleção de Advogados Máster do Amazonas participa do Campeonato de Futebol dos Advogados do Brasil. A Super Máster está em sua segunda participação.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[BOM DIA MUSICAL] - Renovação, com Candinho & Inês

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Divulgação

Manaus/AM - Hoje (05/09) é Feriado do Amazonas. Comemora-se 167 da Elevação do Amazonas à Categoria de Província. O Bom Dia Musical do Blog do Teófilo comemora da Data Magna do Amazonas com uma das mais emblemáticas canções regionais, de autoria e interpretação de Candinho & Inês, a bela RENOVAÇÃO.

É necessário avisar aos navegantes, aliás, é primordial avisar aos navegantes que RENOVAÇÃO é toda Bela...
Bela na sua letra!!!
Bela em sua interpretação, poética, de Candinho & Inês!!!
Bela em seu melodioso arranjo!!!
Bela em seu magistral solo de flauta!!!

Toda Bela, como Belo é o nosso Amazonas!!!

E, Homenageando tanta beleza, o Clipe da Música nos presenteia com uma viagem histórica no tempo, nas imagens editadas pela amiga Gisella Vieira Braga.

Copie esse link para escutar RENOVAÇÃO - https://www.youtube.com/watch?v=dYgb5byQHZI
Por essa voz que canta em mim, esse desejo sem medida e paciência, quase já desesperado de esperar todo esse tempo e esse grito, sufocando a garganta sem parar.

É hora de jogar as coisas velhas, fora desse quarto,
Tomar nas mãos o leme desse barco,
Sair da tempestade, pôr ordem no tempo,
Sair de contra o vento e, cheio de vontade,
Sair desses porões e cantar ao céu, de novo;
A voz já não agüenta e o peito já não cabe mais.

É hora de tomar nas mãos de novo a nossa geografia,
Pintar de liberdade o verde desse mapa,
Contar de novo a história como há muito tempo
Já não se ouve mais nem se contou verdade,
Bater na mesma nota e na mesma canção,
Cantar de braços dados, levantar a mão.

Canta, coração,
Por essa voz que canta em mim,
Esse desejo sem medida e paciência,
Quase já desesperado de esperar
Todo esse tempo e, esse grito
Sufocando a garganta sem parar.

Canta, coração,
Por essa voz que canta em mim,
E esse desejo sem medida e paciência,
Quase já desesperado de esperar
Todo esse tempo e, esse grito
Sufocado na garganta sem sair.


A todos e a todas, um abraço
do tamanho do Amazonas!!!
Teófilo Benarrós de Mesquita

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

[HANDEBOL] - Manaus/AM e Manacapuru/AM sediam 21 jogos pelo Campeonato Amazonense

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - O Campeonato Amazonense de Handebol 2017 continua em alta na Semana da Pátria e quando se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província. Isso porque, nos Feriados desta terça-feira (05/09) e quinta-feira (07/09), além da sexta-feira (08/09), o Estadual terá mais uma rodada com 21 jogos nas Categorias Infantil, Juvenil e Adulto na Quadra da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. No final de semana as emoções ocorrem em Manacapuru/AM, distante a 86 quilômetros de Manaus/AM.

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), as partidas na Vila Olímpica iniciam a partir das 9 horas nos Feriados do dia 5 e 7 de setembro, com 17 jogos nos dois dias. Na sexta-feira (09/09), serão dois jogos com início a partir das 19h30min. Os duelos na Quadra de Esportes do Centro de Educação de Tempo Integral – Washington Régis, em Manacapuru/AM, tem início às 18 horas no sábado (09/09), e no domingo (10/09) às 10 horas.

Na principal Categoria, Adulto, o Rio Negro/AM lidera a Chave A com 10 pontos, em cinco vitórias nos cinco jogos realizados. Na segunda colocação, o Zezão/AM soma seis pontos e busca diminuir a vantagem do líder. Na Chave B, assim como o time Barriga Preta, o HCM/IFAM/B2/BRAZILOC segue avassalador. Dos quatro jogos disputados, a equipe venceu todas. Pelo Adulto Feminino, o Adalberto Valle/AM é líder absoluto com 10 pontos em dez disputados. “O campeonato tem um bom nível técnico. As equipes estão qualificadas, estão mostrando qualidade e os jogos têm sido bem disputados. O público tem comparecido, tanto aqui na capital quanto no interior. Estamos colhendo bons resultados nesta temporada”, explicou o presidente da Liga de Handebol do Amazonas (Liham), Auricélio Andrade.

Pelo Infantil Masculino, os meninos do Francisca Bottinelly/AM lideram a competição. A escola do bairro Dom Pedro segue invicta com cinco vitórias em cinco jogos, seguido de perto pelo CETI Sérgio Pessoa/AM, também sem perder, mas com um jogo a menos. Já pelo naipe Feminino, a disputa segue embolada com Novo Airão/AM na liderança com seis pontos conquistados. A equipe do Almirante Ernesto/AM com quatro pontos e o CETI João Braga/AM com dois pontos seguem em busca de desbancar o líder.

Na Categoria Juvenil Masculino, o Adalberto Valle/AM e o Novo Airão/AM dividem a liderança com sete pontos ganhos e campanhas iguais depois de quatro jogos. Na Categoria Cadete Feminino, o Almirante Ernesto Baptista/AM é o líder depois de vencer dois jogos disputados.
Com quatro Categorias e seis Naipes disputando simultaneamente cada ponto, o Campeonato do esporte jogado somente com as mãos está tendo um calendário cheio em 2017. Outro fator importante comemorado pela Liham é a participação dos times do interior. “Já tivemos o Acampamento Regional, Copa dos Campeões, Torneios e até o Campeonato Amazonense Júnior. Recentemente recebemos o treinador da Seleção Feminina de Handebol. Nosso esporte está crescendo no nosso Estado. Nosso Campeonato está tendo a participação de equipes de fora da capital e isso vem mostrando a expansão do Handebol aqui no Estado. Então, alguns jogos acontecem no interior, o que ajuda a descentralizar a competição, não tendo jogos somente aqui em Manaus/AM, mas em Itacoatiara/AM, Manacapuru/AM e no Iranduba/AM”, contou Andrade.

Confira abaixo, a programação com os 21 jogos em Manaus/AM e Manacapuru/AM:

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

[FUTSAL] - Seleção Amazonense Sub-17 estreia contra o Pará, no Brasileiro da Categoria

Da Assessoria de Comunicação da Sejel
Fotos: Mauro Neto/Sejel

Manaus/AM - A Seleção Amazonense Sub-17 de Futsal inicia nesta terça-feira (05/09) a caminhada para levantar o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 - Divisão Especial. A competição, realizada em Uberlândia/MG, ocorre de 5 a 9 de setembro na Quadra de Esportes do Praia Clube. O jogo de estreia do representante do Amazonas ocorre contra o Pará, às 14 horas (de Manaus/AM). O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), apoia a temporada.

Depois de duas semanas de intenso treinamento e três amistosos contra equipes da categoria Adulto, a Seleção comandada pelo treinador Marcelo Galvão vai afinada para enfrentar os melhores jogadores dos Estados de Pernambuco, Pará e Bahia, pelo Grupo A da competição. “Os treinos foram muito intensos, foram três amistosos contra equipes Adultas e o desempenho dos atletas foi bom. A gente espera que isso se transforme em boas atuações, que o nosso coletivo prevaleça e vamos brigar para estar entre os quatro primeiros colocados”, afirmou Galvão, já em solo mineiro.

Para chegar ao grupo final, com 11 atletas inscritos na competição, a equipe amazonense teve seis jogadores cortados. Assim, o time do Amazonas passou a contar com atletas do Recanto da Criança/AM, Tuna Luso/AM, Corinthians Manaus/AM e Abílio Nery/AM. Um treinamento foi realizado no final da tarde desta segunda-feira (04/09), no local dos jogos. “Vamos esperar que dê tudo certo nessa Fase Classificatória. Nosso time é aguerrido. Vamos realizar um treinamento no local das partidas e amanhã ((hoje) vamos em busca desse título”, comentou.
A Seleção Amazonense Sub-17 é composta pelos jogadores:
Goleiros - Yan e Bruno.
Fixos - Rafael, Lucas Pereira e Rodrigo.
Alas - Ramon, Deyner Júnior, Petrukio e Jadson.
Pivôs - Herisson e Andrel.

MUDANÇAS NA DISPUTA
Com a desistência de alguns Estados, a competição passou a ter oito equipes, ainda divididas em dois grupos. A equipe amazonense que antes enfrentaria Minas Gerais (sediante), Paraná e Ceará, agora passa a enfrentar Pernambuco, Pará e Bahia.

Com as atualizações, as chaves ficaram da seguinte forma:

Grupo A - Pernambuco, Pará, Amazonas e Bahia
Grupo B - Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Ceará

Depois de enfrentar o representante paraense pelo jogo de abertura, a Seleção Baré enfrenta Pernambuco nesta quarta-feira (06/09), às 14 horasa (de Manaus/AM). No dia seguinte (07/09) os adversários serão os baianos, às 15h30min (de Manaus/AM), fechando os jogos da Fase Classificatória do Grupo A.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita