[SÉRIE D 2013] - Nacional/AM vence de novo e fecha rodada na liderança

Teófilo Benarrós de Mesquita
Fotos: Arlesson Sicsú, Especial para o Blog do Teófilo


Manaus/AM - Jogando abaixo da média, na última partida antes do recesso de um mês em razão da disputa da Copa das Confederações, o Nacional/AM passou sufoco e assustou sua torcida, que pagou 30 reais no ingresso, mas venceu o Plácido de Castro/AC, no fechamento da segunda rodada da 1ª Fase do Grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. A torcida contou com a benevolência do aniversariante do dia, Danilo Rios, que resolveu presentear a todos com um gol de pênalti e uma assistência magistral para o segundo gol de Leonardo, no segundo tempo, quando já se temia e já se esperava pelo pior.

No início da partida, o Plácido de Castro/AC se apresentava de forma surpreendente, anulando as investidas ofensivas do Nacional/AM com muita marcação. O jogo transcorria amarrado e somente aos 11 minutos houve o primeiro chute a gol, de forma despretensiosa até, com Renato recebendo no meio e chutando, com a bola saindo fraca, para defesa de Jairo.

A resposta nacionalina veio aos 13 minutos, com Danilo Rios driblando o marcador e chutando de fora da área, com Róbson acompanhando a bola sair pela linha de fundo, em tiro de meta. Quatro minutos depois, Danilo Rios lançou Felipe, que na disputa normal contra Róbson caiu na área pedindo o pênalti. No minuto seguinte Sandro Goiano arriscou de fora da área, com a bola passando perto da trave de Jairo.

Se por um lado Danilo Rios comandava as ações do Nacional/AM, do outro Renato criava as melhores chances do Plácido de Castro/AC. Aos 19 minutos Renato cobrou falta para defesa parcial de Jairo. Aos 20 minutos ele desperdiçou um rebote, após confusão na área nacionalina, batendo para fora. Danilo Rios, aos 22 minutos, recebeu na entrada da área e chutou para difícil defesa de Róbson e, no rebote, Leonardo perdeu, batendo para fora.

Nova chegada do Nacional/AM ocorreu aos 24 minutos, com Felipe tabelando com Danilo Rios, que bateu forte, raspando a trave de Róbson. Renan avançou pelo meio, aos 26 minutos, e bateu com perigo, próximo ao gol de Jairo. Dois minutos depois, Danilo Rios recebeu pela esquerda e cruzou, mas Felipe desperdiçou.

Depois de um período de jogo morno e sem emoção, aos 35 minutos Rogério chutou com perigo para Jairo. A melhor chance desperdiçada no primeiro tempo foi do Nacional/AM, aos 39 minutos. Felipe cruzou para Leonardo que, sozinho contra o goleiro Róbson, perdeu. O Plácido de Castro/AC ainda teve um gol anulado, aos 44 minutos, em cobrança de falta de Renato, com a arbitragem anotando infração sobre o goleiro Jairo.

Como o segundo tempo começou com panorama desfavorável para o Nacional/AM, com o Plácido de Castro/AC tendo mais posse de bola, Aderbal Lana fez as três substituições cedo. Aos 10 minutos, Lídio entrou no lugar de Dênis Santos e Marcinho na vaga de Wesley Bigu, com Danilo Rios passando a ocupar a lateral-esquerda, mas com o claro intuito de continuar armando as jogadas. Aos 16 minutos Garanha entrou no lugar de Michell, com Felipe recuando para o meio. Antes, aos 15 minutos, o Nacional/AM quase abriu o marcador. Marcinho tocou para Leonardo, que bateu da entrada da área, rente à trave direita de Róbson.

Com as alterações, o Nacional/AM finalmente "achou" seu futebol. Aos 20 minutos, Danilo Rios cruzou da esquerda, Garanha desvio de cabeça para Marcinho, aberto na direta, que entrou na área driblando Zagalo e foi derrubado pelo lateral-esquerdo. Zagalo levou cartão amarelo pelo pênalti cometido e o atacante Sandro Goiano por reclamação ostensiva. Na cobrança com categoria, Danilo Rios, o DR10s do Nacional/AM, colocou no canto esquerdo (foto abaixo), com Róbson pulando para o direito, abrindo o placar e tirando o Naça do sufoco.


O Nacional/AM passou a ter o domínio do jogo e aos 30 minutos quase amplia. Lídio fez boa jogada pela direita, entrou na área e, ao invés de cruzar, fuzilou o goleiro Róbson, que fez grande defesa, no reflexo, espalmando a bola. Na sequência da jogada, Garanha recebeu novo cruzamento e ajeitou de cabeça para Felipe, que tentou a bicicleta, mas furou no lance, já invalidado pelo árbitro amapaense, que marcou impedimento do atacante nacionalino.

Aos 32 minutos, Felipe recebeu no meio e avançou em contra-ataque, tendo Marcinho aberto na direita e Garanha na esquerda. Ele optou por Garanha, que bateu de primeira, mas torto, para fora. A torcida nacionalina levou um leve susto, aos 35 minutos, quando Renan cobrou escanteio pelo lado direto, rasteiro, a bola passou por todo mundo e beliscou a trave esquerda de Jairo, com a zaga nacionalina aliviando o perigo.

A defesa nacionalina parecia dispersa nas cobranças de escanteios. Aos 43 minutos, pelo lado esquerdo, Joel cobrou e a bola chegou a Zico, livre de marcação, mas o "genérico" cabeceou fraco, para fácil defesa se Jairo. Aos 45 minutos veio o alívio final. Danilo Rios lançou de forma primorosa para Leonardo, cara a cara contra Róbson. E, ao contrário do primeiro tempo, quando desperdiçou, dessa vez ele dominou a bola, escolheu o canto e bateu com categoria, à esquerda do goleiro adversário, definindo o marcador em 2-0, confirmando a liderança azulina no Grupo A1 da Série D.

No último minuto da partida, 49, o Nacional/AM ainda teve boa chance. Leonardo recebeu pela direita, avançou e em condições de marcar o terceiro preferiu rolar no meio da área, para Felipe, que foi desarmado. Logo depois, Marcinho desarmou uma tentativa ofensiva do Plácido de Castro/AC e avançou com velocidade e talento, driblando seus oponentes, quando já estava no campo de ataque, em boa evolução de jogada, o árbitro encerrou a partida.

Ficha Técnica:
Nacional/AM 2-0 Plácido de Castro/AC
Campeonato Brasileiro da Série D
2ª Rodada da 1ª Fase - Grupo A1
Domingo, 9 de junho de 2013, 18h30
Estádio Roberto Simonsen, o SESI, em Manaus/AM
Árbitro: Valdicleson Silva da Costa/AP
Auxiliar 1: Márcia Bezerra Lopes Caetano/RO
Auxiliar 2: Valdebrânio da Silva/RO
4° Árbitro: JOão Batista Cunha de Brito/AM
Assessor: Vladimir Pessoa Bastos/AM
Renda: R$ 27.909,00
Público pagante: 1.230 (1.543 presentes)
Cartões amarelos: Dênis Santos 34 minutos do 1° tempo. Rogério 12, Zagalo 20, Sandro Gaúcho 20 e Lídio 36 minutos do 2° tempo.
Gols: Danilo Rios (pênalti) 22 e Leonardo 45 minutos do 2° tempo.

Nacional/AM: Jairo; Erik, Eliézio, Rafael Morisco e Wesley Bigu (Marcinho 10/2°); Dênis Santos (Lídio 10/2°), Roberto Dinamite, Michell (Garanha 16/2°) e Danilo Rios; Leonardo e Felipe. Treinador: Aderbal Lana. Suplentes: Igor Lemos, Luan, Fábio Souza, Lídio, Evandro, Marcinho e Garanha.
Plácido de Castro/AC: Róbson; Ires (Zico 29/2°), Gilson, Gato e Zagalo (Uilian 24/2°); Dime (Joel 18/2°), Rogério, Renato e Cabeça; Renan e Sandro Goiano Treinador: Nilton Nery. Suplentes: Darlan, Alisson, Joel, Uilian, Gustavo, Zico e Neto.

Com cordiais
Saudações Fastianas!
Teófilo Benarrós de Mesquita

Comentários