[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Estreantes usam a cabeça e goleiro usa as mãos para classificar Fast Clube

Teófilo Benarrós de Mesquita
Foto: Lissandro Windson
Site Oficial do Fast Clube
http://fastclube.com.br


Manaus/AM - No primeiro tempo, os estreantes Catatau e Júnior usaram a cabeça para marcar os gols. No segundo tempo o goleiro Preto (voltando ao time depois de dois jogos) usou as mãos para garantir a vitória e a vaga ao Fast Clube para a Decisão da Taça Amazonas do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013. A vitória por 2 a 1 também derrubou o último invicto da competição, o São Raimundo.

O Tricolor de Aço praticamente construiu a vitória no primeiro tempo, fruto da ousadia tática de Paulo Morgado, que promoveu 5 alterações: o goleiro Preto de volta, no lugar de Delone; o lateral-direito Júnior Sertânia no lugar de Gró; o zagueiro João Gomes no lugar de Tiago Brandão; o volante Baé no lugar de Viola; e o polivante Catatau completando o meio-de-campo, no lugar do dispensado Thuran, ao invés da lateral-direita, posição em que já atuou no Amazonas jogando por São Raimundo, Nacional, o próprio Fast Clube e América, quando foi eleito pelo site Futebol do Interior como o melhor lateral-direito da Série D em 2010.

Em campo, se o time perdeu ofensividade pelo lado direito com a saída de Gró, ganhou mais consistência defensiva, embora o setor ainda tenha apresentado vulnerabilidade. Fábio Gomes e João Gomes reeditaram a dupla de zaga dos últimos dois anos, mostrando bom entendimento e entrosamento. Baé reforçou a marcação no meio-de-campo, dando mais liberdade e segurança a Michell. E Catatau flutuou bem entre defender e atacar. Tanto que abriu o marcador, de cabeça, aos 5 minutos de jogo. Michell lançou o atacante Júnior pelo lado direito. Ele cruzou e Catatau, livre, na marca do pênalti, cabeceou no canto esquerdo de Julião.

O São Raimundo chegou com perigo aos 9 minutos, quando Rogerinho cruzou da esquerda, João Gomes disputou no chão com Marinho e Fábio Gomes completou o corte, tudo dentro da pequena área. Aos 12 minutos, nova chegada do Tufão, mais uma vez pelo lado esquerdo, novamente com Rogerinho cruzando para Marinho, só que dessa vez, João Gomes se antecipou ao zagueiro e tirou o perigo.

Aos 16 minutos, o São Raimundo se lançou ao ataque em velocidade. Marinho foi lançado, dominou e rolou para Claílson, que abriu na direita para a chegada de Vidinha. O meia bateu cruzado, rasteiro, e Preto defendeu bem. Quando era melhor em campo, o São Raimundo sofreu o segundo gol, perdendo por completo o domínio do jogo.

Aos 21 minutos, Michell bateu falta da intermediária direita, a bola quicou no gramado tirando toda a zaga adversária e o estreante Júnior (estava no banco sábado passado mas não foi utilizado), de cabeça e de dentro da pequena área, fez o segundo Tricolor. O Tufão sentiu o golpe e o Tricolor desperdiçou diversas chances de ampliar ainda no primeiro tempo. Aos 24 minutos, Kaká arrancou pela esquerda, puxou para o meio, tabelou com Júnior mas adiantou a bola, surgindo Adonias para proteger até a saída pela linha de fundo.

Uma bola mal recuada, aos 29 minutos, deixou Júnior livre, cara a cara com Julião. O atacante bateu cruzado, no canto esquerdo, e o goleiro tirou com os pés, com a bola passando raspando a trave esquerda. Julião voltou a fazer grande defesa aos 32 minutos, em cobrança de falta da intermediária, de Michell.

O São Raimundo voltou a se estabilizar em campo e aos 34 minutos Rogerinho passou por Janeílton e cruzou, com Marinho cabeceando por cima do travessão. Aos 37 minutos, Maykinho cobrou falta na área, pelo lado direito do ataque, e Fábio Gomes tirou de carrinho quando Rogerinho já estava pronto para marcar e descontar o placar.

Numa envolvente troca de passes, aos 38 minutos, Janeílton tabelou com Kaká e cruzou para Júnior, que rolou para Catatau bater à esquerda de Julião, muito rente à trave esquerda. No minuto seguinte Michell se livrou do marcador e bateu à esquerda, com perigo. Aos 40 minutos mais uma defesa providencial de Julião, depois de Kaká driblar seu marcador e bater para o gol.

Com 4 minutos de acréscimos, o São Raimundo teve duas chances de diminuir, ainda no final do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Maykinho cobrou escanteio pelo lado direito, Rogerinho testou para o meio da área e Preto chegou para salvar. Aos 47, Marinho foi lançado, girou sobre João Gomes e bateu, mas o zagueiro se recuperou no lance, travando o chute, com a bola saindo em escanteio.

No segundo tempo, as transformações nas equipes foram surpreendentes. O Fast Clube passou a ser dominado e assistia aos ataques perigosos do São Raimundo. O goleiro Preto se constituiu na figura do jogo, com defesas importantes. Mas antes mesmo dele poder brilhar, o São Raimundo marcou seu gol, aos 3 minutos. Fernando cobrou lateral, Marinho ajeitou com o peito para Maykinho, que chutou forte, rasteiro. A bola ia passando por todos mas Janeílton se atrapalhou na hora de cortar e acabou jogando contra o patrimônio, marcando gol contra.

O Fast Clube respondeu imediatamente, aos 4 minutos. Michell recebeu de Baé e rolou para Catatau bater com perigo, à esquerda da meta confiada a Julião. No minutos seguinte o goleiro Preto levou cartão amarelo, por retardar demasiadamente a cobrança de um tiro de meta. Aos 10 minutos, Michell lançou Catatau, que na disputa contra Julião preferiu tentar cavar o pênalti, ao invés de dar prosseguimento ao lance.

A partir dos 12 minutos começou o bombardeio colinense. Hugo Deleon desceu com perigo pela direita e cruzou rasante e perigoso, mas Preto defendeu bem, sem dar rebote. A última chance do Fast Clube veio em resposta, aos 13 minutos. Michell avançou driblando pelo meio e abriu na esquerda para Kaká. O atacante bateu para o gol, quando tinha Júnior livre na pequena área, em excelentes condições.

Aos 18 minutos Vidinha cobrou falta da intermediária direita, Ronan subiu de cabeça e Preto fez grande defesa, no canto esquerdo rasteiro. Aos 32 minutos Hugo Deleon cruzou da direita com força e Preto rebateu, com a zaga fastiana saindo tocando. No minuto seguinte Maykinho, pelo lado esquerdo, limpou o marcador e encheu o pé, com Preto espalmando o perigo. Aos 39 minutos foi a vez de Maykinho receber, se livrar do adversário e bater, com a bola desviando na zaga e saindo a escanteio.

No final da partida Preto fez duas importantes defesas. Aos 46 minutos interceptou cruzamento perigoso de Maykinho da direita. E aos 47 minutos defendeu no canto direito, depois de um belo sem-pulo de Vidinha, da entrada da área, na altura da meia-lua. Final de jogo, vitória fastiana, derrubando o último invicto do Barezão 2013, e vaga na decisão da 1ª Fase, contra o Princesa do Solimões.

Ficha Técnica:
São Raimundo 1-2 Fast Clube
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Jogo de Volta da Fase Semifinal
Sábado, 23 de março de 2013, às 15h
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação
Auxiliar 1: Jander Rodrigues Lopes
Auxiliar 2: Paulo Alves de Souza
4° Árbitro: Djalma Silva de Souza
Delegado: Labíbio André de Lima
Renda: R$ 4.335,00
Público pagante: 664 (1.236 presentes)
Gols: Catatau 5 e Júnior 21 minutos do 1° tempo. Janeílton (contra) 3 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Janeílton 18 minutos do 1° tempo. Preto 5, Hugo Deleon 25, Kaká 26 e Pará 43 minutos do 2° tempo.

São Raimundo: Julião; Hugo Deleon, Tião Bahia, Ronan e Fernando; Amaralzinho, Adonias (Maykinho 30/1), Clailson e Vidinha; Marinho e Rogerinho (Pará 24/2°). Treinador: Eduardo Clara. Suplentes: Rogério Rodrigues, Rondinelle, Magno, Fabrício, Marcelinho, Pará e Maykinho.
Fast Clube: Preto; Júnior Sertânia, João Gomes, Fábio Gomes e Janeílton; Souza, Baé (Gró 49/2°), Catatau e Michell; Kaká (Cacau 27/2°) e Júnior (B.A. 42/2°). Treinador: Paulo Morgado. Suplentes: Delone, Tiago Brandão, Gró, Cacau, Clayton Caruaru, B.A. e Bruno Recife.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários