[COTIDIANO] - Perda total: temporal vespertino deixa rastro de destruição

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Um forte temporal, com ventos que ultrapassaram a velocidade dos 80 quilômetros por hora, deixou um rastro de destruição na cidade, na tarde desta segunda-feira (10/10). Uma das áreas mais atingidas foi a zona Sul de Manaus.

A avenida Tefé, que vai do Centro ao Japiim, atravessando os bairros da Cachoeirinha e Raiz, congestionou em praticamente toda sua extensão, em razão da falta de energia que deixou os semáforos desligados. No decorrer da via percebia-se muitos sinais da destruição causada pela força dos ventos: fachadas de estabelecimentos comerciais danificadas, tapumes de lugares em construção esparramados no chão e fios da rede de energia pública suspensos e rompidos.

Mas a ocorrência mais grave ocorreu próximo ao Prosamim, logo depois da esquina da Tefé com a Maués. A parte superior de uma fachada de um prédio caiu sobre quatro carros, com perda total dos veículos.

Segundo os moradores vizinhos, no local funcionou, há bastante tempo, um frigorífico, mas atualmente o prédio estava sem destinação. Ainda de acordo com os relatos, o local foi recém-adquirido por novos proprietários, que estavam empreendendo melhorias no imóvel.

Uma senhora informou que operários haviam desmontado apenas o telhado do local, mas o dono de dois dos veículos atingidos disse que houve demolição das paredes e vigas internas. "Os operários que trabalhavam no local faziam muito barulho. Houve derrubada de paredes e de partes de concreto", garantiu o morador. "Acredito que desmontaram toda a estrutura que garantia o equilíbrio do prédio", completou, se queixando que o novo dono do imóvel ainda não havia comparecido ao local.

No momento da queda de parte da fachada, não havia trabalhadores no local. Nem havia alguém dentro dos quatro carros atingidos. Um dos veículos, cujo proprietário possuía seguro, foi rapidamente removido do local, seguindo para perícia.





Comentários