[CAMPEONATO AMAZONENSE 2011] - Nacional assume vice-liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita

O Nacional não jogou bem, foi dominado boa parte da partida, principalmente no segundo tempo, quando jogou com um jogador a menos, mas venceu o América por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (20), na abertura da quarta rodada e assumiu a vice-liderança da segunda fase da competição.

Foi um jogo de muitos cartões amarelos (11) e duas expulsões. Antes mesmo que o primeiro lance de perigo, Santiago, aos 8 minutos do primeiro tempo, já tinha seu cartão amarelo, por falta violenta cometida em Róbson. NO minuto seguinte foi a vez de Cristian, do América, levar seu cartão. No primeiro tempo o time do Nacional bateu muito e acabou com o jogador Gauchinho expulso aos 42 minutos.

O atacante Eliel perdeu a primeira chance da partida, aos 11 minutos. Após falha clamorosa de Farias, que foi encoberto pelo quique da bola, Eliel ficou cara a cara com o goleiro Abelha e bateu cruzado, com a bola quase saindo em lateral.

Aos 16 minutos o Nacional perdeu outra oportunidade, depois de Igor Carlos fazer boa jogada pela direita e cruzar para trás, encontrando Gauchinho com liberdade, mas o chute desvio na zaga e perdeu-se em escanteio.

O América acordou para a partida a partir dos 19 minutos, quando Messi entortou Jonas com dois dribles secos dentro da área e bateu para o gol, com a bola tocando na mão de Amaral Capixaba mas tendo interpretacão de jogada normal pela arbitragem.

Mas o América tinha no zagueiro Farias um fator de desvantagem, com muitas falhas defensivas. E, aos 24 minutos, o zagueiro entregou o ouro para Titton, que entrou na área e foi derrubado por Abelha, que levou cartão amarelo. O curioso é que o atacante nacionalino, mesmo tendo sofrido o pênalti, deu sequência à jogada e marcou o gol, mas com a jogada já invalidada. Na cobrança de Felipe Athirson, aos 26 minutos, o lateral-esquerdo deslocou Abelha, colocando a bola no canto esquerdo e abrindo o marcador.

Aos 36 minutos Cristian cobrou falta, a bola desvio em Clayton Amaral e Douglas fez difícil defesa, mandando a escanteio. No lance seguinte, Gauchinho levou cartão amarelo, por falta em Messi, muito perseguido no primeiro tempo. Aos 39 minutos Catatau cruzou da direita e Eliel cabeceou com perigo, à direita de Abelha. Aos 42 minutos Gauchinho fez nova falta, no meio de campo, agora sobre Maguila, levou o segundo amarelo e foi expulso da partida.

Mesmo com Titton se movimentando melhor que Eliel, o atacante não voltou para o segundo tempo, dando lugar ao volante Tairone, com Catatau passando a jogar na lateral-direita. Nos dez primeiros minutos da etapa final, mais três cartões amarelos foram aplicados, para Romário, Amaral Capixaba e Tairone.

O América, com um jogador a mais, dominou praticamente todo o segundo tempo, desperdiçando diversas chances de empatar. Aos 11 minutos Ari Júnior arriscou de fora da área, um torpedo, com Douglas mandando a escanteio. Ainda aos 11, Cristian tentou de bicicleta de dentro da área mas não pegou de jeito, facilitando a defesa de Douglas.

Para tentar sair da pressão, Adinamar Abib tirou o estático Eliel e colocou o veloz Edinho Canutama, para puxar contra-ataques, aos 13 minutos. Três minutos depoois, o técnico interino do América, o jogador Zé Rebite, abriu mão do esquema tático de três zagueiros e colocou o atacante Júnior Negão no lugar de João Paulo, deixando apenas o zagueiro Farias no combate, passando Fofão para a ala-esquerda e deslocando Diogo para o meio.

Aos 21 minutos Róbson tabelou com Romário, recebeu de costas para o gol, deu um giro sobre o marcador e bateu com perigo, para espetacular defesa de Douglas, no canto direito rasteiro.

O ímpeto do América na busca pelo empate esfriou aos 31 minutos, no único contra-ataque que Edinho Canutama conseguiu encaixar no segundo tempo, com a colaboração de Farias, que falhou pela terceira vez na partida. Edinho Canutama fintou o zagueiro duas vezes e bateu para marcar o segundo gol, selando a difícil vitória nacionalina.

A última oportunidade do jogo foi uma sobra de bola de Messi, que tentou bater colocado, mas facilitou a defesa de Douglas, no meio do gol, aos 40 minutos. A partida ainda teve a expulsão com cartão vermelho direto para Paulinho Criciúma aos 45 minutos, por agressão a Felipe Athirson.

Ficha Técnica:
Nacional 2 a 0 América
Quarta-feira, 20 de abril de 2011
Quarta Rodada da Segunda Fase do Campeonato Amazonense
Estádio Roberto Simonsen, 20 horas
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Auxiliar 1: Abson Pantoja de Barros
Auxiliar 2: João Adriano Figueira de Carvalho
Reserva: Odson Santos da Silva
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Renda: R$ 1.095,00
Público pagante: 148
Público presente: 569
Cartões Amarelos: Santiago 8, Cristian 9, Abelha 24, Titton 35, Gauchinho 36, Felipe Athirson 40 e Ari Júnior 45 minutos do 1 tempo. Romário 4, Amaral Capixaba 5, Tairone 10 e Douglas 37 minutos do 2 tempo.
Expulsão: Gauchinho 42 minutos do 1 tempo e Paulinho Criciúma 45 minutos do 2 tempo.
Gols: Felipe Athirson (pênalti) 26 minutos do 1 tempo. Edinho Canutama 31 minutos do 2 tempo.
Nacional: (1) Douglas; (2) Gauchinho, (3) Santiago, (4) Amaral Capixaba e (6) Felipe Athirson; (5) Jonas, (8) Catatau, (7) Clayton Amaral e (10) Igor Carlos (16 - Vinícius 18/2); (9) Titton (14 - Tairone no intervalo) e (11) Eliel (15 - Edinho Canutama 13/2). Técnico: Adinamar Abib.
Suplentes: (12) Jonathan, (13) Miro, (14) Tairone, (15) Edinho Canutama, (16) Vinícius, (17) Igor Gaúcho e (18) Dieguinho.
América: (1) Abelha; (2) Ari Júnior, (3) Farias, (4) João Paulo (18 - Júnior Negão 16/2), (5) Fofão e (6) Diogo; (7) Maguila (16 - Paulinho Cascavel 23/2), (8) Romário e (33) Messi; (10) Róbson e (9) Cristian (15 - Jeje 18/2). Técnico: Zé Rebite (interino).
Suplentes: (12) Paulo Galvão, (13) João Lúcio, (15) Jeje, (16) Paulinho Cascavel, (17) Frank e (18) Júnior Negão.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita
@Fastiano

Comentários