[CAMPEONATO AMAZONENSE 2012] - Equilíbrio e empate na abertura da Semifinal

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Rio Negro e Fast Clube/Ulbra fizeram um jogo equilibradíssimo e de alto nível técnico, na primeira partida da Fase Semifinal da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase do Campeonato Amazonense 2012, na tarde deste sábado (28/04), no Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus. O placar de 0 a 0 não refletiu as oportunidades criadas no jogo, principalmente no primeiro tempo. Bianor, Smith (enquanto teve preparo físico) e Paca foram os destaques rionegrinos e Alberto, Catatau e Lacraia pelo lado fastiano.

O primeiro tempo foi de chances sucessivas e alternadas. No primeiro minuto da partida o goleiro Adriano rebateu a bola nas costas de Lacraia, saindo a tiro de meta. Aos 11 minutos Lacraia enfiou boa bola para Roberto Dinamite, de frente para o gol, que bateu na saída do goleiro Adriano. Para completar o lance B.A., a 30 centímetros do gol, chutou na trave, perdendo chance incrível

Após o susto, o Rio Negro equilibrou as ações, tornando o jogo parelho. Aos 13 minutos Bianor lançou Edinho Canutama na esquerda, que cruzou buscando Maranhão, com Preto se antecipando e chegando antes do atacante barriga-preta, fazendo a defesa. Três minutos depois Smith lançou milimetricamente de seu campo defensivo para Edinho Canutama e mais uma vez Preto interveio, de forma providencial, saindo com os pés e afastando o perigo.

A resposta tricolor veio aos 19 minutos, num bonito lance. A bola rodou de pé em pé, saindo da esquerda para a direita, com Catatau locando para Roberto Dinamite a lá Pelé para Carlos Alberto Torres, na final da Copa do Mundo de 1970. Mas ao invés de bater, Roberto Dinamite cruzou para o meio da área e B.A. e Lacraia, livres, se atrapalharam na conclusão.

A partir de então o Rio Negro adotou uma postura tática que lhe deixou muito mais perto da marcação do gol. Smith aproveitava os espaços com lançamentos precisos e Bianor se aventurava constantemente ao ataque. Aos 20 minutos Delciney bateu falta direto para o gol e Bianor, livre, no meio da área, quase conseguiu o desvio. Aos 25 minutos Smith cobrou escanteio e Paca cabeceou para o meio da área. Fábio Gomes furou e Bianor tentou a puxeta, mas por cima do gol.

Depois de um período sem lances de perigo, o Rio Negro voltou a assustar, aos 34 minutos, quando Michell perdeu a bola no meio de campo para Edinho Canutama, que arrancou em velocidade, só sendo parado com falta por Fábio Gomes, na entrada da área. Na cobrança de falta, já aos 36 minutos, Smith obrigou Preto a fazer excelente defesa. O Rio Negro voltou a desperdiçar boa oportunidade aos 40 minutos, quando James recebeu na cara do gol mas tocou para fora, à direita do goleiro fastiano.

No segundo tempo, os times diminuíram o ritmo, principalmente o Rio Negro, em razão da falta de melhor preparo físico. Todas as suas substituições foram motivadas por cansaço físico e exaustão. Pelo lado do Fast Clube/Ulbra, Paulo Morgado tentou dar mais ofensividade com as alterações e apesar das chances criadas o placar não saiu do zero.

Aos 9 minutos Alberto cobrou escanteio curto para Michell, que bateu para defesa de Adriano. No minuto seguinte o Galo Carijó respondeu, com Edinho Canutama limpando o lance e batendo para defesa de Preto. Roberto Dinamite lançou Catatau na direita, aos 16 minutos. O lateral tabelou com Lacraia, em jogada área, mas Adriano surgiu para fazer a defesa.

Ainda aos 16 minutos Michell recebe de Alberto, já dentro da área, mas para ajeitar para a perna esquerda se livrou do marcador saindo da área, recuando. Quando bateu, isolou, por cima do travessão. Aos 20 minutos Catatau cruzou na segunda trave, encontrando Joiner contra o baixinho Caio Paulista. O atacante cabeceou para fora, à direita de Adriano.

Ney Júnior saiu jogando errado, nos pés de Michell, aos 23 minutos. O meia tocou para Joiner e quando o atacante devolveu, tentando a tabela, Michell estava adiantado, impedido. Aos 26 minutos Lacraia fez jogada pela esquerda e cruzou. Adriano tirou da cabeça de Joiner mas a bola caiu no pé de Alberto, na entrada da área. Ele bateu de primeira, à direita, com muito perigo.

A essa altura alguns jogadores do Rio Negro já se arrastavam em campo, dando sinais de cansaço. Em 13 minutos, o treinador Iane Geber Jamel precisou trocar três jogadores: Edinho Canutama por Neto aos 26 minutos; Caio Paulista por Douglas Souza aos 28 minutos e Smith por Jansen aos 39 minutos.

O Fast Clube ainda teve três lances agudos, sem a marcação do gol. Aos 37 minutos Lacraia arrancou pelo meio e tocou para Joiner, que limpou e bateu cruzado, à esquerda de Adriano, com perigo. Aos 41 minutos, em ataque pela direita, Adriano desviou o cruzamento de Catatau, tirando da cabeça de Joiner, mas rebatendo nos pés de Lacraia, travado na hora da conclusão por Paca. Aos 43 minutos Michell bateu falta e no rebote Roberto Dinamite pegou de primeira, com Ney Júnior cortando no meio do caminho, mandando a escanteio.

Fast Clube/Ulbra e Rio Negro fazem o jogo de volta no próximo domingo (06/05), novamente no Estádio do SESI, em Manaus/AM. Quem vencer estará classificado para a final da Taça Cidade de Manaus será decidido no pênalti. Em caso de empate, a definição será na cobrança de penalidades máximas. O Campeão da Taça Cidade de Manaus enfrentará o Nacional na decisão do Campeonato Estadual.

Ficha Técnica:
Rio Negro 0 a 0 Fast Clube/Ulbra
Sábado, 28 de abril de 2012
Jogo de Ida da Semifinal da Taça Cidade de Manaus (2ª Fase)
Estádio Roberto Simonense, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Djalma Silva de Souza
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Anne Kesy Gomes de Sá
Cartões Amarelos: Fábio Gomes 34 minutos do 1° tempo. Edinho Canutama 7 minutos do 2° tempo
Renda: R$ 4.430,00
Público: 593 pagantes (979 total)

Rio Negro: (1) Adriano; (2) Caio Paulista (15 - Douglas Souza 28/2°), (3) Nei Júnior, (4) Bianor, (5) Pastor e (6) James; (8) Paca, (11) Delciney e (10) Smith (14 - Jansen 39/2°); (9) Maranhão e (7) Edinho Canutama (18 - Neto 26/2°). Técnico: Iane Geber Jamel.
Suplentes: (12) Humberto, (13) Vinícius, (14) Jansen, (15) Douglas Souza, (16) Sapo, (17) Son e (18) Neto.

Fast Clube/Ulbra: (1) Preto; (2) Catatau, (3) João Gomes, (4) Fábio Gomes e (5) Alberto; (6) Édson, (7) Souza (15 - Emerson 21/2°), (8) Michell e (10) Roberto Dinamite; (11) B.A. (9 - Joiner 13/2°) e (18) Lacraia. Técnico: Paulo Morgado.
Suplentes: (12) Naylson, (13) Gabriel, (14) Carlinhos, (15) Emerson, (16) Luíca, (17) Nando e (9) Joiner.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários