[ESPECIAL - A HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO] - O Surgimento da Fifa

A partir de hoje o Blog do Teófilo apresenta a Série Especial A História das Copas do Mundo, textos produzidos por Teófilo Benarrós de Mesquita em maio de 2009, por ocasião das escolhas das sedes brasileiras para a Copa de 2014. O texto é baseado nas leituras e conhecimentos sobre os Mundiais obtidos em anos de acompanhamento e sua reprodução não será permitida.

O primeiro texto da Série Especial conta a história do Surgimento da Fifa

Por Teófilo Benarrós de Mesquita

A história da Copa do Mundo está ligada à luta e à garra de Jules Rimet, um francês que meteu na cabeça ser possível realizar um torneio mundial de futebol reunindo e agregando países de todas as partes do planeta.

Alguns fatores anteriores à ascensão de Jules Rimet à presidência da Fifa, em 1921, estão ligados ao surgimento do evento Copa do Mundo.

O primeiro, ainda em 1900, foi o surpreendente sucesso de público e de entusiasmo da modalidade futebol, na segunda Olimpíada da Era Moderna, disputada em Paris, na França.

Admitido como um esporte de exibição, os organizadores não levaram o futebol muito a sério, tanto que nem programaram a distribuição de medalhas para a modalidade.

Mas, dirigentes de dois dos países que participaram do torneio olímpico de futebol de 1900 pensaram diferente e assim, por iniciativa de belgas e franceses, começou a ser discutida uma organização mundial para patrocinar torneios entre seleções.

Para o sucesso da organização, todos concordavam que seria indispensável a adesão da Inglaterra, a dona da bola naquele início de Século XX.

Os ingleses tinha uma Federação organizada desde 1863 e haviam criado, em 1882, a Internacional Board, órgão até hoje responsável em decidir sobre as regras de futebol.

Além do mais, seus clubes e sua seleção eram temidos em toda a Europa, considerados até imbatíveis...

Para tristeza de franceses, belgas e demais simpatizantes da ideia de criar uma organização mundial de futebol, a Inglaterra desprezou a iniciativa, alegando não enxergar vantagens na formação de uma federação mundial.

Em 21 de maio de 1904, sem a presença dos ingleses, nasceu a Fifa, tendo como membros fundadores a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Holanda, a Suécia e a Suíça, além do Futebol Club Madrid, da Espanha, que mais tarde trocou seu nome para... Real Madrid.

Reunidos em Paris, os representantes das seleções e do FC Madrid, elegeram o jornalista francês Robert Guérin para primeiro presidente da entidade.

Mostrando que a Fifa havia sido criada para organizar um torneio mundial com seleções de todo o globo, o Artigo 9º do seu Estatuto dizia que "só a Fifa pode organizar campeonatos internacionais".

Logo, novos países pediram inscrição junto à Fifa - Alemanha, Áustria, Itália e Hungria.

Os fundadores nunca deixaram de acreditar que a Inglaterra um dia se filiaria, tanto que o nome da organização, para não ferir a conhecidíssima vaidade dos britânicos, ficou metade em francês -Fédération Internationale, e metade em inglês - Football Association.

Pouco antes que a Fifa completasse seu primeiro ano de existência, em abril de 1905, a Inglaterra entrou para o grupo, não é claro sem fazer exigências - queria a presidência, no que foi prontamente atendida.

Daniel Burley Woolfall assumiu o cargo maior da Fifa, presidindo a entidade entre 1906 e 1916. Em 1918, a Fifa alcançou a marca de 20 países associados, e passou a ter um presidente interino, novamente um francês - Jules Rimet.

Na próxima postagem - A Luta e a Persistência de Jules Rimet

Referências:
(1) Livro Todas as Copas do Mundo de 1930 a 1998
Autor: Lance! O Diário dos Esportes/Marcelo Damato (Coordenador)
Rio de Janeiro/RJ
Areté Editora S.A.
2002

(2) O Jogo Bruto das Copas do Mundo
Autor: Teixeira Heizer
Rio de Janeiro/RJ
Editora Mauad
1997

(3) A Saga da Jules Rimet - A História das Copas de 1930 a 1970
Série de 9 fasículos distribuídos exclusivamente aos assinantes da revista Placar, entre setembro de 2005 a maio de 2006
Autor: Max Gehringer
Rio de Janeiro/RJ
Editora Abril
2005 e 2006

(4) Guia Oficial da Copa do Mundo da Fifa - Alemanha 2006
Editado e distribuído sob licença pela RMC Editora
São Paulo/SP
RMC Editora
Junho/Julho 2006

Comentários