[AMAZONAS - FUTEBOL] - Segunda Divisão pode ter 10 times


Teófilo Benarrós de Mesquita
Manaus/AM - O Campeonato Amazonense da Primeira Divisão está na reta final de sua 1ª Fase mas a Federação já começa a organizar a Segundona, que será disputada após a Copa do Mundo da Fifa na África do Sul. Segundo o Diretor Técnico da FAF, Ivan Guimarães (foto) a competição poderá ter até 10 clubes nesta edição, tendo como novidades as voltas de Grêmio Coariense, Libermorro, Tarumã, Cepe e Olimpico. "Já temos oito clubes confirmados e é possível que esse número chegue a dez", garantiu.
Os oito clubes aptos a disputar a Segunda Divisão 2010 são Rio Negro e Holanda (rebaixados em 2009), Cliper, Operário e Nilton Lins (remanescentes de 2009), Grêmio Coariense, Libermorro e Tarumã (todos retornando após breve ausências). A Federação, porém, está preparada para receber ainda as solicitações de Olímpico e Cepe, também afastados do futebol.
Breves comentários sobre os dez clubes
Rio Negro - Clube com 16 títulos estaduais (segundo maior número de conquistas), foi rebaixado para a Segunda Divisão em 2008, mas disputou a Segundona no mesmo ano, conquistando o título de forma incontestável e voltando à Elite em 2009. Porém, no Estadual de 2009 cumpriu outra campanha vexatória, sendo novamente rebaixado. O clube da Praça da Saudade comemorá 100 anos de existência em 2013.
Holanda - Depois de uma projeção meteórica, terá que recomeçar novamente pela Segunda Divisão. O Holanda foi o primeiro campeão da Segunda Divisão profissional, em 2007. Em 2008, debutando na Primeira Divisão conquistou o título, se credenciando a disputar a Série C 2008, chegando à 2ª Fase e batendo na trave para se classificar à 3ª Fase. Disputou também a Copa do Brasil 2009, mas depois patinou no Estadual, onde acabou rebaixado.
Nilton Lins - Participou de todas as edições da Segunda Divisão, batendo sempre na trave, ficando sempre no quase, para a conquisa do Acesso. Vem para a quarta participação.
Operário - O segundo representante do município de Manacapuru disputará a Segunda Divisão pela segunda vez. Ano passado ficou em terceiro lugar, perto de subir.
Cliper - Pediu licenciamento do futebol ao final do Campeonato Amazonense de 2006. Voltou ano passado e fez apenas um ponto em oito partidas, sofrendo várias goleadas.
Grêmio Coariense - Estreou profissionalmente em 2004, sendo logo de cara Vice-Campeão. Em 2005 tornou-se o primeiro campeão do interior da história do futebol amazonense. Participou da Copa do Brasil e Série C com destaque. A exemplo do Cliper, pediu licenciamento ao final do Campeonato de 2006, retornando agora aos gramados.
Libermorro - Entre idas e vindas, o Libermorro está no futebol desde 1977. Em 2008 foi rebaixado, juntamente com o Rio Negro, mas também ganhou o direito de disputar a Segunda Divisão no mesmo ano. Ao contrário do Rio Negro, que foi campeão e retornou à Elite, o Libermorro decepcionou e foi o último colocado, ficando de fora competição em 2009.
Olimpico - Tradicional clube, desde o amadorismo, com 3 títulos conquistados, voltou ao futebol na primeira edição da Segundona, em 2007, mas protagonizou uma grande vexame, ao não embarcar para um jogo do primeiro turno em Manicoré e apresentar uma justificativa fraudulenta, de pane no barco que levaria a delegação. Julgado à revelia (não mandou defesa, apenas um ofício dizendo que aceitaria qualquer decisão que fosse tomada), foi punido pelo Tribunal com a suspensão de dois anos. Cumprida a pena, está novamente apto a voltar aos gramados.
Tarumã - Participou da Segunda Divisão de 2008, mas desistiu de se inscrever em 2009. Para 2010 já está confirmado.
CEPE - Participou da edição de 2007, chegando em 3º lugar. Como o vice-campeão foi o Nacional "B", que não podia ascender, ficou com a vaga para a Primeira Divisão de 2008, quando terminou em 8º lugar, à frente apenas dos rebaixados Rio Negro e Libermorro. Problemas na renovação da Diretoria do clube levaram o clube a pedir licenciamento, tendo que voltar agora pela Segunda Divisão.
Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários

  1. Se forem confirmados os 10 times pode ser um campenato bem interessante se utilizados jogadores sub-23 e juniores para uma renovação. Mas o mais provável é continuarmos com os velhos medalhões como Garanha, Zé Rebite, Pezão, etc.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente acho que será igual às outras, com os mesmos jogadores.

    E já tenho novidades sobre a Primeira Divisão 2011. Mas vou postar somente no sábado. Tomara que ninguém me fure (rs)...

    Com cordiais
    Saudações Fastianas!
    Teófilo Benarrós de Mesquita

    ResponderExcluir
  3. Achei que o campo do Grêmio Coariense já tinha virado até cemitério! Mas que bom que esses clubes podem voltar. Simpatizo bastante com alguns deles. Também espero que haja uma renovação, mas de qualquer jeito vai ser legal esse campeonato.

    Novidades sobre 2011 é? Vou esperar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário