[CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉRIE D] - Joinville-SC recorre para tomar vaga do América

Por Teófilo Benarrós de Mesquita (com colaboração de Bruno Elander)

A saga do América-AM na Série D se aproxima de um fim conturbado. Um erro administrativo na geração do contrato do atleta Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, o Amaral, pode custar a desclassificação do time. É o que deseja o Joinville-SC, eliminado pelo América nas quartas de final, mas que anunciou, na manhã deste sábado (23), que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para reverter a situação.

A notícia foi postada no site do clube (confira no link http://www.jec.com.br/home/2010/10/tricolor-briga-pela-vaga-da-c/), após o departamento jurídico do Joinville checar a situação do jogador Amaral e reunir a documentação necessária para apresentar o recurso.

Amaral atuou na primeira partida das quartas de final, em Manaus, no dia 10 de outubro, entrando aos 35 minutos do 2ºtempo, no lugar do meia Luis Carlos. Antes, havia participado do jogo de volta das oitavas de final, contra o Vila Aurora-MT, no dia 2 de outubro, quando fez sua estreia, entrando em campo aos 32 minutos do 2º tempo.

O contrato do jogador, sob número 720558, com validade de 15 de junho a 17 de novembro de 2010,  entretanto, só foi registrado na Boletim Informativo Diário Eletrônico (BID-E) do site da Conferedação Brasileira de Futebol (CBF) no dia 15 outubro, 5 dias após a primeira partida. (confira no link http://www.cbf.com.br/php/bid.php?d=15%2F10%2F2010&uf=%3F).


Amaral defende o América desde 2008 e no início da Série D encontrava-se em recuperação de uma cirurgia de hérnia. O repórter Bruno Elander, da Rádio Rio Mar (AM 1.290) e do Jornal Diário do Amazonas conversou neste sábado (23) com a presidente Bruna Parente, que garante estar tranquila com a situação, pois tem um documento protocolado pela FAF, com o pedido de registro de Amaral, datado de junho de 2010. "O erro pode ter acontecido lá. Se acontecer algo, vamos responsabilizar a FAF", disse Bruna.

Independente do fato, o América começa neste domingo (24) a fase semifinal contra o Madureira-RJ, em Guaratinguetá-SP, em razão do Amazonas não ter estádio com capacidade para 10 mil pessoas sentadas. O jogo de volta está marcado para quarta-feira (27), no Rio de Janeiro. Isso se não houver intervenção do STJD ou da CBF, mudando a situação conquistada em campo.


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários

  1. Eu não tenho palavras para falar da FAF nesse momento. Quer dizer, tenho, mas são impublicáveis. Essa maldita FAF sempre prejudicando o futebol amazonense, desta vez de forma catastrófica. Se a desclassificação do América se confirmar, será um desastre para todos os que trabalharam duro por essa conquista, para os torcedores que se encheram de esperanças, e para o futebol do Amazonas em geral, que se beneficiaria muito com o acesso do América. Podemos nunca nos recuperar deste golpe.

    ResponderExcluir
  2. Thiago, eu também fiquei indignado, num primeiro momento, com a FAF. Entretanto, vou esperar a segunda feira (25) para tomar situação do episódio, escutando os dirigentes locais.

    E só por um motivo. A matéria do Portal de A Crítica diz que as inscrições na Série D encerraram-se no dia 9 de setembro (não chequei se a informação está correta). Então, porque a CBF aceitou registar o Amaral somente no dia 15 de outubro, supostamente mais de um mês depois do prazo.

    Fico com a esperança, que vou confirmar ou não na segunda-feira, que nada haja de irregular, seja apenas questão burocrática.

    Repito, o que me dá esperanças nesse momento é o fato da CBF ter aceito a inscrição em 15 de outuro, de um contrato assinado em junho, com o prazo vencido (supostamente), desde setembro.

    Com cordiais
    Saudações Fastianas!
    Teófilo Benarrós de Mesquita

    ResponderExcluir
  3. A CBF aceita todas as incrições, vc esta viajando...se o america querer inscrever uma atleta lá segunda pode fazer, mas jogar é outra historia...por isso tem a data lá, .

    entendeu ? é simples, perderam a vaga...noticia tá no brasil inteiro, deram uma mancada daquelas

    ResponderExcluir
  4. Ok Jonas, obrigado quanto ao esclarecimento acerca das datas e prazos (apesar de achar que você poderia ter me informado isso de uma forma mais elegante. Mesmo assim, obrigado pelo esclarecimento).

    Com cordiais
    Saudações Fastianas!
    Teófilo Benarrós de Mesquita

    ResponderExcluir
  5. Sou de Joinville e torcedor do Jec...

    O América venceu o Joinville em campo com muita honra e merecia pelo esforço a vaga, porém, se for confirmada a irregularidade não seria justo a mesma ficar com o time de Manaus.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Marcos. E o que mais 'revolta' os torcedores amazonenses (eu, por exemplo, sou fastiano, torcedor do Fast Clube) é o desleixo e o amadorismo. Há dois anos, o time feminino da Nilton Lins perdeu a vaga na semifinal da Copa do Brasil por ter utilizado uma jogadora com três cartões amarelos. Parece que aqui, não se aprende com os erros. Enfim, se confirmado o erro, concordo com você.

    Com cordiais
    Saudações Fastianas!
    Teófilo Benarrós de Mesquita

    ResponderExcluir

Postar um comentário