[CAMPEONATO AMAZONENSE 2012] - Classificados, Nacional e Penarol ficam no 0 a 0

Teófilo Benarrós de Mesquita

Nacional e Penarol empataram em 0 a 0 no principal jogo da 9ª e última rodada da Taça Amazonas, a 1ª Fase do Campeonato Amazonense de 2012, na tarde deste sábado (24/02), no Estádio Roberto Simonsen, em Manaus, com o registro do melhor público e a melhor renda da competição, até o momento.

Os dois times entraram em campo classificados antecipadamente e a partida definiria o melhor índice da 1ª Fase, que passa a ter vantagem nas fases decisivas do Barezão 2012.

O Nacional entrou em campo bastante modificado. Jonathan, prata-da-casa, apareceu no gol, no lugar de Jairo; Edvan foi deslocado para a lateral-esquerda, com Dieguinho, outra prata-da-casa, entrando na direita; um meio de campo congestionado (Tiago Mariano, Maguila, Álvaro e Tiago Amazonense) e apenas um atacante, Leonardo. O Penarol jogou completo. Segundo o treinador Roberto Oliveira, o time não tem elenco para fazer revezamento, poupando jogadores.

Mais da metade do primeiro tempo foi sem emoções. Antes mesmo da torcida experimentar qualquer sentimento, o Penarol precisou processar uma alteração por contusão. Sibóy machucou a clavícula, recebendo atendimento na ambulância e foi substituído por Marcos Pezão.

Uma mudança tática, aos 30 minutos, tirou o marasmo da partida. Léo Goiano trocou as funções dos laterais, retornando Edvan para a direita e deslocando Diegiunho para a esquerda. O Nacional cresceu no jogo, criando pelo lado direito, com Edvan.

E as primeiras chances foram do Nacional. Aos 33 minutos Tiago Amazonense fez boa jogada e serviu Leonardo, que bateu com perigo, mas prensado com Édson, possibilitando a defesa de Rascifran. Três minutos depois, Rascifran fez nova boa defesa, em cobrança de falta do estreante Altair. Aos 38 minutos Edvan cruzou da direita e Altair quase marcou.

A única chance do Penarol no primeiro tempo deu-se aos 40 minutos, quando Rondinelle avançou com perigo e foi desarmado por Alexandre, tendo Marinho e Kitó bem colocados esperando o passe. Aos 45 minutos aconteceu a última chance do primeiro tempo. Tiago Amazonense cabeceou, fraco, para defesa de Rascifran.

No segundo tempo, logo com dois minutos, Tiago Amazonense tocou de calcanhar para Álvaro, na entrada da área, que bateu com perigo. Aos 8 minutos, em cobrança de escanteio de Edvan, Tiago Amazonense subiu com completa liberdade mas cabeceou errado, para fora.

O estreante Altair deu lugar a Messi, que voltava de contusão. E o baixinho voltou com vontade. Aos 10 minutos fez grande jogada individual, entrando na área adversária driblando os defensores penarolenses, mas Rascifran impediu a marcação de um gol de placa.

Nova defesa de Rascifran aos 18 minutos, mandando a escanteio cabeçada de Martony. Só dava Nacional e aos 31 minutos Tiago Amazonense tentou de meia-bicicleta, para fora.

No final da partida os dois times demonstraram satisfação com o empate e deixaram de forçar, já com vistas as semifinais. O Penarol enfrentará o Princesa do Solimões, em jogos de ida e volta, quarta-feira (29/02) e sábado (03/03). Nas mesmas datas, o Nacional enfrenta o Fast Clube/Ulbra.

Ficha Técnica:
Nacional 0 a 0 Penarol
Sábado 25 de fevereiro de 2012
9ª Rodada da Taça Amazonas (1ª Fase)
Campeonato Amazonense 2012
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Auxiliar 1: Jeová Rodrigues dos Santos
Auxiliar 2: José Luis de Oliveira Ramos
4º árbitro: Weden Cardoso Gomes
Renda: R$ 14.025,00
Público pagante: 1.564 (1.684 total)
Cartões amarelos: Maguila 29 e Tiago Mariano 40 minutos do 1° tempo. Clayton He Man 22, Édson Sá 30, Marinho 37 e Dieguinho 44 minutos do 2° tempo.

Nacional: (1) Jonathan; (2) Dieguinho, (3) Alexandre, (4) Santiago e (6) Edvan; (5) Tiago Mariano (18 - Garanha 35/2°), (7) Álvaro, (8) Maguila (14 - Martony no intervalo), (11) Tiago Amazonense e (10) Altair (16 - Messi 7/2°); (9) Leonardo. Técnico: Léo Goiano.
Suplentes: (12) Filho, (14) Martony, (15) Carlos Henrique, (16) Messi, (17) Róbson e (18) Garanha.

Penarol: (1) Rascifran; (4) Jiovani, (2) Anderson Cristo, (6) Édson e (3) Clayton He Man; (5) Rondinelle, (7) Paulo Roberto, (8) Sibóy (13 - Marcos Pezão 28/1°) e (10) Édson Sá (16 - Tiago Verçosa 32/2°); (9) Marinho (14 - Neuran 36/2°) e (11) Kitó. Técnico: Roberto Oliveira
Suplentes: (12) Carlão, (13) Marcos Pezão, (14) Neuran, (15) Dias, (16) Tiago Verçosa e (17) Ian.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários