[CAMPEONATO AMAZONENSE CHEVROLET 2013] - Nacional massacra Penarol e encaminha classificação

Teófilo Benarrós de Mesquita

Manaus/AM - Dominando a partida por completo, o Nacional encaminhou sua classificação para a Decisão da Taça Cidade de Manaus, ao vencer o Penarol por 3-0, na tarde desta quarta-feira (01/05), no estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM. O time poderia até ter alcançado placar mais elástico e aumentado a vantagem para o jogo de volta da semifinal, no próximo domingo (05/05), no estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara/AM.

A vontade do Nacional era tanta, que com apenas 32 segundos de jogo Leonardo já exigiu a primeira defesa difícil de Lauro. O Penarol respondeu aos 2 minutos, com Neto arriscando e Jairo mandando a escanteio. Aos 8 minutos Leonardo foi lançado pelo lado direito, invadiu a área e bateu forte, com Lauro espalmando e Charles, livre no meio da área, reclamando por não ter recebido o passe. Danilo Rios cruzou da esquerda aos 11 minutos com muita força e Felipe se esforçou para tocar de cabeça, mas por cima do gol de Lauro.

Aos 15 minutos Eduardo fez falta em Charles na entrada da área. Danilo Rios bateu à meia altura, a bola quicou na frente do goleiro Lauro, que não conseguiu defender e acabou rebatendo contra suas próprias redes. Houve muita comemoração junto ao banco do Nacional e um início de bate-boca entre Aderbal Lana e Heber Roberto Lopes acerca do posicionamento do treinador nacionalino, dentro ou fora da área delimitada, no que pareceu excesso de preciosismo do árbitro paranaense.

Felipe disputou jogada área com Lauro aos 19 minutos e quase marca de cabeça, mas o lance estava invalidado pelo auxiliar Marcos Santos Vieira. Aos 21 minutos Leonardo foi lançado nas costas de Léo Rosa e inteligentemente cruzou para trás, na direção de Charles, livre na entrada da área, quando todos esperavam a bola na área. Mas o atacante nacionalino foi lento no domínio e acabou desarmado por Márcio Abrãao.

O Penarol deu um leve susto aos 24 minutos, numa subida pela esquerda de Rodrigo Ítalo. Ele bateu para o gol, a bola desviou na zaga e na sobra Robemar isolou, por cima. Aos 26 minutos Felipe abriu para Amaral, na direita, que avançou em velocidade e cruzou para Leonardo que dividiu com Lauro. Na sobra Charles foi desarmado por Márcio Abraão, num lance que levantou a galera nacionalina.

Aos 30 minutos Rodrigo Ìtalo cruzou da esquerda, Robemar cabeceou e Deivid Macedo ia chegando na sobra quando Jairo saiu de forma atabalhoada, atropelando o atacante penarolense. O árbitro considerou lance normal, mas Deivid Macedo ficou quatro minutos fora de campo, recebendo atendimento médico, voltou sem as melhores condições de jogo, e acabou substituído por Kitó, antes do final da primeira etapa.

Wesley Bigu chegou novamente pelo lado esquerdo, aos 32 minutos, mais uma vez nas costas de Léo Rosa. E quando todos esperavam o centro na área, mais uma vez, o lateral deu um passe açucarado para Danilo Rios, na entrada da área. O meia pegou um lindo voleio, de primeira, sem deixar cair no chão, com a bola passando riscando a trave esquerda de Lauro. Aos 34 minutos o perigo mudou de lado, indo para a direita, com Amaral lançando Danilo Rios em profundidade. O meia dominou com estilo, avançou e bateu por cima, com Amaral livre na pequena área, pedindo desesperadamente o passe.

Tentando reagir ao massacre ofensivo nacionalino, o Penarol chegou com perigo aos 37 minutos, em cobrança de falta de Eduardo, que passou à esquerda de Jairo. No minuto seguinte Thompson puxou contra-ataque veloz e rolou para Robemar, que escorregou na hora da conclusão, chutando fraco para defesa de Jairo. Aos 39 minutos Robemar desperdiçou ataque veloz, ao errar o cruzamento que buscava Deivid Macedo. Aos 40 minutos Léo Rosa cruzou rasante da direita, com a bola passando por Robemar e Deivid Macedo, na frente do gol nacionalino.

Chegando novamente pela direita, Amaral cruzou buscando Leonardo aos 41 minutos. A bola passou pelo atacante, com Charles recolhendo do lado esquerdo e cruzando de novo na área, para a chegada de Felipe. Robemar deu a resposta imediata, aos 42 minutos, descendo pela direita e cruzando rasteiro, buscando Deivid Macedo, mas com Jairo interceptando e defendendo providencialmente. Na sequência do lance, Leonardo foi lançado em velocidade, saiu depois de Léo Rosa mas ganhou do adversário na corrida, entrou na área e cruzou rasteiro, para a pequena área, onde Felipe, de carrinho, chegou um segundo atrasado, quase marcando o segundo gol do Nacional.

Sempre envolvente nas jogadas ofensivas, explorando bem as laterais e os avanços de Léo Rosa e Rodrigo Ítalo, o Nacional voltou com perigo aos 43 minutos, com Danilo Rios tocando para Charles, que bateu da entrada da área para fora, quando Leonardo estava dentro da área, bem colocado e livre, esperando o passe. Fechando as emoções do primeiro tempo, já nos acréscimos, aos 46 minutos, Wesley Bigu cruzou rasteiro da esquerda e Eduardo tirou praticamente dos pés de Leonardo. No rebote, Danilo Rios rolou para Charles, que bateu para defesa de Lauro.

No segundo tempo o panorama mudou para Charles, e melhorou ainda mais para o Nacional. Antes do primeiro minuto, o atacante mineiro recebeu na entrada da área, olhou o posicionamento de Lauro e chutou cruzado, colocado, no canto esquerdo do goleiro penarolense, que ficou olhando a bola entrar.

O Penarol tentou não se abater e arriscou com Kitó, de fora da área, aos 3 minutos, mas o chute passou por cima. Aos 4 minutos o Nacional perdeu Danilo Rios, que sentiu contusão e foi substituído por Miltinho. A alteração não afetou o rendimento do time, que continuou criando chances sucessivas. Eliézio conduziu a bola ao campo de ataque aos 4 minutos, sem ser perturbado por marcação e demorou muito na definição do último passe, por falta de recursos técnicos. Mesmo demorando, ele tocou para Amaral, que cruzou para Miltinho bater para fora.

Igor Cearense foi substituído no Penarol, logo em seguida, por Danilo Silva. O meia arriscou muitos chutes de fora da área, mas todos para fora. O primeiro aos 16 minutos, depois de boa jogada de Kitó e Eduardo. Um minuto depois, Felipe tomou a bola de Eduardo e arrancou em contra-ataque, batendo por cima, com perigo.

Francisco Grana queimou a terceira e última substituição aos 21 minutos, fazendo entrar Diego Carioca no lugar de Eduardo. Porém, cinco minutos depois veio a ducha de água fria sobre as pretensões do Penarol, em forma de uma pintura. Leonardo cruzou da esquerda, Felipe ajeitou de cabeça para Charles que, do bico da pequena área, girou o corpo e acertou linda bicicleta, no ângulo superior direito, sem chances para Lauro, decretando a inconteste vitória nacionalina.

Logo depois do gol, Charles foi substituído por Smith, um dos dois únicos jogadores que Aderbal Lana ainda não havia tido oportunidade de observar do extenso elenco de 32 jogadores - o outro é o meia Dennys, ainda se recuperando de contusão. Denis Santos também saiu para a entrada de Lídio. Nos minutos finais o Nacional continuou criando chances, porém com menor intensidade. E o Penarol, abatido, não tinha forças para esboçar qualquer reação.

A vitória deixou o time em situação confortável para se habilitar à decisão da Taça Cidade de Manaus e serviu para que fosse percorrido a sexta parte do caminho que Lana prometeu depois do clássico contra o Fast Clube, na semana passada: "seremos campeões". Faltam, ainda, cinco jogos...

Ficha Técnica:
Nacional 3-0 Penarol
Campeonato Amazonense Chevrolet 2013
Semifinal da Taça Cidade de Manaus - Jogo de Ida
Quarta-feira, 1 de maio de 2013, às 15h
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Heber Roberto Lopes/FIFA
Auxiliar 1: Marcos Santos Vieira
Auxiliar 2: Ivo Fernando da Costa de Souza
4° Árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Delegado: José Roberto Moreira da Rocha
Renda: R$ 6.760,00
Público pagante: 902 (1.173 total)
Cartões amarelos: Luan 22 minutos do 1° tempo.
Gols: Danilo Rios 16 minutos do 1° tempo. Charles 1 e Charles 26 minutos do 2° tempo.

Nacional: Jairo; Amaral, Eliézio, Luan e Wesley Bigu; Denis Santos (Lídio 36/2°), Roberto Dinamite, Felipe e Danilo Rios (Miltinho 4/2°); Leonardo e Charles (Smith 32/2°). Treinador: Aderbal Lana.
Penarol: Lauro; Léo Rosa, Márcio Abraão, Índio e Rodrigo Ítalo; Thompson, Eduardo (Diego Carioca 21/2°), Igor Cearense (Danilo Pereira 16/2°) e Neto; Robemar e Deivid Macedo (Kitó 45/1°). Treinador: Francisco Grana.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários