[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - São Raimundo e Fast Clube empatam no SESI

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - O Fast Clube manteve a liderança do Grupo B, mas não depende mais apenas de si e torce por tropeço de seus adversários de grupo, já a partir deste domingo (21/04). O São Raimundo ficou matematicamente eliminado, mas o empate praticamente livrou o time do perigo do rebaixamento. Num campo encharcado pela chuva que não deu trégua e com uma arbitragem nervosa de Weden Cardoso Gomes, que desagradou aos dois times, pior para o Fast Clube, que teve dois jogadores importantes expulsos (Carlinhos e Catatau), desfalques certos para o clássico contra o Nacional, pela última e decisiva rodada, no próximo sábado (27/04).

O jogo começou com as equipes se estudando e o primeiro lance de perigo só ocorreu aos 11 minutos, quase involuntariamente. O lateral-direito Catatau saiu jogando errado e deu nos pés de Claílson, que bateu rasteiro, no canto direito de Preto, que defendeu bem. Aos 14 minutos, Ronan devolveu a "gentileza": ele escorregou na entrada da área, quando tinha a bola dominada, Cacau penetrou pelo lado direito ofensivo e cruzou buscando Júnior, marcado por Tião Bahia, quando tinha Carlinhos livre no meio, próximo à marca do pênalti.

Carlinhos recebeu livre e impedido, aos 16 minutos, e mesmo assim chutou para fora, cruzado, com a bola passando à esquerda de Julião. Três minutos depois Carlinhos voltou a descer com perigo, pela esquerda, cruzando na área, onde se estabeleceu um bate-rebate até Ronan tirar de cabeça, jogando para escanteio.

O São Raimundo quase abriu o marcador aos 22 minutos, em jogada rápida e bem trabalhada. Tião Bahia lançou do campo defensivo, Marinho desviou levemente de cabeça para Claílson, nas costas da zaga fastianas. João Gomes se recuperou no lance e apertou a marcação sobre Claílson, fechando o espaço do atacante, que acabou cruzando mal para Marinho, com a jogada perdendo o perigo. No ataque seguinte, aos 27 minutos, foi a vez de Maikynho descer com perigo pela direita e cruzar rasante junto à grama molhada, mas a bola pegou tanta velocidade que nem Claílson nem Marinho conseguiram desviá-la.

O Fast Clube respondeu com Gró, que desceu pela direita mas bateu para fora. Aos 28 minutos Gró foi lançado por Baé avançou e bateu de novo com perigo, só que de novo para fora. Aos 30 minutos Cacau arrancou em velocidade pelo meio e tendo tantas opções de passe (Carlinhos, Gró e Júnior), passou errado, na fogueira para Gró, que acabou desarmado. Aos 32 minutos ele repetiu a jogada só que dessa vez preferiu bater direto para o gol, com Julião fazendo difícil defesa, rebatendo nos pés de Júnior, que estava impedido.

Aos 34 minutos o Fast Clube teve um gol anulado. Carlinhos cobrou falta na área, Julião subiu junto com seus companheiros de zaga e escorregou ao tentar segurar a bola. Fábio Gomes completou para as redes, mas o gol acabou invalidado pelo auxiliar Odaly Peres Monteiro. De tanto criar boas chances, o Tricolor de Aço chegou ao gol. Fábio Gomes bateu falta do campo defensivo, Mauryan furou feio e Catatau centrou na área onde Júnior subiu com estilo, entre os dois zagueiros adversários, e cabeceou a bola no canto direito de Julião.

Carlinhos perdeu excelente chance de ampliar logo depois, aos 42 minutos. Ele recebeu livre lançamento de Souza, Julião saiu do gol mas desistiu no meio do caminho, deixando a meta vulnerável, mas Carlinhos também titubeia e, quando resolve bater para o gol, Julião se recuperou e desviou com a ponta dos dedos para escanteio. Na cobrança de escanteio, Souza pega o rebote de primeira, da entrada da área, forte e rasteiro, mas Julião encaixa sem dar rebote, no meio do gol.

O São Raimundo esteve próximo de empatar em dois ataques, ainda no primeiro tempo. Aos 44 minutos a bola foi alçada na área fastiana e o goleiro Preto saiu no bolo de jogadores, rebatendo mal. No bate-rebate, Marinho e Tião Bahia tentaram: na primeira a zaga rebateu e na segunda Preto defendeu, aliviando o perigo. Aos 46 minutos, Mauryan bateu falta na área, Claílson desviou de cabeça e de costas, quase surpreendendo Preto, levemente adiantado.

O segundo tempo começou quente e confuso. Logo aos 50 segundos, o São Raimundo teve um gol anulado. O mesmo Odaly Peres Monteiro que anulou o gol de Fábio Gomes no primeiro tempo invalidou um gol de Marinho, nas mesmas circunstâncias. O time do São Raimundo cercou o árbitro Weden Cardoso Gomes e no bolo de empurra-empurra, Claílson acabou expulso.

Aos 5 minutos o Fast Clube chegou com perigo pela primeira vez no segundo tempo. Em cruzamento da esquerda, Souza preferiu cavar um pênalti ao invés de dar sequência na jogada. Baé recuperou a bola, cruzou na área e Tião Bahia cortou. Alberto dominou com a perna direita, na meia-lua da grande área, e sem deixar cair, bateu de primeira, de esquerda, com Julião fazendo boa defesa.

Para tentar se aproveitar de um homem a mais, Morgando tirou Cacau e colocou Eliélton, com Gró passando para a armação. Logo em seu primeiro lance, Eliélton recebeu de Alberto e lançou Gró, que se aproveitou de uma poça d´água para chegar antes de Julião e Tião Bahia e driblar os dois de uma só vez, antes de ver o lance invalidado de maneira estranha, pois não havia nem impedimento nem falta no lance.

Mesmo com um a menos, o São Raimundo cresceu e passou a ter maior posse de bola, principalmente depois da saída de Gró e a entrada de Júnior Sertânia. Aos 22 minutos Amaral tentou de letra, mas ficou no vazio. Aos 26 minutos Hugo Deleon bateu falta da intermediária e a bola desviou na barreira, tirando Preto da jogada, mas saindo em escanteio. Aos 28 minutos Eliélton se livrou de três no meio de campo, mas demorou a soltar a bola e quando passou para Carlinhos já havia impedimento.

O empate do São Raimundo acabou surgindo aos 31 minutos. Amaral desceu pela esquerda e cruzou. Maikynho tentou na primeira e Preto rebateu. Ronan encheu o pé e Fábio Gomes salvou em cima da linha. Aí não teve jeito e, no segundo rebote, Marinho aproveitou e mandou para as redes. Marinho poderia ter virado o marcador aos 35 minutos, depois que Fábio Gomes furou, Marinho ficou na cara de Preto, mas bateu para grande defesa do goleiro fastiano.

No final da partida, o Fast Clube ainda teve dois jogadores expulsos, desfalques para a partida da última rodada, contra o Nacional, que pode ser transferida para o domingo (28/04). Carlinhos levou o segundo amarelo aos 39 minutos, depois de parar com falta um contra-ataque colinense puxado por Hugo Deleon, e Catatau foi expulso aos 48 por reclamação. Ele levou cartão amarelo e os jogadores do São Raimundo pressionaram o árbitro alegando ser o segundo amarelo. Weden embarcou e deu amarelo e vermelho, mesmo com Catatau não tendo sido advertido com cartão amarelo antes.

Ficha Técnica:
São Raimundo 1-1 Fast Clube
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Quarta Rodada da Taça Cidade de Manaus
Sábado, 20 de abril de 2013, às 15h30
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus
Árbitro: Weden Cardoso Gomes
Auxiliar 1: Marcos Santos Vieira
Auxiliar 2: Odaly Peres Monteiro
4° Árbitro: Francisco da Conceição Costa
Delegado: Lázaro D´Ângelo Pinheiro
Renda: R$ 1.950,00
Público: 302 pagantes
Cartões amarelos: Gró 25 e Fabrício 25 minutos do 1° tempo. Hugo Deleon 4, Carlinhos 13, Ronan 23, Eliélton 25,
Expulsão: Claílson 2, Carlinhos 39 e Catatau 48 minutos do 2° tempo.
Gols: Júnior 39 minutos do 1° tempo. Marinho 31 minutos do 2° tempo.

São Raimundo: Julião; Hugo Deleon, Tião Bahia, Ronan (Magno 39/2°) e Mauryan; Amaral, Maikynho (Pará 33/2°), Fabrício e Vidinha (Nick 22/2°); Claílson e Marinho. Treinador: José Tavares.
Fast Clube: Preto; Catatau, João Gomes, Fábio Gomes e Alberto: Souza, Baé e Cacau (Eliélton 11/2°); Gró (Júnior Sertânia 22/2°), Júnior e Carlinhos. Treinador: Paulo Morgado.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários