[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - São Raimundo vence e elimina Nacional

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: João Paulo Oliveira/Agência Tufão
http://www.tufaooficial.com.br


Manaus/AM - Jogando sempre com superioridade, o São Raimundo conquistou o primeiro lugar do Grupo A da Taça Estado do Amazonas, a 1ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013, e garantiu a vantagem de atuar a segunda partida da Semifinal como mandante, contra o Fast Clube. Na tarde deste sábado (09/03), com um gol de Marinho, o Tufão da Colina venceu seu ferrenho adversário, o Nacional, não dando ao rival poder de reação em qualquer momento da partida. Marinho fez o gol aos 13 minutos do primeiro tempo, logo depois do zagueiro nacionalino Rafael Mourisco perder um pênalti, defendido pelo goleiro estreante Julião.

O jogo, que teve declarações quentes de jogadores dos dois times durante a semana, para incentivar a presença da torcida, começou no ritmo das provocações: fervendo. O São Raimundo deu o centro e partiu para o ataque, com a jogada sendo parada com falta. Na cobrança, na área, após ligeiro bate-rebate, Marinho pegou a sobra e quase marca, batendo para fora, por cima do gol, logo aos 40 segundos de jogo.

A resposta nacionalina aconteceu com um minuto e meio de bola correndo. Cruzamento de Andrezinho da direita, o estreante Julião soltou duas vezes e o zagueiro Tião Bahia aliviou o perigo para escanteio. Aos 3 minutos o Nacional chegou de novo com perigo, pelo lado direito. Felipe tocou para Miltinho, que bateu cruzado, rente à trave direita de Julião. Aos 5 minutos Amaralzinho foi desarmado por Bruno Sabino na saída de bola, bem na entrada da área. Bruno Sabino tocou para Serrano, que não aproveitou, batendo mal, à direita de Julião.

Aos 9 minutos aconteceu o lance capital da partida. Felipe cruzou prensando e Serrano, que vinha na corrida, dominou a bola, driblou Julião e foi derrubado pelo goleiro, em pênalti indiscutível. Na cobrança, aos 11 minutos, o zagueiro Rafael Mourisco, um dos protagonistas das declarações que antecederam a partida, bateu fraco, no meio do gol, com Julião caindo levemente para o canto direito mas conseguindo fazer a defesa com os pés. Depois desse lance, o Nacional não foi mais o mesmo, apagando-se por completo.

Na sequência do lance, Maykon bateu forte, da intermediária, e Carlos Luna jogou de tapinha para escanteio, evitando o gol. Na cobrança, pelo lado direito do ataque, Maykon colocou na cabeça de Adonias, com a zaga cortando no meio do caminho. Marinho aproveitou a bobeira de Rafael Morisco e Carlos Luna e, da entrada da pequena área, tocou para o fundo das redes, marcando o gol que decretou a vitória colinense e a eliminação nacionalina.

Aos 15 minutos de jogo Maykon voltou a cobrar escanteio pelo lado direito e o lance do gol praticamente se repetiu, mas dessa vez Marinho cabeceou livre, porém desequilibrado, por cima do gol. O Nacional deu três suspiros, aos 20, aos 22 e aos 25 minutos. No primeiro lance Miltinho limpou dois adversários na entrada da área e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Julião, que mandou a escanteio. Na segunda chance Lídio cruzou da intermediária direita e Miltinho cabeceou por cima. Na terceira e última, Andrezinho cruzou da direita e Deleon cabeceou forte contra seu próprio gol, por sorte em cima do goleiro Julião.

Depois disso o São Raimundo passou a dominar, deixando pouco espaço e, consequentemente, dando poucas chances ao Nacional. Aos 27 minutos, depois de um chute do lateral-direito Hugo Deleon para frente, Marinho ganhou na cabeça de Rafael Mourisco, avançou com perigo tendo apenas Rocha pela frente e, na hora de tocar para Mailson, errou na força, batendo muito forte. Aos 29 minutos foi a vez de Mailson desperdiçar, adiantando muito a bola e proporcionando o corte pela lateral de Rafael Mourisco. Após a cobrança do lateral, Maykon cruzou da direita e Rafael Mourisco tirou o perigo dos pés de Marinho.

Mandando na partida, o São Raimundo chegou de novo aos 33 minutos, quando Fernando cobrou falta com violência e perigo, à esquerda de Carlos Luna. Aos 34 minutos Mailson avançou pela esquerda, entrou na área e bateu cruzado, mas fraco, nas mãos de Carlos Luna, para desespero de Marinho, sozinho na entrada da pequena área com o gol escancarado. Aos 36 minutos Fernando e Mailson tabelaram pela esquerda, com Mailson entrando na área e, dessa vez, tocando para Marinho. Só que o atacante estava impedido, além de ter perdido o gol.

Aos 37 minutos Vidinha lançou Mailson entre a zaga nacionalina e o atacante saiu na cara de Carlos Luna, mas Ivo Fernando da Costa de Souza já apontava o impedimento, duvidoso. Vidinha, aos 40 minutos, recebeu, girou o corpo sobre o marcador numa linda finta e bateu para o gol, com a bola desviando na zaga adversário e se perdendo em escanteio.

No final do primeiro tempo, o Nacional voltou a assustar, aos 43 e 46 minutos. Aos 43 minutos Andrezinho e Miltinho tabelaram bem pela direita e o meia achou Felipe na área, mas o atacante se enrolou, sendo desarmado facilmente. Depois, Miltinho cobrou falta na área, Felipe desviou levemente de cabeça e Julião defendeu no reflexo, com o lance sendo invalidado por impedimento de Felipe.

No segundo tempo o Nacional tentou o empate logo no primeiro lance,aos 40 segundos, chegando com perigo e com Felipe batendo prensado na zaga. Mas foi só. No lance seguinte Amaralzinho recebeu de Adonias, entrou pela direita e caiu na área, reclamando pênalti. Aos 7 minutos, Hugo Deleon fez ligação direta com Marinho, que avançou e bateu cruzado para difícil defesa de Carlos Luna. Um minuto depois Vidinha recebeu de Amaralzinho e lançou Marinho, pela direita. O atacante bateu cruzado, de novo, com a bola raspando a trave direita nacionalina.

Vilson Tadei ainda tentou mudar o panorama da partida, colocando dois atacantes (Leonardo e Charles) e deslocando Roberto Dinamite para a lateral-direita, no lugar de Andrezinho, um dos substituídos. Aos 28 minutos Dinamite cruzou da direita mas Bruno Sabino não chegou na bola a tempo. Cadenciando o jogo e valorizando a posse de bola, o São Raimundo também diminuiu o ritmo da partida, passando a administrar, perigosamente, o placar vencedor.

Aos 37 minutos Amaralzinho avançou sem ser contido, mas bateu em cima da zaga. Aos 39 minutos Claílson recebeu de Amaralzinho, ganhou na corrida de dois marcadores, passou por Diogo Jurandir e acabou derrubado na entrada da área. Na cobrança, Fernando colocou no canto esquerdo de Carlos Luna, à meia altura, pelo lado da barreira. O goleiro nacionalino fez difícil defesa, dando rebote, que Rogerinho desperdiçou, batendo para fora, à direita, com Carlos Luna fora do lance.

O desespero e a apatia do Nacional era tanta que aos 42 minutos, muito precocemente, o goleiro Carlos Luna deixou sua meta para tentar o gol de cabeça numa cobrança de escanteio. Tentativa sem sucesso e também sem prejuízo para seu time. O São Raimundo ainda passou um susto, aos 44 minutos, que poderia lhe custar a vaga. Bruno Sabino recebeu cruzamento da direita e de puxeta jogou na pequena área, onde Felipe desperdiçou, batendo para fora, por cima do gol.

Aos 47 minutos o Tufão teve a última chance do jogo. Deleon e Rogerinho tabelaram pela direita, com Rogerinho cruzando para Marinho testar, para difícil defesa de Carlos Luna próximo à trave direita, mandando a escanteio. Depois da cobrança não houve tempo para mais nada. Vitória, classificação e alegria pelo lado do São Raimundo. Derrota, eliminação e perplexidade pelo lado do Nacional.

Ficha Técnica:
São Raimundo 1-0 Nacional
Campeonato Amazonense Chevrolet - 2013
Quinta Rodada da Primeira Fase - Grupo A
Sábado, 9 de março de 2013, às 15h00
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso
Auxiliar 1: Ivo Fernando da Costa de Souza
Auxiliar 2: Abson Pantoja de Barros
4° Árbitro: João Batista Cunha Brito
Delegado: Lázaro D'Ângelo Pinheiro
Renda: R$ 8.340,00
Público pagante: 1.159 (1.665 presentes)
Gol: Marinho 13 minutos do 1º tempo.
Cartões amarelos: Julião 9, Andrezinho 39 e Bruno Sabino 41 minutos do 1º tempo. Lídio 19, Carlos Luna 25 e Hugo Deleon 42 minutos do 2° tempo.

São Raimundo: Julião; Hugo Deleon, Tião Bahia, Ronan e Fernando; Amaralzinho, Adonias, Maykon (Fabrício, no intervalo) e Vidinha (Claílson 26/2°); Mailson (Rogerinho 26/2°) e Marinho. Treinador: Eduardo Clara. Suplentes: Stanley, Rondinelle, Magno, Fabrício, Claílson, Pará e Rogerinho.
Nacional: Carlos Luna; Andrezinho (Charles 24/2°), Rocha (Diogo Jurandir 40/1°), Rafael Mourisco e Wesley Bigú; Lídio, Roberto Dinamite, Serrano (Leonardo 13/2°) e Miltinho; Bruno Sabino e Felipe. Treinador: Vilson Tadei. Suplentes:

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários