[CAMPEONATO AMAZONENSE 2011] - Sul América conquista primeira vitória

Teófilo Benarrós de Mesquita

Na abertura da última rodada da 1ª Fase, em partida onde estreou quatro reforços, o Sul América conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Amazonense 2011, passando a lanterna da competição para o Rio Negro, pelo critério de número de vitórias.

O lateral-esquerdo Fernando (ex-Fast Clube/Ulbra) que já havia trabalhado com o treinador Aderbal Lana, o zagueiro Oziel (ex-CDC Manicoré e Cepe) com passagem pelo próprio Sul América, o volante Sassá (ex-CDC Manicoré) e o meia Carlinhos foram as novidades. Desses, porém, apenas Fernando e Oziel tiveram atuação digna de registro. Carlinhos foi substituído no intervalo e Sassá durante o segundo tempo.

O América apresentou como novidades a utilização do veterano Zé Rebite como ala-esquerdo, a volta do grandalhão atacante Diego, após cumprir suspensão por expulsão, e dois novos titulares no meio, os até então reservas Paulinho Cascavel e Cristian, habilidoso meia-esquerda.

Em campo, o Sul América apresentava maior posse de bola e criava as melhores chances. Logo aos 3 minutos Dan cobrou escanteio curto para Fernando, que cruzou para cabeçada de Oziel, fraca, facilitando a defesa de Abelha.

Aos 10 minutos Dan foi parado com falta por Luan na entrada da área, com o zagueiro americano sendo punido com o cartão amarelo. Na cobrança, aos 12 minutos, Oziel desperdiçou, com a bola batendo na barreira e saindo a escanteio. Pouco depois, aos 14 minutos, Dan cobrou falta pelo lado direito do ataque centrando na área e Emerson, livre, perdeu, cabeceando para fora.

Apesar de melhor em campo, o Sul América foi surpreendido aos 16 minutos. Em cobrança de falta no seu campo defensivo, João Paulo colocou perto da área adversária, o gigante Diego desvio de cabeça para Róbson, na cara do goleiro Tiago. O atacante bateu na saída do arqueiro, abrindo o placar.

O Sul América não se abateu com a aparente nova derrota e seguiu criando chances, porém desperdinçando-as. Aos 25 minutos, após cruzamento da direita, Dan cabeceou livre, sem precisar sair do chão, e Luan salvou em cima da linha o que seria o gol do empate. No minuto seguinte Emerson recebeu pela direita e cruzou razante para defesa de Abelha.

O América só voltou a atacar com perigo aos 43 minutos, quando Róbson recebeu em profundidade pela esquerda, entrou na área e bateu mal, em cima de Tiago, que defendeu sem dificuldade. Aos 46 minutos, Fernando avançou pela esquerda e bateu com perigo, mas para fora.

Para o segundo tempo, um fato lamentável que mostra o nível de profissionalismo com que algumas pessoas encaram o futebol local. O América voltou com o equipamento preto, mas com três jogadores com numerações alteradas em relação à que constava na súmula: Diogo que jogou o primeiro tempo com a 2, voltou com a 15; Maguila mudou de 7 para 19 e João Paulo trocou a 3 pela 13. Lamentável, sob todos os aspectos.

Sem ter culpa do ocorrido, o Sul América continuou melhor, alcançando a virada no marcador e a primeira vitória. Mas do que isso, mostrando um bom futebol. Aos 3 minutos Dan bateu falta na área e, no bate rebate, a zaga americana afastou o perigo.

Sem ter culpa do ocorrido, o Sul América continuou melhor, alcançando a virada no marcador e a primeira vitória. Mas do que isso, mostrando um bom futebol. Aos 3 minutos Dan bateu falta na área e, no bate rebate, a zaga americana afastou o perigo.

Um dos raros sustos sofridos no segundo tempo foi aos 4 minutos, após cruzamento da direita, com a bola sendo tocada para o gol e Júlio salvando em cima da linha o que seria o segundo gol americano.

De tanto sofrer faltas, Dan acabou cometendo entrada desleal no meio de campo aos 4 minutos, recebendo cartão amarelo. Aos 8 minutos Júlio raspou a chuteira de forma proposital na cabeça de Cristian, após cometer falta e um início de confusão se formou entre os jogadores. Ficou barato para Júlio, que recebeu apenas cartão amarelo. Diego, exasperado nas reclamações, também levou amarelo.

Aos 10 minutos o meia Cristian avançou conduzindo a bola, evitou tocar para Diego, que estava impedido, e bateu da entrada da área, com desvio a escanteio. O empate surgiu aos 12 minutos, com Almirzinho recebendo de Dan na entrada da área e batendo para defesa parcial de Abelha. No rebote, o próprio Almirzinho estufou as redes.

Aos 23 minutos um lance preocupante. Dan chegou para a cabeçada mas acabou acertando o zagueiro João Paulo. Os dois ficaram no chão, estirados, preocupando inicialmente. Depois do atendimento, tudo em ordem com os jogadores.

O gol da virada veio aos 31 minutos, após jogada de Almirzinho e feliz conclusão de Dan, que marcou mais um golaço na competição. Aos 20 anos e com 4 gols marcados, Dan já é candidato a revelação do Campeonato Amazonense 2011 e vem sendo observado por outros clubes.

A vitória pareceu mais próxima aos 38 minutos, quando o América ficou com um jogador a menos, em razão da expulsão de Rozemiro, que havia entrado em campo 18 minutos antes, no lugar de Cristian. Porém, o Sul América ainda passou um susto aos 43 minutos, quando Messi cobrou falta no travessão e no rebote Tiago fez grande defesa, evitando o empate, o que seria injusto.

Final da partida, primeira vitória do Trem da Colina e outras perspectivas para a 2ª Fase.


Ficha Técnica:

América 1 a 2 Sul América
Quarta-feira, 16 de março de 2011
Estádio Roberto Simonsen, 20 horas
9ª Rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense
Árbitro: Odson Santos da Silva
Auxiliar 1: Gilbert Ferreira da Costa
Auxiliar 2: Luis Carlos de Moura
4º Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Cartões Amarelos: Luan 10 minutos do 1º tempo. Dan 4, Júlio 9, Diego 9, Maguila 22,
Expulsão: Rozemiro 38 minutos do 2º tempo.
Gols: Róbson 16 minutos do 1º tempo.
América: (1) Abelha; (2) Diogo, (3) João Paulo, (4) Luan, (5) Rondinelle e (6) Zé Rebite (18 - Messi 16/2º); (7) Maguila, (8) Paulinho Cascavel e (10) Cristian (16 - Rozemiro 20/2º); (9) Diego (17 - Júnior Negão 26/2º) e (11) Róbson. Técnico: James Furtado.
Sul América: (1) Tiago; (2) Emerson, (3) Dedimar, (4) Oziel e (6) Fernando; (5) Júlio, (7) Sassá (13 - Emerson Boneco 25/2º), (8) Carlinhos (18 - Fernando Gabriel) e (10) Dan; (9) Elson e (11) Almirzinho. Técnico: Aderbal Lana.

Comentários