Vencedor da primeira partida da decisão, na quarta-feira (18/11) por 3x2, o Manaus entrou em campo neste sábado (21), novamente no estádio Vivaldo Lima, dependendo apenas de um empate para conquistar o título da Segunda Divisão. E, após um primeiro tempo burocrático, o time construiu mais uma vitória na segunda etapa, com gols de Djalma e Reginaldo, e tornou-se Campeão Amazonense da Segunda Divisão de 2009, juntando-se a Holanda (2007) e Rio Negro (2008) na galeria de campeões.
Foi a última partida oficial no estádio Vivaldo Lima, que agora será demolido para a construção da Arena Verde, que vai abrigar os jogos da Copa do Mundo de 2014 e, muito provavelmente, uma partida da Copa das Confederações de 2013.
A campanha do Manaus foi incontestável, com 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Teve o melhor ataque, com 24 gols marcados; a melhor defesa, com 10 gols sofridos e o artilheiro da competição, Branco, com 11 gols.
Na segunda partida decisiva, o Manaus fez o suficiente para vencer, sem forçar o ritmo, já na segunda etapa. O primeiro tempo foi burocrático, sem muitas emoções mas com muitos cartões amarelos, sete. O Manaus teve a primeira chance real de gol no jogo, aos 5 minutos, quando após uma bobeira da zaga do ASA, Branco tocou para Djalma que bateu fraco, desperdiçando.
O ASA assustou com Valdir Papel, aos 27 minutos, mas Greg apareceu providencialmente para tirar o perigo. Empolgado, o ASA perdeu nova chance aos 29 minutos, quando Edinho penetrou e driblou Weber, que ainda conseguiu tocar na bola com a ponta do pé, permitindo o corte de Greg, mais uma vez. Aos 31 minutos Greg, que já tinha cartão amarelo, entrou forte beliscando o tornozelo de Alexandre, e merecia o segundo amarelo e a exclusão da partida, mas o árbitro Basílio Monteiro da Silva deixou barato.
Aos 45 minutos Valdir Papel cabeceou sem ângulo e Weber quase leva um frango histórico, na última partida oficial do estádio Vivaldo Lima, espalmando para trás, na direção de seu próprio gol, mas se recuperando a tempo de evitar o vexame. Ao final do 1º tempo, um 0x0 de poucas chances de gols e cartões amarelos.
No início do 2º tempo Rogério disputou com Alexandre, entrando com o pé na altura do rosto do adversário, que acabou tendo que ser substituído, sangrando muito no nariz. Aos 7 minutos Djalma quase abriu o marcador, mas Vicente Matheus salvou com o pé.
Precisando da vitória, o treinador Edu Lima tentou ousar no ASA, aos 14 minutos, tirando Paulista e colocando o meia-atacante Delciney, deslocando Edinho para a lateral. Mas foi o Manaus que alcançou o gol, com Djalma, aos 24 minutos. E aos 30 minutos o bom goleiro Vicente Matheus pagou o preço de sua baixa estatura, não alcançando um cruzamento de Reginaldo que acabou entrando direto para o gol.
A vitória por 2x0 marcou o título do Manaus e a última partida oficial do estádio Vivaldo Lima, que recebeu em sua despedida um público total de apenas 853 torcedores, dos quais 538 pagando ingresso.
Ficha Técnica:
ASA 0x2 Manaus
Campeonato Amazonense da Segunda Divisão
Decisão - Segunda Partida
Sábado, 21 de novembro de 2009
Estádio Vivaldo Lima - 16 horas
Árbitro: Basílio Monteiro da Silva
Auxiliar 1: Fabiana Farias da Silva
Auxiliar 2: Jander Rodrigues Lopes
4º Árbitro: Celso Mota Resende
Renda: R$ 5.100,00
Público pagante: 538
Público presente: 853
Gols: Djalma 24 e Reginaldo 29 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Alexandre 6, Greg 19, Branco 27, Gabriel 33, Deurick 42, Valdir Papel 45 e Edinho 46 minutos do 1º tempo. Rogério 2 minutos do 2º tempo.
ASA: (1) Vicente Matheus; (2) Paulista (18 - Delciney 14/2º), (3) Luan, (4) Gabriel e (6) Anderson; (5) Diego, (7) Tiago (17 - Pará 25/2º), (8) Alexandre (16 - Madureira 5/2º) e (11) Edinho; (10) Valdir Papel e (9) Raí. Treinador - Edu Lima.
Manaus: (1) Weber; (2) Mário Jorge (16 - Vidinha 25/2º), (3) Rogério, (4) Thiago Brandão, (5) Pastor e (6) Alberto; (7) Greg, (8) Deurick e (10) Reginaldo; (9) Djalma e (20) Branco. Treinador - Delmo Arcângelo.
ARTILHEIROS
Com 11 gols - Branco (Manaus)
Com 8 gols - Marinélson (Nilton Lins)
Com 11 gols - Branco (Manaus)
Com 8 gols - Marinélson (Nilton Lins)
Com 7 gols - Bazinho (Operário)
Com 5 gols - Buiú (Manaus), Valdir Papel (ASA) e Marinho (Nilton Lins)
Com 4 gols - Pará (ASA)
Com 3 gols - Kitó (Operário) e Marcos Pezão (Nilton Lins)
Com 2 gols - Deurick (Manaus), Raí (ASA) e Batista (Operário)
Com 5 gols - Buiú (Manaus), Valdir Papel (ASA) e Marinho (Nilton Lins)
Com 4 gols - Pará (ASA)
Com 3 gols - Kitó (Operário) e Marcos Pezão (Nilton Lins)
Com 2 gols - Deurick (Manaus), Raí (ASA) e Batista (Operário)
Com 1 gol - Vidinha, Thiago Brandão, Leléo, Garanha, Djalma e Reginaldo (Manaus), Leonardo, Alexandre, Silva Filho, Anderson e Paulista (ASA), Lacraia, Chiquinho, Clayton He Man, Clemilton, Fininho e Haílton Lima (Operário), Doriva, Diego Mady, Maranhão e Ridson (Nilton Lins) e Roni e Carlinhos (Cliper).
Com Cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Caro Teófilo
ResponderExcluirSou o editor do Blog Só Súmulas e vi seu comentário no no blog e vou fazer as devidas alterações.
Agora quero te fazer um convite para colaborar com o blog, fazendo vc mesmo as postagens das súmulas dos jogos.
Se aceitar o convite, entraremos em mais detalhes.
Entre em contato através do e-mail sosumulas@yahoo.com.br.
Abraços