[CAUSOS DO FUTEBOL] - Reprovado em peneira vira titular absoluto do treinador dois anos depois

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Com esse fato ocorrido com um jogador amazonense das categorias de base, vou dar início a uma nova série no Blog do Teófilo, intitulada Causos do Futebol. Serão casos verdadeiros, presenciados por mim nesses anos em que acompanho o futebol amazonense.

Para começar, vou tratar do caso de um jogador que tenta o sucesso no futebol amazonense, mas não vou citar nomes, pois o rapaz ainda está federado e disputando campeonatos. Por se tratar do filho de um amigo meu, levei o garoto para uma peneira no Fast Clube, quando ele ainda era Infantil. Esse meu amigo foi jogador (zagueiro) nas categorias de base de um grande clube do Amazonas e de um tradicional clube do interior pernambucano, considerado durante muitos anos a quarta força do Estado. Por isso, mesmo sem ver o moleque jogar, apostei nele.

Entretanto, como é comum em todos os times do Amazonas, no que diz respeito a categoria de base, o então treinador já tinha seu grupo fechado. O meia treinou durante 15 ou 20 minutos, sem alcançar destaque, é verdade. Deve ter sido o vigésimo jogador a ser testado. Ao final da movimentação o treinador virou para mim e para o meu amigo e disse: "não dá não!". Eu respondi: "sem problemas..."

Hoje esse mesmo jogador, agora Juvenil, é titular em outro clube das categorias de base, treinado pelo dito técnico que não enxergou qualidades nele em 2009. O comandante é só elogios ao pupilo e vive a elogiá-lo para o pai, que sempre acompanha o atleta. "Pelo comportamento dele, provavelmente ele não lembra do episódio de 2009", me confidenciou o amigo.

Rimos muito! São coisas que acontecem, e muito, no futebol mundo afora. Quem sabe um dia esse jogador amazonense, se vingar no futebol profissional, conte essa história, como muitas outras ocorridas com grandes jogadores reprovados em peneiras ou rejeitados em grandes clubes antes de estourarem nacionalmente e até mundialmente.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários