[BASQUETE DE RUA] - Festa no sábado, embaixo do Viaduto

Da Assessoria de Imprensa da Semdej
Fotos: Antonio Lima/Semdej


Manaus/AM - Na tarde deste sábado (16/03), 144 "ballers" protagonizaram um verdadeiro show ao participar da I Etapa do Circuito Cidade de Manaus de Basquete de Rua, recheado de jogadas criativas, movimentos velozes e habilidade técnica. O evento, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), ocorreu na quadra de basquete Orlando Rebelo (embaixo do viaduto Miguel Arraes, zona Centro-Sul) e reuniu além dos cestinhas, a galera do skate, do hip-hop e grafiteiros.

"O Circuito Cidade Manaus ainda vai ter mais duas etapas este ano e vamos realizá-las em outras quadras da Cidade, sempre revitalizando os espaços para que as regras do basquete de rua possam ser respeitadas. Mas de cara, já estamos felizes com a primeira etapa, pois conseguimos dobrar o número de participantes em relação ao ano passado, e este ano vamos dar um prêmio no final do Circuito muito bom aos vencedores, um total de R$ 4 mil", disse o titular da Semdej, Fabrício Lima.

Conseguindo derrubar as adversárias, as meninas da Associação Master de Basqueteball do Amazonas (AMB) levaram a melhor da competição, e de quebra garantiram 10 pontos à frente das demais equipes para a segunda etapa, ainda sem data definida. "Nós estamos muito felizes por mais esta conquista e vamos vir com tudo para as próximas", disse uma das integrantes da trinca, Juliana Maquiné (foto abaixo).

Para Juliana, que tem 35 anos de idade e joga há mais de dez, experiência é essencial para se dar bem num Circuito tão acirrado. "A idade por enquanto não está pesando, pelo contrário, nossa experiência técnica faz o jogo se tornar mais fácil", considerou a atleta, que embarca dia 27 de março, junto com Thais Oliveira e Lívia Rachel, para o Norte/Nordeste de Basquete de Rua, em Natal/RN. "Este Circuito também serviu para a gente treinar e avaliar como estamos para Natal", disse Thais.

Basquete de Rua pede Hip-Hop
Tradicional nos quintais de cidades americanas, o Basquete de Rua tem forte ligação com o hip-hop e com o rap. E na I Etapa do Circuito Cidade Manaus de Basquete de Rua não foi diferente. Enquanto os "moves" rolavam dentro da quadra Orlando Rebelo, o Hip-Hop era trilha sonora das jogadas e as apresentações não paravam um minuto sequer.

"Ao todo cinco grupos de hip-hop vieram fazer parte deste evento, que consegue fazer a interação artística e cultural de vários grupos, pois aqui estão também os skatistas e os grafiteiros. E é por isso que a competição tem um clima tão bom e descontraído. Aqui não existe preconceito e sim respeito por todas as tribos. A linguagem do esporte mistura-se com a música e com o estilo de vida de cada um", ressaltou o coordenador do Movimento Hip-Hop Manaus, Adriano Arte.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários