[NATAÇÃO] - Isabelle Nobre inscreve seu nome na história do Desporto

Da Assessoria de Imprensa da Semdej
Fotos: Antonio Lima/Semdej


Manaus/AM - O 19º Torneio Interclubes Infantil, Juvenil e Júnior/Sênior de Natação do Norte 2013 , Troféu Leônidas Marques, neste final de semana em Belém/PA, não poderia ter sido melhor para Isabelle Nobre. A atleta da Prefeitura de Manaus não só brilhou ao faturar quatro medalhas de ouro, como também entrou para a história ao se tornar a primeira mulher amazonense a conquistar um índice abaixo de um minuto nos 100m livre, ao cravar 59seg92cent. O recorde pertencia à nadadora Flávia Lote, que em 1996 marcou 1min00seg32cent no Campeonato Brasileiro.

“Eu estava muito ansiosa, pois era minha estreia na categoria Junior (a atleta defendia até o mês passado a Juvenil) e apesar de almejar muito o recorde, eu não imaginava que pudesse alcançá-lo, pois nos meus treinos eu estava batendo 1min02seg e jamais pensei que no dia da competição conseguisse essa façanha”, afirmou.

Segundo a beneficiária do Bolsa-Atleta Municipal, o feito histórico só foi possível devido o grande investimento dentro e fora d’água. Segundo a atleta, desde fevereiro ela tem à disposição uma equipe disciplinar formada pelo técnico Leandro Freire, por um fisioterapeuta, nutricionista, por sessões de pilates e horas de academia.

“Com o Bolsa Atleta Municipal e a dedicação dos meus pais, está sendo possível manter uma equipe que é essencial para o meu desenvolvimento. Eu não teria como evoluir sem a ajuda e os ensinamentos de todos esses profissionais”, comentou Isabelle, ao admitir que chorou com a conquista.

“Fiquei muito emocionada, estava nervosa e esse título só me faz querer mais. Agora é hora de focar e trabalhar para o Norte/Nordeste e o Campeonato Brasileiro, ambos em maio. Meu objetivo é baixar ainda mais meu tempo e entrar pelo terceiro ano para a seleção brasileira”, disse a jovem.

Único técnico amazonense a ir para uma Olimpíada (Barcelona, 1992) e ter um atleta (Eduardo Picinnini) no evento mais competitivo do mundo, o professor Aly Almeida torna-se o profisisonal mais gabaritado quando o assunto é recorde para o Estado. Segundo ele, o feito de Isabelle Nobre se tornará parâmetro para outras atletas da terra e carimba a evolução do esporte no Amazonas.

“Nada é feito do dia para a noite. O que a Isabelle fez foi incrível. A Flávia Lote era minha atleta e há anos ele vinha como detentora da marca. Entretanto, a Isabelle investiu em técnica, em conhecimento e profissionais, e conseguiu entrar para a história. Agora ela consegue ameaçar qualquer concorrente nacional e vai correr atrás deles, e quem vai estar correndo atrás do conhecimento dela são nossos atletas amazonenses, pois a partir de agora ela virou espelho; referência”, comentou Aly.

Desvendando o segredo para o feito histórico, o técnico de Isabelle, professor Leandro Freire (foto abaixo, ao lado da atleta), afirma que o trabalho desde fevereiro foi totalmente voltado para ganho de potência e perda de peso. Segundo o treinador, em janeiro a atleta da Prefeitura de Manaus estava pesando 62 quilos e para a competição enxugou quatro.

“Nós arriscamos tudo para esta competição e no final valeu muito a pena. O trabalho foi difícil, cansativo, mas o recorde dá um gás para continuarmos nesta linha e vencer ainda mais disputas. Eu disse a ela que era possível e ela (Isabelle) embarcou nessa, graças a Deus”, comentou Freire.

As quatro medalhas conquistadas por Isabelle Nobre foram: Ouro e quebra de recorde nos 100m livre, ao marcar 59seg92cent; Ouro nos 100m costa, ao marcar 1min11seg73cent; Ouro nos 50m costa, ao marcar 32seg99cent; e Ouro nos 50m livre, ao marcar 27seg80cent.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários