[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Sul América elimina Rio Negro e mantém chances de conquistar vaga

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Rio Negro se despediu da Taça Estado do Amazonas, ao ser derrotado pelo Sul América por 1 a 3, na tarde deste sábado (02/03), no jogo de abertura da quarta rodada da 1ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013. O Trem da Colina evolui a cada jogo (estreou com derrota, empatou o segundo jogo e agora venceu a primeira partida) e mantém as chances de ficar com uma das vagas para a fase semifinal. Foi o único jogo do dia pelo Barezão 2013, em razão do adiamento de Iranduba x Fast Clube para a próxima segunda-feira (04/03), devido as fortes chuvas na cidade de Manacapuru.

O jogo transcorreu em ritmo monótono até os 25 minutos do primeiro tempo, sem que os goleiros tivessem qualquer trabalho. As duas únicas oportunidades na primeira metade foram com Renato, aos 8 minutos, que bateu falta na entrada da área para defesa de Mauro Sérgio e com Juninho Velocidade, aos 11 minutos, que desperdiçou contra-ataque para o Sul América.

A partida começou e ficar boa a partir dos 24 minutos, quando Maranhão bateu de fora da área e Mauro Sérgio defendeu em dois tempos. Aos 25, a zaga do Galo vacilou e Palermo, livre, cabeceou para fora. Dois minutos depois Rafinha driblou dois marcadores e cruzou, com Foguinho aliviando o perigo. Aos 28 minutos mais uma vez Juninho Velocidade desperdiçou um bom ataque do Sul América.

O primeiro gol do jogo teve a colaboração do goleiro Nelsinho, que saiu mal do gol e facilitou as coisas para Róbson, abrir o placar, de cabeça, aos 28 minutos. O Rio Negro teve um gol mal anulado, logo em seguida, aos 31 minutos. Na cobrança do segundo escanteio consecutivo, Mauro Sérgio saiu mal, largou a bola e Maranhão jogou para as redes. Apesar da auxiliar ter corrido em direção ao meio de campo, o árbitro central invalidou o gol, apontando falta do atacante rionegrino. Encerrando as emoções da etapa inicial, aos 38 minutos o Sul América chegou com perigo, com Foguinho batendo com força, assustando Nelsinho.

Para o segundo tempo o Rio Negro voltou melhor, fruto da entrada de Tiago no lugar de um dos três volantes do time (Paca). E logo na primeira chegada, o próprio Tiago empatou, aos 6 minutos, depois de David cruzar da direita e Mauro Sérgio falhar, ao espalmar a bola par o chão e no sentido da entrada da área. Tiago pegou o rebote de primeira, com categoria, empatando o jogo, resultado que eliminava os dois times.

O jogo melhorou e continuou bom até o final. Aos 7 minutos Nelsinho fez boa intervenção em ataque do Sul América. A resposta do Galo foi imediata, em contra-ataque rápido, com Tiago lançando Maranhão pelo lado esquerdo. O atacante avançou e tinha duas opções: bater para o gol ou tocar para Kaick, sozinho, na pequena área, debaixo do gol. Maranhão preferiu bater para o gol, colocado, buscando o ângulo esquerdo de Mauro Sérgio, mas jogou para fora, para desespero de Kayck e da torcida rionegrina.

Aos 11 minutos Oscar Conrado tirou o improdutivo Juninho Velocidade e colocou Imperador em campo. A substituição mudou a história do jogo, a favor do Sulão. Mas não com efeito imediato. Antes do atacante virar herói do Trem da Colina, o Rio Negro esteve sempre melhor em campo, criando mais oportunidades de virar o placar, como aos 21 minutos, em jogada de velocidade pela esquerda, com Maranhão batendo cruzado e Maxwell cortando.

Mas aos 23 minutos o contra-ataque foi do Sul América, com 3 jogadores contra 2 defensores adversários. Tiago cruzou e Imperador marcou de cabeça, aproveitando-se do escorregão de seu marcador, colocando a bola no canto direito rasteiro de Nelsinho, que não pode evitar o gol. Aos 26 minutos Mayko cruzou da esquerda, com a bola passando por Imperador e chegando na direita com Tiago, que cruzou de novo, à meia-altura, para o peixinho de Imperador. Greg salvou rente à trave, dominando e saindo jogando com categoria.

Sem saída, Iane Geber tentou ousar, tirando o ala esquerda Renato e colocando o atacante estilo tanque, Arlesson. Apesar da fragilidade no setor esquerdo defensivo, o Rio Negro chegava bem ofensivamente pelo mesmo lado. Aos 32 minutos, Maranhão fez boa jogada e cruzou buscando Arlesson, mas Maxwell tirou o perigo, já na pequena área, jogando para escanteio. Aos 39 minutos a melhor chance rionegrina do empate foi desperdiçada, com Mauro Sérgio fazendo incrível defesa, à queima-roupa, na conclusão de Kayck.

Pressionando em busca do empate e da virada, o Rio Negro ficava exposto a contra-ataques. Aos 40 minutos Nelsinho salvou o terceiro gol sul-americano. O Rio Negro respondeu aos 42, em cruzamento da direita de David que passou por Arlesson e Kayck, dentro da pequena área.

A pá de cal nas pretensões rionegrinas veio aos 43 minutos, com Róbson cruzando da direita e o atacante Imperador precisando se abaixar levemente para tocar de cabeça, no canto esquerdo de Nelsinho. No minuto seguinte, em novo contra-ataque, Róbson tocou para Imperador, que buscou o canto esquerdo de Nelsinho, mas o goleiro sul-americano defendeu bem. A última oportunidade criada foi do Rio Negro, aos 47 minutos, quando Maranhão serviu a Tiago, que limpou o adversário e bateu cruzado, para fora, à esquerda de Mauro Sérgio.

Com o resultado, o Rio Negro encerrou sua participação na 1ª Fase (Taça Estado do Amazonas) já eliminado. O Sul América aguarda o resultado de Princesa do Solimões x Nacional, neste domingo (03/03) e volta a campo na última rodada, contra Princesa, com chances de classificação para a semifinal. Pelo Grupo B, Holanda e Tarumã jogam domingo (03/03) às 10h, em Rio Preto da Eva, e Iranduba x Fast Clube vão a campo segunda-feira (04/03), às 15h, em Manacapuru.

Ficha Técnica:
Rio Negro 1-3 Sul América
Campeonato Amazonense de 2013 - Chevrolet
Quarta Rodada da Primeira Fase - Grupo A
Sábado, 2 de março de 2013, às 15h00
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus
Árbitro: João Batista Cunha Brito
Auxiliar 1: Marleudo Nunes de Lima
Auxiliar 2: Eliva Nogueira
4° Árbitro: Francisney Oliveira da Silva
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Renda: R$ 1.415,00
Público pagante: 176
Gols: Róbson 27 minutos do 1° tempo. Tiago (RN) 6, Imperador 23 e Imperador 43 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Foguinho 43 minutos do 1° tempo. Imperador 15, Maranhão 22, Corrêia 22 e Maycon 34 minutos do 2° tempo.

Rio Negro: Nelsinho; David, Greg, Pastor e Renato (Arlesson 28/2°); Élton, Anderson Palheta, Paca (Tiago, no intervalo) e Rafinha; Kayck e Maranhão. Treinador: Iane Geber Jamel. Suplentes: Adriano, André, Douglas, Tiago, Arlesson e Sarkis.
Sul América: Mauro Sérgio; Tiago (Pelezinho 29/2°), Maxwell, Corrêia e Mayko; Jânio Guerreiro, Fernando, Foguinho (Edinho 20/2°) e Juninho Velocidade (Imperador 11/2°); Palermo e Róbson. Treinador: Oscar Conrado. Suplentes: Nilson, Edinho, Pelezinho, Imperador, Alex Coelho, Jakson e Pinho.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários