[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Princesa abre boa vantagem sobre o Fast Clube

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manacapuru/AM - Foi uma festa quase completa. A cidade de Manacapuru parou, mais uma vez, para ver seu tradicional representante no futebol profissional decidir o título da Taça Estado do Amazonas, equivalente à 1ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013. Os erros do ano passado, quando o Princesa do Solimões também fez o primeiro jogo da final em casa mas foi superado pelo Nacional foram assimilados e, na tarde desta quarta-feira (27/03), torcida e time atingiram uma sinergia total. O Princesa dominou o Fast Clube, venceu por 2 a 0 e garantiu boa vantagem para o jogo de volta, no próximo sábado (30/03), no estádio Valdomiro Gusmão, em Manaquiri/AM. O Fast Clube, para reverter o resultado, precisa vencer por 3 gols de diferença. Se a vitória for por dois gols de vantagem, a decisão irá para a cobrança de pênaltis. Para que essa sinergia alcance a perfeição, falta mudar o enredo do ano passado, quando mesmo vencendo o jogo de volta da final da Taça Estado do Amazonas, o Tubarão acabou perdendo o título na disputa dos pênaltis. E a festa não foi completa porquê os responsáveis pelo borderô decidiram não participar da positividade que se instalou sobre o estádio Gilberto Mestrinho que, apesar de lotado nas dependências destinadas ao Princesa e com considerável presença na parte destinada aos visitantes, teve registro de apenas 2.314 pagantes, com a renda de R$ 21.170,00. Muito estranho...

Enquanto os responsáveis pelo borderô apuravam a renda (e também o "por fora"), o Princesa do Solimões mandava nas ações em campo, sufocando o Fast Clube no seu campo defensivo durante todo o primeiro tempo. Com 5 minutos de jogo, teve sua primeira chance: Clemílton tabelou com Vinícius pelo lado lado direito e tocou para Márinélson, que cruzou para Nando cabecear; Preto fez difícil defesa, no canto esquerdo baixo, em dois tempos, mandando a escanteio. Aos 10 minutos Marinélson voltou a infernizar pelo lado direito, driblando Fábio Gomes, mas na hora de buscar Nando o cruzamento foi mal feito, direto nas mãos do goleiro Preto. Aos 16 minutos Marinélson apareceu de novo, lançado em profundidade. Preto saiu do gol e chegou antes do atacante, defendendo. Porém, o goleiro fastiano escorregou e, do bico ofensivo direito da grande área, Marinélson tentou encobrir Preto, tendo somente João Gomes debaixo do gol, mas a bola bateu na rede, pelo lado de fora do canto esquerdo.

Sem se encontrar em campo, o Fast Clube também deu sinais de desequilíbrio emocional, aos 19 minutos, através de seu principal jogador, Michell, se desentendeu com Vinícius por causa de uma cobrança de falta e trocou empurrões com o adversário, sob a vista do árbitro Djalma Silva de Souza. Nervoso, Michell desferiu um tapa contra Vinícius, que se perdeu no vento, não acertando o jogador do Princesa. Ficou barato, pois Djalma nem advertiu os dois.

De tanto insistir e dominar o jogo, o Princesa do Solimões abriu o marcador, aos 21 minutos. Marinélson mudou de lado, caindo pela esquerda e cruzando para Nando. O atacante, de forma inteligente, anteviu todo o lance, matando no peito já jogando a bola no espaço vazio dentro da grande área e fuzilando Preto inapelavelmente, sem chance alguma. Logo após o gol, a equipe de arbitragem adotou o tempo técnico, em razão do forte calor em Manacapuru, que exigiu inclusive o socorro do Corpo de Bombeiros em favor da torcida no intervalo da partida, minimizando o calor com o uso de água.


No retorno da partida, para tentar sair da pressão, do sufoco e do domínio que recebia, Paulo Morgado fez uma alteração tática, tirando Baé e colocando Gró, para atuar como meia-atacante. E a substituição produziu efeito, com o Fast Clube conseguindo passar do meio-de-campo e criando chances. Aos 29 minutos o zagueiro Fábio Gomes arrancou desde o campo de defesa, se livrando dos adversários, até ser derrubado por Deurick, na entrada da área. Na cobrança forte de Júnior Sertânia, Luis Paulo encaixou com firmeza, no meio do gol. Aos 32 minutos Michell cobrou falta lançando na área e, após o bate-rebate, Júnior dominou de costas para o gol e tentou a puxeta, com a bola passando à esquerda de Luis Paulo.

O Princesa do Solimões teve um gol mal anulado, aos 34 minutos, depois de Marinélson receber cruzamento da esquerda, dominar e tocar para o gol. Por reclamação, o atacante levou cartão amarelo. Na onda de reclamações e pressão sobre o auxiliar Luis Cláudio Rodrigues da Costa que se sucedeu, ficou barato para o Princesa pois pelo menos quatro jogadores mereciam cartão amarelo pela reclamação ostensiva - Rondinelle, Clemílton, Nando e Marinélson, que no caso teria que ser expulso. No final do primeiro tempo, ainda muito nervoso, Marinélson voltou a tirar satisfações sobre o lance com a equipe de arbitragem.

Para o segundo tempo Fabinho Recife veio no lugar do apagado Kaká, fazendo sua estreia no Tricolor de Aço. Logo aos 2 minutos, após lançamento de Michell, o atacante estreante quase conseguiu desviar de cabeça, mas Luis Paulo chegou antes para aliviar o perigo. Dois minutos depois o Princesa quase ampliou, depois que Gelvane cobrou escanteio pelo lado direito, Marraquete subiu muito e testou para o gol e, quase debaixo do gol, Deurick complementou de cabeça, mas para fora.

Lotado, o estádio Gilberto Mestrinho ficou em silêncio aos 12 minutos, depois de uma disputa de jogo aéreo em que Gró caiu e perdeu os sentidos. Próximo ao lance, Deurick percebeu logo a gravidade do fato, tirando imediatamente a camisa para socorrer o colega de profissão, sendo seguido no gesto por jogadores dos dois clubes, chamando insistentemente a ambulância, que por sua vez demorou no atendimento em razão do motorista estar conversando distraidamente longe do veículo. Ainda bem que foi só um susto...


O Fast Clube teve uma leve melhora e pressionou em busca do empate. Aos 20 minutos Luis Paulo chegou antes de Júnior e fez a defesa. Aos 21 minutos, após pressão na área adversária, Catatau tentou no rebote mas a bola passou à esquerda. Aos 23 minutos Gró arrancou pela direita e tocou para Fabinho Recife, que marcou, mas o lance foi invalidado por impedimento. Vale ressaltar que se Fabinho Recife não tivesse se movido e deixado a bola chegar a Júnior, que vinha penetrando de trás, em velocidade, o lance teria sido legal.

Aos 32 minutos Fabinho Recife cruzou da direita e Catatau cabeceou por cima, mas Luis Paulo estava na bola. Aos 36 minutos Michell perdeu a bola displicentemente no campo de ataque, Marinélson avançou pela esquerda, driblou Catatau e Preto e foi derrubado pelo goleiro, em pênalti indiscutível. O goleiro, que levou cartão amarelo pelo pênalti cometido, se redimiu e defendeu a cobrança de Clemílton, no canto direito rasteiro, aos 38 minutos. Michell não teve a mesma sorte de se redimir aos 43 minutos, em cobrança de falta na entrada da área. Apesar do capricho na batida, a bola passou raspando a trave esquerda de Luis Paulo.

Quando todos já consideravam a derrota por apenas 0-1 de bom tamanho, reversível no jogo de volta, em Manaquiri/AM, eis que aos 45 minutos o zagueiro João Gomes lançou errado, na tentativa de ligação direta com o ataque, Marinélson foi acionado, deu o drible da vaca simultaneamente em dois adversários e marcou o segundo gol, que aumentou a vantagem manacapuruense e as esperanças da conquista da Taça Estado do Amazonas. Para reverter o quadro, o Fast Clube vai precisar marcar no mínimo dois gols no jogo do próximo sábado (27/03). Missão difícil contra um time que levou apenas dois gols em sete jogos disputados na competição.

Ficha Técnica:
Princesa do Solimões 2-0 Fast Clube
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Jogo de Ida da Final
Quarta-feira, 27 de março de 2013, às 15h
Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru
Árbitro: Djalma Silva de Souza
Auxiliar 1: Luis Cláudio Rodrigues da Costa
Auxiliar 2: Marleudo Nunes de Lima
4° Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 21.170,00
Público: 2.314 pagantes (2.714 presentes)
Gols: Nando 21 minutos do 1° tempo. Marinélson 45 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Kaká 20, Deurick 29 e Marinélson 35 minutos do 1° tempo. Fábio Gomes 3 e Preto 36 minutos do 2° tempo.

Princesa do Solimões: Luis Paulo; Clemílton, Marraquete, Clayton He-Man e Gelvane; Rondinelle, Deurick, Vinícius (Alan 30/2°) e Alessandro Toró; Nando e Marinélson. Treinador: Marquinhos Píter.
Fast Clube: Preto; Júnior Sertânia, João Gomes, Fábio Gomes e Janeílton; Souza, Baé (Gró 28/1°, depois Cacau 25/2°), Catatau e Michell; Kaká (Fabinho Recife, no intervalo) e Júnior. Treinador: Paulo Morgado.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita


Comentários