[SEGUNDA DIVISÃO 2011] - Grêmio Coariense fica com a segunda vaga do Acesso

Texto e Fotos: Amarildo Silva
Assessoria de Comunicação do Grêmio


Rio Preto da Eva/AM - O time do Grêmio Coariense conseguiu na tarde de sábado (15/10), uma vitória memorável diante do time do Holanda, pelo placar de 3 a 1, no estádio Deputado Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva, pela última e empolgante rodada do returno da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense. Isso porque enquanto as duas equipes se enfrentavam, dividiam as atenções com o outro jogo entre o CDC Manicoré, campeão do primeiro turno e garantido na Série A do ano que vem, e o Iranduba que precisava apenas de um empate para ser o campeão do returno e conquistar a segunda e última vaga de Acesso.
Antes mesmo de começar o jogo em Rio Preto/AM, tudo levava a crer em situações inusitadas. Primeiro, o árbitro reserva Basílio Monteiro da Silva, passou a informação aos Representantes da Federação Amazonense de Futebol (FAF), José Roberto e Labibio André, e ao observador do quarteto de Arbitragem, Wladimir Bastos, de que o time do Holanda queria que o jogo só começasse quando o de Manicoré/AM começasse. Vale ressaltar que o árbitro principal, Djalma Silva de Souza, questionou o porquê da ausência do policiamento e da ambulância. José Roberto e Wladimir Bastos informaram ao árbitro que receberam a informação que um acidente no 126 km, forçou o deslocamento urgente para o local das unidades do estádio e que Djalma de Souza deveria começar a partida assim mesmo.

O Grêmio Coariense foi o primeiro a tomar a iniciativa na partida. Logo aos três minutos do primeiro tempo o atacante Alessandro Toró entrou pela esquerda e chutou forte, exigindo uma grande defesa em dois tempos do goleiro Manthay do Holanda.
Aos 11 minutos o lateral esquerdo Felipe Carioca entrou livre pela esquerda, com a possibilidade de chute a gol, mas preferiu o passe cruzado, facilitando o corte da defesa do adversário.

O time do Grêmio Coariense dominava as ações no jogo. Mas aos 13 minutos da primeira etapa o jogador Raí do Holanda chutou forte, livre da intermediária, a bola fez uma curva indo pra fora, deixando o goleiro Dida do Grêmio sem reação, apenas torcendo.

Aos 31 minutos novamente Alessandro Toró, melhor jogador em campo, invadiu a grade área e chutou forte para grande defesa do goleiro do Holanda. Na seqüência do lance Messi chutou cruzado pra fora.
Até o final do primeiro tempo a partida ficou emocionante com o Grêmio buscando a todo o momento o primeiro gol e o Holanda explorando os contra–ataques.

Os gols só foram sair mesmo no segundo tempo. Aos 19 minutos o gol do Grêmio Coariense saiu em um contra–ataque com o ala direito Franco que passou para Alessandro Toró que devolveu para Franco ganhar de seu marcador e na saída do goleiro Manthay do Holanda chutar forte por baixo, fazendo 1 a 0 para o Grêmio Coariense.

Aos 22 minutos, uma falta no meio campo, gerou uma confusão envolvendo vários jogadores das duas equipes. Mas de forma equivocada Djalma Silva de Souza expulsou os volantes Diogo do Grêmio e Rosemiro do Holanda, quando o expulso pelo Holanda deveria ser Lacraia e não Rosemiro.

Aos 34 minutos, uma falta cobrada do lado direito de ataque do Holanda, encontrou livre o atacante Serginho que cabeceou forte sem chances de defesa para o bom goleiro Dida, empatando em 1 a 1 o jogo.
Mas a alegria do Holanda durou pouco. O lateral esquerdo Felipe Carioca chutou forte de perna esquerda e colocou novamente o Grêmio Coariense na frente do marcador, fazendo 2 a 1. Com a partida sendo bem disputado, o policiamento chegou ao estádio aos 43 minutos do segundo tempo.

E aos 44 minutos da etapa final, o atacante Almir fechou a conta, após cruzamento de Edinho Canutama da esquerda. De cabeça o pequenino Almir fez 3 a 1 para o Grêmio Coariense, que a partir daí aguardou o final da partida e a informação do término do jogo em Manicoré/AM, que só foi acontecer após insistência e angustia de todos no Grêmio.

No final de jogo no estádio Bacurauzão, o CDC Manicoré venceu de virada (2 a 1), no Iranduba/AM. Com a vitória do Grêmio e a derrota do Iranduba, o Tricolor garantiu retorno a Série A do Campeonato Amazonense.

Ficha Técnica
Holanda 1 a 3 Grêmio Coariense
Sábado, 14 de outubro de 2011
Quinta e Última Rodada da Segunda Fase
Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva/AM
Árbitro: Djalma Silva de Souza
Auxiliar 1: Marcus dos Santos Vieira
Auxiliar 2: Luis Carlos Rodrigues de Moura
4º Árbitro: Basílio Monteiro da Silva
Delegados: Labíbio André e José Roberto Moreira da Rocha
Observador da CEAF: Wladimir Bastos
Cartões Amarelos: Delciney 17, Júnior Baé 20, Messi 31 e Germano 33 minutos do 1º tempo. Alessandro Toró 22, Lacraia 25 e Almir 45 minutos do 2º tempo.
Expulsão: Diogo e Rosemiro 23 minutos do 2º tempo.
Gols: Franco 19, Serginho 34, Felipe Carioca 37 e Almir 44 minutos do 2º tempo.
Renda: R$ 125,00
Público: 22 pagantes
Grêmio Coariense/AM: Dida; Franco, Pastor, Luan e Felipe Carioca; Caio (Edson), Diogo, Dan (Almir) e Messi; Alessandro Toró e Robson (Edinho Canutama). Técnico: Carlos Tozzi.
Holanda/AM: Manthay; Wendel (Germano, depois Júnior Negão), Carlos, Lídio e Rodrigo Maués; Junior Baé, Rosemiro, Lacraia, Delciney; Raí e Serginho. Técnico: João Carlos Cavalo.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários