[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Nacional segue arrasador e está a um ponto da classificação

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Foi a terceira vitória do time na Taça Cidade de Manaus, que somadas às duas da Copa do Brasil mantém o Nacional com 100% de aproveitamento sob o comando do treinador Aderbal Lana. Matematicamente, o Leão da Vila Municipal está a um ponto da classificação para as semifinais. Mais uma vez o Nacional trouxe novidades em sua formação: os titulares Jairo (goleiro) e Bruno Sabino (meia-atacante) voltaram e, no ataque, apareceu Garanha. Com isso o time jogou, mais uma vez, num 4-3-3 evoluindo, com as subidas de Bruno Sabino, para um ousado 4-2-4 das antigas.

O Iranduba, porém, foi quem começou mais insinuante. Aos 13 minutos Jairo e Eliézio não se entenderam depois de um cruzamento na área e quase entregam o ouro. Aos 21 minutos Carlos Henrique cabeceou perigosamente, com Jairo só olhando e "torcendo" para a bola sair, o que de fato ocorreu. Aos 28, Júnior cobrou escanteio pelo lado direito, Carlos Henrique testou de novo e dessa vez Jairo fez defesa espetacular e milagrosa, jogando a escanteio.

A primeira chegada perigosa do Nacional veio aos 29 minutos, quando Felipe desceu em velocidade pela direita, passou pelo zagueiro Rafael e cruzou rasante buscando Bruno Sabino, mas Paulo Galvão defendeu sem rebote. Aos 35 minutos Rafael Morisco cobrou falta com violência e perigo, com a bola raspando a trave direita do goleiro verde. Aos 38 minutos, depois de cruzamento na medida, Garanha entrou de peixinho e Paulo Galvão foi quem ficou agora olhando e "rezando" para a bola sair, rente ao travessão.

Para fechar as emoções no primeiro tempo, o Iranduba teve duas chances. Aos 41 minutos Júnior cobrou falta na área e Jairo fez duas defesas parciais, até a zaga azulina aliviar o perigo. Aos 45, Felipe cruzou e Carlos Henrique não alcançou a bola.

No segundo tempo o Nacional teve a primeira chance. Aos 5 minutos Felipe cruzou e Garanha cabeceou para difícil defesa de Paulo Galvão. Aos 12 minutos, Wesley Bigu deu uma vacilada que quase custou caro. Ele literalmente pisou na bola, numa saída azulina, Felipe roubou, avançou e cruzou para Carlos Henrique, mas Wesley Bigu se recuperou e desviou para escanteio.

O Iranduba parecia que teria mais sorte aos 21 minutos, quando Roberto Dinamite foi expulso de forma direta, após entrada violenta, um minuto depois de Danilo Rios ter entrado no lugar de Bruno Sabino. Entretanto, com um a menos, o Nacional melhorou. Leonardo desperdiçou um rebote livre, aos 25 minutos, depois de um rápido contra-ataque nacionalino. Aos 26 minutos, Danilo Rios fez boa jogada e Leonardo bateu em cima da zaga irandubense. Aos 30 minutos Leonardo... foi substituído por Charles.

Na sequência, Raul quase marca contra seu próprio gol. Na cobrança de escanteio, Charles foi puxado escandalosamente e Reginaldo Vasconcelos Noronha não deu o pênalti em favor do Nacional. Por reclamação no lance, o goleiro suplente Igor Lemos levou cartão amarelo, no banco de reservas. Na tentativa de equilibrar as ações, visto que jogava com um homem a mais, Sérgio Duarte fez duas alterações, aos 33 e 36 minutos, com Bolacha e Léo entrando nos lugares de Júnior e Igor, respectivamente.

Mas quem marcou foi o Nacional, aos 36 minutos. Amaral entrou pela direita em diagonal, sem ser incomodado por qualquer marcação e, do bico da pequena área bateu cruzado, no canto direito baixo de Paulo Galvão. Três minutos depois Felipe aumentou, cabeceando com estilo, no segundo pau. As 42 minutos, Charles perdeu a chance de fazer o terceiro, praticamente atrasando a bola para o goleiro adversário.

Num vacilo, com a vitória já garantida, o Nacional acabou levando um gol, aos 46 minutos. O zagueiro Pedrão avançou sem marcação e bateu de esquerda, no canto direito de Jairo. O Iranduba diminuiu, mas não havia mais tempo para tentar outro tipo de reação.

Ficha Técnica:
Iranduba 1-2 Nacional
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Terceira Rodada da Taça Cidade de Manaus
Quarta-feira, 17 de abril de 2013, às 15h30
Estádio Tenente Álvaro Maranhão, em Iranduba/AM
Árbitro: Reginaldo Vasconcelos Noronha
Auxiliar 1: Marcos Santos Vieira
Auxiliar 2: Paulo Alves de Souza
4° Árbitro: Djalma Silva de Souza
Delegado: Ivan da Silva Guimarães
Renda: R$
Público:
Cartões amarelos: Rafael 43 minutos do 1° tempo. Felipe (Iranduba) 37 minutos do 2° tempo.
Expulsão: Roberto Dinamite 21 minutos do 2° tempo.
Gols: Amaral 36, Felipe 39 e Pedrão 46 minutos do 2° tempo.

Iranduba: Paulo Galvão; Raul, Rafael, Pedrão e Jeferson Fofão; Lucas, Tiago Amazonense (Adriano 39/2°), Felipe e Igor (Léo 36/2°); Júnior (Bolacha 33/2°) e Carlos Henrique. Treinador: Sérgio Duarte.

Nacional: Jairo; Amaral, Eliézio, Rafael Morisco e Wesley Bigu; Denis Santos, Roberto Dinamite e Bruno Sabino (Danilo Rios 20/2°); Felipe, Leonardo (Charles 30/2°) e Garanha (Lídio 39/2°). Treinador: Aderbal Lana.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários