Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - Num final de jogo emocionante, o Nacional assumiu a liderança da 1ª Fase do Campeonato Amazonense ao final da 6ª Rodada ao vencer o Sul América por 2x1, ontem à tarde, no estádio Ismael Benigno. Roni marcou os dois gols do Leão da Vila Municipal enquanto o zagueiro Manu descontou, de pênalti, para o Trem da Colina. O jogo foi disputado sob uma forte temperatura, obrigando o árbitro a adotar a parada técnica aos 21 minutos do 1º tempo.
Apesar do forte calor na tarde da 5ª feira, o primeiro tempo foi mais movimentado e agradável que o 2º tempo, quando a temperatura já estava mais amena. Os dois times criaram sucessivas chances de gol. A primeira, logo a 1 minutos, quando Tiago Verçosa fez boa enfiada de bola para Leandro Guerreiro, que desperdiçou cara a cara, batendo por cima da meta defendida por Josias.

Aos 3 minutos troca de passes envolvente entre Delcinei, Tiago Verçosa e Leandro Guerreiro, que bateu novamente para fora. Aos 5 minutos Jean desceu pela esquerda, penetrou e bateu na saída de Josias, acertando a trave direita.
A primeira chegada perigosa do Sul América foi aos 8 minutos, quando Renato aproveitou uma saída errada de bola do lateral-direito Zé Carlos, avançou e rolou para Cristiano Natal, que bateu por cima, à esquerda, perdendo boa chance. Aos 15 minutos Alessandro arrancava em contra-ataque e foi parado com falta em Zé Carlos, que recebeu cartão amarelo.
Nova chegada com perigo do Sul América deu-se aos 17 minutos, quando o lateral-esquerdo Pica Pau aliviou o perigo com um chutão e acabou criando um bom contra-ataque, lançando involuntariamente o atacante Alex Coelho. Wellison saiu cortando de cabeça, antes do atacante sulamericano.
Aos 21 minutos Edmar Campos da Encarnação parou o jogo por dois minutos e meio, para reidratação dos jogadores e quarteto de arbitragem, logo após falta de Vagner Leonardelli em Alessandro no bico da grande área, pelo lado esquerdo do ataque.
No retorno da partida, aos 24 minutos, Roni arrancou desde o meio de campo, tabelou com Tiago Verçosa e de frente para o gol, em excelentes condições de conclusão, preferiu rolar para Leandro Guerreiro, para desespero da torcida. Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio pela esquerda, Tiago Verçosa raspou de cabeça, com perigo, à esqueda de Josias.
O Sul América voltou com perigo aos 29 minutos, em cobrança de falta de Cristiano Natal, que Wellison defendeu no canto direito rasteiro, com dificuldade, mandando a escanteio. Aos 40 minutos Tiago Verçosa lançou Zé Carlos na direita, mas o lateral bateu cruzado, para fora, À direita.
No segundo tempo os times voltaram com menor ímpeto. Aos 4 minutos Paca arrancou em diagonal e bateu à esquerda, assustando Wellison. O Nacional respondeu aos 5 minutos quando Leandro Guerreiro perdeu mais um gol, ao receber de frente para o goleiro Josias e bater por cima.
Aos 8 minutos em jogada de zagueiros o Nacional quase abre o marcador, após cobrança de escanteio pela direita que Vagner Leonardelli escorou de cabeça para Róbson, livre, cabecer no meio do gol, para defesa de Josias. Aos 12 minutos Roni pegou um rebote em posição frontal ao gol mas bateu muito mal, isolando, jogando para fora do estádio, atingindo carros no estacionamento atrás da meta de Josias.
O treinador Iane Geber Jamel atendeu os pedidos da torcida e colocou Romário em campo, no lugar de Alex Coelho. Na rodada anterior, no clássico Galo Preto, Romário entrou em campo no segundo tempo e mudou a história da partida. Pelo lado do Nacional, Alemão perdeu a paciência com Leandro Guerreiro, mal nas finalizações, e colocou Rodrigo em campo.
Aos 22 minutos o goleiro Josias fez uma bonita ponte, interceptando cruzamento da direita que buscava Tiago Verçosa dentro da área. Aos 24 minutos Pica Pau bateu falta na entrada da área, a bola desviou na barreira e Wellison, esperto no lance, chegou para cortar antes de Romário.
Aos 27 minutos o Sul América quase marcou em bonita jogada. O zagueiro Manu cortou o perigo do ataque nacionalino, dentro de sua área defensiva, driblou dois atacantes nacionalinos e avançou conduzindo a bola com elegância até lançar Paca pelo lado esquerdo do ataque. Wellison ameaçou sair da meta, mostrando indecisão, e Paca bateu de primeira, por cobertura. A bola parecia que iria entrar no gol vazio, mas quicou na pequena área e saiu pela linha de fundo, para incredulidade da torcida sulamericana.
Aos 30 minutos o zagueiro Vagner Leonardelli recebeu cartão amarelo, por segurar Alessandro que partia em velocidade para sair na cara do gol. Aos 31 minutos Batata chutou da intermediária e a bola descaiu com muito efeito, raspando o travessão e assustando Wellison.
O Nacional teve pênalti a seu favor aos 32 minutos, quando Manu calçou Edgar, que entrava na área driblando. O árbitro aplicou cartão amarelo para Manu pela falta e o segundo amarelo seguido do vermelho para Paca, que reclamou ostensivamente da arbitragem.
A cobrança só ocorreu aos 35 minutos. Roni, contestado pela torcida, bateu, o goleiro Josias raspou na bola que explodiu na trave direita e Roni completou no rebote, abrindo o marcador. Mesmo com um jogador e menos, o Sul América partiu para cima, em busca do empate. E aos 42 minutos Nielson cobrou falta, o goleiro Wellison rebateu e no rebote Alessandro bateu e Clayton He Man interceptou com mão, comentendo pênalti. Manu cobrou bem, deslocando Wellison e empatando a partida.
O gol de empate deu um alívio ao time, que relaxou por um segundo e tomou o segundo gol na saída de bola do Nacional. A bola chegou até Jean pelo lado esquerdo, que bateu forte e cruzado. Josias deu rebote e o contestado Roni, livre no meio da área, só teve o trabalho de empurrar para as redes, tornando o herói da vitória nacionalina. E o Sul América ainda assustou aos 47 minutos, quando Nielson cobrou falta, que desviou na barreira e Roger, livre de marcação, cabeceou para fora.
Roni abre o marcador no rebote da cobrança de pênalti
Manu empata, de pênalti, e sai comemorando
Ficha Técnica:
Sul América 1x2 Nacional
6ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Quinta Feira, 18 de março de 2010, 15h30min
Estádio Ismael Benigno, a Colina
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Abson Pantoja
4º Árbitro: Celso Mota Resende
Delegado: Labílio André de Lima
Renda: R$ 2.155,00
Público pagante: 342
Gols: Roni 30, Manu (pênalti) 44 e Roni 45 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Zé Carlos 15, Emerson 19, Tiago Verçosa 35, Paca 45 e Alessandro 45 minutos do 1º tempo. Cristiano Natal 2, Dieguinho 17, Batata 19, Jean 21, Vagner Leonardelli 30, Manu 32 e Sinésio 41 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Paca 33 minutos do 2º tempo.
Sul América: (1) Josias; (2) Emerson, (3) Roger, (4) Manu e (6) Pica Pau; (5) Cristiano Natal (15 - Nielson 38/2º), (8) Batata e (10) Paca; (7) Alessandro, (9) Alex Coelho (14 - Romário 13/2º) e (11) Renato (13 - Douglas 18/2º). Técnico: Iane Geber Jamel.
Suplentes: (12) Cristiano Roraima, (13) Douglas, (14) Romário, (15) Nielson, (16) Dedimar, (17) Gilson e (18) Evandro.
Nacional: (1) Wellison; (2) Zé Carlos (14 - Sinésio 12/2º), (3) Róbson, (4) Vagner Leonardelli e (6) Jean; (5) Dieguinho, (7) Clayton He Man, (8) Delcinei (18 - Edgar 23/2º)e (10) Roni; (9) Tiago Verçosa e (11) Leandro Guerreiro (17 - Rodrigo 15/2º).
Suplentes: (12) Alonso, (13) Rondinelle, (14) Sinésio, (15) Wilker, (16) Nelyson, (17) Rodrigo e (18) Edgar.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Ola Teofilo,
ResponderExcluirUma outra dúvida: qual o nome do Pica-Pau do Sul América?
Valeu!
Paulo Gomes
saudações nacionalinas!
O nome do lateral-esquerdo Pica Pau do Sul América é Abraão. Acontece que o Júnior, da CT do Sulão, quando me entregou a relação dos jogadores, com nome completo, RG, Registro na CBF e apelidos, pediu que eu usasse os apelidos. Então entendi que o Abraão quer ser chamado de Pica Pau. Para um futebol que já tem Zé Rebite... Tive que atender o pedido do jogador, rs.
ResponderExcluirSem falar em Balão, Coquinho, Paca, He-Man, Pezão...
ResponderExcluirPutz, dá até uma seleção exótica. Em 2009 o Campeonato Amazonense tinha uma seleção de Tiagos. Cheguei até a escrever um artigo sobre isso, mas não mandei para os jornais. Na época eu ainda não tinha blog. Só comentei com o Nelson Brilhante, que ainda registrou na sua coluna dominical de A Crítica. E o banco de reservas era de Diegos, incluindo o Fuscão, cujo primeiro nome é Diego e um volante que tinha no Nacional chamado Diogo.
ResponderExcluirDeixa ver se me lembro:
ResponderExcluirGO - Tiago (SA)
LD - Tiago Soeiro (América)
Z - Tiago Brandão
Z - Tiago Eciene (jogou só um jogo pelo Holanda)
V - Tiago Bebê (Sul América)
M - Tiago Gaúcho (Nacional)
AT - Tiago Verçosa (Nacional)
AT - Thiago (São Raimundo), aquele que brigou com o Reginaldo depois de um jogo e ambos foram expulsos.
Diegos - Fuscão, Diego Folha, Diogo, Diego Tefé, Diego Capixaba (esses dois do Sul América),Diego do América, atacante...
São os que eu consegui me lembrar.