
Em campo, o Nacional começou pressionando mas o primeiro chute com direção a gol foi do ASA, com Ronni aos 4 minutos, exigindo defesa de Alonso. Logo aos 5 minutos dois jogadores do Nacional receberam cartão amarelo - Lima e Jean. A primeira chance do Nacional foi aos 7 minutos, com Lima levantando na área e Leandro Guerreiro cabeceando com perigo.
O ASA saia em contra-ataques rápidos com Roni e Dilson, jogando nas costas do grandalhão Róbson. E aos 11 minutos surpreendeu, abrindo o marcador, quando Roni lançou nas costas de Vágner Leonardelli e Dilson bateu na saída de Alonso, inapelável.
O Nacional acusou o golpe e passou os próximos oito minutos sem se encontrar em campo. A resposta só veio aos 19 minutos , quando após cruzamento da esquerda Lima cabeceou buscando o canto direito de Costa e no meio do caminho Tiago Verçosa desviou, também de cabeça, carimbando o traveessão. Aos 21 minutos nova chegada perigosa do Nacional, com Tiago Verçosa recebendo pela esquerda e cruzando para Leandro Guerreiro, sozinho, cabecear para o chão mas descalibrado, com a bola saindo pela linha de fundo.

Aos 24 minutos, após o Nacional quase empatar, o pequenino goleiro Costa (1,75m) e o xerifão Marvila se estranharam e bateram boca, não chegando às vias de fato graças a intervenção da turma do "deixa disso". Mas os dois receberam cartão amarelo. Aos 27 minutos Clayton He Man bateu falta frontal, para defesa difícil de Costa.
O Nacional desperdiçou mais uma chance clara de gol aos 32 minutos, quando Delcinei recebeu cara a cara com Costa, que salvou milagrosamente, com Ramon completando o corte, para escanteio. Aos 37 minutos Marvila disputou com Leandro Guerreiro, se esticando muito na jogada e sofrendo estiramento na coxa esquerda, tendo que deixar o jogo.
Apertando em busca do empate ainda no 1º tempo, o Nacional chegou com Tiago Verçosa aos 38 minutos, após cruzamento da esquerda que ele cabeceou por cima, mas raspando o travessão. No minuto seguinte Jean escapou pela esquerda, aplicou o dribla da vaca em Lacerda e cruzou com a zaga tirando o perigo. Leandro Guerreiro esteve novamente perto de empatar aos 40 minutos.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, o empate veio com uma pintura de Tiago Verçosa, que enfileirou os adversários e bateu cruzado no canto direito de Costa, evitando que o Nacional descesse para o intervalo com a derrota parcial.

No segundo tempo o Nacional teve boa chance aos 7 minutos, quando Jean fez boa jogada pela esquerda, cruzou para Anderson Potty que fez o pivô e tocou para Tiago Verçosa bater de fora, para excepcional defesa de Costa.
Aos 13 minutos o momento mais polêmico da partida. Em disputa normal, Róbson acabou acertando o supercílio de Roni, que ficou estirado, sangrando. O jogo seguiu e quando o árbitro foi alertado para o acontecido, correu em direção a Lima e expulsou o jogador, que reagiu de forma indignada, inconformada. Ele partiu para cima do árbitro, sendo contido a tempo pelo goleiro Alonso, mesmo assim, no meio da confusão o árbitro foi esbarrado e caiu ao solo. Houve invasão de torcedores e dirigentes.
Ao final da partida o árbitro se dirigiu para o 14º Distrito Policial (João Paulo II) para registrar Boletim de Ocorrência por agressão contra o jogador Lima. Os dirigentes nacionalinos tentaram, em vão o acordo na beira do campo. Como não houve entendimento, também apresentaram queixa contra Francisney, por racismo. "Ele me disse: tu tá expulso, negão", contou Lima ao final, a caminho da Delegacia. "Estou tranquilo. Se ele quiser levar isso à frente vai ter que pagar pelas conseqüências do crime de racismo", revelou.
No retorno da partida, aos 21 minutos, mais duas expulsões, agora por cartão vermelho direto, para Viola e Damião, que se estranharam. Com os nervos mais acalmados e os brios aflorados, o Nacional foi pura raça e determinação na busca do resultado contra um adversário nitidamente mais fraco, porém muito resistente.
Aos 24 minutos Anderson Potty foi buscar a jogada no meio de campo e lançou Zé Carlos na direita, que cruzou para Leandro Guerreiro. Porém, o atacante não teve domínio e Tiago Verçosa ainda tentou, sem ângulo, mas por cima. E a virada veio, finalmente, através do zagueiro Róbson, aos 26 minutos, numa cabeçada de dentro da pequena área, após bate-rebate depois de uma cobrança de escanteio pelo lado direito do ataque.
O ASA esteve a ponto de empatar aos 31 minutos, quando após cobrança de escanteio Lacerda cabeceou livre, da meia lua, mas muito fraco, nas mãos de Alonso. O gol que sacramentou a vitória nacionalina surgiu aos 34 minutos, com Leandro Guerreiro aproveitando centro de Zé Carlos pela direita.
O Nacional ainda teve duas boas chances no final da partida. Aos 46 minutos Vágner Leonardelli avançou e tocou para Anderson Potty que limpou e bateu forte, mas no meio do gol, para fácil defesa de Costa. E aos 48 minutos a defesa de Costa foi milagrosa, de novo. Rodrigo recebeu de costas na entrada da área, matou no peito com estilo e virou de voleio, com costa espalmando, de mão trocada.
Com a vitória, o Nacional assumiu a vice-liderança da 1ª Fase, atrás apenas do Sul América.
Ficha Técnica:
Nacional 3x1 ASA
5ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Domingo, 14 de março de 2010, 15 horas
Estádio Roberto Simonsen
Árbitro: Francisney Oliveira da Silva
Auxiliar 1: Bonifácio Smith Rodrigues
Auxiliar 2: José Luis de Oliveira Ramos
4º Árbitro: Francisco da Conceição Costa
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 1.675,00
Público: 202 pagantes
Cartões Amarelos: Tiago Verçosa 15, Tiago 22, Costa 24, Marvila 24, Jackson 26 e Roni 30 minutos do 1º tempo. Viola 30 segundos, Peixoto 6, Alex 30 e Róbson 36 minutos do 2º tempo
Expulsões: Lima 13, Viola 21 e Damião 21 minutos do 2º tempo.
Gols: Dilson 11 e Tiago Verçosa 46 minutos do 1º tempo. Róbson 26 e Leandro Guerreiro 34 minutos do 2º tempo.
Nacional: (12) Alonso; (2) Zé Carlos, (3) Róbson, (4) Vágner Leonardelli e (6) Jean; (97) Lima, (7) Viola, (8) Delcinei (17 - Anderson Potty no intervalo) e (10) Clayton He Man; (9) Tiago Verçosa (15 - Dieguinho 36/2º) e (11) Leandro Guerreiro. Técnico: Alemão.
Suplentes: (1) Wellison, (13) Rondinelle, (14) Sinésio, (15) Dieguinho, (16) Edgar, (17) Anderson Potty e (18) Rodrigo.
ASA: (1) Costa; (2) Lacerda, (3) Henrique, (4) Marvila (16 - Alex 42/1º, depois 18 - Natan 33/2º) e (6) Ramon; (5) Rafael, (7) Tiago, (8) Damião e (15) Roni; (10) Jackson (14 - Peixoto 31/1º) e (11) Dilson. Técnico: J. Horácio (interino).
Suplentes: (22) Manthay, (13) Tomas, (14) Peixoto, (16) Alex, (17) Guedes e (18) Natan.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
do asa, só se salva o garoto Henrique na zaga
ResponderExcluir