Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O Penarol de Itacoatiara é o novo líder da 1ª Fase do Campeonato Amazonense 2010. O time venceu o ASA, lanterna absoluto da competição, na tarde deste sábado, no estádio Ismael Benigmo e alcançou 16 pontos. O problema foi o placar: 2x0, insuficiente para superar o saldo do Fast Clube/Ulbra, que entra em campo no domingo contra o América e pode roubar a condição de líder. Outros dois times também podem ultrapassar o Penarol, caso vençam seus jogos deste domingo: Princesa do Solimões e Sul América, que enfrentam Manaus Compensão e CDC Manicoré, respectivamente.
Apesar da vitória e do goleiro Manthay ter sido a grande figura da partida, em alguns momentos o Penarol se livrou por pouco de sofrer o empate, em especial na segunda etapa. Os gols foram marcados por Felipe logo aos 4 minutos de jogo e Fininho aos 43 minutos do 2º tempo. Nesse intervalo o Penarol perdeu inúmeras oportunidades, principalmente com Felipe, mas também quase sofreu o gol de empate.
Precisando descontar um saldo de gols inferior com relação aos concorrentes pelo título, o Penarol veio com Fininho na ala-esquerda. Já o ASA não tinha o seu grande destaque na competição, o pequenino e milagroso goleiro Costa. E o substituto Manthay começou comentendo uma grande lambança, logo aos 2 minutos, quando tentou sair jogando driblando Charles e perdeu a bola. Mas Charles retribuiu a lambança, perdendo de forma incrível, chutando na trave.
E Fininho cumpriu seu papel, quando aos 4 minutos fez jogada pela esquerda e cruzou para trás, onde Felipe chegou batendo no canto esquerdo de Manthay e abrindo o marcador. Parecia que o objetivo do Penarol seria alcançado facilmente. Mas foi só impressão. Se por um lado Felipe desandava a perder gols incríveis, por outro Manthay realizava sucessivas intervenções providenciais, se constituindo no grande destaque da partida e num substituto à altura para Costa.
Depois do gol o Penarol relaxou e só voltou a atacar com perigo aos 19 minutos, quando Felipe recebeu em boas condições pela direita e bateu cruzado, à direita do goleiro Manthay. Aos 22 minutos o ASA chegou pela primeira vez ao gol de André Luis, com Roni limpando na entrada da área e batendo para a defesa do goleiro adversário.
Aos 25 minutos um lance que se tornou a tônica da partida no duelo Felipe x Manthay. O atacante do Penarol desceu em velocidade pela esquerda e sobrou cara a cara com o goleiro do ASA, que evitou o gol, em defesa espetacular.
Charles também facilitou a vida do ASA, ao receber excelente passe de Fininho, pelo lado direito do ataque, mas demorar para definir o lance, dando chance de recuperação para a defensiva adversária.
Entre o 27º e o 36º minuto houve um festival de cartões amarelos. Primeiro para Rondinelle, que segurou Ramon na intermediária, quando este partia em velocidade em direção ao gol do Penarol. Aos 30 minutos o cartão foi para Charles, por falta em Tiago Soeiro. Aos 35 minutos o "premiado" foi Jeovani, por cometer falta em Furtado. E aos 36 minutos Jackson foi o punido, após falta em Felipe.
Manthay voltou a se destacar aos 37 minutos, quando o ala-direito Hugo Deleon foi lançado em profundidade, sem impedimento reclamado pelos jogadores do ASA, avançou e bateu à queima-roupa, para defesa do goleiro. Aos 40 minutos Fininho repetiu a jogada do gol e deixou Felipe na cara de Manthay, mas ele bateu para fora. Logo depois a jogada foi pela direita com Charles, mas quem desperdiçou foi novamente Felipe. Aos 44 minutos Manthay operou novo milagre, fazendo linda ponte e jogando a escanteio depois de Felipe receber em profundidade e bater, pelo lado esquerdo do ataque.
A exemplo do primeiro tempo, o segundo tempo teve o registro de lambança também aos 2 minutos. Charles fez boa jogada pela esquerda, com pedala estilosa, mas bateu bisonhamente para fora, arrancando risos da torcida.
Impaciente, Adinamar Abib mexeu logo aos 7 minutos do 2º tempo. E em dose dupla, tirando Hugo deleon para a entrada de Celsinho e Balão para a estréia do ala-esquerda Maurian. Com essa alteração, Fininho foi deslocado para a meia.
Aos 13 minutos Charles roubou de Jackson na intermediária e abriu na direita para Celsinho, que fuzilou para mais uma grande defesa de Manthay, mandando a escanteio. O lance desencadeou uma onda de reclamações contra Jackson e teve reflexo até depois de encerrada a partida, com uma discussão áspera entre Jackson e Roni, com palavras ofensivas de ambas as partes.
Nova defesa de Manthay ocorreu aos 17 minutos, em chute de Fininho, após limpar a jogada na entrada da área. O ASA passou a acreditar que podia chegar ao empate, pois o Penarol foi deixando o time "gostar do jogo". Aos 20 minutos Ramon fez grande jogada pelo lado esquerdo e rolou macio para Dilson, que teve tempo de parar, ajeitar e bater raspando o travessão. Apesar do perigo, era um lance frontal, para não se perder o gol.
Aos 23 minutos Celsinho chegou batendo de primeira, pelo lado direito, assustando Manthay. A partir dos 26 minutos o Penarol passou a criar mais chances de gol, com a entrada de Pituta na vaga de Charles, sempre combinando as jogadas com Celsinho, pelo lado direito. Aos 29 minutos Celsinho exigiu mais uma boa defesa de Manthay, agora em dois tempos.
O ASA esteve novamente perto do empate aos 32 minutos, quando Roni recebeu e bateu forte para o gol, com Jeovani se jogando na frente da bola, que estourou em seu peito e saiu a escanteio. Os jogadores do ASA reclamaram pênalti, alegando que a bola pegara na mão e não no peito de Jeovani.
Pituta perdeu um gol incrível aos 35 minutos, quando Fininho lançou o zagueiro Cristóvão pelo lado esquerdo, aparecendo como elemento surpresa. Ele cruzou e Pituta dominou livre na área, driblando Manthay e chutando, de dentro da pequena área, contra a trave esquerda da meta.
Vulnerável no lado esquerdo defensivo, onde Celsinho e Pituta se davam muito bem, Edu Lima procurou reforçar o setor, colocando Roberto no lugar de Tomas aos 38 minutos. Mas a alteração não surtiu efeito e aos 41 minutos Felipe dominou, girou e bateu à direita de Manthay, completamente batido no lance.
Aos 42 minutos foi a vez de Fininho limpar o lance na entrada da área e bater a direita de Manthay, mais uma vez vendido na jogada. A blitz acabou em gol aos 43 minutos, quando Pituta fez toda a jogada e rolou para Fininho marcar o segundo. Ainda aos 43 minutos Pituta recebeu pelo lado direito e carimbou o travessão de Manthay. Aos 47 minutos Preto Barcarena quase surpreendeu o goleiro do ASA, batendo direito para o gol ao invés de cruzar. O goleiro voltou a tempo de fazer a defesa, a última da partida.
Casa de Caba
A partida começou com 7 minutos de atraso, pois uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para tentar combater uma casa de cabas, instalada na forquilha superior esquerda da meta que dá para o campinho que serve de estacionamento. Sem tempo hábil de realizar a operação ideal, os bombeiros optaram por afugentar as cabas com o uso de um extintor, que expeliu bastante fumaça. No intervalo, foi necessária uma nova intervenção da equipe. E aos 19 minutos do segundo tempo o árbitro paralisou rapidamente a partida para uma terceira ação dos bombeiros.
Ficha Técnica:
ASA 0x2 Penarol
8ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Sábado, 27 de março de 2010, 15h30min
Estádio Ismael Benigno
Árbitro: João Batista Cunha de Brito
Auxiliar 1: Ivo Fernando da Costa de Souza
Auxiilar 2: Marleudo Nunes de Lima
4º Árbitro: Weden Cardoso Gomes
Delegado: Valderi Carneiro
Renda: R$ 1.445,00
Público pagante: 166
Cartões Amarelos: Henrique 3, Rondinelle 27, Charles 30, Jeovani 35 e Jackson 36 minutos do 1º tempo. Preto Barcarena 6 e Lacerda 14 minutos do 2º tempo.
Gols: Felipe 4 minutos do 1º tempo e Fininho 43 minutos do 2º tempo;
ASA: (1) Manthay; (13) Lacerda (20 - Nathan 15/2º), (3) Tiago Soeiro, (14) Henrique e (6) Tomas (19 - Roberto 38/2º); (15) Rafael, (25) Jackson, (8) Furtado e (16) Ramon; (9) Roni e (11) Dilson. Técnico: Edu Lima.
Suplentes: (12) Jardel, (13) Alex, (18) Caynã, (19) Roberto, (20) Natan e (21) Luis
Penarol: (1) André Luis; (2) Jeovani, (3) Cristóvão e (6) Santiago; (5) Hugo Deleon (15 - Celsinho 7/2º), (4) Preto Barcarena, (8) Rondinelle, (9) Balão (17 - Maurian 7/2º) e (11) Fininho; (10) Charles (13 - Pituta 26/2º) e (7) Felipe. Técnico: Adinamar Abib.
Suplentes: (12) Cleber, (13) Pituta, (14) Nixon, (15) Celsinho, (16) Cibóy, (17) Maurian e (18) Levi.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
Vale ressaltar que o asa deu trabalho; destaques o goleiro manthay e o zaqueiro hEnrique.
ResponderExcluir