[JUNIORES 2011] - Competição fica sem campeão

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Campeonato Amazonense de Juniores 2011 ficou sem campeão. O segundo jogo decisivo, disputado neste sábado (20/08), no CT Ulbra/Fast Clube, foi suspenso aos 13 minutos do segundo tempo, com o placar em 0 a 0, após a equipe de arbitragem ter alegado falta de condições de segurança para dar continuidade à partida.

Resta agora esperar o posicionamento na súmula de Reginaldo Vasconcelos Noronha para a Federação decidir o que fazer, assegurou o representante da FAF no local, Ivan Guimarães. A suspensão da partida ocorreu depois que o assistente Ivo Fernando da Costa de Souza indicou uma falta fora do lance, no campo defensivo fastiano, quando o time atacava. Noronha atendeu o aceno do auxiliar e aplicou cartão amarelo para Stephanes, pela falta em Róbson.

Revoltada, a torcida jogou um catolé próximo ao assistente e, como no primeiro tempo já havia ocorrido uma paralisação pelo mesmo motivo, Noronha decidiu suspender a partida. Após conversa com o dirigente Cláudio Nobre, tentou retomar a partida, mas não havia mais condições. "Temos alambrado e cinco seguranças", argumentou Nobre. "Não sabia que tinha seguranças", retrucou Noronha, tentando reiniciar a partida. "Ninguém avisou que tinha segurança", provocou Darlan Barroso, do Nacional. "O árbitro deveria ter chamado o representante da Federação (FAF) e questionado. Tinha dois seguranças bem perto dele, à vista dele (no caso, Ivan Guimarães)", devolveu Nobre.

O jogo foi tenso do início até o seu final antecipado. Com 1 minuto, Pedrinho recebeu cartão amarelo por falta violenta em Léo. No minuto seguinte, Kelve foi amarelado por reclamação. Aos 3 minutos Careca e Thiago Costa se estranharam, numa rivalidade que saiu acirrada do jogo anterior, no CT Barbosa Filho, mas foram advertidos apenas verbalmente. Aos 13 minutos Kayck e João Lúcio trocaram empurrões e desta vez ambos receberam cartão amarelo.

O Fast Clube/Ulbra dominou por completo o primeiro tempo, mas não conseguiu ser objetivo. Aos 12 minutos deu o primeiro chute a gol, com Kayck girando sobre o marcador e batendo no canto rasteiro esquerdo de Jonathan, que fez difícil defesa, mandando a escanteio. Aos 14 foi a vez de Léo arriscar cruzado, com perigo, à direita. Aos 16 Kayck desceu pela direita e mandou para defesa se Jonathan. Aos 19 minutos Kayck desceu de novo com perigo pela direita. De novo Jonathan defendeu.


Entre os 14 e os 20 minutos, a defensiva nacionalina mandou cinco bolas para o mato que circunda o campo do CT Ulbra/Fast Clube. O primeiro chute a gol azulino só veio a ocorrer aos 27 minutos, em jogada de contra-ataque. Léo foi desarmado no ataque por Pedrinho que avançou em velocidade sem ser contido e tocou para Everton que bateu para fácil defesa de Hamilton.

O Fast Clube/Ulbra chegou perto novamente aos 35 minutos quando o lateral-esquerdo Denner, deslocado pela direita, limpou a jogada e bateu para defesa de Jonathan.

Aos 40 minutos aconteceu a primeira confusão, após o estouro de um catolé próximo onde estavam os reservas e a comissão técnica do Nacional. No meio da confusão, o treinador José Maria Lobo fez uma ligação de seu celular e passou o aparelho para Ivan Guimarães. No final da partida, questionado pelo Blog do Teófilo para quem ele havia ligado e repassado o aparelho, vacilante o treinador respondeu: "para o Mitoso". Também questionado pelo Blog, Ivan, aparentando surpresa, confirmou a ligação mas negou que tenha conversado com Mitoso sobre qualquer coisa da partida. "Numa hora dessas, não tem nada que ligar", disse Ivan, que trocou ideia com Noronha antes do reinício da partida.

No retorno, aos 48 minutos, Marquinhos quase marca, batendo em cima de Jonathan. O primeiro tempo se prolongou até os 53 minutos.

Logo no início do segundo tempo, aos 2 minutos, o Fast Clube/Ulbra fez duas alterações, entrando João Paulo e Drawlid nos lugares de Léo Queiróz e Léo Alves. Aos 9 minutos, após cobrança de escanteio do lado esquerdo do ataque, Stephanes surgiu sozinho, de cabeça, mas descalibrado, para fora. Foi a única emoção do segundo tempo.

Aos 12 minutos deu-se o início da segunda confusão. Além do cartão amarelo para Stephanes o goleiro Hamilton também foi `premiado` por reclamação. Tão logo o catolé estourou perto do auxiliar, o árbitro deu a entender que o jogo havia sido encerrado, chamando seu auxiliar insistentemente.

Caberá agora à Federação tomar um posicionamento, de acordo com o relato da súmula.

Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 0 a 0 Nacional
Decisão do Campeonato Amazonense de Juniores
Partida suspensa pelo árbitro aos 13 minutos do segundo tempo.
CT Ulbra/Fast Clube
Sábado, 20 de agosto de 2011
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Auxiliar 1: Marcos Santos Vieira
Auxiliar 2: Ivo Fernando da Costa de Souza
4 Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso
Cartões Amarelos: Pedrinho 1, Kelve 2, Kayck e João Lúcio 13 minutos do primeiro tempo. Stephanes 11 e Hamílton 13 minutos do segundo tempo.

Fast Clube/Ulbra: (1) Hamilton; (2) Léo, (3) Rodrigo, (4) Sthepanes e (6) Denner; (5) Careca, (7) Léo Alves (17 - Drawlid 2/2), (8) Léo Queiróz (13 - João Paulo 2/2) e (10) Kelve; (9) Kayck e (11) Marquinhos. Técnico: Paulão.
Suplentes: (12) Cleuton, (13) João Paulo, (14) Negueba, (15) André, (16) Pablo, (17) Drawlid e (18) Dentinho.

Nacional: (1) Jonathan; (2) Dieguinho, (3) Anderson, (4) Elton e (6) Pedrinho; (5) Felipe Pato, (7) Toró, (8) João Lúcio e (10) Thiago Costa; (9) Róbson e (11) Éverton. Técnico: José Maria Lobo.
Suplentes: (12) Lucas, (13) Damião, (14) Felipe, (15) Guilherme, (16) Yago, (17) Bactéria e (18) Raphael Dorgan.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários