[AMAZONAS - FUTEBOL] - Segue a sina: ASA é goleado de novo...

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Era a estréia da 2ª Fase do Campeonato Amazonense, em jogo isolado no sábado à tarde, no estádio Ismael Benigno. O ASA vinha com esperanças renovadas, uma nova chance, uma nova Fase, seis novas contratações, etc, etc, etc. Mas o enredo não mudou: foi a 10ª derrota no Campeonato Amazonense (que somadas às duas das finais da Segundona de 2009 para o Manaus Compensão totalizam 12 derrotas consecutivas), e mais uma vez por goleada. O Princesa do Solimões, o algoz do sábado à tarde, parece não ter aprendido a lição de perder a 1ª Fase no saldo de gols: apesar da goleada por 5x1 perdeu muitos e muitos gols. Menos mal que largou na frente no Grupo 2.

O Princesa começou arrasador e logo com um minuto e meio de partida abriu o marcador. O goleiro Abraão recolocou a bola em jogo, chutando para a frente, e após disputa pelo alto na intermediária, Neto recolheu a sobra pela esquerda e cruzou para Nando marcar. Aos 23 minutos o Princesa quase ampliou, com Neto cruzando de novo e Nando escorando de cabeça, agora à direita de Manthay.

Insatisfeito com o rendimento de Kinha, Edu Lima sacou a jovem revelação emprestada pelo São Raimundo logo aos 24 minutos, trocando-o por Hamílton, das categorias de base do Nacional. O rendimento do time melhorou e o ASA passou a criar mais oportunidades. Aos 26 Juninho entrou na área e se jogou, tentando induzir o árbitro a marcar pênalti, mas ganhou foi o cartão amarelo, pela simulação.

O Princesa voltou ao ataque com perigo ao 30 minutos, quando Neto foi obstruído na hora do chute por Ramón e Manthay completou com defesa para escanteio. Quem deu trabalho aos 32 minutos foi Hamílton, que passou por Clemilton e bateu para defesa de Abraão. Aos 33 minutos o ASA voltou a ameaçar, com Diogo batendo por cima, quando tinha Raí livre e bem colocado esperando o passe.

A parada técnica demorou para acontecer, só se efetivando aos 34 minutos, quando normalmente é concedida entre os 20 e 23 minutos. No retorno o ASA continuou equilibrando as ações e acabou chegando ao empate aos 45 minutos, quando Tiago Soeiro cobrou falta na área do Princesa, buscando o grandalhão Marvila, mas acabou acertando o ângulo superior esquerdo de Abraão.

No segundo tempo também teve lance de perigo com um minuto e meio de jogo. Só que dessa vez para o ASA; só que dessa vez não transformado em gol. Após lançamento na área defensiva do Princesa, Marvila ajeitou de cabeça, de costas, mas Luan não conseguiu alcançar a bola. A resposta do Princesa foi imediata, logo na saída de bola, com Clemilton avançando bem pelo lado direito e tocando para Nando, que perdeu tempo ajeitando para a perna direita, possibilitando a saída de Manthay para fazer a defesa parcial, com Ramón completando o corte.

O segundo gol do Princesa surgiu aos 4 minutos, com Cacau cobrando falta no contra-pé de Manthay, que ainda parecia passar instruções para a barreira. Aos 12 minutos Nando se aproveitou de uma rara falha de Marvila, avançou ganhando a pequena área e quase entra com bola e tudo, marcando o terceiro.

Nem mesmo a expulsão de Doriva, aos 13 minutos, deixando o Princesa com um jogador a menos, ameaçou a vitória do time de Manacapuru. No lance da expulsão, o goleiro reserva Stanley levou cartão amarelo, por reclamar ostensivamente da decisão do juiz em excluir Doriva.

Aos 19 minutos Neto ganhou de Luan e na saída de Manthay bateu colocado, já se preparando para comemorar. Mas caprichosamente a bola beijou a trave, com Marvila travando Nando no rebote, bem no momento da conclusão.

Quando tudo parecia definido, o Princesa apertou um pouco o ritmo de jogo e ainda fez mais gois gols. Aos 42 minutos Ézio, que havia entrado no lugar de Neto aos 29 minutos, arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu na saída de Manthay, fazendo 4x1.

No minuto seguinte Nando entrou na área, driblou Manthay e sofreu o pênalti, que ele mesmo converteu, aos 44 minutos, deslocando Manthay para o canto esquerdo e batendo forte, no meio do gol. O sexto gol poderia ter vindo aos 45 minutos, quando Nando recebeu de Ézio, penetrou na área mas foi fominha, batendo por cima, quando Ézio bem colocado esperava a bola de volta.

Ficha Técnica:

ASA 1x5 Princesa do Solimões
Sábado, 3 de abril de 2010
Estádio Ismael Benigno, 15h30min
Árbitro: João Batista Cunha de Brito
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Marleudo Nunes de Lima
4º Árbitro: Basílio Monteiro da Silva
Delegado: Valderi Carneiro de Souza
Cartões Amarelos: Clemilton 15, Juninho (ASA) 26 e Zé Rebite 40 minutos do 2º tempo. Manthay 43 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Doriva 13 minutos do 2º tempo.
Gols: Nando 1min30s e Tiago Soeiro 45 minutos do 1º tempo. Cacau 4, Nando 12, Ézio 42 e Nando (pênalti) 44 minutos do 2º tempo
ASA: (1) Manthay; (2) Tiago Soeiro, (3) Marvila, (4) Luan e (6) Ramon; (5) Diogo, (7) Ernandes, (8) Kinha (15 - Hamílton 24/1º) e (10) Emerson (15 - Gleidson 23/2º); (9) Raí e (11) Juninho (17 - João Paulo 13/2º). Técnico: Edu Lima.
Princesa do Solimões: (1) Abraão; (2) Clemilton, (3) Haílton Lima, (4) Lídio e (6) Marcos Pezão; (5) Juninho, (7) Doriva, (8) Cacau (17 - Glauber 39/2º) e (10) Zé Rebite; (9) Nando e (11) Neto (13 - Ézio 29/2º). Técnico: Carlos Prata.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários

  1. Se o ASA não tivesse chances (remotas) de conquistar vaga para a semifinal do 2º turno, já estaria matematicamente rebaixado. No entanto, na próxima rodada deve ser concretizada esta queda.
    O Princesa agora joga três partidas em Manacapuru. Dos times todos, foi o que deu mais sorte na montagem dos grupos para esta 2a. fase. No entanto,se o representante de Manacá passar para a semifinal, só joga em Manacapuru contra o América ou São Raimundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário