[POWER LIFITING] - Malu supera dor para conquistar duas medalhas

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Arquivo Pessoal da Atleta/Facebook


A atleta amazonense Malu Murielli Teles de Souza, de 22 anos, conquistou dois pódios no XXXVI Campeonato Brasileiro de Powerlifiting, disputado em Itu/SP desde quinta-feira passada (07/06) e com encerramento previsto para este domingo (10/06). Malu ficou em segundo lugar na Categoria Juvenil e em terceiro lugar na Categoria Open. Apesar de não ter repetido a excelente performance obtida em agosto de 2011, na Argentina, no XIII Campeonato PanAmericano de Power Lifiting, quando conseguiu 3 medalhas de Ouro (foto abaixo), o resultado de Malu pode ser considerado excepcional, em razão de tantas adversidades enfrentadas pela atleta amazonense nos dias que antecederam a competição.

Malu viajou para Itu/SP com uma forte gripe, lutando para se recuperar a tempo de competir no melhor da condição física, em alto nível. Entretanto, esse não foi o pior obstáculo. Ela esteve bem perto de não competir, acometida por fortes dores renais. "Apesar da crise renal que tive um dia antes e no dia do campeonato eu competi na raça para não ser desclassificada. Infelizmente, devido a dor intensa que estava sentindo na hora do levantamento terra (a última etapa da competição), eu travei completamente e não consegui mais executar, porque travei de tanta dor no rins", lamentou a atleta, que mesmo assim alcançou dois pódios. Ela revelou também que logo depois do esforço na competição, precisou de cuidados médicos. "Fui levada para o Hospital, fiquei internada, fiz exames mais agora melhorei 80% da dor", disse Malu, no sábado à noite.

Mesmo tendo seu desempenho comprometido pelo estado de saúde, Malu se disse feliz com a participação. "Consegui ir além do limite da dor. Fui vitoriosa e isso me deixa muito feliz. Não ganhei em primeiro lugar mas fiquei em segundo na minha categoria (Juvenil) e em terceiro na categoria Open. Estou levando duas medalhas para Manaus e logo estarei no meu 100%. Agora vou cuidar para retirar logo essas pedrinhas que ainda tenho para depois voltar com tudo novamente", planejou Malu.

Malu também vai aproveitar esse recesso forçado para lutar em outra frente. A atleta está tentando, junto à Secretaria Municipal de Esporte, ser contemplada como uma das beneficiárias do Projeto Bolsa Atleta. "Nosso esporte tem calendário bem definido, com constantes atividades nacionais e internacionais. As despesas são sempre muitas (inscrição, viagem, hotel, refeição, etc), sem contar com os gastos de preparação e treinamento, antes das competições", afirma Malu, que sempre precisa correr atrás de patrocínios. "A Bolsa Atleta irá ajudar bastante", apela a campeã.

Na mesma competição, na sexta-feira (08/06), o atleta santareno Jorge Wanghon, conquistou o Bicampeonato Brasileiro, na Categoria Master I (até 66 quilos). Wanghon compete com ajuda do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Santarém/PA.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários