[CAMPEONATO AMAZONENSE 2012] - Virada, liderança e vaga assegurada pelo Fast Clube/Ulbra

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Fast Clube/Ulbra e Rio Negro fecharam a 8ª rodada da Taça Cidade de Manaus, na noite desta quarta-feira (18/04) com a mesma intensidade dos jogos da tarde: com muitos gols e muita emoção. O Tricolor de Aço venceu o Galo Carijó por 4 a 2, de virada, retomando a liderança da competição (perdida à tarde para o São Raimundo) e garantindo a vaga para a Fase Semifinal.

No primeiro tempo, o Rio Negro virou em vantagem, vencendo por 1 a 0. Mas a primeira chance da partida foi do Fast Clube/Ulbra, com Michell batendo falta à direita de Adriano, com perigo, logo a 2 minutos de jogos. Aos 14 minutos Roberto Dinamite desceu pelo lado esquerdo e cruzou para o meio da área onde Michell completou para o gol, com o volante Caio se jogando contra a bola para interceptar sua trajetória.

Lance semelhante ocorreu aos 17 minutos, agora com Lacraia construindo a jogada e cruzando para Catatau. De novo Caio cortou se jogando contra a direção da bola, salvando novamente a cidadela de Adriano. A primeira boa chegada do Rio Negro foi aos 21 minutos, com Smith batendo forte, com estilo, colocado e buscando o canto direito de Preto, que se esticou todo e fez boa defesa.

Aos 29 minutos o Galo chegou de novo, pela direita. Franco cruzou, Maranhão tentou de letra, Preto defendeu parcialmente e João Gomes chegou tirando o perigo, antes que Maranhão concluísse de novo. A resposta tricolor foi imediata e no mesmo minuto Emerson cruzou da direita e B.A. bateu para fora, mas com perigo.

Depois de alguns minutos sem emoção, o Rio Negro voltou a dar o ar da graça, aos 41 minutos, com Paca cruzando da direita e encontrando Delciney, de frente para o gol, batendo para defesa de Preto. Aos 42 minutos Souza fez falta na intermediária, sendo punido com cartão amarelo. Na cobrança de falta centrada na área, James chegou de primeira, tocando na saída de Preto, sem chances para o goleiro fastiano e abrindo o marcador.

Logo aos 8 minutos do segundo tempo ocorreu a decisão capital para o resultado da partida. O treinador Paulo Morgado tirou o volante Souza para colocar um terceiro atacante, Joiner. Emerson voltou a fazer a função que exercia no Libermorro e no Sul América, de lateral-direito, e Catatau também voltou às origens de volante (da maneira como jogou pela primeira vez no Amazonas, em 2009, pelo São Raimundo). O Fast Clube/Ulbra passou a jogar num 4-3-3, com um volante e dois meias de criação.

Bastou 6 minutos para o Fast Clube/Ulbra reescrever a estória do jogo. Aos 10 minutos B.A. recebeu entre James e Bianor, penetrou e bateu na saída de Adriano, empatando a partida. No minuto seguinte Carlinhos cruzou da esquerda e Joiner desviou, estabelecendo a virada no marcador. Aos 16 minutos Catatau lançou Lacraia pela esquerda e o atacante cruzou para B.A. marcar o terceiro.

O Rio Negro mexeu no time, tentando reverter a desvantagem, mas as alterações não surtiram efeitos. Somente aos 47 minutos o time conseguiu diminuir o placar, num bonito lance do zagueiro Bianor. Ele recebeu na entrada da área, dominou com a perna esquerda, já tirando João Gomes do lance, e bateu de direita, colocado no canto de Preto. Empolgado, Bianor se arriscou de novo no ataque, aos 49 minutos, mas no contra-ataque fastiano, com a zaga rionegrina desguarnecida. Lacraia entrou pela esquerda e cruzou para Joiner, praticamente debaixo do gol, definir o placar.

Ficha Técnica:
Fast Clube/Ulbra 4 a 2 Rio Negro
Quarta feira, 18 de abril de 2012
8ª rodada da Taça Cidade de Manaus (2ª Fase)
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Renda: R$ 1.395,00
Público: 196 pagantes (355 total)
Cartões amarelos: Vinícius 3, Michell 15 e Souza 42 minutos do 1° tempo. Joiner 14, Roberto Dinamite 15, João Gomes 29, Fábio Gomes 36 minutos do 2° tempo.
Gols: James 43 minutos do 1° tempo. B.A. 10, Joiner 11, B.A. 16, Bianor 47 e Joiner 49 minutos do 2° tempo

Fast Clube/Ulbra: (1) Preto; (2) Catatau, (3) João Carlos, (4) Fábio Gomes e (5) Carlinhos; (6) Souza (9 - Joiner 8/2°), (7) Emerson, (8) Michell (16 - Luíca 22/2°) e (10) Roberto Dinamite; (9) B.A. (17 - Nando 32/2°) e (18) Lacraia. Técnico: Paulo Morgado.

Rio Negro: (1) Adriano; (2) Franco (15 - Caio Matheus 34/2°), (3) Vinícius, (4) Bianor e (6) James; (5) Caio (18 - Neto 24/1°), (7) Douglas, (8) Paca e (10) Smith (13 - Jansen 35/2°); (9) Maranhão e (11) Delciney. Técnico: Iane Geber Jamel.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários