[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Nacional e Fast Clube empatam e evitam confronto direto na Semifinal

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Finalizando a fase de testes do treinador Aderbal Lana, o Nacional recebeu o Fast Clube, na tarde deste domingo (29/04), no estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM, pela quinta e última rodada da Taça Cidade de Manaus, a 2ª Fase do Campeonato Amazonense Chevrolet 2013. Os dois times buscavam as primeiras colocações em seus grupos, para garantir a vantagem de decidir em casa a fase semifinal. Mas o empate em 0-0 deixou as duas equipes em segundo lugar em seus respectivos grupos, frente à frente com adversários do interior e evitando um novo confronto direto entre as duas equipes no mata-mata semifinal.

O Nacional entrou com apenas 4 titulares (Amaral, Eliézio, Roberto Dinamite e Danilo Rios), e estreando o zagueiro Luan, recuperado de contusão, além de improvisar o meia Rafael Serrano na lateral-esquerda, que acabou saindo contundido no final do jogo, deixando o time com 10 jogadores, em razão de já ter efetuado as três substituições permitidas. O Fast Clube criou muitas chances, acertou duas bolas na trave, mas parece ter sentido os desfalques do lateral-direito Catatau e do meia-atacante Carlinhos, expulsos contra o São Raimundo e cumprindo suspensão automática no clássico Pai & Filho.

Na partida, o Fast Clube teve as melhores chances, a primeira logo aos 3 minutos, quando Michell roubou uma bola do improvisado Rafael Serrano no bico esquerdo da área, mas se precipitou ao tocar para Júnior, impedido. No minuto seguinte o Fast Clube rolou a bola de pé em pé, da esquerda para a direita, chegando em Júnior Sertânia, que bateu rasteiro, com a bola raspando levemente em Luan e carimbando a trave direita de Igor Lemos.

Aos 11 minutos Baé desarmou um ataque nacionalino, saiu jogando bem pelo meio, lançou Michell nas costas de Rafael Serrano, que avançou com liberdade e cruzou para Júnior, mas o atacante desperdiçou, jogando para fora. O Fast Clube continuava pressionando e, aos 16 minutos, Cacau cruzou da esquerda, Júnior não conseguiu o domínio e Gró surgiu em velocidade, batendo de primeira para defesa, no reflexo, de Igor Lemos, que mandou a escanteio.

A primeira chance do Nacional veio aos 29 minutos, num lance de bela plasticidade. Roberto Dinamite abriu na direita para Amaral que dominou, levantou a cabeça, olhou o posicionamento de seus companheiros e adversários e, de longe, arriscou com muito estilo, com Preto desviando com a ponta dos dedos e a bola passando raspando travessão, saindo a escanteio.

O Nacional se empolgou e voltou ao ataque aos 32 minutos, mas Alan Kardec fez falta em Danilo Rios na entrada da área. Na cobrança, o próprio Danilo Rios bateu com muito efeito e perigo, com a bola passando à esquerda de Preto. Aos 35 minutos, em jogada nacionalina pela esquerda, a bola sobrou para Messi, que dominou tentando jogar no vazio do meio da zaga fastiana mas adiantando muito. Danilo Rios acreditou na bola e, na disputa com Preto, caiu, pedindo pênalti.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Fast Clube voltou a ter as chances ofensivas. Aos 39 minutos, Gró entrou driblando e bateu forte, com Igor Lemos espalmando. No rebote Júnior, dentro da pequena área, tocou levemente, mas a bola bateu na trave direita Na sequência do lance, depois de cruzamento da esquerda, Michell apareceu livre de cabeça, mas desperdiçou, jogando por cima do gol.

Para o segundo tempo, o Nacional trouxe duas novidades: Leonardo e Miltinho, que entraram nos lugares de Charles e Danilo Pereira, respectivamente. Porém, o Fast Clube continuou melhor. Aos 4 minutos, Cacau tomou de Amaral na saída de bola, avançou e bateu para defesa de Igor Lemos, que espalmou a escanteio. Na cobrança, João Gomes surgiu de cabeça, como uma flecha, e Igor Lemos tirou no reflexo, com os pés.

O Nacional queimou sua última substituição aos 19 minutos, com Felipe entrando no lugar de Messi. Aos 20 minutos, Cacau recebeu bola em cobrança de lateral, matou no jeito já jogando na frente, ganhou na corrida do seu marcador e cruzou, com Eliézio chegando providencialmente, antes de Gró. Cansado, Cacau saiu aos 26 minutos, dando lugar a Eliélton.

Em seu primeiro lance, aos 28 minutos, Eliélton é lançado por Gró, corre muito e chega na bola dividindo com Igor Lemos, que levou a melhor e defendeu. No minuto seguinte, Eliézio cortou mal um cruzamento na área nacionalina e Michell domina o rebote na entrada da área, limpa o marcador mas bate para fora, à direita de Igor Lemos.

Aos 33 minutos, Miltinho cobrou falta com perigo, rasteiro, no canto direito de Preto, que defendeu com dificuldade. TAmbém cansados, Gró e Viola pediram substituição, entrando em seus lugares Fabinho Recife e Marcelo Pittbull, aos 36 e 38 minutos, respectivamente.

Aos 40 minutos Alberto cruzou da esquerda e Igor Lemos, ligado no lance, saiu e chegou antes de Fabinho Recife. Aos 45 minutos Michell alongou para Alberto que com muito esforçou alcançou a bola e cruzou para Júnior, que de carrinho perdeu a última chance do Fast Clube e do jogo.

Ao final do jogo, o treinador nacionalino Aderbal Lana declarou encerrada a fase de experiência com os 32 jogadores do elenco, ressaltando que apenas os meias Smith e Dennys não foram observados, por estarem contundidos. E arrematou: "seremos campeões". Nas semifinais da Taça Cidade de Manaus, se enfrentam Nacional x Penarol e Fast Clube x Princesa.

Ficha Técnica:
Nacional 0-0 Fast Clube
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Quinta Rodada da Taça Cidade de Manaus
Domingo, 28 de abril de 2013, às 15h30
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Antonio Carlos Pequeno Frutuoso
Auxiliar 1: Jeová Rodrigues dos Santos
Auxiliar 2: Paulo Alves de Souza
4° Árbitro: Odson Santos da Silva
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Renda: R$ 3.315,00
Público pagante: 475 (698 total)
Cartões amarelos: Baé 24 minutos do 1° tempo. Alan Kardek 34 e Danilo Rios 48 minutos do 2° tempo.,

Nacional: Igor Lemos; Amaral, Eliézio, Luan e Rafael Serrano; Denis Santos, Roberto Dinamite, Messi (Felipe 19/2°) e Danilo Rios; Danilo Pereira (Miltinho, no intervalo) e Charles (Leonardo, no intervalo). Treinador: Aderbal Lana. Suplentes: Jairo, Lídio, Andrezinho, Felipe, Leonardo, Miltinho e Williames.

Fast Clube: Preto; Júnior Sertânia, João Gomes, Alan Kardek e Alberto; Viola (Marcelo Pittbull 38/2°), Baé, Cacau (Eliélton 26/2°) e Michell; Gró (Fabinho Recife 36/2°) e Júnior. Treinador: Paulo Morgado. Suplentes: Labilá, Tiago Brandão, Marcelo Pittubll, Elélton, B.A., Fabinho Recife e Bruno Recife.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários