[CAMPEONATO AMAZONENSE 2011] - Fast Clube/Ulbra erra muito e é derrotado em casa

Por Teófilo Benarrós de Mesquita

A expectativa pela estreia levou 647 pagantes ao Estádio do SESI, a maioria Tricolor. Mas os torcedores do Fast Clube/Ulbra sairam frustrados com os erros cometidos pela equipe e a derrota para o caculinha do futebol amazonense, o Operário de Manacapuru.
O jogo foi marcado por toda espécie de erro: dos times, do árbitro, dos auxiliares e dos treinadores. No primeiro tempo, mal postado, o Operário foi inteiramente dominado. Reagiu num erro bisonho do zagueiro Ricardo, que cometeu o pênalti que originou o empate, no finalzinho do primeiro tempo. Após sofrer o gol o Fast Clube/Ulbra se desestabilizou e merecia ter dois jogadores punidos pelo árbitro: Éder Paulista aos 45 e Alberto aos 46 minutos, em erros clamorosos de Antonio Carlos Pequeno Frutuoso que, literalmente, amarelou. No segundo tempo, erraram o treinador Aderbal Lana, nas três substituições e o auxiliar Marcos Santos Vieira, que anulou um gol legítimo de Michell e inverteu muitos impedimentos.

O primeiro lance de perigo ocorreu aos 7 minutos, num chute de fora da área de Wilker que Stanley defendeu fácil, no meio do gol. Aos 15 minutos Neto desceu pela direita do ataque do Operário sem ser importunado e bateu a gol, cruzado. Helder defendeu e pagou geral com sua defensiva.

Wilker voltou a dar trabalho aos 27 minutos, quando recebeu de Zé Carlos, girou sobre o marcador e bateu a gol. Evandro abafou e a bola saiu a escanteio. Aos 29 minutos a dupla Zé Carlos e Wilker voltou a funcionar bem. Wilker cruzou e Clailson, livre e com seu companheiro Michell também sem marcação, cabeceou mal.

Aproveitando-se do desencontro do Operário, mal distribuído taticamente, o Fast Clube/Ulbra abriu o marcador aos 35 minutos, quando Carlinhos recebeu de Michell, avançou e bateu cruzado, no canto esquerdo de Stanley, que nada pôde fazer para evitar o gol.

Aos 41 minutos Clemilton cruzou na área e o zagueiro Ricardo, traído pelo quique da bola, cortou com mão, em pênalti infantil. Na cobrança, Bazinho empatou. O gol desestabilizou o time fastiano. Aos 43 minutos o zagueiro Ricardo tentou sair jogando, adiantou a bola e entrou de carrinho frontal em Alessandro Toró, levando apenas cartão amarelo.

Aos 45 minutos o árbitro amarelou de novo, ao não punir com cartão o zagueiro Éder Paulista, que segurou pelo pescoço o zagueiro adversário Valtinho, quando este puxava contra-ataque no meio de campo, com a zaga fastiana toda avançada. No minuto seguinte Alberto deixou a chuteira maldosamente em disputa com Charles e também não foi advertido com cartão.

No intervalo da partida, o treinador Aderbal Lana começou a mostrar seu arsenal de erros, sacando dois jogadores que fizeram um bom primeiro tempo. Wilker deu lugar a Lacraia e Carlinhos foi substituído por Joiner.

Além dos dois jogadores terem sido improdutivos, o Fast Clube/Ulbra perdeu a supremacia do primeiro tempo, passando a ser dominado, combinado com um ajuste tático que Marquinhos fez em seu meio de campo, em especial no posicionamento de Alessandro Toró, mais participativo na etapa final.


No segundo tempo, os dois times voltaram dispostos a tirar o empate do placar. Logo aos 2 minutos, Alessandro Toró cruzou da esquerda e a zaga fastiana aliviou o perigo antes da chegada de Neto. Aos 4 minutos, Zé Carlos tirou o perigo lançando Joiner, que tocou em boas condições para Clailson, mas o atacante adiantou a bola e foi desarmado por Evandro.

Aos 6 minutos Alessandro Toró fez excelente ligação com Paca, que na hora do passe final para Bazinho, errou, desperdiçando o ataque perigoso. Aos 7 minutos, Joiner arrancou e tocou para Clailson que se enrolou, não bateu para o gol e tocou para Lacraia, que chutou de forma bisonha. Na sequência da jogada, o auxiliar Marcos Santos Vieira errou feio, anulando um gol legítimo de Michell, que tocou de primeira e com categoria para o gol, após cruzamento da esquerda
Aos 10 minutos, Michell tabelou com Joiner e tocou por cobertura, com estilo, mas Stanley fez grande intervenção, mandando a escanteio. O gol do Fast Clube/Ulbra parecia uma questão de tempo, pois o time dominava ofensivamente. Porém, o treinador Lana errou de novo, aos 15 minutos, ao tirar um atacante (Clailson, que estava mal na partida) e colocar um volante (Viola) no momento em que o Fast Clube/Ulbra era melhor em campo e pressionava o adversário.

O ímpeto criativo do Fast Clube/Ulbra se evaporou e o Operário passou a amarrar a partida, satisfeito com o empate. O Tricolor só voltou a ameaçar a meta de Stanley, já na base do desespero, aos 29 minutos, com Zé Carlos cruzando da direita e Joiner errando a cabeça, quase na pequena área.

Aos 32 minutos, Lacraia recebeu na esquerda mas se enrolou na jogada, nem batendo a gol nem cruzando, desperdiçando o ataque. Aos 36 minutos Zé Carlos cruzou da direita, muito aberto. A bola acabou nos pés de Alessandro Toró, que arrancou desde a intermediária e tocou para Bazinho bater com perigo, à direita de Helder.

O contra-ataque reacendeu o Operário, que havia abdicado de atacar e só se defendia das desorganizadas investidas fastianas. Aos 37 minutos, em novo contra-ataque, Pica-Pau bateu cruzado e forte. Helder rebateu e Bazinho aproveitou a sobra, livre, para marcar o gol da vitória.

O descontrole do Fast Clube/Ulbra aumentou e novos contra-ataques perigosos surgiram. Aos 41 minutos Alessandro Toró penetrou pela direita em velocidade, sem receber marcação e bateu para boa defesa de Helder, que mandou a escanteio.

O último lance de emoção da partida ocorreu aos 47 minutos, quando uma bola aliviada desde a defesa fastiana encontrou Joiner livre, na frente. O goleiro Stanley desistiu de sair do gol no meio do caminho e o Joiner tentou supreendê-lo, mas o goleiro se recuperou, fez a defesa e garantiu a vitória do clube caculinha do futebol amazonense.


Ficha Técnica
Fast Clube/Ulbra 1 a 2 Operário
Domingo, 30 de janeiro de 2011, 16 horas
Estádio Roberto Simonsen, o SESI
1ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Auxiliar 1: Marcos Santos Vieira
Auxiliar 2: Francisco Souza Filho
4º Árbitro: Djalma Silva de Souza
Delegado: Labíbio André de Souza
Renda: R$ 4.830,00
Público pagante: 647
Cartões Amarelos: Clemilton 27, Valtinho 37 e Ricardo 43 minutos do 1º tempo.
Gols: Carlinhos 35 e Bazinho (pênalti) 41 minutos do 1º tempo. Bazinho 37 minutos do 2º tempo.
Fast Clube/Ulbra: (1) Helder; (2) Zé Carlos, (3) Ricardo, (6) Éder Paulista e (4) Alberto; (5) Souza, (8) Weverton, (7) Wilker (16 - Lacraia no intervalo) e (10) Michell; (9) Clailson (15 - Viola 15/2º) e (11) Carlinhos (17 - Joiner no intervalo). Técnico: Aderbal Lana.
Suplentes: (12) Josias, (13) Greg, (14) Fábio Gomes, (15) Viola, (16) Lacraia, (17) Joiner e (18) Rogério Baiano.
Operário: (12) Stanley; (2) Clemilton, (3) Valtinho, (4) Evandro e (6) Hailton Lima; (5) Charles, (8) Paca (14 - Pica-Pau 28/2º), (9) Renato (13 - Gamarra 19/2º) e (10) Alessandro Toró; (7) Bazinho e (11) Neto. Técnico: Marquinhos.
Suplentes: (1) Nelsinho, (13) Gamarra, (14) Pica-Pau, (15) Leno, (16) Gilson, (17) Tapauá e (18) Smayly.


Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
@Fastiano

Comentários