[AMAZONAS - FUTEBOL] - São Raimundo empata no final

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Nacional pode ter deixado escapar o título da 1ª Fase do Campeonato Amazonense no último minuto da partida de quarta-feira à noite, no estádio do Sesi, contra o São Raimundo, ao sofrer o gol de empate em 1x1. Até então o time disparava na liderança com 17 pontos e ficava dependente apenas de uma vitória contra o América, na 9ª e última rodada, para alcançar a conquista. Agora o time pode ser ultrapassado na classificação por Fast Clube/Ulbra, Sul América, Penarol e Princesa do Solimões, desde que vençam seus respectivos adversários da 8ª Rodada: América, CDC Manicoré, ASA e Manaus Compensão. Pelo lado do São Raimundo nem o empate heróico tirou o time da Zona de Rebaixamento e o time permanece em 9º lugar, agora com 7 pontos.

O Nacional criou o primeiro lance de perigo na partida, aos 4 minutos, quando Lima cobrou uma falta e exigiu grande defesa do goleiro André, espalmando para escanteio. Entretanto o São Raimundo, que estreava o técnico Luis Carlos Winck, mostrou-se mais disposto e vibrante do que nas partidas anteriores, e passou a dominar a partida, criando as melhores chances de gol.

Aos 12 minutos, após cruzamento da direita, o grandalhão Washington ajeitou de cabeça para a entrada da área e Régis Pittbull chegou batendo com perigo, mas por cima do gol. Aos 20 minutos o Tufão da Colina teve um gol anulado, quando Ronimar cobrou falta pelo lado esquerdo, alçando na área do Nacional, Régis Pittbull cabeceou no travessão e na volta Washigton completou para o gol, mas o lance já estava paralisado pelo aceno da auxiliar Raimunda Ângela.

O Nacional respondeu imediatamente, com Clayton He Man cruzando da esquerda, mas com muita força, apesar do esforço de Leandro Guerreiro para alcançar a bola. O São Raimundo voltou a chegar com perigo aos 26 minutos, quando Anderson Palheta bateu cruzado, da entrada da área, no canto esquerdo rasteiro do goleiro Wellison, que mandou a escanteio.

Aos 32 minutos, após uma jogada na lateral do campo, Roni foi expulso diretamente pelo árbitro Manoel Domingos da Conceição Cruz, que alegou ter sido ofendido. Com um jogador a mais em campo, o São Raimundo ainda criou duas boas oportunidades no 1º tempo. Aos 36 minutos Ari cobrou falta cruzando para a área e Wellison espalmou, afastando o perigo. E aos 47 minutos Carlinhos cruzou da esquerda e Juninho, encostado na primeira trave, cabeceou sem direção.

No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos, o Nacional voltou melhor, dominando o jogo. Logo aos 4 minutos Tiago Verçosa fez jogada pela direita e cruzou para Leandro Guerreiro marcar de letra, girando em cima do zagueiro Adinaldo, mas o gol foi anulado, mais uma vez atendendo aceno de Raimunda Ângela.

Aos 5 minutos Tiago Verçosa novamente saiu para buscar jogo no meio de campo e arrancava sensacionalmente, até ser parado com falta por Kleiton. Clayton He Man reclamou, pois levava vantagem, em progressão para o gol defendido por André. Aos 7 minutos foi a vez de Adinaldo levar cartão amarelo. Ele literalmente quis sair no braço com seu companheiro de equipe Ronimar, que se controlou ao não reagir ao dedo em riste de seu colega. Valeu o ditado que quando um não quer, dois não brigam, pois se dependesse apenas de Adinaldo, a briga teria saído.

Tiago Verçosa continuou suprindo a ausência de Roni, criando as principais jogadas de ataque, sempre saindo para buscar o jogo. Ele ganhou de Anderson Palheta pela esquerda e cruzou para Leandro Guerreiro. Aos 13 minutos Clayton He Man arrancou pelo meio e foi parado com falta por Kleiton, que levou o segundo amarelo e foi excluído da partida.

Aos 15 minutos Leandro Guerreiro subiu livre e cabeceou com estilo após cruzamento da direita de Sinésio, mas André defendeu, no meio do gol. Aos 19 minutos Alemão trocou Delcinei e Leandro Guerreiro por Thiago Silva e Edgar, respectivamente. Mas quem resolveu foi o zagueiro Vágner Leonardelli, aproveitando cobrança de escanteio pelo lado esquerdo e fuzilando André, de cabeça, abrindo o marcador, aos 25 minutos.

O Nacional perdeu a chance de ampliar no minuto seguinte, quando Thiago Silva tentou ajeitar de cabeça para o xará Verçosa, mas errou o passe. Aos 28 minutos Edgar lançou Tiago Verçosa que girou e tocou para Thiago Silva, bem posicionado na entrada da área. Mas Thiago Silva foi traído pelo quice da bola num buraco, não conseguindo o domínio.

Aos 30 minutos Alemão fez a última substituição, obrigado a tirar Clayton He Man, sentindo o tornozelo, e efetivando o zagueiro Rondinelle, improvisado na lateral-esquerda. E o São Raimundo cresceu na partida, atacando exatamente pelo lado esquerdo defensivo do Nacional. Aos 37 minutos Ari Júnior cruzou para Antônio Alex e no rebote da jogada Ricardinho bateu por cima, com perigo.

Aos 41 minutos Ari Júnior fez falta violenta em Edgar, pelo lado esquerdo defensivo do São Raimundo e o cartão amarelo acabou saindo barato. O Nacional quase amplia aos 43 minutos, com a cabeça de Edgar no travessão, após cobrança de escanteio de Thiago Silva pelo lado direito.

O Nacional acabou castigado, com o gol de Washigton, em cabeçada estilosa e fulminante, aos 47 minutos, após cruzamento de Ari Júnior pela direita. Imediatamente a Comissão Técnica do Nacional acusou o golpe no banco de reservas: o gol do São Raimundo caiu como uma ducha de água fria, inclusive na torcida e nos diretores presentes na arquibancada do estádio do SESI.

Agora o Nacional deixou de depender apenas de seus próprios resultados para ganhar a 1ª Fase do Campeonato Amazonense, tendo como ameaças o Fast Clube/Ulbra, o Sul América, o Penarol e o Princesa do Solimões. O São Raimundo espera a estréia dos novos reforços, trazidos por Winck diretamente do Cianorte (PR), para reagir na competição e escapar do rebaixamento.

Ficha Técnica:
Nacional 1x1 São Raimundo
8ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Quarta-Feira, 24 de março de 2010, 19h30min
Estádio Roberto Simonsen
Árbitro: Manoel Domingos da Conceição Cruz
Auxiliar 1: Gilbert Ferreira Costa
Auxiliar 2: Raimunda Ângela Lopes Cerdeira
4º Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 3.215,00
Público pagante: 418
Público presente: 749
Cartões Amarelos: Régis Pittbull 8, Ronimar 23 e Delcinei 29 minutos do 1º tempo. CArlinhos 2, Kleiton 5, Adinaldo 7, Edgar 39 e Ari Júnior 41 minutos do 2º tempo.
Expulsões: Roni 32 minutos do 1º tempo e Kleiton 14 minutos do 2º tempo.
Gols: Vágner 25 e Washington 47 minutos do 2º tempo.
Nacional: (1) Wellison; (2) Sinésio, (3) Eduardo, (4) Vágner e (6) Clayton He Man (13 - Rondinelle 30/2º); (5) Viola, (97) Lima, (8) Delcinei (17 - Thiago Silva 19/2º) e (10) Roni; (9) Tiago Verçosa e (11) Leandro Guerreiro (18 - Edgar 19/2º). Técnico: Alemão.
Suplentes: (12) Alonso, (13) Rondinelle, (14) Gleidson, (15) Wilker, (16) Nelyson, (17) Thiago Silva e (18) Edgard.
São Raimundo: (1) André; (2) Ari Júnior, (3) Kleiton, (4) Adinaldo e (6) Juninho (16 - Antônio Alex 9/2º); (5) Élton (19 - Carlinhos 42/1º), (7) Anderson Palheta, (8) Ronimar e (11) Ricardinho; (14) Washington e (10) Régis Pittbull (18 - Magal 22/2º). Técnico: Luis Carlos Winck.
Suplentes: (12) Nelsinho, (13) Luis Fernando, (15) Wendell, (16) Antônio Alex, (17) Kinha, (18) Magal e (19) Carlinhos.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários

  1. parabens ao são raimundo - nota 10 - para o tec - Winck
    e nota 2 - para o Alemão;
    Tec tambem perde jogo

    ResponderExcluir

Postar um comentário