[AMAZONAS - FUTEBOL] - Sul América perde e dá adeus ao título

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Nos últimos três jogos, duas derrotas e um empate. Nos momentos decisivos o Sul América fraquejou e na derrota deste domingo à tarde, para o CDC Manicoré, o time sensação da 1ª Fase deu adeus às chances matemáticas de conquistar o título. Todos os gols saíram no segundo tempo e a vitória do CDC Manicoré foi por virada, 2x1.

O primeiro tempo foi de muito equilíbrio, mas o CDC Manicoré construía ataques mais objetivos e perigosos e sempre esteve muito próximo de abrir o marcador. Logo aos 4 minutos Joiner recebeu lançamento pelo lado direito e bateu com perigo. Aos 12 minutos o atacante recebeu livre, avançou, invadiu a área e quando estava cara a cara com Josias literalmente tropeçou na bola, perdendo boa chance.

A primeira chegada do Sul América ocorreu somente aos 15 minutos, com Cristiano Natal batendo falta na área e a bola tomando o rumo do ângulo superior esquerdo, com Édson tirando com um tapinha salvador e mandando a escanteio.

O calor era implacável e o árbitro Odson Santos da Silva parou a partida aos 20 minutos para o tempo técnico de hidratação dos jogadores e quarteto de arbitragem. Aos 25 minutos Éder cobrou falta na área e Josias mandou para escanteio, com a arbitragem deixando de marcar uma falta sobre ele. Após a cobrança de escanteio, Josias fez duas grandes intervenções, primeiro num chute de Oziel da entrada da área e no rebote num chute à queima-roupa de Márcio Baiano, espalmando para escanteio.

O Sul América voltou a chegar bem aos 30 minutos, com o trio de atacantes. Renato desceu pela esquerda e cruzou para Alessandro, no meio da área. Ele dominou e ajeitou para Alex Coelho, aberto pela direita, que bateu à direita de Édson, rasteiro e fraco. Aos 36 minutos Alessandro desceu pela direita e cruzou para Alex Coelho que se enrolou no domínio da bola mas mesmo assim rolou para Paca, que acabou desarmado por Preto na hora da conclusão.

Aos 39 minutos Batata entrou driblando pelo meio e tocou para Paca bater forte, em cima de Oziel, que dominou e saiu jogando tranquilamente com Leo pela direita. Um lance curioso ocorreu ainda aos 39 minutos, quando o quarto árbitro autorizou a substituição de Marconi por Jander. Já na beira de campo, aquecido e pronto para entrar, Jander teve que esperar pois o treinador Paulo Goiano recuou na substituição, que acabou se concretizando aos 33 minutos do 2º tempo.

O primeiro tempo teve quatro minutos de acréscimos, em razão das paralisações e tempo técnico. E o último lance de perigo ocorreu aos 48 minutos, quando Batata fez boa jogada e tocou para Paca bater para fora, quando tinha Alessandro livre no lado direito.

Os gols que faltaram no primeiro tempo aconteceram no segundo tempo. E surgiram bem rapidamente. Logo com 1 minuto Paca recebeu pela esquerda e bateu rasteiro, no canto direito de Édson, abrindo o marcador. A reação foi imediata: com 2 minutos e meio Sassá lançou Joiner na cara do gol e na disputa com o goleiro Josias o árbitro marcou pênalti e aplicou o cartão amarelo para o goleiro do Sul América. Na cobrança de Joiner, bola no lado esquerdo e goleiro deslocado para o lado direito.

Empolgado, o CDC Manicoré passou a acreditar ainda mais na vitória e partiu para o ataque. Aos 8 minutos o goleiro Édson se arriscou numa cobrança de falta na entrada da área, mas bateu para fora, sem perigo. Sentindo a apatia de seu time, Iane Geber trocou Renato por Romário aos 13 minutos. E aos 17 minutos Paca lançou Romário que entrou na área mas foi desarmado por Oziel, que tocou para escanteio.

Aos 20 minutos Marconi aproveitou uma sobra pelo lado direito e encheu o pé, com o goleiro Josias rebatendo e a zaga aliviando definitivamente o perigo. Comprovando seu melhor momento em campo, o CDC Manicoré chegou ao gol da vitória aos 22 minutos, quando Sassá arrancou desde o campo defensivo, driblando e fazendo fila e lançou Joiner, que bateu na saída de Josias.

Inferiorizado no placar, o Sul América partiu para o desespero mas os jogadores cometiam um pecado: cada um queria resolver tudo sozinho. Assim, apesar de criar muitas chances até o final da partida, não conseguiu o empate. Aos 28 minutos Romário bateu para o gol, mas escorregando na hora do chute, sem perigo. Aos 29 minutos Alessandro desceu pela direita mas bateu por cima do gol.

O CDC Manicoré quase faz o terceiro gol aos 29 minutos, quando Sassá fez firula na frente do marcador e enfiou para Evandro Gaúcho, bater na saída de Josias, que tocou na bola, que subiu e bateu duas vezes no travessão antes de sair pela linha de fundo. Aos 32 minutos Romário perdeu de novo, chutando mais uma vez para fora. Aos 35 minutos foi a vez de Alessandro desperdiçar, após descer pela esquerda com perigo mas bater prensado com Roger, com a sobra ficando fácil para Édson. Antes, aos 33 minutos, finalmente Jander entrou no lugar de Marconi.

Aos 38 minutos o CDC Manicoré se livrou de sofrer o empate. Batata lançou Paca, que ajeitou para a batida violenta de Nielson, de primeira, por cima do gol mas raspando o travessão. Aos 40 minutos de novo Romário bateu descalibrado, para fora. Aos 48 minutos Nielson cobrou falta na área e Édson defendeu de forma estranha, com o pé. A última jogada de ataque do jogo foi do Sul América, com Alessandro pela esquerda. Mas no cruzamento, Oziel cortou de coxa para escanteio, batido sem perigo.

Ficha Técnica:
Sul América 1x2 CDC Manicoré
8ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Domingo, 28 de março de 2010, 15 horas
Estádio Roberto Simonsen, SESI
Árbitro: Odson Santos da Silva
Auxiliar 1: Luis Cláudio Rodrigues da Silva
Auxiliar 2: Francisco Souza da Silva Filho
4º Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 1.880,00
Público pagante: 218
Público presente: 539
Cartões Amarelos: Evandro Gaúcho 39 minutos do 1º tempo. Josias 3 minutos do 2º tempo.
Gols: Paca 1, Joiner (pênalti) 3 e Joiner 22 minutos do 2º tempo.
Sul América: (1) Josias; (2) Emerson, (3) Roger, (4) Manu e (6) Jorjão; (5) Cristiano Natal (17 - Gilson 31/2º), (8) Batata e (10) Paca; (7) Alessandro Toró, (9) Alex Coelho (15 - Nielson 26/2º) e (11) Renato (14 - Romário 13/2º). Técnico: Iane Geber Jamel.
Suplentes: (12) Cristiano Roraima, (13) Douglas, (14) Romário, (15) Nielson, (16) Anderson, (17) Gilson e (18) Pica Pau.
CDC Manicoré: (1) Édson; (2) Leo, (3) Preto, (4) Oziel e (6) Éder; (5) Teteco, (7) Marconi (15 - Jander 33/2º), (8) Evandro Gaúcho e (10) Sassá; (9) Joiner (13 - Del 43/2) e (11) Márcio Baiano (14 - Carlinhos 30/2º). Técnico: Paulo Goiano.
Suplentes: (12) Toca, (13) Del, (14) Carlinhos e (15) Jander.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


Comentários